FIRA – Santorini – Grécia

Olá viajantes,

Hoje vamos falar de um paraíso, uma das cidades da ilha de Santorini, Fira, que é a capital.  A ilha de Santorini, chamada oficialmente de Thira ou Tira, é o resto de uma caldeira vulcânica. Felizmente que ocorreu a cerca de 3600 anos atrás. Quando isso ocorreu provocou um Tsunami que causou a destruição de Creta a 110 km. Formou  uma cratera de 400 metros de profundidade. Hoje é uma enorme lagoa que dá acesso ao mar por dois lugares, devido a duas ilhas que ficam próximo a caldeira.  Devido a sua profundidade é possível que os navios de grande porte ancorem na baía.  O principal porto da ilha é Atínias. Fira, localiza-se no topo de um penhasco, de frente para a lagoa da caldeira. A ilha tem esse nome em homenagem a Santa Irene.

SMLXL

 Vista da Catedral Metropolitana Ortodoxa de Fira

Chegamos a ilha de Santorini por mar, vindo de Mykonos. https://andiamoblogviagens.com.br/mykonos-grecia/ Comprei a passagem de Ferry boat com muita antecedência, acho que uns 120 dias. https://hellenicseaways.gr/en/ ou https://www.letsferry.g ou http://www.greekferries.gr/. Tínhamos a opção de ir de avião e acho que era até mais barato. Mas, queríamos ir apreciando  a viagem. Mar Egeu é Mar Egeu!!! O barco é bem confortável, porem confesso que em alguns momentos balançou um pouco e como estava lendo me deu um certo desconforto. Principalmente na última hora de viagem. Passa por várias ilhas e em algumas tem uma pequena parada para descida e subida de passageiros. É bem rápido.

SMLXL

 Mapa da ilha de Santorini – O “C” ao contrário é a Caldeira e Fira está bem no meio.

 A enorme lagoa central retangular, que mede cerca de 12 por 7 km, é cercada por enormes penhascos de uma terra avermelhada. Existem vários passeios de barcos que oferecem passeios excelentes, onde se pode ver com mais clareza toda essa beleza.

SMLXL

Vista de uma das ruas de Fira

A passagem de Mykonos a Santorini (Thira) acho que é tabelada, pois fiquei vigiando por vários dias e em todas as empresas que fazem a travessia, o preço sempre era o mesmo. Um tanto salgado 60 euros. A viagem é longa, pois Santorini é uma das últimas ilhas gregas. Saímos de Mykonos às 13:50 e chegamos às 17:40. Comprei pela Hellenic Seaways e optei pelo Highspeed 7 que é mais rápido. Faltando uns 2 meses para a viagem recebi um email da Hellenic que esta viagem tinha sido cancelada e que posteriormente haveria o estorno em meu cartão de crédito!! Fiquei preocupada. Será que iria dar certo? Havia comprado 4 tickets, (240) euros. Mas, felizmente deu tudo certo.  Comprei outras passagens pela Blue Star Ferries e o preço era o mesmo. Porem, um pouco mais lento e gastamos uma hora a mais de viagem.

SMLXL

Porto de Athinios

Os ferry boats chegam sempre pelo porto de Athinios. A chegada é uma confusão. Primeiro porque todos que estão lá pela primeira vez se assusta com o paredão que terá que subir para chegar na cidade. É assustador mesmo!!!  e segundo porque todo mundo quer se organizar e encontrar a melhor forma de subir aquela estrada em zig zag e muuuuito alta. Lembrei de Machu Picchu.  São 8 kms até o centro de Fira, há ônibus públicos, táxis, aluguel de carro ou umas vans que fazem o transporte até o seu hotel com outras pessoas. Optamos por esta. Pagamos 20 euros por 4 pessoas. Tivemos que negociar com o motorista grego.

SMLXL

 Ferry da Seajets

Lá fomos nós! Subimos o Penhasco na estrada sinuosa e alta. O trânsito bem intenso. Afinal o Ferry boat estava cheio de passageiros. O nosso hotel ficava  localizado no centro de Fira. Neste porto não iria voltar, pelo menos nesta viagem, porque sairia de Santorini para Atenas de avião.

SMLXL

 Subindo na estrada sinuosa, olha ela aí no lado direito e nosso Ferry boat já indo embora

Tínhamos 3 opções de hospedagem em Santorini: Fira, que é mais central. Oia, que é mais bonita, chique e mais cara ou Perissa, que tem uma praia linda de areia preta. Optamos por Fira, e posso garantir que a opção foi excelente. Ela fica bem no meio da ilha e de frente para a Caldeira que é a maior atração da ilha. De lá tínhamos a oportunidade de irmos para as outras cidades com facilidade. O hotel que reservamos era bem pertinho do ponto inicial do ônibus que leva para qualquer lugar da ilha.

SMLXL

 Vista do Mar Egeu de uma das ruas de Fira

Como era no mês de maio ainda estava um pouco frio, principalmente a noite. Durante o dia o sol é intenso. A comida na Grécia é maravilhosa, chegando às vezes superar a italiana, principalmente nas saladas. Os tomates estão em quase todos os pratos, eles são muito saborosos, porque eles não são regados, crescem com a umidade natural. Em Santorini tem um sanduíche que tem o nome da ilha que é uma delícia. Os preços em Fira não é tão caro como em Oia. As opções de restaurantes e cafeterias é grande e são muito bons. Os que estão de frente para a Caldeira, são todos preparados para o pôr do sol. Neste momento eles ficam lotados e é uma boa pedida, tomar um drinque e admirar o Astro rei em Santorini. Uau!!!

SMLXL

 Catedral Metropolitana Ortodoxa

A cidade fica a beira do penhasco com ruas, algumas largas e outras estreitas e de pedras (salto alto nem pensar), com lojas bem bonitas e charmosas, casas com cúpulas arredondadas e varandas coloridas e bem cuidadas. Por todo lado se depara com uma vista maravilhosa do Mar Egeu. Começamos a caminhar pelo centrinho da cidade. Logo nos deparamos com a Catedral Metropolitana Ortodoxa, com sua cúpula branca e arredondada que é avistada em vários pontos da cidade.  A Catedral fica em um local bem estratégico, com uma vista lindíssima da caldeira.

SMLXL

 Hotéis e casas de Fira

Em Fira dá para caminhar pelos seus pontos principais facilmente a pé. Bem pertinho da Catedral Metropolitana Ortodoxa está a rua do Ouro, onde estão várias joalherias. Nem entrei! Os preços são bem salgados. Outro lugar bem bacana de se ir é o Santorini Shopping Center, que  funciona todos os dias e parece mais um mercadinho com várias lojinhas com artigos a preços bem razoáveis.

SMLXL

 Catedral de São João Batista

Existem várias igrejas ortodoxas católicas, a Catedral de São João Batista é depois da Catedral Metropolitana a maior de Fira. Tem um Monastério também. Um ponto obrigatório para o turista ir  em Fira é o porto antigo. É mesmo surreal! é fácil de chegar até a direção dele. Tem as indicações por todo lado. Foi o único porto por muitos anos. Hoje ele é utilizado pelos passageiros dos cruzeiros e pelo transporte local. Para chegar ou sair do porto, pode ser de mula, pela escadaria que é de vários degraus ou de Cable car (teleférico).

SMLXL

 Mula que faz o transporte de passageiros e mercadorias

Descemos de cable car. Pagamos 6 euros. Depois de uma rápida caminhada já se  encontra a entrada para a estação do teleférico. Compramos os  bilhetes, não tem filas, muitos optam em descer a pé ou de mula. Ao pagar já nos dirigimos para a  entrada na area de estacionamento dos cable car. No carro cabem 4 pessoas, confortavelmente. O percurso é rápido, mas ter a oportunidade de ver os penhascos e o mar azul e cristalino  de um outro ângulo é compensador.

SMLXL

 Os vagões dos cable car.

                                                                                                                                                         É tudo muito  organizado e limpo.  Ao descer dá um certo medinho, mas logo é superado pela beleza. A impressão que se tem é que é tudo novo e com boa manutenção. Antigamente o acesso era apenas pelas escadarias a pé, ou pelas mulas. Coitadinhas!! Algumas estão bem judiadas. Fiquei com pena delas (ou deles). As mulas eram usadas também para carregar mercadorias, felizmente hoje carregam os turistas. Acho que ainda continuam com esta modalidade para manter a tradição, mas não deixa de ser mais uma opção para os turistas que chegam por este porto de cruzeiro ou que vão fazer algum passeio utilizar.

SMLXL

Os vagões dos cable car são bem espaçosos. Cabem dois homens lado a lado tranquilamente.
 

Quando chegamos no porto antigo, estava bem tranquilo. Tem várias lojinhas de souvenirs,   escritórios de turismo que vendem passeios pela Caldeira, visitas ao vulcão, Nea e Palea Kameni, Thirasia e Oia. Existe um passeio muito procurado pelos turistas que vai ao Hot Spring, um local que a água do mar é mais quente devido ao vulcão. O barco chega bem perto e de lá você mergulha até ao local que a água  é mais quentinha. A roupa de banho volta bem encardida, devido a coloração da água que é diferente. Dizem que a água dessas termas são medicinais.

SMLXL

 Roda que gira os cable car

SMLXL

 Porto antigo e o mar lindíssimo. Excelente para fotos

Existem passeios sensacionais, que o guia te pega no hotel,  leva de micro-ônibus com ar condicionado até o porto e de lá seguem para o vulcão, pausa para banhos nas termas, caminhadas pela terra firme por onde se pode observar pedaços de magma e a fumacinha que ainda sai da cratera, almoço, passeio por Oia e pôr do sol e a noite retorna a Fira. Tem para todos os gostos e bolsos. Não precisa comprar antes, pois as opções são várias e ainda se tem a possibilidade de negociar os preços.

SMLXL

 Barco de excursão

Depois de fazer um passeio maravilhoso ou mesmo somente ter ido ao Porto Antigo, agora é a hora de decidir voltar de cable car ou subir pelas escadas a pé ou quem sabe arriscar em ir nas mulas ou burros. Esta última opção descartei de imediato, subir a pé não justificava, já que tinha pago para descer. Subimos de cable car novamente.  Vale lembrar que para subir de burro se paga 6 euros a vista é linda, mas se olhar para o chão verá que está cheio dos excrementos dos burrinhos.

SMLXL

 Estação dos burros ou mulas

SMLXL

 Turistas subindo as escadarias e os burrinhos “estacionados” a espera de algum turista

SMLXL

 Vista do Porto Antigo

SMLXL

 Barcos de Cruzeiros, vista da Catedral Ortodoxa de Fira.

SMLXL

 Restaurantes, hotéis e uma igrejinha linda.

 

 O QUE FAZER EM FIRA

  • Passeio pelo centrinho de Fira
  • Catedral Ortodoxa de Fira
  • Passeio de barco até o vulcão
  • Porto Antigo
  • Rua do Ouro
  • Museu Arqueológico
  • Museu Pré-histórico
  • Pôr do sol
  • Visita a Oia
  • Red Beach
  • Perissa

QUANDO IR

Eu particularmente prefiro os meses de abril, maio, junho, setembro e outubro. Os meses de julho e agosto são muito quentes e de alta temporada e os meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro são muito frios.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente será um prazer poder ajudar.

luci@andiamoblogviagens.com.br

Entre na nossa página do Facebook: andiamo

Nos siga no Instagram: andiamo_blog

Ficamos hospedados no  Hotel Nissos Thira e valeu a pena, pela localização e custo-benefício. http://www.nissosthira.gr/

Ao fazer suas reservas, prefira o Booking.com onde você irá encontrar excelentes ofertas com total segurança. Por favor, reserve pelo nosso blog, onde você poderá nos ajudar na divulgação e não pagará nada por isso.



Booking.com

 

 

85 comentários em “FIRA – Santorini – Grécia”

  1. I just want to mention I am newbie to blogging and absolutely savored your blog site. Most likely I’m likely to bookmark your site . You surely come with fabulous articles and reviews. Thank you for sharing with us your website.

  2. You can definitely see your expertise in the work you write. The arena hopes for even more passionate writers like you who are not afraid to mention how they believe. Always follow your heart.

  3. The when Someone said a blog, Lets hope who’s doesnt disappoint me up to this. What i’m saying is, Yes, it was my option to read, but I personally thought youd have some thing fascinating to convey. All I hear is really a handful of whining about something you could fix in case you werent too busy searching for attention.

  4. Hiya, I am really glad I have found this info. Nowadays bloggers publish only about gossips and net and this is really frustrating. A good site with interesting content, that is what I need. Thank you for keeping this web site, I’ll be visiting it. Do you do newsletters? Can’t find it.

  5. Fantastic goods from you, man. Ive study your stuff ahead of and youre just as well amazing. I enjoy what youve got right here, adore what youre stating and the way you say it. You make it entertaining and you even now manage to help keep it wise. I cant wait to go through additional from you. That is really an incredible weblog.

  6. Fantastic goods from you, man. Ive study your stuff ahead of and youre just as well amazing. I enjoy what youve got right here, adore what youre stating and the way you say it. You make it entertaining and you even now manage to help keep it wise. I cant wait to go through additional from you. That is really an incredible weblog.

  7. I must thank you for the efforts you have put in writing this blog.
    I am hoping to view the same high-grade blog posts from you
    later on as well. In fact, your creative writing abilities has motivated me to get
    my own, personal website now 😉

  8. I’ve been having issues with my Windows hosting. It has set me back quite a bit while making the next list. This is the current list that I have. I should add another list in less than a week. I’ll let you all know when the next list is ready. Thank you for your patience.

  9. Have you ever considered writing an ebook or guest authoring on other sites?
    I have a blog based on the same topics you discuss and would love to have you share
    some stories/information. I know my subscribers would value your work.

    If you are even remotely interested, feel free to shoot
    me an e mail.

  10. Hello, I think your site might be having browser compatibility issues.
    When I look at your website in Safari, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.

    I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, amazing blog!

  11. I’m really impressed along with your writing
    abilities and also with the structure for your weblog.
    Is that this a paid theme or did you customize it
    yourself? Either way stay up the nice high quality writing,
    it’s uncommon to see a nice blog like this one these days..

  12. Its like you learn my mind! You appear to grasp a lot about this,
    like you wrote the guide in it or something. I feel that you
    simply could do with some percent to power the message house a little bit, but other than that,
    this is magnificent blog. A great read. I will certainly be
    back.

  13. Hey there! I could have sworn I’ve been to this website before but after checking through some of the post I
    realized it’s new to me. Nonetheless, I’m definitely delighted I found it and I’ll be bookmarking and checking
    back frequently!

  14. Its like you read my mind! You seem to know a lot about this,
    like you wrote the book in it or something.
    I think that you can do with some pics to drive the message home a little bit, but other than that, this is wonderful blog.
    A fantastic read. I’ll certainly be back.

  15. Hey! I know this is kinda off topic however ,
    I’d figured I’d ask. Would you be interested in exchanging links or maybe
    guest authoring a blog post or vice-versa? My blog addresses a lot of the same topics as yours and I feel we could greatly benefit from
    each other. If you’re interested feel free to shoot me an e-mail.

    I look forward to hearing from you! Wonderful blog by the way!

  16. Super! Interesting article over this website. It is pretty worth enough for me. In my view, if all web owners and bloggers made good content as you did, the internet will be a lot more useful than ever before.| I couldn’t resist commenting. I have spent 2 hours trying to find such tips. I’ll also share it with some friends interested in it. I have just bookmarked this website. Right now with the search done, I will visit some live gay webcams. Thank you very much!!Greetings from Monterrey!

  17. A powerful share, I simply given this onto a colleague who was doing slightly analysis on this. And he in reality purchased me breakfast because I discovered it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the treat! However yeah Thnkx for spending the time to debate this, I feel strongly about it and love studying more on this topic. If potential, as you change into experience, would you thoughts updating your weblog with more particulars? It is extremely helpful for me. Huge thumb up for this weblog publish!

  18. you’re truly a good webmaster. The website loading velocity is amazing.
    It sort of feels that you are doing any distinctive trick.
    Also, The contents are masterwork. you have performed a magnificent activity in this
    topic!

  19. Hello there, You have done an incredible job. I will certainly digg it and personally recommend to my friends. I am confident they will be benefited from this website.

  20. I am extremely impressed with your writing skills as well as with the layout on your weblog. Is this a paid theme or did you customize it yourself? Either way keep up the excellent quality writing, it is rare to see a nice blog like this one today..

  21. Woah this blog is wonderful i really like studying your articles. Keep up the good work! You understand, a lot of individuals are searching around for this info, you could aid them greatly.

  22. Hello! This is my first visit to your blog! We are a group of volunteers and starting a new project in a community in the same niche. Your blog provided us beneficial information to work on. You have done a outstanding job!

  23. Hey very nice web site!! Man .. Beautiful .. Amazing .. I will bookmark your site and take the feeds also…I am happy to find numerous useful information here in the post, we need work out more strategies in this regard, thanks for sharing. . . . . .

  24. Excellent beat ! I wish to apprentice while you amend your web site, how could i subscribe for a blog
    web site? The account helped me a applicable deal FIRA – Santorini – Grécia – andiamoblogviagens .
    I were a little bit acquainted of this your broadcast offered brilliant clear concept

  25. Hi, Neat post. There’s a problem with your site in internet explorer, would check this… IE still is the market leader and a huge portion of people will miss your great writing because of this problem.

  26. I do enjoy the way you have presented this issue plus it does supply me a lot of fodder for consideration. On the other hand, from just what I have observed, I simply wish as the actual opinions pack on that folks stay on issue and in no way start upon a soap box involving the news du jour. Yet, thank you for this outstanding point and although I do not really concur with it in totality, I value the viewpoint.

  27. Hello, i read your blog occasionally and i own a similar one and i was just curious if you get a lot of spam feedback? If so how do you protect against it, any plugin or anything you can recommend? I get so much lately it’s driving me mad so any support is very much appreciated.

  28. Thank you a lot for providing individuals with an exceptionally special opportunity to read in detail from this site. It is always very pleasurable plus packed with fun for me personally and my office fellow workers to visit your web site at least 3 times every week to study the latest things you have. Not to mention, I’m also certainly happy concerning the sensational thoughts you give. Selected 1 points in this article are without a doubt the most effective I’ve had.

  29. I just want to mention I am just new to blogging and actually savored you’re blog. More than likely I’m going to bookmark your website . You definitely come with great articles and reviews. With thanks for sharing with us your website page.

  30. Без неабходнасці запытваць вашыя дадзеныя для ўваходу, наш сайт можа смела загружаць патрэбную фатаграфію ў Instagram. Вы можаце зрабіць гэта на ўсіх прыладах, якія падтрымліваюць iOS і Android, без платы за загрузку.

    Як спампаваць фота профілю ў Instagram?
    Скапіруйце спасылку карыстальніка з выявай профілю, якую хочаце загрузіць, устаўце яе ў пустое поле на нашым сайце і націсніце кнопку загрузкі.

  31. Hello there! This post could not be written any better! Reading through this post reminds me of my old room mate! He always kept chatting about this. I will forward this article to him. Fairly certain he will have a good read. Many thanks for sharing!

Deixe um comentário