MONTE VERDE EM 2 DIAS – Minas Gerais

Monte Verde,

Um distrito ao sul de Minas Gerais e a 170 km de São Paulo. Atrai muitos turistas pela variada gastronomia, esportes radicais, de aventura e em sintonia com a natureza. Com clima excelente e ambiente acolhedor.  Localizada na Serra da Mantiqueira, é um casamento perfeito para casais apaixonados e amantes da natureza. A cidade é um charme só!!

Apesar de Monte verde possuir um aeroporto, a cidade não recebe voos comerciais. Portanto, a melhor opção é mesmo o carro. Caso vá de avião terá que desembarcar nos aeroportos de São Paulo e seguir viagem de carro. Esse foi o nosso caso.

Caso opte por alugar um carro, para andar pela cidade, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção.

Posso garantir que a estrada de São Paulo a Monte Verde é linda! Passa por montanhas, mirantes e uma pequena cidade, Camanducaia que é bem típica do interior, com igreja da Matriz na Praça e gente acolhedora.

É só seguir pela Via Dutra  até Guarulhos, depois  pegar a Rodovia Fernão Dias até Camanducaia, de onde deve seguir por 30km até Monte Verde. São os kms mais bonitos da viagem. A pista é única, mas bem sinalizada e com boa pavimentação.

A cidade é ideal  para passar um fim de semana ou um feriado e de preferência bem acompanhado. O percurso dura menos de 3 horas e concorre com Campos do Jordão em estilo de viagem, mas bem menor, porem   com mais atrativos na região e com os encantos do jeitinho mineiro.

A história da cidade é baseada na figura de um imigrante da Letônia que veio para o Brasil em 1913. Morava no interior do estado de São Paulo e em sua Lua de Mel em Campos do Jordão, teve uma brilhante ideia de viver com a amada na Serra da Mantiqueira. Comprou uma fazenda e trouxe os amigos para viverem em Camanducaia.

Depois de ser um dos responsáveis pelo que Monte Verde é hoje, Verner Grinberg resolveu trocar o nome do distrito de Campos do Jaguari, para  Monte Verde, que é a tradução de seu próprio sobrenome em alemão (Grin = verde + berg = monte). Lindo né!!

Durante o dia, os turistas se esbanjam com a  natureza, entre trilhas e mirantes sensacionais. Os mais famosos são o da Pedra Redonda e da Pedra Partida. Sem falar nas aventuras em tirolesa, arvorismo, cavalgada, escalada e passeios de quadriciclo.

Já no final da tarde, os turistas retornam para as ruas em busca dos atrativos como, cervejarias, foundue, comida italiana e mineira. A cidade é repleta de esquilos. Não encontrei nenhum, mas o símbolo da cidade é o famoso bichinho. A avenida Monte Verde é o ponto principal da cidade e onde está concentrado o comercio.

A principal atração à noite  é circular pela sua rua principal. Na avenida concentra todos os restaurantes, lojas e serviços de Monte Verde. Os turistas em época de temporada se aglomeram por ela. Toda decorada com flores e belas casas em estilo europeu, dando um toque todo especial a cidade.

Não deixe de ir na Galeria Suíça, no Shopping Center Celeiro, na Vila Europa e Vila Germânica. São lojinhas bem transadas e com bons produtos, principalmente chocolate, roupas de frio, cachaçarias e cervejas artesanais.

Uma fantástica galeria situada no inicio da avenida principal, a Galeria das Flores, nessa galeria se encontra uma das melhores casas de chá de Monte verde, Piparkukas, onde se é possível experimentar a  melhor cuca de maçã. Com recheio suculento de maçãs e amêndoas e uma crosta crocante deliciosa.  Na galeria ainda tem  algumas lojas, um café e alguns chalés. A galeria é voltada para o tema flores.

Estar em Monte Verde é fatal dar de frente com esse enorme doce de abóbora, que dizem ser o maior do mundo com 700 kg. Sendo ou não, no Empório Alminas é possível encontrar os maravilhosos doces da roça, com somente 18% de açúcar. Uma delícia!

Outro produto que adoça a nossa vida nas manhãs e está em Monte Verde, é a fábrica de Geleias Edelweiss. Considerada uma das melhores do Brasil, o proprietário é um espanhol que não gosta de doce, mas que descobriu a formula dessa geleia. O segredo está em uma geleia com 30% menos açúcar que as tradicionais e ainda contém pedaços de frutas. A loja fica no centro de Monte Verde, na Galeria Suíça.

Outro local imperdível e que quase não encontramos no Brasil  é a Azulejaria Mazal de nível internacional. Com criação própria em vitrais contemporâneos, Tifany e Gótico. Sem falar nas belíssimas peças.

Degustar cervejas artesanais, cachaças e licores faz parte do roteiro da cidade. Existem vários estabelecimentos nesta área. Fica difícil escolher.

Na Galeria Suíça e no Shopping Center Celeiro existem excelentes cervejarias. Em uma delas a Arsenal da Cerveja, são mais de 200 rótulos, entre nacionais e importadas. Claro que estando lá, não custa prestigiar as cervejas locais, como a Belorizontina. Sem falar os lindos pacotes de presentes que se pode adquirir e levar para os parentes e amigos.

As cachaças e licores são de sabores inusitados. Tipo banana, melão, maracujá, gengibre, danoninho, milho, quentão e outros tantos.

Os restaurantes de Monte Verde estão preparados para receber turistas de todos os gostos, dos mais simples aos mais exigentes. Com grande variedade do sistema de Rodízio de Fondue. A pessoa paga um preço fixo e pode degustar todos os tipos da casa, inclusive os de chocolate.

Felizmente os preços já estão estampados nas portas dos restaurante. Caso  não queira optar pelo rodízio é possível escolher um tipo específico. Nos finais de semana e feriados, geralmente tem som ao vivo, mantas para aquecer e até fogareiro nos dias mais frios.

Para quem procura comida italiana e bastante artesanal, vale apostar no Little Italy.  A proposta são pratos artesanais, preparados na hora do pedido, com opções como polentas, massas, risotos e o famoso macarrão feito dentro da peça de queijo. Fica na Avenida Monte Verde.

Um dos restaurantes mais imponentes, mas que requer ir de carro, pois está localizado a 1660 metros de altitude, bem no alto da Serra da Mantiqueira , Di Venetto Ristoranti. Edificado num dos pontos mais altos de Minas Gerais, o restaurante oferece uma vista única da região da Serra da Mantiqueira um cardápio especialmente elaborado, gastronomia de excelência e uma requintada carta de vinhos, um lugar único.

Hoje os turistas paulistanos e de outras regiões do Brasil, procuram Monte Verde em busca do clima, comida boa e romantismo. Concorrendo com Campos do Jordão, mas vale lembrar que os preços são mais baixos e mais tranquilo. Para aquecer o clima frio da região muitos apreciam o vinho quente. Uma boa dica para o inverno.

Mas,como a cidade é repleta de passeios de aventuras, não deixe de organizar um passeio com alguma das várias agências da cidade. Tem muito o que fazer, com opções de dificuldades de nível leve à intenso. Uma das formas de ver todos os picos de Monte Verde é através do mirante do aeroporto local. O aeroporto fica a 1600 metros de altitude e é considerado o mais alto do Brasil. Só recebe pequenos aviões.

Na Avenida Monte Verde, logo pela manhã as agências já ficam prontas para receber os turistas. Os guias são muito simpáticos e tem o jeitinho especial dos mineiros.

Os passeios de Jeep, são uns dos mais procurados. Não fizemos por falta de tempo. Eles ficam logo no início da Avenida Monte Verde. Pela manhã eles chegam e vão estacionando chamando a atenção dos turistas. Para fazer as trilhas a pé, basta se dirigir para a Caixa d’Água, ao final da Avenida das Montanhas. Tudo bem sinalizado e seguro.

O QUE FAZER EM MONTE VERDE

  • Pedra Partida
  • Mirante do aeroporto
  • Cachoeira dos Pretos
  • Trilha do Pinheiro Velho
  • Pedra Redonda
  • Chapéu do Bispo
  • Trilha do Platô
  • Pico do Selado
  • Escola de Falcoaria
  • Orquidário
  • Fábrica de chocolate
  • Nascente do Rio Piracicaba
  • Cervejarias do centro
  • Igreja São Francisco de Assis

ONDE SE HOSPEDAR EM MONTE VERDE

Ficamos hospedados no Ninho do Falcão Hotel, alguns quartos possuem lareira, uma vista maravilhosa da Serra da Mantiqueira, café da manhã mineiro, piscina, boa localização e pagamos um preço bem camarada pelo custo-benefício.


Booking.com

Faça suas reservas através do nosso site no Booking.com e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias e ainda poderá encontrar excelentes ofertas.

Enfim, chegou a hora de partir! Com certeza ficou o gostinho de “quero mais” um local que merece mais dias para aproveitar melhor a natureza e os esportes de aventura da região.

QUANDO IR A MONTE VERDE

Um destino que atende a todos os gostos e que tem o seu charme em todas as estações. Quando o clima está mais quente e seco, os esportes de aventura é a atração. Já nas estações mais frias, alem dos bons restaurantes com música ao vivo, a deliciosa comida e os passeios românticos são as atrações. No inverno, fique atento para fazer as reservas com antecedência. Nessa época o Festival de Inverno de Monte Verde atrai muitos turistas.

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

No site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem. 

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

 

 

 

3 comentários em “MONTE VERDE EM 2 DIAS – Minas Gerais”

  1. naturally like your web site however you have to check the spelling on several of your posts. Many of them are rife with spelling problems and I in finding it very bothersome to inform the reality however I’ll certainly come back again.

Deixe um comentário