CAPE POINT E CABO DA BOA ESPERANÇA – África do Sul

Olá Viajantes,

Cape Point é um monte no canto sudeste da Península do Cabo, que percorre o norte-sul por cerca de trinta quilômetros na extremidade sudoeste da  República da África do Sul. A Table Mountain e a Cidade do Cabo estão próximas.  A cerca de 2,3 Km  está o Cabo da Boa Esperança. Embora essas duas formações rochosas sejam muito conhecidas, nenhuma delas é o ponto mais ao sul do continente africano, que é o Cabo Agulhas que está um pouco mais distante aproximadamente 150 km. 

Chegamos ao Cape Point, vindo da Cidade do Cabo, uma cidade encantadora da África do Sul, dê uma olhadinha aqui no post e se encante pela cidade: http://andiamoblogviagens.com.br/cape-town-africa-do-sul/   Na Cidade do Cabo pesquisamos a melhor forma de chegar à Cape Point e claro ao Cabo da Boa Esperança, que para nós brasileiros tem um significado muito importante. Afinal, lemos muito a respeito nos livros de História do Brasil.

A nossa escolha por ir pela Citysightseeing Cape Town. Empresa de turismo que utiliza aqueles ônibus de dois andares para fazer passeios turísticos pela cidade. Claro que para ir a Cape Point, o ônibus seria ônibus de viagem. O passeio chama: Cape Point Explorer e Penguins. Pagamos o equivalente à cerca de 150 reais por pessoa. No passeio estava incluso Cape Point, o Cabo da Boa Esperança e Boulders Beach, a praia dos Pinguins. Os ingressos não estão inclusos. Mas, pode ser pago dentro do ônibus em cartão de crédito. O ingresso no Parque é aproximadamente 100 reais.

O escritório dessa empresa fica no centro da Cidade do Cabo, na Long Street, número 81. Fizemos o passeio pela Cidade do Cabo e as Vinículas através dessa empresa e valeu muito à pena!!! Afinal, não tínhamos que nos preocupar em dirigir. Para quem tem disposição, uma opção é ir pedalando. Tem empresas que oferecem suporte e acompanhamento de um carro.

Se sua opção  for alugar um carro, faça a reserva ainda no Brasil pela Rentcars e economize o IOF, pagando no cartão de crédito. Faça a carteira de habilitação internacional antes de viajar e, se possível, alugue também um GPS, para facilitar o deslocamento. Lembramos que na Cidade do Cabo o trânsito e os carros funcionam na mão inglesa, o que acaba exigindo um pouco mais de atenção no trânsito para os brasileiros. O trajeto é bem tranquilo e se for pela Chapman’s Peak Drive é ainda mais bonita.

Assim que chegamos em Cape Point, que faz parte do Table Mountain National Park, fomos conhecer a região. Fica lotado de turistas, vários ônibus estacionados, lojinhas, restaurante, lanchonete e muita vista bonita para apreciar. É um dos lugares com ar mais puro do planeta. Tudo por causa de uma corrente de ar que vem da Antártida. Gente!!! É muito lindo!

Para chegar ao ponto mais alto de Cabe Point, tem que pegar um Funicular. Os valores são bem baratinhos e enfrentar uma pequena fila. Lembrando que nosso dinheiro vale mais ou menos 3 vezes o Rand. De acordo com a temporada os horários mudam. Veja no site os horários de abertura. https://tablemountainnationalpark.org/

O  funicular leva em direção ao farol mais antigo. Atualmente está  desativado porque era muito alto e nem sempre tinha boa visibilidade. Mas, ele ainda é uma das grandes atrações. O novo farol é mais baixo e de fácil visibilidade dos navios. Mas, não é permitido entrada de visitantes. Tem uma trilha que chega bem perto.

O Funicular no exato momento de embarcarmos estragou!! Tivemos que fazer o percurso à pé. Nossos planos seria subir de Funicular e descer à pé. Lá fomos nós!!!  Uma longa escadaria e rampas. Mas, não nos intimidou, o segredo é ir apreciando a vista, que posso garantir é de cair o queixo!

Nessa região entre Cape Point e Cabo Agulhas,  a Corrente de Benguela do Oceano Atlântico e a Corrente de Agulhas do Oceano Índico se encontram ajudando a criar o clima da Cidade do Cabo e seus arredores. Não é possível visualizar esse encontro, mas as ondas são fortes e muito perigosas, proporcionando grandes catástrofes marítimas históricas. 

O clima estava perfeito, céu azul, friozinho e muito vento. Afinal, ali sempre venta muuuito!! A paisagem que mistura os rochedos com o mar esverdeado é mesmo inesquecível. Com isso ninguém reclama do esforço físico.

Assim que estávamos no meio do percurso, um local de descanso. Bem apropriado e todos param para tirar fotos ou mesmo descansar. O Pico acima de Cape Point é mais alto que o do Cabo da Boa Esperança ou em inglês, Cape of Good Hope. São dois picos e o mais alto é onde está o farol antigo. Mesmo se for de Funicular, tem que descer alguns metros antes e terminar à pé.

A subida segue! Além dos degraus, a escadaria segue em zig-zag. Os turistas caminham animados. Uma verdadeira Torre de Babel, são de vários países, todos com o mesmo objetivo! Chegar ao cume do Cabo. O Farol mesmo sendo antigo ainda está em bom estado de conservação. Caso resolva ir à pé uma boa dica é levar uma garrafinha de água e nada de sacolas pesadas.

Estamos quase chegando!!  Já que as duas maiores atrações do Parque Nacional da Table Moutain, são o Cape Point e o Cabo da Boa Esperança, vale o sacrifício. Afinal estamos no ponto mais ao sudoeste do continente Africano, sendo o Cabo das Agulhas a 150 km o mais ao Sul.

Finalmente chegamos! Lá do alto a vista é ainda mais linda!  Dizem que a pesca é boa nessa região, possui muitas baleias, focas e tubarões brancos. Alguns turistas tiveram a sorte de visualizar alguma baleia. Não foi o nosso caso. Dezenas de pescadores perderam suas vidas nessas rochas devido a fúria das ondas. 

No Farol tem um estandarte bem alto com as placas com os nomes das principais cidades do mundo com suas quilometragens. E pensar que para encontrarmos terra à nossa frente só a Antártida e serão milhares de quilômetros. O Rio de Janeiro está distante 6955 km. Uau!! Bem longe! Felizmente vamos voltar de avião!

Ficamos um bom tempo fazendo algumas fotos e admirando a vista e não tem como passar despercebido a fauna e flora da região.  Totalmente selvagem, intocada. Sendo um paraíso importante para as aves marinhas. O vento é tanto que as árvores crescem tortas.

Dá pra ver animais como babuínos, avestruzes, entre outros. Os babuínos são terríveis, eles tomam o lanche das pessoas, máquinas fotográficas, celular e até abrem porta de carro. O melhor é ficar atento. Eles estão em várias locais. Outra dica que jamais imaginaria são as aves. Acreditem! Uma foi capaz de roubar um sanduíche de um turista desavisado.

Hora de retornarmos, agora seria mais fácil. Afinal, seria só descida. Retornaríamos para a região do Funicular, restaurantes e lojinhas. Estávamos famintos! A opção seria o Restaurante Two Oceans e a lanchonete. Para quem tem tempo e quer ter uma boa refeição com uma vista panorâmica, com certeza a melhor opção seria o Restaurante.

O Restaurante Two Oceans é bem bonitinho, possui ar condicionado, garçons elegantes e um cardápio convidativo. No entanto, o ideal é que ao chegar no Parque reserve a sua mesa. Não fizemos!

Do lado do restaurante tem uma boa lanchonete com sanduíches já prontos e muito saborosos. Foi a nossa opção! Comemos nas mesinhas que ficam do lado de fora, como a maiorias dos turistas fazem e atenção!! Sempre atentos aos animais.

Hora de irmos para o Cabo da Boa Esperança. O nosso guia nos avisou que daria algumas horas no Cape Point e que estaria pontualmente no ônibus para nos levar para o Cabo da Boa Esperança. Caso alguém optasse por ir pela trilha nos encontraríamos já na placa: “Cabo da Boa Esperança, o lugar mais a sudoeste do continente africano”. A saída da trilha fica bem na frente do funicular e é toda sinalizada, com degraus, rampas e alguns precipícios. Não é longa e é bem tranquila de fazer.

Durante o percurso a flora é única e cheia de flores como a famosa Protea, símbolo da África do Sul. O Cabo da Boa Esperança foi e é até hoje importantíssimo para a história mundial. Descoberta em 1488 por Bartolomeu Dias, navegador português que estava tentando conseguir contornar o continente africano para chegar às Índias. Ele batizou a região de Cabo das Tormentas, nem precisa falar o porquê né!! No entanto o Rei João II decidiu renomear o nome para Cabo da Boa Esperança! Ele tinha razão, trouxe muitas esperanças para a humanidade.

Com isso a América foi descoberta em 1492 por Colombo e logo depois o Brasil também era descoberto pelos portugueses e passava a entrar no mapa mundial. Não tem com não dar uma emoçãozinha ao estar pisando solos tão famosos e importantes para o mundo. Lembrei das minhas aulas de história.

Não se estresse se não conseguir uma foto sozinho nessa placa tão famosa!! Com certeza você irá sair nas fotos de outros turistas também!! É invevitável! Agora iríamos iniciar nossa terceira parte do passeio. Iríamos em direção à Boulders Beach, a Praia dos Pinguins. O percurso até a praia é por uma rodovia lindíssima, vai margeando o mar e com alguns pontos de observação às baleias. Consegui até ver uma. Mas, não consegui fotografar!

Boulders Beach é uma cidadezinha bem pequena e que vive praticamente do turismo. Os pinguins estão em algumas regiões da África do Sul e a maior concentração está em Bouders Beach. Para entrar e andar pelas passarelas onde estão os pinguins se paga uma taxa de cerca de 25 reais.

É possível ver os pinguins durante todo o ano independente da estação. Em Setembro e Outubro eles ficam mais dentro do mar. É legal porque é possível ver o comportamento deles em seu habitat. O passeio é rápido algo em torno de 1 hora. Aproveite e tome um delicioso sorvete na rua principal. Vale a pena!

O QUE FAZER EM CAPE POINT E CABO DA BOA ESPERANÇA

  • Praia de Platboom
  • Cruz Da Gama
  • Chapman’s Peak Drive
  • Trilhas
  • Boulders Beach
  • Funicular
  • Farol Antigo
  • Trilha do Farol Novo
  • Restaurante Two Oceans
  • Lojinhas de lembranças
  • Fotos nas Placas
  • Cape Point
  • Cabo da Boa Esperança

QUANDO IR A CAPE POINT E CABO DA BOA ESPERANÇA

O Clima com certeza será de vento! Mesmo que esteja no verão com céus azul, leve um casaco. Fatalmente você encontrará muito vento.  É um local que é atípico. Mas, em qualquer época do ano é uma boa opção em ir visitá-lo.

ONDE SE HOSPEDAR EM CAPE POINT E CABO DA BOA ESPERANÇA

.Não ficamos hospedados na região. Fizemos um Bate e Volta e deu tudo certo. Saímos às 8:00 e chegamos às 17:00 horas na Cidade do Cabo. O nosso hotel era muito bem localizado e valeu a pena o custo-benefício. Fizemos muita coisa à pé e o escritório central do ônibus que fez a excursão era bem pertinho. Pagamos algo em torno de 300 reais na diária. O hotel é o Parliament Hotel. Um 3 estrelas muito bom com café da manhã. Faça suas reservas através do nosso blog no Booking.com. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias.

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para a África do Sul não é obrigatório. Mas, é falta de bom-senso viajar sem um seguro.  Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

 

 

 

.

 

7 comentários em “CAPE POINT E CABO DA BOA ESPERANÇA – África do Sul”

  1. Its like you read my mind! You appear to know so much about this, such as you wrote the book in it or something. I think that you simply could do with some percent to pressure the message home a bit, however other than that, that is great blog. A great read. I’ll certainly be back.

  2. Hello there! I know this is kind of off topic but I was wondering which blog platform are you using for this site? I’m getting sick and tired of WordPress because I’ve had problems with hackers and I’m looking at options for another platform. I would be great if you could point me in the direction of a good platform.

Deixe um comentário