PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES – Maranhão

Ola Viajantes,

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma área protegida na costa atlântica norte do Brasil. É conhecido pela sua vasta paisagem desértica de grandes dunas de areia branca e pelas lagoas sazonais de água da chuva.

A Lagoa Azul e a Lagoa Bonita são duas das maiores lagoas. O ecossistema diversificado do parque inclui pântanos de mangais. As cidades vizinhas de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão servem de porta de entrada para o parque. http://www.icmbio.gov.br/parnalencoismaranhenses

Chegamos no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vindo de São Luís. Adquirimos um pacote em promoção pela ViajaNet, que valeu muito a pena. Nele já estava tudo incluso: passagens, hotéis e transfers. https://www.viajanet.com.br/

Depois de ficarmos 1 dia em São Luís, saímos bem cedo para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Nosso transfer foi feito pela empresa Mundo Gekos e deu tudo certo. http://gekos.com.br/ dê uma olhadinha no post sobre São Luís e veja como vale à pena fazer um city tour pela cidade: SÃO LUIZ – Maranhão

Chegamos por volta de 13:00 horas em Barreirinhas, cidade base para visitar os Lençóis. Reservamos o resto da tarde para conhecer o centrinho de Barreirinhas e descansar.  Depois fomos conhecer a bela Avenida Beira Rio, a parte mais turística da cidade, onde estão os restaurantes e de onde saem os passeios de barco. No outro dia saímos para fazer nosso primeiro passeio.

O transfer para os Lençóis é feito em umas camionetes 4×4, não é permitido adentrar ao Parque de carro próprio. Chegando no porto, todos devem descer da camionete e fazer a travessia em uma balsa. Tudo é bem primitivo e uma dica, despreenda-se de luxos!!

A travessia é bem rápida e o rio Preguiça é limpo e calmo. O calor na região é intenso, mas durante a travessia se sente a brisa do rio.

Para garantir a segurança do visitante e do meio ambiente, existem várias normas a serem respeitadas:

  • Os serviços de transporte de visitantes, apenas por veículos e condutores credenciados
  • Não é permitido adentrar ao parque em carros particulares
  • É proibido venda e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas
  • É proibido o trânsito de veículo motorizado sobre o campo de dunas livre.
  • É proibido fazer fogueiras, ascender churrasqueiras ou fogareiro.
  • • É proibido a entrada de animais domésticos.
  • • É proibido entrar no Parque Nacional em quadriciclos, motos, bugres, bem como realizar enduros e/ou rallys.

Portanto, se você é do tipo que gosta de andar em seu próprio carro, saiba que não o utilizará no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Se assim mesmo quiser fazer uma locação para realizar os percursos entre cidades, utilize o site: www.rentcars.com

Assim que subimos novamente na camionete, adentramos ao parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, onde seguimos por 12 km de trilhas de areia e pequenas pontes, até chegar às grandes dunas dos Lençóis.

A ponte sobre o rio do Credo é bem estreita e só permite um carro por vez. Mas, quem está com pressa nesse ambiente.

Assim que chegamos já tinham várias camionetes estacionadas. Descemos e lá fomos nós à pé em um sol escaldante. Uma surpresa! Não faz calor, pois venta bastante e daí a necessidade de muito filtro solar.

Nosso guia dá algumas orientações de segurança, como levar água, usar protetor solar, não perde-lo de vista e todos descalços. As chinelas já ficam na camionete. kkkkk A descida inicial é bem íngreme, pessoas com dificuldades de locomoção não fazem esse percurso e é possível fazer uma outra rota. A primeira é a Lagoa da Preguiça. Não tem quem não resista!!

O passeio tem duração média de 04 horas, portanto, leve também um lanchinho, lembrando que o lixo deve voltar na sua sacola. A região dos Lençóis Maranhenses fica a 02º da linha do equador e por isso apresenta alta incidência de raios solares durante todo o ano. Mesmo não sentindo o calor do sol na pele, previna-se!!

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino perfeito para aqueles que buscam aventura e contemplação da natureza!! Caminhar sobre suas dunas, que é a maior área do Brasil, se refrescar em lagoas de águas cristalinas e acreditem!! Mornas! e o mais lindo observar o pôr do sol que é lindíssimo é uma experiência para toda a vida.

As lagoas são lindas!! A medida que se vai andando e se refrescando em cada uma delas a paixão por esse lugar vai aumentando. Os guias estipulam o tempo necessário em cada uma delas. A água é de uma temperatura maravilhosa!! .

O cirucuito da Lagoa Azul, trata-se do atrativo mais visitado da Unidade de Conservação.  Ao longo do trajeto o visitante poderá visitar a lagoa da Preguiça, lagoa da Esmeralda, lagoa Azul e a lagoa do Peixe. A única  que se mantém com água ao longo de todo o ano.

A Lagoa da Esmeralda tem um tom mais esverdeado e é uma lagoa que faz parte de um rio.

O Circuito da Lagoa Bonita, localizada a 15 km de Barreirinhas, apresenta grau médio de dificuldade de acesso. Após a subida o visitante percorre algumas centenas de metros até a lagoa Bonita. Neste atrativo é possível visitar também a lagoa do Clone, batizada com este nome pois foi onde foram gravadas cenas da novela ‘O Clone’ da Rede Globo.
Fazer os dois Circuitos no mesmo dia é possível, mas muito cansativo. O ideal é fazer em dias separados. Preferencialmente na parte da tarde, pois encerrará no horário do pô do sol, que lhe dará belíssimas fotos. 

 

Um dos melhores atrativos do Parque é um passeio primitivo.  As caminhadas, que chegam a durar 5 dias, são realizadas pela praia e pelas dunas, com banhos nas lagoas para refrescar. As pernoites são realizadas nas comunidades, sendo uma ótima experiência de interação com a população tradicional.

Conforme a estação seca vai se firmando, as lagoas passam a secar devido a ação do sol e do vento. Neste período as lagoas não estão tão cheias mas possibilitam ainda a oportunidade de recreação na água, só que limitada.

A paisagem do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses começa a mudar, as lagoas diminuem de tamanho e profundidade e aumenta a presença de algas e vegetação aquática.
No início do período chuvoso as lagoas ficam com nível médio enquanto enchem, entretanto nesta época chove forte quase que diariamente.

Depois de caminharmos cerca de 2 km, por lagoas e dunas, hora de voltarmos e completarmos o pôr do sol. Que digamos!! Parece ser o mais lindo do mundo! No nosso caso fomos um prejudicados por aparecer algumas nuvens. Mesmo assim, foi lindo!!

Faça as suas reservas pelo Booking.com através do nosso blog e nos ajude na divulgação,isso não acarretará nada a mais em suas diárias. Ficamos hospedados na Pousada Solar das Gaivotas. Ficamos 3 noites. Muito agradável, porém distante do centro. Não tem Uber na cidade. Fomos à pé um dia para o centro. Um calor terrível e não é seguro. O táxi cobra 20 reais por percurso. Um roubo! 40 reais ida e volta. Procure se hospedar próximo à Avenida Beira Rio, que é onde tudo acontece na cidade

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR O PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES

Para visitar os Lençóis Maranhenses é preciso estar atento à temporada de chuvas. É nesse período que as lagoas enchem e a paisagem ganha os famosos contornos com milhares de piscinas de água doce em meio às dunas. A temporada de chuva costuma acontecer de janeiro a junho. Para quem deseja viajar no auge da cheia, o ideal é ir nos meses de abril e maio. Mas, a melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses é de maio a agosto, quando as chuvas já passaram e encheram as lagoas. Conforme o período seco avança as lagoas secam pouco a pouco, chegando em novembro com o nível bem baixo

O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES

 

  • Assista a um pôr do sol nas dunas
  • Vá ao máximo de lagoas
  • Circuito Lagoa Bonita
  • Circuito Lagoa Azul
  • Pequenos Lençóis
  • Sobrevoo pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses]
  • Aulas de kitesurfe na praia
  • Passeio pelo Rio Preguiça
  • Boiacross
  • Passeio de Lancha

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

No site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

5 comentários em “PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES – Maranhão”

  1. Howdy! This is kind of off topic but I need some guidance from an established blog. Is it difficult to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty fast. I’m thinking about making my own but I’m not sure where to start. Do you have any tips or suggestions? With thanks

Deixe um comentário