BASSETERRE – ST. KITTS E NEVIS

Basseterre,

É a capital de São Cristovão e Nevis ou St. Kitts e Nevis.  Com aproximadamente 14 000 habitantes a cidade encontra-se situada na ilha de São Cristovão, no Mar do Caribe. Possui um dos principais portos comerciais das ilhas caribenhas. Basseterre foi fundada pelos franceses em 1627. A cidade assim como todo o país sofreu drasticamente a  fúria da natureza por diversas vezes.  A história diz que o ano de 1876 foi o mais catastrófico, alem dos furacões e terremotos sofreu um grande incêndio que destruiu praticamente toda a cidade.

Chegamos na cidade pelo porto, estávamos em um cruzeiro pelo Caribe no navio Celebrity Summit. Veja tudo aqui no blog sobre este maravilhoso navio: http://andiamoblogviagens.com.br/celebrity-summit-caribe/

Não há voos diretos do Brasil para St. Kitts e Nevis, porém, é possível fazer o roteiro via EUA, Panamá ou alguma outra ilha da América Central. Quem for via EUA  precisa ter visto americano. É necessário se vacinar e ter o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela. Cada ilha tem seu aeroporto, porem o mais usado e maior é o de Basseterre.  O Robert L. Bradshaw International Airport.

Para circular entre as ilhas, a melhor maneira é ir de ferry. Não fomos a Neris, o tempo seria curto e as principais atrações estão na ilha de São Cristóvão.  Existem Micro ônibus que os moradores utilizam para circular pela ilha. Outra opção é o trem, que é uma linha turística, a St Kitts Scenic Railway.

Essa estrada de trem foi construída pra transportar cana de açúcar a muitos anos atrás. Tínhamos a opção de comprar o ticket do trem ainda dentro do navio. Mas, acabamos desistindo. Queríamos conhecer o centro histórico de Basseterre e ir para alguma praia.

Ainda tem os Ferries, que fica localizado bem pertinho do port. É possível ir a Charlestown, capital de Neris de Ferry. Mas, se prepare para sacolejar por 45 minutos. Alem da passagem tem que pagar uma taxa portuária. Desistimos!!

Caso opte em andar de carro, lembre-se que a mão é a inglesa. Prefira locar pela Rentcars, através do nosso blog. Você encontrará excelentes preços e não pagara IOF, já que poderá pagar ainda no Brasil.

Outra opção bem interessante e típica das ilhas do Caribe é esse charmoso caminhão. Bem colorido e que circula pelos pontos turísticos e principalmente para as praias. São Kitts não é diferente e assim que desembarcamos encontramos vários.

O porto de Basseterre tem localização bem central e é bem agitado, cheio de lojas de grandes marcas, souvenirs, drinks, artesanatos. Tudo muito organizado e limpo. Nessa região já é possível fazer uma negociação de passeios. Bem mais baratos que os do cruzeiro.

Basseterre vive  dos turistas que chega  principalmento dos navios de cruzeiros que atracam no Porto Zanté. Os aviões também sempre estão lotados de turistas, mas em bem menos quantidade que nos cruzeiros.

St. Kitts e Nevis tem um ritmo caribenho especial, um povo alegre e hospitaleiro. Não tem sinal de trânsito em suas ruas. St Kitts e Nevis é considerado o menor país das Américas e  a menor ilha do Caribe e com a menor população.

Assim que desembarcamos fizemos um apanhado dos valores dos passeios e resolvemos que iríamos andar por conta própria e depois iríamos de táxi para a praia.

Logo em frente às lojas do porto está o Museu Nacional, onde retrata a história do país. Desde o século XVII o nome da ilha é documentado como San Cristóbal, depois apelidaram de St. Christopher’s Island, posteriormente Kitt e finalmente, Saint Kitts.

A cultura de St. Kitts  é rica  e pode ser observado nas  ruas, pelas apresentações de soca ou reggae. Em Junho é realizado na cidade uma grande festival de música que atrai muitos turistas, principalmente por não ser época de furacões.

Quem não quiser andar pelas ruas de Basseterre, pode simplesmente ficar em um dos bares do porto tomando um drink usufruindo até de uma piscina. Existem alguns com todo esse conforto.

As Ilhas do Caribe e St. Kitts é famosa pela produção de Rum e Bacardi. Eles estão por todos os lados e de vários sabores. Dizem que com bons descontos. Comprei alguns para presente, no aeroporto de San Juan e posteriormente comparei os preços e realmente é bem mais em conta que nas lojas do Brasil.

Mesmo não sendo apreciadora da bebida, fiz um Free Tasting. A oferta é enorme e agrada à todos os gostos. Os coquetéis são bem elaborados e  coloridos.

Para ir até S. Frigate Bay, que é a praia que escolhemos conhecer, o taxi  nos cobrou 20 dólares. Eles já combinam caso o cliente queira a ida e volta. Combinando previamente o horário de retorno. Como ainda iriamos ao centrinho, deixamos para pegar um táxi de lá e seguimos nosso passeio a pé.

O Circo ou Circus, uma peça  de bronze esverdeado, está em uma rotatória quase em frente à entrada do Porto. Lembra o Piccadilly de Londres. Com  um belo relógio, Clock Berkeley nos quatro canto do monumento. Geralmente os turistas passam despercebido.

Seguindo as indicações de um mapinha que pegamos assim que desembarcamos, fomos para  o coração da cidade, a Praça da Independência. Um local que é o centro administrativo, comercial e social da cidade.  Construída em 1790 e era onde ocorriam leilões de escravos, a praça é agora um símbolo da independência das ilhas da Grã-Bretanha.

A Catedral Immaculate Conception fica nesta praça e está totalmente conservada e muito bonita. Essa igreja é a co-catedral de Basseterre em St. Kitts. Seu interior é simples e bonito.

Do lado da igreja está a casa pastoral, que é uma casa linda e bem cuidada. Ela é uma cópia fiel da arquitetura local.

Virando à esquerda na Praça da Independência em direção à outra igreja famosíssima no Caribe, nos deparamos com essa simples e bonita igreja Metodista.  O Cristianismo, principalmente o Protestantismo, é a religião principal do país.

Na mesma rua está o estádio da cidade. A maior estrela do esporte no país, Kim Collins, nasceu em St. Kitts. Ele é famoso na região, pois foi o primeiro a disputar uma final olímpica. Tem até uma estrada com seu nome. Alem do Atletismo o país tem muitos jogadores de críquete, herança da Grâ-bretanha.

Finalmente chegamos no ponto alto do nosso passeio. Valeu a pena! A Igreja  Anglicana de San George. A primeira igreja foi construída em 1670 por colonos franceses. A construção atual foi terminada em 1859.

A torre é alta e muito bonita. Fazer uma foto sozinho é quase impossível, sempre tem algum turista admirando sua arquitetura.

Com toda a sua imponência, por dentro ela é simples e clara. Muito limpa e conservada. A entrada é gratuita e fica aberta o dia inteiro.

O Calor na cidade é um convite à passear pelas praias de St. Kitts. Não tem o azul de outras praias do Caribe, mas nem por isso perde sua beleza. Nossa opção foi pela mais famosa, Frigate Bay. Uma praia muito aconchegante de águas calmas e mornas. Fomos e voltamos de táxi. A moeda oficial de St Kitts e Nevis é o Dólar do Caribe Oriental. Mas, eles aceitam o dólar americano.

Nevis também conta com inúmeros atrativos naturais e históricos. Sua capital, Charlestown, possui um conjunto de edifícios coloniais preservados. Não tivemos a oportunidade de conhecer. Seriam 45 minutos de travessia por Ferry boat. Possui um terço da quantidade de habitantes em relação a St. Kitts. Mesmo assim está em busca de sua independência.

A natureza da  ilha de St. Kitts conta com uma rica variedade de espécies de aves e pássaros. Encontramos alguns turistas especialistas em fotografar pássaros e estavam bem animados com as possibilidades que encontrariam. Nos disseram que a ilha possui várias lagoas com diferentes tipos de pássaros. Ora de partir!! Nosso navio já nos espera. Foi um dia maravilhoso e com certeza sentiremos saudades.

O QUE FAZER EM BASSETERRE

  • South Friars Bay
  • South Frigate
  • Banana Bay
  • Dieppe Bay
  • Sandy Bank Bay
  • Cockleshell Bay
  • Half Moon Bay
  • Frigate Bay,
  • Fortaleza de Brimstone Hill
  • Edifício do tesouro
  • Praça da Independência
  • Igreja Anglicana de S. George
  • Igreja Imaculada Conceição
  • Monte Liamuiga

QUANDO VISITAR ST. KITTS E NERIS

St Kitts e Neris tem praticamente duas estações: a seca e a úmida. Os turistas apreciam mais a época da seca e é considerada de alta temporada, vai de Dezembro a Abril. As das chuvas é de Maio a Novembro. Infelizmente essas ilhas ficam na rota dos furacões. Melhor evitar os meses de Agosto até Novembro.

ONDE SE HOSPEDAR EM ST. KITTS

St. Kitts abriga a capital Basseterre  e é pra onde os hotéis se estabeleceram.  Faça as suas reservas pelo Booking.com através do nosso site. Isso não acarretará nada à mais em suas diárias e nos ajudará na divulgação.

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

6 comentários em “BASSETERRE – ST. KITTS E NEVIS”

  1. Magnificent beat ! I wish to apprentice while you amend your site, how could i subscribe for a blog website? The account aided me a acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided bright clear concept

Deixe um comentário