HOLAMBRA – A Cidade das Flores

Olá Viajantes,

Holambra é uma charmosa cidade situada no interior de São Paulo, que foi fundada pelos holandeses no final da década de 1940. Seu nome, junção de Holanda, América e Brasil, se dá em virtude da colônia holandesa que se firmou na antiga fazenda Ribeirão.

 

 

Está localizada a apenas 135 km da capital de São Paulo, com cerca de2 horas de trajeto de carro. As rodovias são excelentes e mesmo podendo fazer um bate e volta da capital paulista, isso não é o recomendável. Afinal, a cidade merece mais que isso.

Caso opte por alugar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção. Pode ser vantajoso para quem pretende conhecer outras cidades do interior paulista.

Em consequência da devastação causada pela Segunda Guerra Mundial, o governo holandês estimulou a imigração e o Brasil foi o escolhido por ser o único a permitir a imigração em grupos. Chegaram em 1948, fundando a Cooperativa Agropecuária Holambra, dando início às atividades da colônia.

Os primeiros anos foram de muito trabalho, o projeto inicial, de produzir leite não deu certo. O gado trazido da Holanda foi dizimado pelas doenças tropicais. Somente em 1951, que a história começou a mudar. A produção dos gladíolos (Palmas de Santa Rita) se solidificou e, pouco a pouco, novas espécies foram trazidas.

Em 1972, a produção já era expressiva, e então foi criado o Departamento de Floricultura. A Expoflora, um grande evento que projetou o nome de Holambra a nível nacional, consolidou a cidade como a Capital Nacional das Flores, fornecendo 45% de todas as flores e plantas ornamentais comercializadas no país.

Para todos os que visitam a cidade, ficam as lembranças dos tempos passados estampados em cada detalhe das construções típicas, alçadas e no jeito de viver dos holambrenses.

Em Holambra é o lugar ideal para comprar as mais diversas variedades de flores e plantas. Mas não é só isso. em Holambra é possível visitar as estufas e aprender sobre seu cultivo, passear por lindas paisagens rurais, e claro!! Conhecer o mais alto moinho da América Latina e muito mais.

 

É impossível sair de Holambra sem uma linda lembrancinha confeccionada com muito carinho pelos artesãos, ou mesmo uma característica cerâmica holandesa.

Impossível planejar uma viagem pra Holambra e não pensar em visitar os campos de flores, ficam localizados em propriedades de cultivo particulares e a entrada só e permitida com guias de turismo autorizados. Entre eles estão:

Os valores variam de acordo ao número de visitantes.

O roteiro na cidade é muito simples, já que a cidade é bem pequena. Do Portal, que é a entrada da cidade, já é um dos pontos turísticos. Em seguida, siga para o Parque Van Gogh, localizado em frente ao Lago Holandês. Em frente já está o Letreiro “Eu amo Holambra”

Depois, siga até o Moinho dos Povos Unidos. Este, provavelmente, é o principal símbolo da cidade. Se tiver sorte dele estar aberto, é possível subir e avistar a cidade. Ele tem uma altura de 10 andares e é possível subir até o sexto. Nesta região estão várias outras atrações.

Inclusive a Catedral, a Prefeitura e a Expoflora,  que parte dela fica montado o ano todo, com  fachadas típicas e orelhões gigantes em formato de tamanco holandês. Bem pertinho está o Museu de Holambra, que conta a história da fundação da cidade.

Um pouquinho mais a frente está o Lago Vitória Régia e a primeira parada é o Deck do Amor, que é  onde as pessoas prendem cadeados.

Não se assuste se encontrar capivaras convivendo pacificamente com os patos e os turistas. Aproveite e coloque seu cadeado no Deck do Amor também. kkkkk

Agora se você  quiser   comprar flores e acessórios para o seu jardim a dica é dar uma paradinha no Garden Center, http://www.gardencidadedasflores.com.br/que fica na entrada da cidade. Um verdadeiro shopping de flores.

Outra grande atração turística são os Sabores de Holambra, através do Roteiro Gastronômico. Formado por restaurantes, bares e confeitarias típicas. Holambra é ponto concorrido de quem aprecia a arte de comer bem, em virtude da excepcional qualidade culinária, de ambientes aconchegantes, boa música e um atendimento alegre e descontraído.

De batata, salsichão e joelho de porco, à deliciosa torta de maçã, sorvetes de flores e o irrecusável stroopwafel, Holambra oferece ao viajante faminto muitas experiências culinárias.

ONDE SE HOSPEDAR EM HOLAMBRA

Ficamos hospedados no Holambra Garden Hotel. Um dos mais tradicionais e bem localizados da cidade. O site é: http://www.holambragardenhotel.com/ Fizemos a nossa reserva pelo Booking.com e deu tudo certinho. Faça suas reservas através do nosso site no Booking.com e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias e ainda poderá encontrar excelentes ofertas.

O QUE FAZER EM HOLAMBRA

  • Praça dos Coqueiros
  • Praça da Cachoeira
  • Rua da Amizade
  • Portal do Moinho
  • Praça dos Pioneiros
  • Grande Portal
  • Memorial do Imigrante
  • Lago Vitória Régia
  • Deck do Amor
  • Parque da Expoflora
  • Praça Euzébio Tobias
  • Parque Van Gogh
  • Museu Histórico e cultural
  • Rancho da cachaça
  •  Moinho Povos Unidos
  • Roteiro das Flores

QUANDO VISITAR HOLAMBRA

Com certeza a primavera desponta como o período ideal  Nessa época do ano, os produtores exibem suas flores e é quando acontece a Expoflora. Onde acontece muita dança típica, música e festas.  No entanto é a época que os preços sobem. Entre abril e julho também é uma boa oportunidade.  O clima está mais fresquinho, sem grandes aglomerações e os preços mais camaradas

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

3 comentários em “HOLAMBRA – A Cidade das Flores”

  1. I like the helpful info you provide in your articles. I will bookmark your blog and check again here regularly. I’m quite certain I’ll learn many new stuff right here! Best of luck for the next!

Deixe um comentário