VINÍCOLAS NA ÁFRICA DO SUL

Ola viajantes,

Estar na África do Sul já é maravilhoso, um país com muitas belezas naturais, cultura e história de cair o queixo, safáris excelentes e muitos pontos turísticos interessantes para visitar. Mas, as vinícolas é um caso à parte. O país faz parte do Novo Mundo dos Vinhos e é o sétimo produtor mundial de vinhos.

A região próxima a Cidade do Cabo ou Cape Town,  foi o local escolhido para as plantações, já que possui clima temperado, solo e altitude que proporcionam as melhores condições para produção de bons vinhos.

Estávamos hospedados na Cidade do Cabo e optamos por conhecer as Vinícolas pela City Sightseeing.  Um excelente passeio chamado de  “Wine Tour and Tastings”, que vai para Franschhoek e Stellenbosch.

Esse passeio é uma excursão e dura o dia todo, saindo cedo de CapeTown e voltando no fim da tarde. Nele estão inclusas degustações nas vinícolas Backsberg Estate Cellars, Vergenoegd Low Wine Estate, visitas as adegas, as cidades de  Stellenbosch, Franschhoek, que são lindíssimas.

O passeio incia com uma parada na praia mais bonita da Cidade do Cabo. Pausa para umas fotos. Acontece toda segunda, quarta, sexta e sábado. Com saída da Long Street Número 81, no escritório principal da empresa. O ônibus é excelente, pontualidade, qualidade e principalmente preço aprovadíssimo!! O site é: https://www.citysightseeing.co.za

Se sua opção  for alugar um carro, faça a reserva ainda no Brasil pela Rentcars e economize o IOF, pagando no cartão de crédito. Faça a carteira de habilitação internacional antes de viajar e, se possível, alugue também um GPS, para facilitar o deslocamento. Lembramos que na Cidade do Cabo o trânsito e os carros funcionam na mão inglesa, o que acaba exigindo um pouco mais de atenção no trânsito para os brasileiros.  O único porém é que sempre o motorista não poderá apreciar os vinhos.

Quem levou  as vinícolas para a África do Sul foram os holandeses no século 17. No entanto, só começaram sua grande produção e a exportação depois do Apartheid em 1994. Daí dá pra perceber que esse país tem muito futuro nesse ramo, está só começando.

Nossa primeira parada depois de viajarmos por cerca de 40 minutos por uma boa rodovia e belas paisagens foi  na Vinícola Backsberg Wine State. Site: http://backsberg.co.za   A história da família Back na África do Sul, começa no início do século passado quando o avô de Michael Back chegou à Cidade do Cabo.

Com o passar dos anos a família se estabilizou e trocou os negócios de açougue para comprar a primeira fazenda hoje conhecida como Backsberg. Hoje, cerca de 10 anos depois a família que já está na quarta geração se orgulha da alta qualidade adquirida em seus vinhos.

O local em si é adorável, com enormes árvores e vinhas velhas na varanda da sala de degustação. Esta ocorre com intervalos, possibilitando ao visitante poder apreciar o vinho e o local.

A filosofia de Backsberg continua sendo a de proporcionar prazer  a uma ampla gama de amantes de vinho, produzindo vinhos não apenas com estrutura e requinte, mas também com um alto nível de “bebibilidade”.Cuidar da terra, de seus produtos e das pessoas que trabalham para eles é primordial.

Possuem 110 hectares em vinhedos, localizadas ao longo das encostas das montanhas Simonsberg, entre Paarl e Stellenbosch. A produção é feita com o mínimo de intervenção possível, mantendo os componentes da adega, para produzir vinhos com alto nível de potabilidade.

Antes de iniciar a segunda degustação da Vinícola e após conhecer suas dependências, entramos em uma enorme sala climatizada, onde o funcionário explica sobre os vinhos de uma maneira agradável e jovial.

A degustação é acompanhada com a combinação perfeita para cada tipo de vinho. A equipe é muito bem treinada e tudo foi muito agradável. A África do Sul é abençoada com um clima maravilhoso, com dias ensolarados completos no verão e dias úmidos e frios no inverno, sendo assim um local ótimo para cultivar vinhos.

Uma mudança adicional no pensamento ao longo dos últimos anos da Vinícola Backsberg é no momento da colheita, não colher simplesmente frutos maduros, mas os frutos formam videiras maduras. Desta forma  todos os aspectos da videira devem mostrar maturidade.

De lá seguimos pela Rota dos Vinhos que foi criada pela Distell, a maior empresa de bebidas sul-africanas, com o objetivo de definir um itinerário pelas vinícolas da região. É possível visitar várias em dois dias. Mas, nosso objetivo seria fazer outros passeios nos outros dias.  Nosso ônibus muito confortável, ficou aguardando.

Nosso trajeto, seria entre três cidades vizinhas e as mais famosas em se tratando de vinícolas: Paarl, Stellenbosch e Franschhoek. As estradas entre elas são cinematográficas. Nosso almoço foi em Franschhoek. Uma cidade que parece um set de filmagens. É uma Vinícola Urbana. Lindíssima!!

Na região de Franchhoek os turistas podem conhecer uma das maiores vinícolas do país, com 974 hectares e diversas variedades de vinhos tintos, brancos e espumantes, na Plaisir de Merle.  Outro ponto certeiro é os lindos restaurantes e lojinhas super simpáticas na avenida principal.

A vinícola The House Of JC Le Roux, que é uma fabricante de espumante. Além da degustação é possível usufruir do seu excelente restaurante.

   

Tudo é muito bem cuidado e bonito, um passeio por suas lojinhas e restaurantes é obrigatório. Esse momento é devidamente programado pelo guia do grupo e é possível fazer tudo com calma e apreciando esse ambiente tão lindo.

Fundada no século XVII por franceses, a cidade, que também é chamada de o Canto dos Franceses, tem em sua gastronomia uma forte influência de seus colonizadores, levando a harmonização dos vinhos da região a ter uma ótima combinação com gastronomia francesa.

Na rua principal está o memorial e o museu dedicado aos seus fundadores, que recebe vários visitantes, principalmente franceses.  O museu é também um centro de pesquisa genealógica.  Muito perto fica o velho cemitério.

Nosso restaurante para fazer a degustação e também almoçar foi o Bovine. Mesas ao ar livre, lugares para sentar na parte interna, acesso para cadeirantes, serve vinhos e cervejas artesanais e  Wi-fi gratuito. Os chefs Oliver Cattermole e Blaine Coetzer se uniram para criar o conceito Bovine.

Com excelente equipe, música legal e uma atmosfera animada. Tudo o que servem é feito do zero. Fabricam tudo na cozinha, até a maionese do Hamburguer. Colaboram com a vinícola local, Black Elephant Vintners & Co, bem como a Woodstock Brewery, permitindo que os clientes tenham uma degustação de vinho, o melhor dos dois mundos!

O Black Elephant também terá a maioria de seus vinhos disponíveis a copo para os  clientes, enquanto para o bebedor de cerveja, a degustação é mesmo muito boa com excelentes opções e tudo bem geladinho. No nosso caso estava tudo incluído no nosso passeio, mas os valores são: Degustação de cerveja disponível a partir de R60, Degustação de vinhos disponível a partir de R65

De lá seguimos para uma Vinícola na região de Stellenbosch, onde está a Bergkelder/Fleur Du Cap, a primeira adega subterrânea construída no Hemisfério Sul.  O destaque desta adega fica por conta da harmonização de vinhos com diferentes tipos de sais.

Criada pelo chef Craig Cormack, um apaixonado colecionador de sais, essa harmonização única une pratos deliciosos com vinhos da premiada linha Fleur du Cap Unfiltered, tipo de vinho não filtrado.

A uva Pinotage é a mais famosa da África do Sul, foi criada com o cruzamento das uvas Pinot Noir e Cinsaut, conhecida como Hermitage. Com sabor marcante e delicioso, um vinho encorpado e ótimo com vários pratos e principalmente carnes. Outras uvas que se deram bem no solo sul africano são: Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlon e vários brancos.

Dentro dos limites urbanos de Cape Town, também tem algumas vinícolas: a Groot Constantia (a mais antiga vinícola da África do Sul), a Durbanville Hills, Eagles’Nest, Beau Constantia e a Cape Point Vineyards. Caso não queira pegar estrada e mesmo assim conhecer uma vinícola, vale a pena conhecer.

Nós fomos fazer o passeio pelas Vinícolas de Constantia, com o ônibus de turismo da City Sightseeing. Uma das rotas desse ônibus se chama “Purple Wine Tour e está incluso no city tour da cidade.

Passa por 3 vinícolas: Groot constantia, Eagles’Nest, Beau Constantia. O passeio é lindo pois durante o percurso vai avistando a Table Mountain. O inconveniente é que as degustações não estão inclusas no ticket desse passeio. kkkkk

O tour completo inclui visita a produção de vinhos e degustação. Oferecem uma boa quantidade de vinhos e um papel para o visitante ir fazendo sua avaliação e posteriormente adquirir o que melhor apreciou. Os preços não são muito convidativos. Não pagamos!!

ALGUNS PREÇOS DO CITYSIGHTSEEING

Todos os valores estão em Rand

  • Wine Tour e Tastings – R580
  • Cape Point – R460
  • Wine Tram – R580
  • Combo Wine Tour e Cape Point – R950
  • City Tour – R245 para 1 dia
  • City Tour – R320 para 2 dias

ONDE SE HOSPEDAR NAS VINÍCOLAS

Nós nos hospedamos em Cape Town, ou Cidade do Cabo e fizemos os passeios em um bate e volta e foi muito bom. Os hotéis da cidade são muito bons e a cidade oferece muitos pontos turísticos muito agradáveis. Caso opte em hospedar nas vinícolas, prefira ficar nas cidades de Franschhoek ou Stellenbosch. Faça suas reservas através do nosso blog no Booking.com. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias.

O QUE VISITAR NAS VINÍCOLAS

  • Rota dos vinhos
  • Constantia
  • Paarl
  • Nederburg
  • Stellenbosch
  • Franschhoek
  • Worcester e Robertson Wine Valley
  • Eagles’Nest
  • Durbanville Hills

QUANDO VISITAR AS VINÍCOLAS DA ÁFRICA DO SUL

O clima é mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos frios e úmidos, com muita influência do mar.  O calor do interior do continente é atenuado pela fria corrente vinda da Antártida.  Acreditamos que a época ideal seja entre os meses de agosto a setembro, pois pode-se aproveitar tanto o inverno seco na região dos Safáris, a alta temporada das Baleias e a  menor incidência de chuva na região do Cabo. Qualquer época do ano é uma boa opção.

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para a África do Sul não é obrigatório. Mas, é falta de bom-senso viajar sem um seguro.  Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

5 comentários em “VINÍCOLAS NA ÁFRICA DO SUL”

Deixe um comentário