BERLIM – Alemanha

Olá viajantes,

SMLXL

 

Cheguei em Berlim vindo de Amsterdam de ônibus. Saí às 19:35 e cheguei em Berlim às 6:30. Desci na Praça Alexanderplatz que é uma grande praça aberta.  Berlim (em alemão Berlin) é a capital e um dos dezesseis estados da Alemanha. Com uma população de 3,5 milhões dentro de limites da cidade, é a maior cidade do país, Logo que desci já avistei a Torre de TV, que é bem imponente e alta. Estava bem cedinho e frio, com uma chuvinha  fina. Resolvemos ir para o Hotel de táxi e ficou bem baratinho, pois não era muito distante.  Chegando no hotel deixamos as malas e já fomos andar, o checkin só poderia ser feito às 15:00 . Acreditem!! andamos uns 10 quilômetros até às 14:OO horas.

SMLXL

 Memorial aos habitantes que morreram tentando atravessar o muro

A viagem de Amsterdam a Berlim, adquiri ainda no Brasil, pela empresa Busbud. O site é https://www.busbud.com/pt  eles fazem uma pesquisa e oferece o melhor horário e itinerário. No nosso caso seria pela empresa Flixbus  o site é:  https://www.flixbus.com. e deu tudo certo.  Pegamos um mapa da cidade e algumas orientações da recepcionista e lá fomos nós. Logo em frente ao Hotel já tinha o Museu de Arte de Berlim, http://www.smb.museum/museen-und-einrichtungen/hamburger-bahnhof/home.html  mas estava tudo fechado. O prédio é bem bonito e conservado, não parece ser muito antigo. Fomos em direção ao  Centro de Documentação do .Muro de Berlim onde conta a história do muro e suas perseguições. Lá se pode assistir  a vídeos da época, partes do muro e  um memorial que homenageia pessoas que morreram tentando atravessar o muro, O Memorial fica a céu aberto. Como era bem cedo e frio, não tinha turista algum, apenas alguns chineses. Foi bem legal ficar com todo aquele memorial só para a gente. É assustador saber que apenas um muro dividia tantas vidas.

SMLXL

 Uma das partes do muro que ainda restam.

O nosso hotel ficava bem pertinho desse local, não foi difícil encontrar com o mapa nas mãos. A internet do celular também ajudou bastante.

Assim que saímos do Memorial, voltamos para a rua do Hotel e pegamos uma avenida bem famosa, a Friedrichstr,  que é cheia de lojas famosas e restaurante. Seguimos em direção a Ilha dos Museus.

SMLXL

O Friedrichstadt-Palast

Ao Passarmos pelo  Friedrichstadt-Palast, https://www.palast.berlin/  que é um dos teatros mais moderno da Europa, deparamos com uma fila de pessoas bem arrumadas e preparadas para assistir alguma peça de Teatro.  Ainda era cedo, por volta de 8:30 da manhã e um frio danado. Eles gostam muito de teatro.

SMLXL

Rio Spree e ao fundo um pedacinho do Parlamento

Continuamos a descer a avenida e passamos por essa ponte linda sobre o rio Spree, ao fundo se dá para ver um pedacinho do Parlamento

SMLXL

 Ponte sobre o rio Spree e ao fundo a torre de TV

Fomos até o final da avenida e já se dá para ver os monumentos, chegamos na Ilha dos Museus,

SMLXL

Gendarmenmarkt  – casa de Concerto

Esta é uma das praças mais bonita de Berlim, tem três grandes monumentos, esse é um deles e funciona como uma casa de Musica e do outros dois lados tem a Catedral Francesa que são gêmeas.

SMLXL

 Catedral Francesa do outro lado tem outra igualzinha

SMLXL

 Universidade

SMLXL

SMLXL

 Catedral de Berlim e a Torre de TV

Continuamos pela rua que cortava a avenida principal Friedrichstr, e demos de frente a essa belíssima catedral,  a Catedral de Berlim, ao meu ver o monumento mais bonito de Berlim. http://www.berlinerdom.de/  Ela  está em um local amplo e plano e  é muito grande, do lado dela está o rio, que possui vários pontos de embarque para fazer um passeio pelo rio. A torre de TV como se vê está bem pertinho. A Catedral fica aberta diariamente, das 9h às 19h, de segunda-feira a sábado, e das 12h às 19h, aos domingos. Não é permitida a entrada de visitantes durante os serviços religiosos. O ingresso é bem baratinho e pode comprar na hora mesmo.

SMLXL

Rio Spree bem ao lado da Catedral com ponto de embarque para passear de barco

Pensei que a igreja já tinha me preenchido os olhos e para a minha surpresa olha o que tinha ao lado da igreja. Uma vista linda. O rio é bem limpinho e ao redor está cheio de turistas. Nada que incomode pois o local é bem espaçoso.

SMLXL

 Madame Tussauds

Indo ao lado oposto da Catedral já se avista o tão famoso Portão de Brandenbourg, mas antes se passa pelo Madame Tussands e é bem concorrido

SMLXL

 Coluna da Vitória

A Coluna da Vitória é um Obelisco que foi  concluído em 1873 para comemorar as vitórias militares da Prússia. Ela é bem bonita e tem uma estátua dourada na parte alta. Fica bem no meio do parque Tiergarten.

SMLXL

 Tubulação aérea de Berlim

Tubulação aérea de Berlim, para retirar a água do lençol freático, Afinal Berlim significa pântano e por lá tem água sobrando. Não entendi ao certo porque em alguns pontos os tubos mudam de cor.

SMLXL

 Memorial do Holocausto

O Memorial fica bem pertinho do Parque, do Portão de Branderboug e do Parlamento. É a céu aberto e pode ser visitado gratuitamente. Tem 2711 blocos de concretos, representando os judeus mortos na guerra, foi projetado assim, com blocos que não tem uma sequência lógica de tamanhos e ondulações. https://www.stiftung-denkmal.de/startseite.html .  Dizem que é para representar a intranquilidade de tudo que aconteceu.

SMLXL

 Blocos de tamanhos diferente do Memorial do Holocausto.

SMLXL

 Monumento aos soldados soviéticos que morreram na Segunda Guerra Mundial.

O Memorial de Guerra Soviético foi construído pela União Soviética para homenagear os soldados do Exército Vermelho mortos durante a Segunda Guerra Mundial, Este memorial se localiza no Tiergarten,  um parque de Berlim que é muito verde e está próximo de vários pontos turísticos. Este Monumento atrai muitos turistas.

SMLXL

 Memorial aos soldados soviéticos

SMLXL

 Memorial aos soldados soviéticos

  Este memorial é  também um cemitério. Atrás das colunas, encontram-se os túmulos de cerca de 2.500 soldados. É todo feito de um material acho que mármore que tem um leve tom esverdeado.

SMLXL

 O Reichstag – o Parlamento

O Reichstag,  a casa do Parlamento Alemão, uma das construções mais importantes de Berlim.  Fica bem pertinho do Portão de Branderburgo,  do Memorial do Holocausto e do Parque Tiergarten . Foi parcialmente danificado durante a Segunda Guerra Mundial. Tem uma bela cúpula e se pode fazer uma visita onde  é possível ter uma vista deslumbrante da cidade e a visita é gratuita. Mas, vou adiantando que tem turistas  por todo lado.

SMLXL

Museu de arte de Berlim

SMLXL

Portão de Branderburg

O Portão de Branderburg é de longe o mais visitado e fotografado. É o símbolo de Berlim e é uma antiga porta da cidade, reconstruída no final do século XVIII em estilo neoclássico. Durante a Segunda Guerra Mundial foi duramente castigado. É onde se comemora o ano novo em Berlim. Durante a noite fica iluminado e muda suas cores conforme a homenagem que irá fazer. https://www.berlin.de/sehenswuerdigkeiten/3560266-3558930-brandenburger-tor.html

QUANDO VISITAR BERLIM

A melhor época para visitar Berlim é a primavera, pois o clima está bom e tudo fica florido. O inverno é rigoroso e no verão muito cheio de turistas. Vale lembrar que em Berlim pode chover durante todo o ano.

O QUE VISITAR EM BERLIM

  •  Reichtag (Parlamento Alemão)
  • Portão de Brandeburgo
  • Potsdamer Platz
  • Checkpoint Charlie
  • Coluna da Vitória
  • Alexander Platz
  • Torre da TV
  • East Side Gallery (Muro de Berlim)
  • Catedral de Berlim
  • Ilha dos Museus
  • Rua Kurfürstendamm
  • Rua Unter den Linden
  • Parque – Tiergarte

Qualquer dúvida pode entrar em contato com a gente, será um prazer poder ajudar.

luci@andiamoblogviagens.com.br

nos siga no Instagram: instagram_blog

Viage conosco no facebook: andiamo

 



Booking.com

 

8 comentários em “BERLIM – Alemanha”

  1. I simply want to tell you that I’m beginner to blogging and honestly liked this web site. Most likely I’m want to bookmark your website . You actually come with amazing article content. Bless you for revealing your blog site.

Deixe um comentário