PARQUE NATURAL DO CARAÇA – Minas Gerais

Olá Viajantes,

Hoje vamos falar de um local que a muito gostaria de conhecer. Um local que une lazer, espiritualidade, natureza, cultura e muita caminhada. Com trilhas para todos os gostos. Está localizado na  Serra do Caraça que é o nome de um trecho da Serra do Espinhaço localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, sendo patrimônio de Catas Altas no estado de Minas Gerais, Brasil. Também dá nome ao antigo Colégio Caraça, onde importantes personalidades da história brasileira estudaram. Hoje, conhecido por Parque Natural do Caraça ou Complexo Santuário do Caraça é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, componente da APA Sul da RMBH e da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e do Espinhaço Sul, Patrimônio Cultural do Brasil, com tombamentos em nível federal, estadual e municipal.

SMLXL

 Portaria do Parque

 A Serra do Caraça tem a forma que lembra o rosto de um gigante deitado. As águas da bacia descem em belas cascatas das montanhas, como Cascatinha, Cascatona e Bocaina. Tais cascatas se abastecem dos ribeirão do Caraça, águas intensamente ferruginosas. Nas torneiras da Pousada do Caraça as águas saem com um tom levemente amarronzado.

SMLXL

 Placas indicativas e estamos quase lá

Sua origem é muito antiga. Na segunda metade do século XVIII, um senhor português, conhecido como Irmão Lourenço, instalou-se na Serra, tendo como objetivo a fundação de um eremitério (local afastado para estudos e reflexões), visando o fortalecimento da religião. Supõe-se que o misterioso religioso, fosse um refugiado político português ligado à famosa “Revolta dos Távoras”, tentativa de assassinato do rei D. José I de Portugal, reprimida a ferro e fogo pelo célebre Marquês de Pombal. Dizem que seus familiares foram todos assassinados e decapitados em Portugal.

SMLXL

 Uma das alas da Pousada, antigo dormitório dos alunos do Colégio do Caraça

Está localizado a 120km de Belo Horizonte, http://andiamoblogviagens.com.br/belo-horizonte-minas-gerais/ saída para João Monlevade e Vitória pela Br-262, virar a direita para Barão dos Cocais e Santa Bárbara. A entrada do Parque está no km 7 da estrada de Santa Bárbara, depois da portaria o Santuário está a 13 km de estrada asfaltada (60 km/h) e com vistas deslumbrantes. http://www.santuariodocaraca.com.br/

SMLXL

 Vista lateral da Igreja e o que restou do Colégio do Caraça

Em pouco tempo, Irmão Lourenço conseguiu com a ajuda do governo colonial, edificar um monastério e uma igreja concluída em 1779, bem como reunir em torno de si uma comunidade religiosa, depois de sua morte a herança de Lourenço ficou para o rei D. João VI.

SMLXL

 Vista frontal da Igreja

Vieram outros padres para administrar o  Caraça e destruíram o eremitério e construíram o Colégio do Caraça. Aqui começa a época de glória da Serra do Caraça. O Colégio se caracterizou por sua seriedade e disciplina. Tornou-se referência do ensino para a elite de todo o Brasil. Dois futuros presidentes da República estudaram no Caraça, que era em regime de internato: Afonso Pena e Artur Bernardes  e outros tantos ex-alunos se tornaram governadores de estado, senadores e deputados e altas autoridades eclesiásticas.

SMLXL

 Dentro da igreja

SMLXL

 Alunos na época do Colégio do Caraça

 A igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens é a primeira igreja neogótica do Brasil. Em 1881,  o colégio foi visitado pelo Imperador  Dom Pedro II e Dona Tereza Cristina, cujas impressões ainda podem ser vistas no Museu do Colégio. Outro fato interessante e até engraçado, o imperador escorregou em uma pedra e caiu sentado e ainda hoje está o registro do seu tombo. kkkk

SMLXL

 Cama que D. Pedro II e Dona Tereza Cristina dormiram

SMLXL

 Pedra que D. Pedro II caiu sentado e a data.

A igreja tem belos vitrais de procedência francesa e o órgão de tubos instalado por um padre que era marceneiro e músico. O Colégio funcionou até 1968, quando um incêndio destruiu parte das instalações destinadas aos alunos, causado por um fogareiro elétrico que um aluno esqueceu ligado. No lugar do prédio queimado está o museu, a biblioteca e as ruínas do colégio.

SMLXL

 A prova do incêndio e a data

SMLXL

 Parte das ruínas do Colégio do Caraça e uma das alas dos dormitórios, hoje funciona como pousada.

Depois que o Colégio foi queimado e lá se tornou um parque, os dormitórios onde os alunos dormiam foi transformado em quartos da pousada e hoje funciona juntamente ao parque do Caraça a Pousada do Caraça, que é bem em estilo da época. Os quartos estão com os mesmos móveis. Tem a opção de ficar em um quarto com banheiro compartilhado ou em quartos com banheiro privativo. Tudo é bem simples, mas quem quer luxo em um local tão lindo como esse.

SMLXL

 Entrada do museu do antigo colégio

Ficando hospedado, na diária está incluso: café da manhã, almoço e jantar. Tudo feito no fogão a lenha e comida típica mineira. O café da manhã é surreal, os hóspedes pegam os ovos que querem e fazem na chapa do fogão a lenha e derretem o queijo mineiro ou esquentam pães, etc. Tem muita variedade com pães caseiros, diferentes qualidades de bolos, roscas, pão de queijo, biscoito de queijo, café, leite e sucos. O almoço e jantar é servido em outro refeitório gigante a beira de outro fogão a lenha. Exclusivamente comida mineira. Uma delícia.

SMLXL

O Pico do Sol é o ponto mais alto – 2072m

Quem quiser passar o dia no Caraça é possível pagando 15,00 reais por pessoa. Entrada a partir das 8:00 horas até às 17:00 horas. Não é permitido picnic, mas tem lanchonete e caso queira almoçar o preço é 25:00 por pessoa.  Pensando bem, compensa ficar hospedado na Pousada e viver uma noite no Caraça.

SMLXL

 Parte da frente do Santuário

SMLXL

 Jardim em frente a igreja

O Parque Natural do Caraça está entre as Sete Maravilhas da Estrada Real e recebe em média, 70.000 visitantes por ano, dos quais pelo menos 17.500 são hóspedes em sua pousada. Isso faz com que o Parque seja uma das mais importantes e mais visitadas Unidades de Conservação do Estado de Minas Gerais. Representa 51% das Reservas Particulares do Estado.

SMLXL

 Jardim do lado da Igreja.

As trilhas do Parque são de distâncias longas e curtas. Com dificuldade média a forte. O ideal é ir com os guias do parque. Estes, são muito preparados e extremamente educados. A maioria deles estão no local a muitos anos e realmente gostam do que fazem. Impossível fazer todas no mesmo dia. São várias e requer muito tempo. Para quem já fez o Caminho de Santiago e Machu Picchu que é o nosso caso. Estávamos no Paraíso.

SMLXL

 Dê uma olhadinha nos percursos e dificuldades, lembre-se o tempo é só de ida.

SMLXL

 O Pico do Sol é muito alto não vá sozinho.

Estive em julho e estava muito frio. No quarto não tem aquecedor e nem ar condicionado, escurece bem rápido e não tem muito o que fazer. Apenas, um salão de jogos e televisão. Assim, que os que vem para passar o dia vão embora e ficam só os hóspedes, fica tudo bem silencioso. Todo mundo vai dormir cedo e levantam cedo também.

SMLXL

 Essa é a piscina natural, pensa numa água gelada!!

SMLXL

 Uma das Sete Maravilhas da Estrada Real

SMLXL

 Versículos da Bíblia em várias pedras do Parque

Uma das maiores atrações é a visita do Lobo-guará. Todas as noites, a melhor e precisa atração é a visita da família de lobos -guará que vive no local. Desde meados dos anos 1980, o então diretor do colégio costumava deixar, no pátio em frente à escadaria da igreja, restos de ossos do jantar; os lobos desde então fazem a sua primeira refeição da noite no adro da igreja, possibilitando registros de imagem e uma experiência única aos visitantes. Neste dia infelizmente eles estavam subindo as escadarias quando um cachorro latiu e eles assustaram. Fui dormir. Mas, fiquei sabendo que eles retornaram.

SMLXL

 Hóspedes aguardando a chegada dos lobos, no centro está a refeição dos ilustres convidados.

Na parte inferior da igreja tem as Catacumbas e alguns padres estão sepultados lá. Dei uma entradinha rápida. Não é muito a minha especialidade!! Aliás, sai bem depressa!!

SMLXL

 Catacumbas

De fato, todos se engrandecem com a visita ao Parque Natural do Caraça, pela corresponsabilidade ambiental, na preservação e pela proximidade de uns para com outros, a interação humano-afetiva entre os que visitam e entre aqueles que ficam hospedados na pousada, favorecem um ambiente humanizador.

SMLXL

 Eles tinham razão!!

SMLXL

 Bela vista (para quem chega) curva da saudade (para quem vai embora)  kkkkkkk

SMLXL

 Última foto!! Até breve Caraça. Amei!!!

Não deixe de fazer esta aventura! Visitar o Parque Natural do Caraça mudará sua vida e seus conceitos sobre turismo e lazer!! Se sobrar um tempinho e for sair por Belo Horizonte, não deixe de conhecer Inhotim, o maior Museu a céu aberto em arte contemporânea das Américas. http://andiamoblogviagens.com.br/inhotim-minas-gerais/

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem. 


Comparar

Qualquer dúvida entre em contato com a gente, será um prazer poder ajudar.
andiamoblogviagens@gmail.com
Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog
 

Por favor, reserve suas diária no Booking.com. através do nosso blog, onde você  encontrará excelentes ofertas e nos ajudará a divulgar o nosso Blog.



Booking.com

 

13 comentários em “PARQUE NATURAL DO CARAÇA – Minas Gerais”

  1. I just want to mention I’m beginner to weblog and really enjoyed this website. Almost certainly I’m want to bookmark your website . You really have wonderful articles. Thanks for sharing your web site.

  2. I just want to tell you that I’m very new to blogging and absolutely loved this blog site. Most likely I’m going to bookmark your website . You actually have good article content. Bless you for sharing your web-site.

  3. I absolutely love your blog and find many of your post’s to be just what I’m looking for. Would you offer guest writers to write content for yourself? I wouldn’t mind writing a post or elaborating on some of the subjects you write regarding here. Again, awesome blog!

Deixe um comentário