FASANO – Itália

Olá viajantes,

Fasano é uma pequena cidade de mais de 1000 anos. É o município mais populoso da província de Brindisi , depois da capital. Localizado a 5 km do mar,  o centro habitado se estende por um comprimento de norte a sul de cerca de 4 km para um perímetro de cerca de 10 km.  Facilmente percorrida a pé. As colinas são cobertas de carvalhos, vinhedos, pinheiros, ciprestes, álamos, árvores frutíferas. A planície destina-se ao cultivo de vegetais e árvores seculares. A costa, na área de Savelletri , existem penhascos e algumas pequenas enseadas. Sua fundação se deu por parte da população de Egnatia, seus moradores após a queda do Império Romano a abandonaram e fundaram Fasano. Isso ocorreu por volta de 1088. As ruínas de Egnatia ainda existem e se pode e devem ser visitadas, denominada de  Parco Archeologico de Egnatia. Vale a pena!

SMLXL

Igreja de Santo Antão Abade

Chegamos em Fasano vindo de Monopoli,  https://andiamoblogviagens.com.br/monopoli-italia/  estávamos de carro e foi muito fácil e prático. Cerca de 20 km. Chegamos pela cidade pela parte nova e não nos impressionou, porem quando nos deparamos com a centro histórico, foi uma grata surpresa. Com casas bem preservadas, monumentos antigos e medievais, igrejas, fontes e praças. Mas, o que mais me encantou foi o piso do Centro histórico que é de pedras grandes e muito antigas. Lindas!!

SMLXL

 Uma das ruas de Fasano

Estacionamos próximo a praça principal da cidade que é a Piazza Ciaia e fomos descobrir os mistérios de suas ruas e becos. A população é muito acolhedora e a cidade bem pacata. Uma delícia de andar por elas. Com uma história milenar, o mar Adriático a 5 km, colinas lindas e frutíferas, não tem como não se encantar.

SMLXL

 Ruas de Fasano

A cidade está localizada entre Bari https://andiamoblogviagens.com.br/bari-italia/ e Bridise, caso vá de avião, essas são as cidades mais próximas que tem bons aeroportos e voos internacionais. São cerca de 60 kms e pode ser acessada facilmente por trem ou carro. Nas redondezas, tem também muitas cidades e atrações que valem a pena conhecer.

SMLXL

Mais uma rua charmosa de Fasano

A Cidade tem um centro histórico bem pequeno e é a maior atração da cidade,  com visitantes que desejam explorar o traçado das ruas e becos da cidade. Conhecendo suas casas pintadas de branco, igrejas antigas, palácios e as ruínas.

SMLXL

 Torre do relógio na Piazza Ciaia

A Piazza Ciaia é a principal da cidade onde são realizados os eventos da cidade e onde tem um escritório de apoio ao turista. Esse é o ponto de partida para percorrer o centro histórico e admirar as principais ruas revestidas de pedra, o relógio e os suntuosos palácios que são verdadeiros tesouros arquitetônicos. Mas, nada impede que se comece o passeio de outro ponto, já que o centro histórico não é tão grande.

SMLXL

 Uma das ruas movimentadas de Fasano

Na cidade existem várias igrejas, sendo a Igreja Matriz dedicada a São João Batista. Uma das mais bonitas é a de Santo Antão Abade que fica bem pertinho da Piazza Ciaia, tem uma fonte bem bonita em frente e uma cúpula rosa linda.  Fora da cidade há uma igreja cristã primitiva chamada de Tempietto di Seppannibale. Construída com pedras, não tivemos tempo de ir conhecer. Mas, foi muito recomendada.

SMLXL

Piazza Ciaia

Uma atração famosa na Itália toda e que está localizada em Fasano, é o Zoo Safari Fasanolandia http://www.zoosafari.it/  que é um parque safári, o maior da Itália. Muitos vão apenas ao Zoológico e passam o dia. Tem animais muito raros e que só habitam neste Zoológico, não tendo em outro local na Itália. Para os italianos e os turistas de outros países  é uma oportunidade e tanto de admirar os animais com segurança. Outra opção de visita a Fasano é se hospedar em fazendas históricas da região, onde se pode desfrutar de um ambiente único, mas com todo conforto e modernidade.

SMLXL

Fonte da Igreja de Santo Antão Abade.

Em junho acontece a maior festa da cidade. Onde acontece a festa dos santos padroeiros: São João Batista e Santa Maria Pozzo Faceto. La Scamiciata é um grande show que representa a história de Fasano através de desfiles de 300 figurantes no percurso da procissão. Os desfiles dramatizam a batalha entre os cavaleiros e piratas ao som das trombetas e tambores. Com vestimentas da época, representando as famílias nobres da cidade. É mesmo um show a parte. A população da cidade toda vão as ruas comemorar. Que pena!  Estive na cidade em Maio.

SMLXL

Oliveiras por todo lado

As centenárias oliveiras estão espalhadas por vários lugares e são um espetáculo à parte. Dizem que as oliveiras mais jovens têm 500 anos e as mais antigas perto de 2000 anos, e são protegidas por uma lei da região da Puglia que proíbe a remoção, ou qualquer dano às árvores. Eles chamam o azeite de “Ouro líquido do Mediterrâneo”.

SMLXL

O sino e a cúpula da Igreja de Santo Antão Abade

 

Outro local bem visitado que vale a pena visitar é a” Selva di Fasano” , que é uma barreira natural de árvores de Castanheiras, Pinheiros, Ciprestes, Oliveiras e tantas outras e a Savelletri , que é próximo a praia e onde se pode ver a floresta e a praia.  Isso tudo bem próximo ao centro de Fasano.

SMLXL

 Uma das ruas lindas de Fasano e iniciando uma pequena feira.

Outra atrativo e que é um dos orgulhos da cidade, são os tomates, que devido a água salobra que irriga os tomates da região, lhe dão um sabor todo especial e com duração ainda maior. É vendido nas feiras e são famosos no mundo inteiro, utilizados para fazer a famosa Focaccia da Puglia, que é uma delícia e um dos pratos típicos de Fasano. Outro prato famosíssimo de Fasano e conhecido de nós brasileiros é o Calzone, um pastel assado delicioso recheado de Mozzarela, tomate, cebola e outros ingredientes. E pensar que essa delícia nasceu da necessidade da comida carente da Puglia que utilizava restos de pão e recheava com o que tinham, no caso tomate e queijo.

SMLXL

 Calzone um dos pratos típicos da região

 

O QUE FAZER EM FASANO

  • Jardim Zoológico de Fasano
  • Scavi di Egnazia
  • Savelletri
  • Parco Rupestre Lama d’Antico
  • Museo della Casa alla Fasanese
  • Museo Nazionale Archeologico di Egnazia
  • Chiesa di San Nicola di Bari
  • Chiesa di Santa Maria Assunta
  • Piazza Ciaia
  • Chiesa Matrice di San Giovanni Battista
  • Teatro Sociale Fasano
  • Museo dell’olio d’oliva

 QUANDO IR EM FASANO

Um dos períodos do ano mais propícios é sem dúvida alguma, a primavera, que vai de abril a meados de junho, outro bom período é entre setembro e outubro, em pleno outono. Julho e agosto são meses de alta temporada, mas para visitar Fasano não é problema. Mas, não recomendo pois, com certeza irá em outras cidades que acontecerá preços altos e congestionamento.  Esse período é de calor intenso; por outro lado, os dias estarão mais longos. Já aqueles que gostam de  frio devem optar pela ida a partir de novembro  até março.

 

Qualquer dúvida entre em contato com a gente será um prazer poder ajudar.

luci@andiamoblogviagens.com.br

Entre na nossa página do Facebook: andiamo

Nos siga no Instagram: andiamo_blog

Ao fazer suas reservas, prefira o Booking.com onde você irá encontrar excelentes ofertas com total segurança. Por favor, reserve pelo nosso blog, onde você poderá nos ajudar na divulgação e não pagará nada por isso.



Booking.com

9 comentários em “FASANO – Itália”

  1. You really make it seem really easy along with your presentation but I in finding this matter to be really something which I believe I might never understand. It sort of feels too complex and very huge for me. I am having a look forward to your next publish, I?¦ll attempt to get the hold of it!

  2. I just want to say I am just all new to blogging and really savored your website. More than likely I’m want to bookmark your website . You definitely come with really good stories. Cheers for sharing your website page.

  3. I just couldn’t depart your site before suggesting that I really enjoyed the standard information a person provide for your visitors? Is going to be back often in order to check up on new posts

Deixe um comentário