MAR DA GALILÉIA – Israel

Mar da Galileia, aqui Jesus andou!

O mar da Galileia, também conhecido como mar de Tiberíades ou lago de Genesaré, é um extenso lago de água doce localizado no Distrito Norte de Israel. É o maior lago do país e tem comprimento máximo de cerca de 19 quilômetros e largura máxima de cerca de 13 km, sendo que sua área total abrange 166,7 km².

Para chegar até o Mar da Galileia, o ideal é ir até Tel-Aviv, saindo de São Paulo, o percurso é um pouco longo e não há voos diretos. A viagem tem duração de 13 horas com escalas em países da Europa. O aeroporto mais utilizado e importante de Israel é o Aeroporto Internacional de Ben Gurion. https://www.telaviv-airport.com/ depois o ideal é ir de carro, para poder apreciar seus vários pontos turísticos.

O principal  afluente do Mar da Galileia é o rio Jordão, que vem do monte Hérmon e de Cesareia de Filipe, e que é também o seu efluente, seguindo depois para o mar Morto. É considerado um mar isolado por não ter nenhuma ligação com outros mares ou oceanos. Tiberíades é a localidade principal nas margens do lago.

Grande parte do ministério de Jesus decorreu nas margens do Mar da Galileia. Naqueles tempos, havia uma faixa de povoamentos à volta do lago e muito comércio e transporte por barco.  Jesus recrutou quatro dos seus apóstolos às margens do Mar da Galileia: Pedro,Tiago André e  João.

Um famoso episódio evangélico, o Sermão da Montanha, teve lugar numa colina com vista para o lago e muitos dos milagres de Jesus também aconteceram aqui: caminhada pela água, acalmar uma tempestade, alimentar cinco mil pessoas e muitos outros. Ao ser despertado pelos discípulos, Jesus repreendeu o vento e a fúria da água. Foi no mar da Galileia que os discípulos de Jesus fizeram a conhecida pergunta: “Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?” (Lucas 8:22-25).

Acredita-se que no período do Novo Testamento ao menos nove cidades com mais de 10 mil habitantes estavam estabelecidas às margens do mar da Galileia. Dentre essas cidades, as que mais se destacavam eram Cafarnaum, Tiberíades e Betsaida-Júlia. De fato o mar da Galileia foi parte marcante na rota percorrida por Jesus durante seu ministério terreno. Nosso Senhor frequentemente estava nas redondezas daquele lago. Dos 33 milagres de Jesus,  registrados nos Evangelhos, pelo menos 18 foram realizados na região do mar da Galileia.

Em Cafarnaum, está a antiga sinagoga e a suposta casa de Pedro, o apóstolo.  Perto dali, está o museu Yigal Allon, onde se encontram os restos de um barco de pescadores com quase 2 mil anos de idade retirado do fundo do lago. É dali também que partem os barcos de turismos que fazem passeios pelas águas do mar da Galileia.

Além disso, em suas praias, ou mesmo de cima de um barco sobre suas águas, Jesus transmitiu muitos ensinamentos que hoje temos o prazer de ler através dos Evangelhos. Muitas de suas parábolas foram contadas nas proximidades do mar da Galileia. Estar nesse local é mesmo uma oportunidade única.

O QUE FAZER NO MAR DA GALILÉIA

  • Monte das Beatitudes
  • Bem Aventurança
  • Igreja da Primazia de Pedro
  • Igreja da Multiplicação dos Pães e Peixes
  • Barco da época de Jesus exposto no Kibutz Ginossar
  • Sítio arqueológico de Cafarnaum,
  • Sítio de Magdala,
  • Tiberíades, a maior cidade às margens do lago
  • Praias
  • Reserva Natural Beit Tsida
  • Águas termais de Hamat Gader

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para  Israel é obrigatório. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

Deixe um comentário