CAPE TOWN – África do Sul

Olá Viajantes,

A Cidade do Cabo, ou Cape Town é localizada na África do Sul e é a capital legislativa do país, onde o Parlamento Nacional e vários escritórios governamentais estão localizados. É um importante polo comercial e industrial, tendo um dos principais portos do país. Com cerca de 4 milhões de habitantes é uma das cidades mais visitadas da África do Sul.

Cape Town possui vários atrativos e o ideal são no mínimo 5 dias para conhecer e aproveitar tudo que a cidade e a região ao redor lhe pode oferecer. Independentemente do tempo que ficará na cidade, um ponto turístico que não pode deixar de ir é subir a Table Mountain, um dos símbolos do país.

Chegamos na África do Sul em Joanesburgo, onde fizemos conexão para Cape Town. Voamos de Guarulhos pela Latan. Para deixar o Aeroporto Internacional de Cape Town, existem várias opções: serviço de ônibus, táxi, transfer e Uber. Utilizamos este último, aproveitamos o wi-fi do aeroporto. Tem um estacionamento próprio para os motoristas de Uber ficarem. O aeroporto está a 20 km do centro e saiu bem baratinho.

Se sua opção  for alugar um carro, faça a reserva ainda no Brasil pela Rentcars e economize o IOF, pagando no cartão de crédito. Faça a carteira de habilitação internacional antes de viajar e, se possível, alugue também um GPS, para facilitar o deslocamento. Lembramos que na Cidade do Cabo o trânsito e os carros funcionam na mão inglesa, o que acaba exigindo um pouco mais de atenção no trânsito para os brasileiros.

 

Brasileiros que viajam a turismo por até 90 dias não precisam de visto, basta apresentar o passaporte com validade. No entanto é obrigatório apresentar o Certificado Internacional de Vacinação, ainda no embarque no Brasil. A vacina contra febre amarela deve ser tomada pelo  menos dez dias antes da viagem. No nosso caso esqueci em casa. Felizmente, no Aeroporto de Guarulhos tem um posto da Anvisa que pelo seu CPF, emite outra Carteira na hora. Fique atento!!

Assim que deixamos nossas bagagens no hotel, fomos conhecer o centro da cidade. Pegamos um mapa na recepção e lá fomos nós. O Parlamento era bem pertinho, um prédio bem bonito e conservado, de lá seguimos para a antiga praça administrativa da cidade. Onde estão vários prédios governamentais e o Castelo da Boa Esperança.

O Castelo da Boa Esperança ou Castle of Good Hope é o prédio mais antigo da África do Sul. Construído entre 1666 e 1679, lá dentro tem uma prisão e um jardim muito bonito. Já foi a sede administrativa da cidade. Atualmente, abriga um museu e é sede das forças militares. O site é: http://www.castleofgoodhope.co.za/

O centro da cidade é um lugar que deve ser visitado e durante o dia ficam vários seguranças com um colete verde. É bem movimentado e possui muitos restaurantes, feiras e um comércio efervescente. Não é muito seguro e deve tomar os mesmos cuidados que devemos ter aqui no Brasil.

No outro dia o objetivo seria ir à Mountain Table, o cartão postal da cidade. Não existe metrô em Cape Town, os ônibus seria muita perda de tempo, optamos pelo ônibus turístico Hop-on hop-off da City Sightseeing Cape Town e que valeu muito à pena!  O escritório principal fica na Long Street, que é uma avenida bem conhecida e movimentada da cidade.

Fomos a pé do nosso hotel até o escritório do ônibus de turismo. No caminho passamos por vários pontos interessantes. Mas, um que nos chamou atenção, a Catedral de São Jorge. Um dos templos religiosos mais importantes de Cape Town. Seu estilo gótico chama a atenção. Na área interna possui enormes vitrais coloridos e um pé direito bem alto. Entrada é gratuíta.

Chegando no escritório do City Sightseeing Cape Town, que está localizado na Long Street número 81, fomos negociar e ver quais as melhores opções, a  moeda oficial do país é o rand, que equivale mais ou menos a um terço do nosso dinheiro. Pagamos no cartão de crédito.

  • Classic que é o city tour de 1 dia – 245 Rand
  • Premiun city tour de 2 dias – 320 Rand
  • Sunset Bus – 160 Rand
  • Table Mountain Cable Car – 360 Rand
  • Two Oceans Aquarium – 170 Rand
  • Free Walking Tour – Grátis
  • Helicopter Flight – 2050 Rand
  • Canal Cruise – 60 Rand
  • Wine Tour e Tastings – 580 Rand
  • Cape Point e Penguins – 460 Rand
  • Wine Tram – 580 Rand

Compramos o Wine Tour, Cape Point que juntos dava um bom desconto e o Citytour. Valeu cada centavo. Tudo muito prático e não tivemos que nos preocupar com dirigir, estacionamento, etc.

Nossa primeira parada antes de ir para a Mountain Table, foi o Two Oceans Aquarium, o lugar reúne mais de cinco mil espécies de animais, entre eles muitos peixes, pinguins, moluscos e tubarões. O lugar é  lindo e agrada todas as idades. As crianças ficam fascinadas.

Dizem que no horário da alimentação dos animais é ainda melhor. Não deu para esperar. Não pagamos nada porque tínhamos o direito de entrar grátis em 3 atrações. Isso porque compramos o city tour do City Sightseeing. O site é:http://www.aquarium.co.za/

A Table Mountain tem pouco mais de 1.000m de altura e cerca de 3km extensão. Ela foi considerada uma das sete novas maravilhas do mundo e pode ser vista de diversas áreas da cidade. A subida pode ser feita de duas formas: através das trilhas e pelo bondinho.Quem tem o City Sightseeing, não fica na fila e já fica na porta da entrada.

Não tivemos sorte com o tempo, logo ficou nublado, desta forma a visão lá de cima ficou prejudicada.  No entanto,deu para andar lá em cima, que é plano e cheio de trilhas, um bom restaurante, lojinhas de souvenirs e vários mirantes.

        

Lá em cima venta muito e a qualquer momento o teleférico é interditado por segurança. Antes de ir verifique os horários de funcionamento, ele varia de acordo ao clima e a estação: O site é: https://www.tablemountain.net/

Alem da Table Mountain tem outras formações rochosas que chamam a atenção, como a Lion’s Head. O pico, que ultrapassa os 650m acima do nível do mar, pode ser observado de diferentes áreas.

Os Doze Apóstolos, ou Twelve Apostles, interessante que tem 17 picos. São uma formação rochosa da Table Mountain. É mais bonita ainda quando é observado de Camps Bay.  Quem visita a praia quase não entra no mar, pois as águas são bem geladas.

O bairro de Clifton é um dos mais caros da cidade. A região é protegida pelas formações rochosas e tem menos vento.  São quatro praias divididas por pedras, cada uma com características distintas: surfisas, público tranquilo,gays e a que é da rapaziada.

Green Point é um bairro residencial e que fica na frente do mar, mas não tem faixa de areia. Nele está localizado o Estádio da Cidade do Cabo, utilizado nos jogos da Copa do Mundo de 2010.  Há um calçadão para caminhadas e uma grande área gramada Um dos símbolos de Green Point é seu farol, construído, inicialmente, em 1824.

Já na área do Waterfront, que é o bairro onde tem vários restaurantes, shoppings, feiras de artesanato e produtos típicos, parque de diversão e é por onde saem os passeios de barco. Tem um passeio muito charmoso  pelos canais. Ver a cidade por um ângulo diferente é bem interessante.

Caso queira fazer um passeio de barco, recomendamos ir ao Waterfront durante o dia, assim você poderá consultar os vendedores e encontrar um tipo de passeio que se encaixe no seu perfi

O V&A Waterfront é um dos lugares mais turísticos da cidade, com lojas, restaurantes e muitos turistas. É bonito e lembra São Francisco na Califórnia. Vale a pena dar uma andada por lá. É possível fazer uma visita na Robben Island, a ilha onde Mandela ficou preso. Essa ponte acima é muito interessante, ela  é móvel e abre quando alguma embarcação passa no canal.

O Waterfront é uma área portuária revitalizada que tem shoppings, hotéis, mercados. roda-gigante e muitos restaurantes. Entretenimento não falta. Além, das embarcações,  é possível fazer compras, se divertir e até tirar uma foto na famosa moldura gigante, que tem a Table Mountain ao fundo.

A região é movimentada dia e noite, e conta com bastante segurança. A cada esquina uma atração: Victoria Wharf, Torre do Relógio,  Food Market;  Craft Market; e a roda gigante, que oferece uma visão panorâmica superbacana dessa região.

São tantas atrações no Waterfront, que esse é um lugar para voltar várias vezes durante a estadia em Cape Town. Tomar um café, que por sinal é um dos melhores do mundo, almoçar do lado de fora de um dos charmosos restaurantes, apreciando a vista da Table Mountain é realmente um privilégio.

           

É possível comprar artesanato e lembrancinhas de vários estilos no Waterfront. O Craft Market é um mercado enorme dentro de um galpão que possui vários desses produtos. O Food Market é um mercado maravilhoso de comidas  Concentra uma enorme variedade de comidas e guloseimas.

Por lá marcas famosas é o que não falta. Hugo Boss, Timberland, Gucci, Lacoste, MAC, Puma, Adidas, Mango e até Ferrari!! Geralmente as lojas ficam abertas até as 21 h. A África do Sul tem onze idiomas oficiais, entre eles: zulu, xhosa, afrikaans e inglês. Cape Town é uma cidade incrível, comparada ao Rio de Janeiro em belezas naturais.

         

No final do dia nada como fazer uma visita a Constantia, uma região lindíssima da Cidade do Cabo. Famosa pela produção de vinhos e pelas vinícolas antigas. Sendo a mais antiga a Groot Constantia. Esse passeio está incluso para quem comprou o City Tour da City Sightseeing.

A Long Street, no centro, é uma das principais ruas da Cidade do Cabo. O lugar tem bastante movimento o dia todo e a avenida atravessa o centro da cidade. Durante a noite os restaurantes ficam repletos de clientes. A região possui avenidas com prédios altos e modernos, bem como construções mais antigas.

Dedicamos uma manhã para ir à um dos bairros mais charmosos e coloridos da cidade. A manhã estava ensolarada e foi mesmo um presente para a nossa viagem. Nosso hotel era próximo e foi bem tranquilo a ida ao bairro. O Bo-Kaap é um bairro da área central da Cidade do Cabo.

O lugar, composto por muitas casinhas de pintura colorida e ruas de pedra, é considerado uma favela da cidade e, ao mesmo tempo, simboliza um pouco da miscigenação da cultura sul-africana; ali vivem juntos descendentes de escravos, indianos e muitos mulçumanos.

Possui um pequeno  museu em uma  das casinhas coloridas. Dentro do museu é possível observar sobre o desenvolvimento da cidade, as tradições e os objetos.  O ingresso custa apenas 10 rands (R$2,50) e ele está aberto de segunda à sabado, das 10h às 17h.

Muitos dos moradores são descendentes de escravos da Malásia, Indonésia e de vários países aficanos, que foram trazidos para a Península do Cabo pelos holandeses durante os séculos 16 e 17. Durante o passeio pelas suas ruas, notamos algumas sinagogas.

QUANDO VISITAR CAPE TOWN

Durante o inverno é a melhor época para fazer safári. No entanto é uma época muito chuvosa e imprópria para visitar a cidade e andar à pé, que é uma pena pois a cidade é um convite à passear. Por isso eu prefiro os meses de Setembro a Dezembro e de Março a Abril. Mas, a África do Sul é bela durante todo o ano.

ONDE SE HOSPEDAR EM CAPE TOWN

Nós escolhemos a região central, já que estávamos decididos a andar de ônibus de turismo. Como o escritório principal é na Long Street, ficamos em uma região bem próxima e valeu muito o custo-benefício. Ficamos hospedados no Parliament Hotel. Pagamos cerca de 300 reais a diária com café da manhã. Outras regiões bem interessantes são: Camps Bay, Sea Point, Green Point

O QUE VISITAR EM CAPE TOWN

  • Visitar a Table Mountain
  • Signal Hill
  • Lion’s Head
  • Camps Bay
  • Clifton Beach
  • V&A Waterfront
  • Bairro de Bo Kaap
  • Castle of Good Hope
  • Company Gardens
  • The Old Biscuit Mill Market
  • Voar de helicóptero

SEGURANÇA

Os altos índices de violência em algumas cidades da África do Sul é algo que temos que estar atentos. É preciso tomar todos os cuidados que tomamos aqui no Brasil. Tivemos um pequeno contratempo na Praça da Prefeitura da Cidade, com alguns trombadinhas. Tenha ciência que não é aconselhável andar à noite em algumas regiões, principalmente no centro. Mas, garanto que isso não irá atrapalhar a viagem ao país, que é belíssimo!!

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para a Europa é obrigatório. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

 

 

3 comentários em “CAPE TOWN – África do Sul”

  1. Just desire to say your article is as amazing. The clearness to your publish is simply cool and i could suppose you are a professional on this subject. Fine along with your permission let me to grab your feed to stay updated with coming near near post. Thank you a million and please keep up the gratifying work.

  2. You can definitely see your enthusiasm within the paintings you write. The sector hopes for even more passionate writers like you who are not afraid to say how they believe. At all times go after your heart. “Experience is a good school, but the fees are high.” by Heinrich Heine.

Deixe um comentário