VENTIMIGLIA – Itália

Ventimiglia,

Ventimiglia é uma cidade italiana na  região da Ligúria, província de Impéria, com cerca de 24.594 habitantes. Está bem pertinho da França. É uma cidade pequena mas de grande importância para quem está em viagem pela Riviera Francesa ou Italiana. Com certeza uma conexão será necessária nessa cidade.

Estávamos vindo da França, havíamos dormido em Nice e passado o dia em Mônaco. Tem um post bem legal aqui no blog. Dê uma olhadinha: http://andiamoblogviagens.com.br/principado-de-monaco/ nosso objetivo seria Ancona. Portanto, já sabíamos que a viagem seria longa. Tínhamos o passe de trem para andar a vontade na Itália. Mas, o percurso de trem entre Mônaco e Ventimiglia, que é a primeira cidade na Itália, para quem estiver vindo da França, tivemos que comprar na estação de trem de Mônaco.

 

O ticket é bem baratinho, algo em torno de 4 euros. A viagem é bem rápida. A estação de trem de Mônaco é excelente e muito bem sinalizada. Não poderia ser diferente né!! As pessoas são muito educadas e falam baixo. Já dentro do trem tudo se transforma. As pessoas falam alto, parece uma festa e quando se desce na estação de Ventimiglia, a certeza que estamos na Itália é nítida. Amo a Itália!! povo alegre, comunicativo, fala alto, comida boa. A viagem é super rápida, 30 minutos.

Para fazer o inverso da Itália para a França, a Côte d’Azur, basta comprar as passagens na estação de Ventimiglia. É possível ir até Nice, Mônaco ou Cannes. Se quiser ir para Gênova, a viagem de trem dura cerca de 2 horas. Para Roma é bem longa dura mais de 7 horas. Talvez seja melhor o avião.

Mas, se for do tipo que gosta de andar de carro. Saiba que é possível e as estradas são excelentes. Caso opte por alugar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção e ainda se paga no cartão de crédito no Brasil sem IOF.

A família genovesa Grimaldi, sim aquela de Mônaco, desde o século XII, assumiu posições de prestígio e riqueza, os membros da Casa dos Grimaldi puderam se destacar em todas as épocas. Toda essa história é encenada no mês de Agosto, quando acontece uma festa medieval. Com jogos medievais, procissão, trajes medievais, degustação de pratos típicos, mercado medieval, danças, regatas e muito mais. 

O que a gente vê muito em Ventimiglia são policiais armados com cachorros enormes na estação de trem. Isso ocorre  devido à possíveis contrabandos entre os dois países. Mas, também encontramos muitas pessoas se socializando e batendo um bom papo, nas praças e por todo lado.

Ventimiglia é uma cidade construída nas montanhas. Mônaco também, mas claro que são muito diferentes. Porem, em se tratando de calor humano, de longe Ventimiglia ganha!! Como a cidade é bem pequena e italiana, as pessoas são muito receptivas e hospitaleiras. Muito fácil de andar. Logo que descemos na estação já estávamos na prefeitura.

Nos sentimos os únicos turistas da cidade. Estava uma chuvinha fina e bem fresquinho. Era no mês de julho, que teoricamente por ser uma cidade litorânea, deveria estar lotada. As casas em sua maioria possuem sacadas floridas e nas ruas muitas vespas e carros bem pequenos.

Outro ponto alto da cidade é a praia. Mas, não vá com muita expectativa. A praia em sua extensão é de pequenas pedras, nada de areia. Para nós brasileiros é muito estranho. Mesmo sendo o Mar Mediterrâneo não é muito atraente.

O dia estava nublado e isso também não ajudou muito. Mas, mesmo assim a impressão que a cidade nos passou não foi ruim. Dá para notar que em dias ensolarados deve ser bem interessante mergulhar nestas águas. A avenida que está em frente à praia é muito bonita e cheia de bares e restaurantes. Mesmo a cidade sendo pequena, tem toda a infra-estrutura necessária.

A cidade é bem arborizada e pelo que pudemos notar, as árvores são preservadas a todo custo. No centro da cidade, as construções antigas se misturam com construções mais novas e modernas. As ruas são limpas e o trânsito bem tranquilo.

Booking.com

Não ficamos hospedados em Ventimiglia. Para conhecer a cidade é muito fácil e não requer mais que 4 horas. Mas, caso opte em ficar hospedado lá ou em outra cidade próxima, não deixe de fazer suas reservas pelo Booking.com através do nosso blog. Isso não acarretará nada a mais em suas reservas e nos ajudará na divulgação.

O QUE FAZER EM VENTIMIGLIA

  • Museu arqueológico do Forte da Anunciação
  • Jardins Hambury
  • Centro da Cidade
  • Avenida Litorânea
  • Catedral de Santa Maria Assunta
  • Igreja de San Michele Arcangelo
  • Ponte Vecchio
  • Mercado
  • Corso Italia
  • Igreja de Terrasanta

QUANDO IR A VENTIMIGLIA

Ventimiglia oferece calor,  frio e neve. O inverno  costuma ser bem rigoroso e vai de Dezembro a Fevereiro. De Março a Junho é primavera e o clima é excelente, não faz muito frio e nem muito calor e fica tudo florido. Julho, Agosto e Setembro o calor costuma ser bem intenso, principalmente em Agosto e é a melhor época já que a cidade é litorânea.  O outono começa em final de Setembro e vai até Dezembro e já começa a esfriar.

Europa 2

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para a Europa é obrigatório. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
luci@andiamoblogviagens.com.br
Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

 

1 comentário em “VENTIMIGLIA – Itália”

Deixe um comentário