CANELA – Rio Grande do Sul

Canela,

É  um município do estado do Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha.  Em uma região conhecida como Região das Hortênsias. Está a uma altitude de 837 metros e sua população é de cerca de 45 mil habitantes. Distante 6 km está a famosa cidade de Gramado, de igual beleza e unidas por uma bela avenida, a avenida das Hortênsias.

Canela  é um dos principais destinos turísticos brasileiros, com hotéis que agradam a todos os gostos e bolsos. Ficou famosa inicialmente com a abertura de um cassino, em 1944, posteriormente esse tipo de modalidade foi proibida no Brasil, a cidade sofreu uma grande perda em sua economia.

Chegamos em Canela, através do aeroporto Internacional de Porto alegre.  Um aeroporto muito bom e organizado. O site é: http://www4.infraero.gov.br/aeroportos/aeroporto-internacional-de-porto-alegre-salgado-filho/ locamos um carro e nos dirigimos a cidade. Caso opte por alugar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção.

Distante 130 km, com boas estradas. Outra opção são os transfers ou ônibus. Se chegar pelo aeroporto  de Caxias do Sul,  que fica bem mais perto, a 74 km. Porem, não tem muitos voos disponíveis. Existem transfers que fazem o percurso até Canela. 

Assim que chegamos, já que estávamos de carro, fomos direto para o Mundo a Vapor. Que oferece aos seus visitantes um parque com miniaturas de fábricas de papel,  olaria, ferraria, entre outras. Tirar uma foto na fachada do parque é inevitável, pois lá, foi reconstruído em tamanho real o famoso acidente ferroviário acontecido em Paris no ano de 1895.  Compre os ingressos com antecedência pelo site: https://tudopass.com e evite filas.  Localizado na continuação da Avenida das Hortênsias.

Continuando na avenida das Hortênsias, estão localizadas várias atrações como as fábricas de chocolate da Prawer e da Caracol, O Dreamland Museu de Cera, o Harley Motor Show e o Super Carros e o Hollywood Dream Cars, um museu de carros antigos.

No final da avenida já se avista o cartão postal da cidade. A Igreja Matriz,  a Igreja de Pedra. Ao redor da igreja tudo acontece. Principalmente no final da tarde e a noite, são várias lojas e restaurantes. Caso não esteja de carro e queira fazer algum passeio, aí é o local, pois estão várias agencias de turismo.

A igreja é belíssima! Acho que uma das mais bonitas do Brasil. Seu estilo é o gótico inglês e possui uma torre de 65 metros de altura. Conhecida também como Catedral de Pedra, não chega a ser uma catedral e seu nome é Igreja Matriz  Nossa Senhora de Lourdes. O site é:http://www.gramadocanela.com.br/catedral-de-pedra/

Em seu interior destacam-se três painéis  “Aparição de Nossa Senhora”, a “Alegoria dos Anjos” e a “Anunciação”. Seus vitrais representam a Ladainha de Nossa Senhora.

No centro de Canela, não tem como notar uma bela loja, a movimentação é intensa de turistas. A Florybal, para os amantes de chocolate, é o local!!  Desde os mais gostosos e exóticos até os com belas embalagens para você presentear.

Uma atração gelada em Canela é o parque temático Mundo Gelado, foi o primeiro parque temático gelado da América Latina. Consiste numa caverna de gelo com temperatura de -10ºC o ano inteiro. Assim que o visitante entra, recebe um casaco próprio para o frio, não pode estar com sapatos abertos. Dentro da caverna gelada estão esculturas em gelo, móveis e outros utensílios gelados, animais pré-históricos e típicos de regiões frias. O site é: http://icebarmundogelado.com.br/

Agora o famoso  Parque Estadual do Caracol. Aquele da Cascata do Caracol, linda!!!  Aparece em várias filmagens da Globo.  Com 130 metros e em seu parque vizinho, chamado Parques da Serra, ficam os bondinhos aéreos que têm uma vista linda da queda d’água!

 Um conjunto paisagístico de rara beleza, se tornando o segundo ponto turístico mais visitado do sul do Brasil. Possui 100 hectares de Parque, com apenas 25 aberto ao turismo.

Os visitantes já na entrada do parque sentem o ar puro proporcionado pela vegetação fechada. O Parque do Caracol é de fácil visitação, placas indicativas estão por todos os lados dando a oportunidade das pessoas escolherem o melhor trajeto e o local que quer visitar.

O ponto de maior curiosidade, que é a Cascata do Caracol, pode ser admirada sem nenhum esforço e com toda a segurança. Basta se dirigir ao observatório e ter bons ângulos para suas fotos. Possui um elevador panorâmico e vale a pena pagar uma pequena taxa e usufruir de uma belíssima vista de 360 graus.

Outra atração paga a parte é um passeio de trem . O trajeto é super curtinho. Não animamos a fazer.

Como a fauna é exuberante pelo parque, os caçadores circulam pelo entorno. Então o parque acaba sendo uma pequena ilha para a fauna. Vê-se muita fauna silvestre, nativa, por exemplo, veado, graxaim, as cotias, e outros animais.

Caso  tenha disposição e fôlego para encarar descer e subir mais de 700 degraus numa escadaria de ferro, é possível  chegar um pouco mais próximo da cascata. Esse foi o nosso caso!

As placas vão te dando a noção de quanto ainda falta. O barulho da Cascata é ensurdecedor! A umidade e ar muito puro, dá uma ajuda!! Nada de pressa e vá admirando toda a beleza natural do lugar.

O vai e vem de pessoas é intenso. Ao se aproximar do final a umidade aumenta muito e os degraus ficam molhados e o cuidado deve ser redobrado.

Durante a descida existem várias plataformas com bancos para sentar e descansar um pouco, e claro!! Fazer aquela foto de turista!

Alguns, depois de descerem os 751 degraus e subir (que é bem pior), chega no final, literalmente com a língua pra fora!! Não tem como não se molhar, pelas gotículas ou pelo suor. Mas, a sensação de dever cumprido e a experiência de estar bem pertinho da Cascata do Caracol, vale muito a pena!!

Mesmo com todo o cuidado e placas informativas, alguns aventureiros se deram mal!! Vi macas de  bombeiros descendo para socorrer os mais despreparados. Se a aventura foi pouca o ideal é ir ao Parque Estação Verde Adventure.  Em meio a mata nativa, possui esportes radicais: trekking, rally extreme, abismo radical, rapel, paintball, circuito de aventura, tirolesa, escalada, etc.

A natureza presenteou a cidade de Canela. O Parque da Ferradura é um exemplo disso. Com suas belezas naturais e a curva que o Rio Cai faz em forma de ferradura, é um deleite aos olhos!!

Mesmo sendo próximo ao Parque do Caracol é necessário ir de carro. A estrada que leva até lá é bem estreita e passa por várias propriedades rurais. A infra-estrutura é muito boa: 8 churrasqueiras, banheiros, lanchonetes, playground, trilhas e mirantes.

São muitas atrações dentro do Parque da Ferradura.  São várias trilhas e mirantes. Algumas de fácil acesso, outras nem tanto. As de fácil acesso são: Mirante do Vale do Arroio Caçador, Mirante Vale da Ferradura, (este é por uma escada lateral, mas é o mais famoso) e a Trilha das Cutias.

As que tem uma média dificuldade são: Trilha do Pórtico, Trilha das Pinguelas, Trilha do rio Caí.

Todas as trilhas e Mirantes estão com placas indicativas e com as distâncias. Não tem erro. Existem vários esportes de natureza que são praticados no Parque, mas isso só é possível com prévia autorização.

Os animais silvestres estão por todo lado. Pacíficos e livres. Não é permitido dar alimentos ou tocá-los. Somos invasores do seu habitat.

A vista do Rio Caí e o formato da Ferradura é de tirar o fôlego. Lindíssima! A vegetação está intacta. 

O cânion é bem alto e várias aves fazem voos espetaculares. Uma pausa para admirar o espetáculo e o silêncio e fundamental. 

Os turistas amam e o visual completa a beleza das fotos. Mesmo depois de uma trilha o cansaço fica pra quando chegar ao hotel. 

Os mirantes são espetaculares, estratégicos e seguros. Para quem quer ter um contato mais imediato com a natureza, o parque da ferradura se apresenta como uma boa alternativa.

 Uma das primeiras casas construídas na cidade foi o Castelinho do Caracol. Uma linda casa que lembra os seus moradores alemães. A madeira utilizada na construção do Castelinho, é a araucária, um pinheiro característico da região Serra Gaúcha. Essa madeira ficou imersa no arroio (riacho), seis meses na água e seis meses na sombra, dessa forma a madeira se torna mais duradoura. As paredes do castelinho foi erguida com madeiras sem o uso de pregos. O Castelinho Caracol, foi aberta para visitação em 1985. Todos os utensílios e móveis são originais 

Aproveite e observe o relógio da praça que tem um elegante termômetro. Com sorte é possível pegar um friozinho no inverno, às vezes até no final do ano. 

QUANDO IR A CANELA

O clima em Canela se caracteriza por ser úmido. No verão, temperatura amena, durante o dia ficando em cerca de 20 graus e com noites sempre agradáveis, devido ao ar das montanhas. No inverno  faz frio e pode até chegar a 0 grau. Qualquer época do ano a cidade é boa de se visitar. Durante todo o ano tem atrações e eventos. 

ONDE SE HOSPEDAR EM CANELA

Para visitar as atrações de Canela, tanto faz ficar em Canela ou Gramado, já que a maior parte dos pontos turísticos e parques estão distribuídos entre os 2 municípios num raio de 10 km. As duas cidades possuem excelente rede hoteleira. Faça as suas reservas aqui pelo blog no Booking.com e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias.

Booking.com

 

O QUE FAZER EM CANELA

  • O Harley Motor Show
  •  Parque do Caracol
  • Bondinhos aéreos Parque da Serra
  • Parque da Ferradura
  • Parque Florybal
  • Vale dos Dinossauros
  • Parque do Pinheiro Grosso
  • Castelinho Caracol
  • Mundo Gelado
  • Mundo a Vapor
  • Alpen Park
  • Catedral de Pedra de Canela
  • Parque Estação Verde Adventure
  • Museu do Automóvel de Canela

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem. 

 

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

 

 
 
 
 

 

 

 

4 comentários em “CANELA – Rio Grande do Sul”

Deixe um comentário