Monção do Minho,
É uma vila portuguesa no distrito de Viana do Castelo, na região norte do país. Com cerca de 20 mil habitantes. Fica na divisa com a Galícia na Espanha, a dois quilômetros do município galego de Salvaterra do Minho, ligada por uma ponte sobre o rio Minho.
Chegamos em Monção do Minho vindo da cidade do Porto de trem. Porem, não tem trem que chega a Monção. A antiga estação ferroviária, hoje é um pequeno museu. É necessário ir até Valença do Minho, uma cidade bem bonitinha que fica na divisa com a Espanha. De lá é só ir a até a estação rodoviária e pegar um ônibus que vai a Monção do Minho. A distância é bem curta, cerca de 19 kms. Partem ônibus de hora em hora.
Caso opte por alugar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção e ainda se paga no cartão de crédito no Brasil sem IOF.
Monção do Minho está a 120 km do Porto, 70 km de Viana do Castelo e Braga, 35 km de Vigo e 32 km da fronteira de S. Gregório. Podendo encontrar em qualquer um dos trajetos ótimas vias asfálticas.
Para chegar a Monção de automóvel tem várias alternativas: Se vem do Sul, pode utilizar a A3 desde o Porto ou Braga até Valença, ou a IC1 do Porto até Viana do Castelo, seguindo depois pela E.N. 13 até Valença e E.N. 101 até Monção. Se estiver em Braga também pode optar pela E.N. 101. Caso venha da fronteira de S. Gregório, do Parque Nacional da Peneda Gerês ou Melgaço, pode utilizar a E.N. 202.
Ficamos hospedados na Hospedaria Muralhas do Minho. O site é: https://www.muralhasdomino.com/pt-br fizemos as reservas pelo Booking.com. Faça também suas reservas pelo Booking.com através do nosso blog e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias.
A Pousada é linda e muito bem cuidada. Valeu cada centavo. A 5 minutos a pé de distância da praça principal de Monção. Dá para fazer um passeio ao longo das ruas que seguem o rio. Além disso, oferece diversas atividades na pousada, como degustação de vinho, bem como passeios a cavalo e de bicicleta.
Esta pequena localidade, que não tem tantos turistas, possui um centro histórico muito bonito, onde se erguem os vestígios dos seus fortes do século XIV, por onde era vigiada. O grande ícone deste local é o seu extraordinário Vinho Verde Alvarinho e o seu moderno centro termal conhecido como Termas de Monção.
Situada bem na fronteira com Espanha, e dela separada pelo bonito Rio Minho, a vila de Monção regista ocupação humana desde tempos remotos, estando a sua fundação envolta em lendas e sobre a qual restam ainda bastante dúvidas.
Diversos monumentos denotam a rica história desta vila, como a Românica Igreja Matriz do século XII, ou as Igrejas da Misericórdia e de Santo António dos Capuchos, ou a Fortaleza Militar, e as muitas Casas Senhoriais e Brasonadas que estão na região, como o Palácio da Brejoeira, em estilo neo-clássico, ou a Casa das Rodas.
Segundo historiadores existem dúvidas da data da construção do Castelo de Monção mas foi remodelado entre o século XIII e o século XIV por D. Diniz, tendo como principal missão o controle da navegação no Rio Minho.
De fato, durante toda a Idade Média e em épocas posteriores, Monção foi palco de variadas lutas, curiosamente muitas delas tendo como protagonistas Mulheres, como é o caso de Deu-La-Deu Martins, D. Mariana de Lencastre Condessa de Castelo Melhor e o de Helena Peres.
Um dos locais mais afamados da vila é a sua Estância Termal, integrada junto ao rio Minho, num bonito conjunto muito arborizado, estando as suas águas especialmente indicadas no tratamento de reumatismos, bronquites e afecções das vias respiratórias superiores.
Monção, terra de costumes e tradições é célebre pelas suas festividades populares, destacando-se anualmente, na Quinta-feira de Corpo de Deus, a Festa da Coca, que inclui um pitoresco combate. Ritual entre São Jorge e o dragão.
Famosa pela célebre Guerras Fernandinas. Devido à enérgica ação de Deu-la-deu Marins, esposa do governador local, que conseguiu por fim ao prolongado assédio das tropas Castelhanas, que estavam com escassez de alimentos. Ela teve um plano ardiloso, fabricou alguns pães e passou a arremessar sobre os inimigos. Desta forma eles se foram acreditando que ainda tinham fartura de alimentos.
Na Praça Deu-la-deu existe uma bonita fonte, coroada por uma estátua homônima, com a mão no peito, olhando com desejo para os cafés das imediações; enquanto que no extremo norte aparece o baluarte Senhora da Vista, que oferece vistas até a Espanha.
Próximo existe a Capela da Misericórdia, com um teto decorado com querubins pintados. A dois quarteirões indo pela Rua da Glória, está a bonita Igreja Matriz de Monção, onde está enterrada Deu-la-Deu.
Monção do Minho e a sua vizinha Valença do Minho, foi uma importante fortificação portuguesa na fronteira com a Espanha. Andar pelas suas muralhas e apreciar a vista do Rio Minho é uma delícia.
Sabe-se que em 404 a.c. os Celtas conquistaram Monção e deram-lhe o nome de “Obobriga”. Com a formação do Reino Português, Monção torna-se num importante ponto defensivo, pela proximidade com a fronteira Espanhola, como se pode constatar pelo que ainda resta das Muralhas do seu Castelo.
Monção orgulha-se de ter sido o palco do Tratado da Ponte de Muro (1386) que sela o casamento de D. João I com D. Filipa de Lencastre, tendo sido um momento decisivo da independência de Portugal conquistada em Aljubarrota.
Um dos passeios obrigatórios em Monção do Minho é caminhar pelas muralhas do Castelo. Trata-se de um monumento de grande extensão (mais de 1500 metros), que contorna toda a parte antiga da vila e que chega a ter, do lado do rio Minho, mais de 25 metros de altura.
No que toca à Gastronomia, Monção destaca-se pelo seu Cabrito assado no forno, pelo arroz de açafrão e pelo chouriço de Lordelo, bem como nos pãezinhos de Deu-la-deu
Algumas das datas mais interessantes de Monção do Minho é a Feira do Alvarinho, celebrada durante cinco dias no final de Maio. Com música, danças populares e abundante comida e bebida. Um outro local muito visitado também, fica a 5 km, o Palácio da Brejoeira, um dos palácios mais espetaculares da região.
Mas Monção é igualmente conhecido pelo seu vinho Alvarinho, sendo esta casta a mais nobre das castas de uvas da Região Demarcada dos Vinhos Verdes.
O Alvarinho produz-se somente na sub-região de Monção, em terrenos pouco férteis e de meia encosta granítica, tendo exatamente sido desta região que Portugal exportou o primeiro vinho para Inglaterra.
Monção é de 1261, recebeu o título de cidade pelo D. Afonso III. A cidade lembra os Afonsos e Alfonsos em todo canto. Parece que todos são parentes e como sou mais uma Alfonso. Afinal, meu bisavô é de lá. Estávamos também com o propósito de fazer o Caminho de Santiago Português. Tem um post bem legal aqui no blog: http://andiamoblogviagens.com.br/caminho-de-santiago-portugues-espanha/ Onde geralmente as pessoas iniciam em Tuí na Espanha, que fica bem pertinho.
Próximo a Monção do Minho existem várias localizações bem interessantes de conhecer: Valença do Minho, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca, Parque Nacional de Peneda-Gerês, Braga, Vila Real, Barcelos, Guimarães, Bragança, Vila do Conde, Porto, Vila Nova de Gaia e Aveiro.
O QUE FAZER EM MONÇÃO DO MINHO
- Palácio da Brejoeira
- Casa Museu de Monção
- Casa do Curro
- Castelo de Monção
- Igreja Matriz
- Termas de Monção
- Museu do Alvarinho
- Igreja da Misericórdia
QUANDO IR A MONÇÃO DO MINHO
Monção oferece calor, frio e neve. O inverno em Monção do Minho costuma ser bem rigoroso e vai de Dezembro a Fevereiro. De Março a Junho é primavera e o clima é excelente, não faz muito frio e nem muito calor e fica tudo florido. Julho, Agosto e Setembro o calor costuma ser bem intenso, principalmente em Agosto. O outono começa em final de Setembro e vai até Dezembro e já começa a esfriar.
Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para a Europa é obrigatório. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.
Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
luci@andiamoblogviagens.com.br
Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no Instagram: andiamo_blog
Luci Luci adorei ondemdu Pai nasceu estarei estarerei em Monção início de Outubro Amei você falar onde nasceu meu saudosoPai
Você ou melhor a Senhora poderá me orientar bastante. será. Melhor alugar um carro. em Lisboa. pergunto. Aqui no Brasil tenho um pequeno Apartamento em Copacabana e vivo em Petrópolis região Serrana a 65 km do Rio de Janeiro. Estive emMocao a 40 anos atrás . Agora estou aposentado como Professor e desejo rever alguns parentes e tomar um bom vinho e comer bem. Todos os parentes moram em Tanguá lugar de Fornelos Muito Obrigado em se possível me enviar mensagem . E recomendar está Pousada que está aí em Monção. Depois se Deus quiser vou a Santiago de Compostela . Aguardo notícias Lui Ramo
Luiz Ramos. Meus parentes moram tangil Lugar de Fornelos. Monção do Minho .importante já tenho Cidadania Portuguesa a uns15 anos. Felicidades e aguardo. Obrigado
I just want to tell you that I’m all new to blogs and certainly savored you’re web blog. Almost certainly I’m likely to bookmark your site . You certainly come with very good well written articles. Thank you for revealing your blog.
I like this post, enjoyed this one thanks for putting up.
Great write-up, I am normal visitor of one’s blog, maintain up the nice operate, and It’s going to be a regular visitor for a long time.
We stumbled over here from a different web page and thought I might as well check things out. I like what I see so now i’m following you. Look forward to looking into your web page for a second time.
Whats Going down i’m new to this, I stumbled upon this I’ve found It positively helpful and it has aided me out loads. I hope to contribute & assist different customers like its aided me. Great job.