SÃO PETERSBURGO, a cidade mais européia da Rússia

São Petersburgo, a cidade mais européia da Rússia

 

São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia. Uma cidade que viveu o luxo dos czares da Rússia.  Ela está localizada ao longo do Rio Neva na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico. Já foi chamada de Leningrado, mas depois da extinção da União Soviética, voltou a chamar São Petersburgo. Fundada pelo Czar Pedro, o Grande. Por vários anos foi a capital do Império Russo e hoje é a mais ocidentalizada do país, sendo a cidade mais européia da Rússia.

Chegamos em S. Petersburgo de ônibus vindo de Helsinque na Finlândia, veja um post sobre a cidade aqui no nosso blog: http://andiamoblogviagens.com.br/helsinque-finlandia/Comprei as passagens pela empresa Ecolines o site é: https://ecolines.net através da internet, ainda no Brasil, imprimimos os tickets em casa. Saímos de Helsinque às 8:00 horas do Terminal de ônibus que é excelente e chegamos às 15:00 horas em São Petersburgo. Pagamos 25 euros por pessoa. O ônibus era muito confortável.

O ônibus é muito bom, com água, café, filme e banheiro. Durante o percurso passamos por 3 paradas para controle de passaportes. O primeiro está logo após a saída da Finlândia. Todos os passageiros descem do ônibus com os passaportes em mãos, apresentam para o fiscal, respondemos algumas perguntas em inglês, o passaporte é carimbado e voltamos para o ônibus. Andamos mais uns 2 km, descemos, pegamos as malas, entramos em uma pequena sala onde passamos as malas no RX,  nos apresentamos ao fiscal com os passaportes, ele carimba e nos entrega o cartão de imigração.

Este cartão vem escrito o seu nome em russo e a partir daquele momento é necessário que sempre esteja com ele em mãos, pois só ficaremos livre dele quando sairmos da Rússia. Esta burocracia demorou 1:20 minutos, depois que todos passam pela fiscalização, entramos no ônibus e após uns 2 km, outra parada. Lá é pedido o passaporte e o cartão de imigração. De lá seguimos até S. Petersburgo. As estradas da Finlândia são maravilhosas, as da Rússia são bem inferiores.

São Petersburgo é relativamente fácil de andar através de transporte público. Mas, caso prefira andar pela cidade de carro, ou de lá  seguir viagem, uma boa opção é a Rentcars.com, onde se pode fazer a reserva ainda no Brasil e pagar em reais. Com isto ficará livre de IOF.

Estávamos em plena Copa do Mundo e chegamos dois dias antes do Jogo do Brasil. A cidade estava repleta de brasileiros. Chegamos em uma das estações de trem, a Estação Vitebsky.  O ônibus parou em um estacionamento em frente. Já havia reservado o hotel em um ponto estratégico, por onde poderíamos fazer muitos pontos turísticos a pé. O hotel era bem pertinho da famosa avenida Nevsky Prospekt. Fomos a pé para o hotel. Fizemos as reservas pelo site do Booking.com e deu tudo certo. Faça sua reservas  através do nosso blog pelo Booking.com e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias.



Booking.com

 

A Nevsky Prospekt é a principal rua de São Petersburgo, cheia de lojas, bares, restaurantes e uma agitação danada. O vai e vem de turistas e moradores é enorme.  Para comer e beber, é um ótimo lugar e tem opções para todos os bolsos.

Impossível não observar na avenida  Nevsky um grande shopping. Nem que seja para observar os artistas de rua que fazem um verdadeiro show a céu aberto, principalmente no verão. O Gostiny Dvor é o mais antigo shopping de São Petersburgo e  foi erguido no século XVIII. Está localizado no coração de São Petersburgo. São mais de 150 lojas, a maioria de marcas famosas e de suvenires.

Ainda na avenida Nevsky, está a Catedral Kazan, Inspirada na Catedral de São Pedro de Roma. Possui várias colunas, um total de 96. Abriga o ícone da Virgem de Kazan.  O site é: http://kazansky-spb.ru/ Foi construída entre 1801 e 1811. Em 1932, já após a Revolução Socialista que definiu a Rússia como Estado Ateu, a Catedral tornou-se um museu das religiões. Desde 2000, a Catedral é a filial do Patriarcado de Moscou na cidade de São Petersburgo. A entrada é gratuita, porem é proibido tirar fotos. Abre diariamente das 8:30 às 20:00 horas.

Ainda na Avenida Nevsky Prospekt está a Casa Singer, também conhecida como a Casa dos Livros, é um edifício lindíssimo e que fica bem em frente a Igreja Kazan.  Está vendo como a Avenida Nevsky Prospekt é mesmo um ponto muito importante da cidade? é um Patrimônio Cultural Russo. Foi construída para a Singer Corporation. A pretensão quando de sua construção, era de ser um grande arranha-céu. Porem, devido as leis da época isso não podia ocorrer, já que nenhum prédio poderia ser maior que o Palácio de Inverno. Hoje funciona como a Casa dos Livros e o Café Singer, alem de outros negócios.

Na Avenida Avenida Nevsky Prospekt está a Ponte Anitchkov.  Foi a primeira e mais importante ponte a cruzar o rio Fontanka em São Petersburgo, na Rússia. A ponte atual, construída entre 1841 e 1842 e reconstruída entre 1906 e 1908, combina uma forma simples com detalhes elaborados. Além de suas quatro famosas esculturas de cavalos, feitas entre 1849 e 1850. Ela é conhecida como a Ponte dos Cavalos, cada uma das quatro extremidades está uma escultura de cavalos em diferentes posições. Vale a pena ver de perto. São belas obras arquitetônicas.

O   Palácio Anitchkov foi nacionalizado e designado Museu da Cidade de São Petersburgo. O nome é o mesmo da ponte que está na sua frente. Atualmente abriga mais de cem clubes extra-escolares para milhares de crianças.  A fachada principal está de frente para o rio Fontanka  e sua lateral está para a famosa Avenida Nevsky Prospekt. Enquanto um pequeno museu dentro é aberto ao público em horários específicos, o edifício normalmente não é acessível aos turistas. O edifício nem sempre teve este formato, pois ele data de 1754 e já acomodou o Gabinete da Sua Majestade Imperial. O site é: http://www.anichkov.ru/

Em frente ao Palácio  Anitchkov, está um belo jardim com monumentos belíssimos, sem contar a vista   para o rio Fontanka.

Em uma rua que cruza a famosa Avenida Nevsky Prospekt, onde passa o canal Griboedov está a famosa Igreja do Sangue Derramado. De beleza impressionante, tanto por fora quanto por dentro. Um dos locais que mais simbolizam a cidade de São Petersburgo.  O  templo ortodoxo foi construído entre 1883 e 1907. O lugar celebra a morte do czar Alexsander II, que faleceu em consequência de um ataque terrorista sofrido neste local.  Daí o  motivo para o curioso nome. É um dos locais mais fotografados da cidade, e não é pra menos. Ela é de uma beleza singular. A Igreja do Sangue Derramado abre todos os dias, das 10:30 às 18:00 horas. Às quartas-feiras é fechado. O site é: http://cathedral.ru/

Uma pequena mas elegante praça no centro da cidade, poucos quarteirões do lado esquerdo da Igreja do Sangue Derramado, está o  conjunto arquitetônico da Praça das Artes.  Na área está o Grande Salão da Filarmônica de São Petersburgo, o Teatro Mikhailovsky, o Museu Estatal Russo e outros. No centro da praça, diretamente em frente ao Museu Estatal Russo, está localizado o Jardim da Praça Mikhailovsky, com um monumento ao grande poeta russo Alexander Pushkin.

O Palácio Mikhailovsky, mais conhecido hoje como o Museu Estatal Russo, é um dos mais visitados. Todos os edifícios são projetados voltados para a praça.

A cidade é repleta de galerias, teatros, parques e jardins. Reserve pelo menos três dias para visitar São Petersburgo. Uma das opções para economizar e passear pela cidade gastando pouco é o City Card, um cartão que garante entrada nos vários museus e o City Tour Pass que é um pequeno catálogo  distribuído nos pontos de apoio ao turista, nele vem vários cupons de descontos. Outra opção para se deslocar e que foi a que utilizamos, é o ônibus de turismo Hop on- Hop off. Foi uma boa escolha. Compramos os tickets que nos dava o direito de andar por 24 horas, os outros dias andamos por conta própria, já que o transporte público é muito bom.

Depois de passearmos pela Avenida Nevsky Prospekt, que é uma boa oportunidade para respirar a atmosfera da cidade. Fomos iniciar nosso passeio de ônibus, Hop on-Hop Off pela Catedral de São Isaac, uma bela e imponente igreja ortodoxa. Com uma cúpula de ouro, que é uma das maiores do mundo. Por fora já é majestosa e por dentro é de impressionar. Possui peças valiosas, mosaicos, mármore e várias pinturas lindíssimas.

A igreja é bem antiga de 1818 e o nome foi dado em homenagem a Pedro, o Grande, que nasceu no dia de São Isaac. Se estiver animado, vá até o topo da torre, a Kolonnada, isso é possível depois de subir 262 degraus e pagar 150 RUB e pode ser adquirido no local. O site da igreja é: http://cathedral.ru

Na Praça de Santo Isaac, em frente a catedral está esse monumento que reverencia um importante personagem da história russa, Nicholas I. Foi um dos responsáveis pela expansão do império soviético e durante seu reinado governou com mão de ferro . Aproveite a visita para conhecer a imperdível Catedral, a Praça e os belos edifícios ao redor. Um dos mais interessantes pontos turísticos da cidade. Lugar de parada dos ônibus turísticos, sempre lotada.

A Praça é enorme e possui vários edifícios importantes e representativos na cidade como: Palácio Lobanov-Rostovsky, Palácio Mariinsky,  Hotel Astoria e o  Instituto Russo de Melhoramento Vegetal.

Pegamos o ônibus de turismo na Praça de São Isaac depois de andarmos bastante na região da principal avenida de São Petersburgo. Nesta região é onde as linhas se cruzam. Estávamos curiosos em conhecer a famosa fortaleza construída para a guerra. Com o mapa que nos forneceram não foi difícil encontrá-la. A Catedral de São Pedro e São Paulo é, sem dúvida, o ponto alto da visita. Nela está os túmulos de toda a dinastia dos Romanov.
Localizado do outro lado do Rio Neva, é uma fortaleza de muros altíssimos, sendo um dos pontos turísticos obrigatórios para quem está de passagem por São Petersburgo.Este lugar se tornou sagrado e é onde estão enterrados vários Czares, como o fundador da cidade, Pedro, o Grande. Começou a ser erguida em 1703. Dentro deste belíssimo complexo, está uma catedral, uma prisão e alguns museus.
Uma prisão destinada a presos políticos e também o local onde Pedro, o Grande, mandou torturar o próprio filho até a morte. Ao visitante é permitido percorrer todos os andares da obscura prisão. A entrada no complexo, é gratuita, mas para entrar em algumas atrações é preciso gastar alguns rublos. O site para informações de preços é: http://www.spbmuseum.ru/

Saindo da Igreja resolvemos ir para o Hermitage a pé. Ficamos encantados com tanta beleza e vários pontos interessantes para conhecermos. Abandonamos o ônibus por um tempo. Existem  várias pontes que cortam o rio da cidade. São antigas e muito bonitas. Com uma parte reservada para pedestres.

São Petersburgo possui  várias pontes, por volta de 300. Aos sábados a noite é comum o congestionamento de pessoas na Palace Bridge, a ponte que fica mais próxima do Hermitage. Todos em busca de ver  a operação da abertura da ponte levadiça. Com uma estrutura robusta, possui quatro partes. Durante a madrugada ela é interditada e coloca-se totalmente em perpendicular ao solo, com postes, corrimões e tudo mais. Isso tudo acontece para permitir a navegação de navios e barcos maiores. É um espetáculo, onde os turistas admiram em terra ou de barcos.

    

Durante o percurso passamos por um parque gigante e com uma vegetação linda. Estava repleto de turistas. Aliás São Petersburgo possui vários  Parques e os moradores e turistas apreciam muito, principalmente na primavera e no verão.

Logo chegamos ao Hermitage, que é o maior museu da Rússia e segundo maior do mundo. Seu acervo tem mais de três milhões de peças. Localizado às margens do Rio Neva e seu complexo possui dez edifícios. O principal é o Palácio de Inverno, que era a moradia dos Czares da Rússia. Repleto de ouro e de turistas também. As filas para entrar são gigantescas. Para admirar toda a sua coleção, precisaríamos de meses. Compre os ingressos antes de ir. O site é: http://www.hermitagemuseum.org/wps/portal/hermitage/?lng=pt

Não tem como não lembrar dos livros de história ao percorrer seus corredores. Muita ostentação para os Czares e nada para o povo. Daí veio a Revolução Bolchevique. A última dinastia russa, os Romanov, foram brutalmente assassinados. Com Lênin e Stalin, não foi muito diferente e o povo continuou a sofrer. A história desse povo é de luta e sofrimento. Mas, ainda preservam um ar acolhedor e de simplicidade. Um povo maravilhoso, nada daquilo que vemos nos filmes.

São Petersburgo é linda! Tem muito o que fazer. Um dos melhores passeios é pelo Rio Neva. Pelas suas margens à pé ou de barco. Principalmente, durante as Noites Brancas, que acontece nos meses de junho e julho.  Os dias não escurecem totalmente. O sol começa a descer as 10:00 da noite mas nunca se põe totalmente, e assim o pôr do sol dura o tempo suficiente até vir um novo amanhecer. Sem  falar que o clima é bem agradável, diferente de outras épocas do ano que o frio é de lascar!

O Rio Neva, que corta a cidade,  possui 74 km de comprimento. Vários pontos turísticos importantes da cidade, podem ser vistos de  outro ângulo de dentro dos barcos de passeio. Porem, nos meses de Dezembro a Abril, o rio fica coberto de gelo e impede os passeios.

Em vários pontos da cidade se é possível comprar os ingressos para os passeios de barco. Próximo ao Hermitage existe um local de embarque. Os preços variam de acordo ao percurso e tempo.

Ancorado às margens do Rio Neva existem vários barcos interessantes e alguns muito antigos e aberto a visitação.

O cruzador Aurora é o mais procurado, pois é um dos símbolos da Revolução Bolchevique. Participou também das duas Guerras Mundiais. Aberto ao público para visitação desde 1958. Não entramos, os preços não são muito convidativos. Sem falar que as informações dentro do cruzador era toda em russo. O site é: http://www.navalmuseum.ru/filials/cruiser_aurora os preços são de 300 RUB a 200 RUB.

Existem vários canais pela cidade e alguns barcos dependendo da altura do nível da água, faz o passeio por eles também.

Fazer um cruzeiro pelo Rio Neva e seus canais  é um mergulho aos esplendores da cidade. Sendo durante o dia ou a noite para ver as pontes levadiças iluminadas ao som de jazz e um belo jantar é tudo de bom!!

 

Alem de toda a história que a cidade possui, existem vários prédios modernos e imponentes. Com salas comerciais e lojas de grifes famosas.

O Lakhta Center é um complexo público e de negócio e a sede da Gazprom.  Incluirá o  arranha-céu mais alto da Europa.  A sua altura será 462 metros. O mirante mais alto da Europa e o número 12 no mundo ficará no arranha-céu aos 360 metros de altura.

Fique atento ao que você vai pedir para comer. Geralmente os garçons não falam inglês, mas utilizam o Google Tradutor. Mesmo com todos esses cuidados acabei pedindo uma sopa com alguns pães. Estava uma delícia! Mas, não era exatamente o que eu queria. Das outras vezes já fiquei mais atenta e tive sorte com os pedidos.  Na dúvida vá de estrogonofe, foi criado no século XIX em São Petersburgo.

Nas residências e em alguns hotéis, tirar os sapatos é uma convenção. A medida vale também na hora de receber convidados. Existem algumas prateleiras com opções de calçados de interior, (tapochki). No nosso hotel tinham várias. Não era obrigatório, mas como é o costume, resolvemos utilizá-las. Para manter a etiqueta!!

Enfim, chegou a hora de deixarmos São Petersburgo em direção a Moscou. Fomos de trem noturno. A estação fica no final da Avenida Nevsky Prospekt em uma praça, Ploshchad Vosstaniya, onde tem  um obelisco com uma estrela na ponta.

É um movimento infernal de passageiros e dizem que é um dos locais mais perigosos em termos de “batedores de carteira”.Passageiros em direção a Moscou embarcam na Estação Moscou (московского вокзала), servida por duas estações do metrô: Vosstaniya (linha 1, vermelha) e Mayakovskaya (linha 3, verde).

Antes de entrar na estação todos passam pelo RX, apresenta a passagem e entra. Dentro dela existem várias lojinhas de souvenir, cafeterias, lanchonetes, banheiros públicos (pago) e alguns bancos de madeira. Um painel gigante, localizado na frente dos portões de embarque. É só ficar atento ao número do trem, o destino e a plataforma (track).

Assim, que o número da plataforma saiu, nos dirigimos ao trem.  Tivemos que apresentar novamente as passagens e o passaporte para o funcionário do trem, que estava devidamente uniformizado. Comprei as passagens ainda no Brasil e imprimi em casa. Comprei pelo site: http://realrussia.co.uk/Trains/Tickets e paguei 38 euros. Saímos às 22:11 e chegamos em Moscou às 5:49 do dia seguinte.

O trem oferece roupas de cama e toalhas limpíssimas e café da manhã opcional. Assim que o trem se movimenta, em dez minutos todos já estão se arrumando para dormir. Não se assuste se ver os russos só de cuecas. Eles trocam de roupa na frente de qualquer pessoa. Isso é normal. Colocam uma roupa mais confortável para dormir. O banheiro é nojento. Estava com um cheiro horrível. O colchão  até que é confortável e deu para dormir razoavelmente.

São Petersburgo é uma cidade que já sofreu muito com os horrores da guerra. Ainda chamada Leningrado, foi alvo de um cerco por parte das tropas invasoras, durante a Segunda Guerra Mundial.  Por 872 dias, entre novembro de 1941 e janeiro de 1944, os cidadãos  foram submetidos a um bloqueio pelos nazistas, onde morreram um milhão de civis e militares, de frio, fome e doenças. O Cerco a Leningrado, foi o mais longo e terrível da história moderna.

QUANDO IR PARA SÃO PETERSBURGO

São Petersburgo é uma das cidades mais frias do mundo. É caracterizada por  verões curtos, quentes e úmidos e invernos longos, frios e chuvosos. O mês mais quente  é julho,  23 °C. De dezembro a março, uma média de 118 dias apresentam neve. Fevereiro pode chegar a 29 centímetros de altura de neve. A época que mais chove é no verão.

O QUE FAZER EM SÃO PETERSBURGO

  • Avenida Nevsky Prospekt
  • Catedral Kazan
  • Rio Neva, passeio de barco
  • Catedral de São Isaac
  • Cruzador Aurora
  • Fortaleza de Pedro e Paulo
  • Catedral de São Pedro e São Paulo
  • Gostiny Dvor – Shopping
  • Igreja do Sangue Derramado
  • Museu Hermitage
  • Museu Russo
  • Teatro Mariinsky
  • Lakhta Center
  • Museu Estatal Russo
  • Palácio Anitchkov
  • Casa Singer
  • Praça das Artes

Europa 2

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para a Europa é obrigatório. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
luci@andiamoblogviagens.com.br
Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

 

3 comentários em “SÃO PETERSBURGO, a cidade mais européia da Rússia”

  1. Awsome post and straight to the point. I am not sure if this is actually the best place to ask but do you guys have any thoughts on where to employ some professional writers? Thanks in advance 🙂

Deixe um comentário