SÃO FRANCISCO – Estados Unidos

Olá Viajantes!!!

São Francisco é tudo que dizem e algo mais. Uma metrópole, com um clima excelente, faz um friozinho no final da tarde até no verão. Tem mar, comércio muito bom, transporte público viável, parte antiga e moderna se casam muito bem. Com uma população de quase 1 milhão de habitantes é o centro cultural, financeiro, de transporte, comercio e turismo de uma grande região com mais de 7 milhões de habitantes  da baía de São Francisco.  Foi um porto importante durante a Segunda Guerra Mundial, que com o final e o retorno dos militares, a imigração e posteriormente o grande movimento da década de 60 como o Verão do Amor, a cidade foi consolidada como um centro de ativismo liberal no país.

Está localizada na costa oeste dos Estados Unidos, em uma Península, e sobre as falhas de Santo André e Hayward que são causadoras de vários movimentos sísmicos e de alguns terremotos ao longo dos anos. A ameaça de grandes sismos e incêndios como ocorreu em 1906,  fez com que as leis de infraestrutura das construções exijam padrões de engenharia mais elaborados. Daí a razão de São Francisco ter tantas escadas externas nos prédios. Marca registrada da cidade. Mas, nós turistas,  não estamos preocupados com isso e sim em conhecer e viver a cidade, que tem muito a oferecer. Na minha opinião, a cidade mais interessante dos Estados Unidos, onde o antigo e o novo se casam muito bem e as diferentes “tribos” vivem pacificamente.  Andar por suas ruas e ladeiras, que são muitas, é mesmo um deleite. Sem contar que vários pontos da cidade já nos são familiares através da mídia.

Fomos a São Francisco com o propósito de fazermos a Highway One, a rodovia mais bonita dos Estados Unidos que margeia a costa, indo de São Francisco a Los Angeles. No nosso caso fomos até Las Vegas.  Chegamos na cidade pela Delta  Air Lines https://pt.delta.com/ ,  no  Aeroporto Internacional de São Francisco: https://www.flysfo.com/  Está a cerca  12 km do centro da cidade. A imigração foi bem tranquila e logo estávamos com nossas bagagens e prontos para irmos para o hotel. O aeroporto é conectado com o BART, que é o transporte público metropolitano. Fomos até ao balcão de informações, onde o funcionário nos explicou como funcionava e nos deu um mapa da cidade. Nosso hotel era muito bem localizado na Union Square. É muito fácil de ir ao centro da cidade de trem, não demora mais de 30 minutos e não tem conexão. Basta sair no desembarque e procurar pelas placas de Airtrain, que é um trem elevado que leva os passageiros gratuitamente ao estacionamento, aos terminais e a estação de embarque  BART. Chegando na estação, embaixo da escada rolante estão as máquinas de auto atendimento. Na máquina e só escolher a opção desejada, ou seja, qual a estação que irá descer. No nosso caso era na estação Powell, pode pagar no cartão de crédito ou em dinheiro, O ticket é utilizado na entrada e na saída. Custa cerca de 8 dólares. O táxi até o centro fica em 40 dólares. Outra opção são os shuttlels, que se pode contratar pela internet. http://gogreenshuttle.com/, são micro ônibus ou vans que são compartilhadas com outras pessoas que te leva até o hotel.


Descemos na estação e procuramos pela rua do nosso hotel que era bem pertinho da Union Square,  uma das praças mais movimentadas e onde acontece vários eventos. Nesta região se encontra tudo o que precisa. Possui uma grande concentração de lojas famosas. Logo já sentimos a atmosfera da cidade,  os moradores são extremamente gentis e estão sempre dispostos a ajudar os turistas, são elegantes e se vestem muito bem. Não é a toa que em São Francisco mais da metade da população possui diploma universitário.  O turismo é uma das maiores rendas da cidade, responsável por vários postos de trabalho e é uma das cidades americanas mais visitadas por turistas do mundo inteiro. Outro aspecto na área turística são os congressos e convenções mundiais que acontecem na cidade.

O transporte público de São Francisco é eficiente e amplo, podendo utilizar o metrô, ônibus, ou  os bondes e os cable car, (bondes de tração) que são mais utilizados por turistas, que é uma de suas atrações. É muito fácil de ser percorrida por conta própria, por todo lado que se vai tem distribuição de mapinhas do transporte público. Possui ciclovias e uma bem característica que vai do Fisherman’s Wharf a Sausalito, passando pela Gonden Gate Bridge, as paisagens são lindas e existem vários locais de aluguel de bicicleta.

A cidade tem a maior percentagem de homossexuais assumidos e de famílias do mesmo sexo, do que qualquer outra cidade americana. Pessoas sem abrigo, os chamados “Homeless”, estão em vários pontos da cidade, desde a década de 70.  Na região da Union Square existem alguns abrigos e pela manhã a quantidade desse grupo pelas ruas é bem maior. Não causam problemas de insegurança, mas em um país tão rico é um ponto a ser questionado. Nos falaram, que muitos são ex-soldados, drogados, alcoólatras ou doentes mentais. O governo propõem vários programas sociais, mas a resistência em participar é grande, outro aspecto é o alto custo dos aluguéis, a reestruturação da cidade pós terremoto e o clima que é ameno durante todo o ano, faz com que o número seja tão alto.

Andar pelos bairros de  São Francisco é a melhor forma de entender a cidade. Ela é dividida por interesses. Em Mission é um bairro que é mais direcionado aos latinos. O Castro é o bairro da comunidade gay, como não poderia ser diferente vive em festas.  O Haight-Ashbury, é o berço do movimento hippie nos anos 60, possui um parque muito agradável de mesmo nome e várias casas de alto padrão.  North Beach  é a região dos  italianos. Chinatown é onde está uma grande concentração de lojas e artigos asiáticos. Próximo ao mar está o Fisherman’s Wharf, local  que merece a dedicação de pelo menos um dia.  Na cidade há varias colinas e muitos bairros possuem o nome da colina: Nob Hill, Potrero Hill, Russian Hill e o Twin Peaks.

 

 

Para ir ao  bairro de Haight-Ashbury , uma dica é ir quando for a Ponte Golden Gate, fica bem pertinho e é um passeio que não pode faltar. Afinal, foi onde se iniciou  o movimento hippie, movimento este que teve como objetivo o protesto contra a Guerra do Vietnã, que acabou por reforçar a contracultura no mundo ocidental, onde os jovens se expressavam através da música, das drogas e do amor livre. É muito interessante andar por suas ruas e ver que ainda existem alguns deles por lá. Hoje são mais velhos e podem ser confundidos com sem tetos ou drogados. Alem do parque, tem a  Haight Street, que é uma rua incrível! Com lojas super transadas e alternativas, com  produtos bem diferenciados e um design muito bonito. Vale a pena a visita nem que seja só para observar. Acreditem!!! Em 1967, conseguiram reunir 75 mil pessoas em busca de drogas, música e amor livre. A região na época virou a maior confusão e desvalorizou muito os seus imóveis. Hoje a situação é completamente diferente e virou uma atração a mais na cidade.

 

Aproveite a manhã para ir aos parques e atividades ao ar livre, em São Francisco no final da tarde sempre faz um friozinho em maior ou menor quantidade. O Golden Gate Park é o preferido dos moradores e turistas. Não é pra menos!! Um lugar que é um convite a passear, caminhar, correr, andar de bicicleta ou mesmo ficar sentado e admirando a paisagem. Lá estão:  o Califórnia Academy of Science e o  Young Museum, além de jardins lindíssimos como o Botanical Garden, o Japanese Tea Garden e o Conservatório de Flores. o Golden Gate Park é o Central Park de São Francisco. Fica localizado bem pertinho da  Golden Gate Bridge. Quando o sol estiver se pondo uma boa dica é ir ao Twin Peaks, que é uma colina muito alta que tem um belvedere por onde se pode avistar toda a cidade ou vá para Sausalito que é do outro lado da ponte e veja São Francisco de um ângulo diferente,  com as luzes da cidade acesas.  Lindo!!

 

O dia da cidade começa com um bom café da manhã, mesmo tendo fama de serem adeptos de comida saudável, não dispensam o tradicional ovos com bacon, em porções enormes e um copo de café gigante. Cafeterias com mesinhas na calçada é uma boa pedida!! Na hora do almoço e jantar não faltam opções de bons lugares para comer, italianos, asiáticos, mexicanos, argentinos e muitos frutos do mar, principalmente no Fisherman’s Wharf, que fica na região do porto de São Francisco. O porto é dividido em vários Piers, o Pier 35 e 27  são utilizados para os navios de cruzeiros, são várias as opções de cruzeiros que incluem São Francisco em sua rota. Quando os turistas desembarcam, o comércio da região vai a loucura.

À beira da baía, o Fisherman’s Wharf e o Marina District são locais que não podem faltar. Uma visita a estes locais alem de conhecer um pouco da história da cidade, poderá sentir o ambiente efervescente que a região oferece. Pela manhã é bem tranquilo, mas após as 11:00 o fluxo de pessoas começa a aumentar e no final do dia estará lotado. O Pier 39 é a área mais disputada pelos turistas e moradores.  Um animado complexo de lojas e restaurantes, ponto de saída de diversos passeios, aí está um site com os  vários passeios pela Baía de São Francisco https://www.blueandgoldfleet.com/   e o outro  é https://redandwhite.com/portuguese/

No pier também tem uns habitantes que fazem muito sucesso, principalmente entre as crianças, são os leões marinhos que escolheram a região como moradia após o terremoto de 1989.   A especialidade do lugar, no entanto, são os muitos restaurantes de frutos do mar. O Pier  é todo arrumadinho  em uma estrutura de madeira cheia de  lojinhas  bem decoradas, um dos lugares mais turísticos da cidade. Neste site é possível ver tudo que está acontecendo por lá, bem como as lojas estabelecidas no Pier 39 https://www.pier39.com/

Outro local procurado pelos turistas é o Aquarium of the Bay, o site com todas as informações e como adquirir os  tickets é: https://bayecotarium.org/about/aquarium-of-the-bay/  com 90 dias de antecedência já se pode adquirir os ingressos. A entrada para o Aquarium of the Bay fica no Píer 39, mas o aquário mesmo está a vários metros abaixo da Baía,  é possível ver  os animais marinhos enquanto passa por um aquário em formato de túnel.

Quem já não ouviu falar de Alcatraz?  A prisão considerada a mais segura dos Estados Unidos, foi morada de grandes bandidos como o famoso Al Capone.  Atualmente é um museu, que procurou preservar as celas com objetos da época e até o túnel feito pelos três fugitivos da história do presídio. Para chegar até a Ilha de Alcatraz, adquirir os tickets do ferry boat e escolher o tipo de tour, basta entrar no site da empresa que faz a travessia: https://www.alcatrazislandtickets.com o passeio dura em média 3 horas e a vista de São Francisco através da ilha é lindíssima. Vale o passeio!! Uma curiosidade, não se sabe se os fugitivos sobreviveram. Em 2013, através de uma carta que a polícia divulgou, surgiu a suspeita que os irmãos sobreviveram e se refugiaram no Brasil, tinha que ser né!!!!

Uma das mais belas igrejas dos Estados Unidos está em São Francisco, a Grace Cathedral é em estilo neogótico e difere das demais construções da cidade. Por dentro é de uma beleza impar, principalmente pelos seus vitrais coloridos que quando a luz solar insere dá um lindo colorido interno. Fica aberta a visitação, está entre o centro da cidade e a famosa rua em zig-zag, a  Lombard Street. https://www.gracecathedral.org/Com o mapinha ou o Google maps, não tem segredo. Qualquer dúvida é só perguntar que qualquer habitante da cidade lhe orientará. Em frente a Catedral tem uma grande praça arborizada que está sempre cheia de gente.


Estivemos na Chinatown bem cedinho, fomos para tomar o café da manhã. Não sei se foi uma boa ideia. Não pela região e sim pelo café da manhã que é muito diferente do que estamos acostumados. De início já bebemos um copo grande de água quente que já me tirou metade do apetite. No entanto é a mais antiga e a melhor Chinatown dos Estados Unidos, grande e bem organizada, coisa rara nas Chinatowns instaladas pelo mundo. É possível encontrar preços bons, principalmente em relação a eletrônicos, compramos uma lente para a máquina fotográfica que posteriormente encontrei da mesma em Las Vegas pelo dobro.  Repleto de atrações como lojas, casas de chá, restaurantes, lojinhas de souvenirs e templos. O bairro fica bem pertinho do centro, muito fácil de chegar. Se prepare para as longas subidas e descidas de algumas ruas.  O portão de entrada do bairro é chamado de Dragon´s Gate  e foi doado pela China  em 1968. Vários turistas iniciam o percurso pelo portão, para aproveitar o local para uma foto. Fica localizado na Grant Avenue.

Outro lugar muito charmoso é a Alamo Square, que é um pequeno parque, onde se tem várias casas em estilo vitoriano que sobraram intactas do grande incêndio que ocorreu na cidade no século passado. As casas são coloridas em diferentes cores e possui uma bela vista do centro financeiro de São Francisco. Várias famílias e grupos de amigos, aproveitam o parque para fazerem picnic e aproveitar a vista que a Alamo Square oferece.


A fog (ou neblina) é um fenômeno que ocorre em São Francisco com muita frequência. Muito comum na cidade. Chega inesperadamente e pode passar rapidamente ou não. Todo mundo que vai a São Francisco tem uma foto ou várias com a famosa fog. o que fazer né! Como saber se a fog, vai passar  ou não.  Os habitantes da cidade já estão acostumados. Isso ocorre devido a localização geográfica que propicia a formação de neblinas.

Ir a São Francisco e não conhecer a Golden Gate Bridge, não conheceu a cidade. Ela é algo muito simbólica para a cidade e é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Liga a cidade de São Francisco a Sausalito, possui quase 3 km de extensão,  uma ciclovia e uma via de pedestres, com vários pontos de observação. Infelizmente tem  uma estatística assustadora, desde sua fundação já ocorreram cerca de 2 mil suicídios. Triste né!!!! Antes de atravessar a ponte do lado de São Francisco tem o Museu Golden Gate Bridge Welcome Center, onde se pode conhecer a história de sua  construção.

Sim! Ela é mesmo muito sinuosa!  A famosa rua que já foi vista em diversos filmes, a Lombard Street. É uma rua muito grande mas que ficou conhecida pelo trecho que possui 8 curvas e é considerada a rua mais estreita do mundo Mesmo que não vá dirijar por ela, só de observar a descida dos carros, os jardins e suas belas casas já é um passeio e tanto. Do lado da rua tem uma calçadinha de escadarias para os pedestres. A parte mais famosa fica entre a Leavenworth Street e a Hyde Street.

Para os que desejam um pouco mais de aventura ou fazer algo diferente a opção para conhecer a cidade é o GoCar,  um carrinho elétrico, equipado com GPS,  onde cabem duas pessoas.  Pode seguir a programação que já vem instalado ou fazer a que desejar. A cidade é cheia desses carrinhos amarelos e eles andam junto com caminhões, ônibus e o trânsito pesado de São Francisco e dá tudo certo. Pode ser alugado pelo dia inteiro ou por horas. Entre no site e veja as várias opções, bem como os preços. https://www.gocartours.com/ não esqueça de fazer o seguro que eles oferecem.

Como viram a cidade tem muito o que visitar, mas nos arredores também tem outras atrações interessantes. Não deixe de ir no Yosemite National Park o site é: https://www.nps.gov/yose/index.htm  e o  Muir Woods o site é: https://www.nps.gov/muwo/index.htm.  No Yosemite você verá o paredão rochoso chamado de El Capitan, em Muir Woods é onde estão as sequóias gigantes. As vinícolas também são muito procuradas, pois o vinho californiano é famoso no mundo inteiro.  Pode contratar o tour em qualquer agencia de turismo espalhadas pela cidade ou ir de carro próprio.

 

De São Francisco sairíamos para  Los Angeles através da Highway One, https://andiamoblogviagens.com.br/highway-1-california-usa/ locamos um carro que foi previamente reservado pela Rentcars ainda no Brasil, pagamos pelo cartão de crédito em reais, ficando assim livres da IOF. A locadora era bem pertinho do hotel e já fomos com as bagagens às 7:00 da manhã e de lá seguimos.

 

 

O QUE FAZER EM  SÃO FRANCISCO

  • Ilha de Alcatraz
  • Sausalito
  • Lombard Street
  • Yosemite Park
  • Píer 39
  • Union Square
  • Golden Gate Bridge
  •  Parque Nacional Muir Wood
  •  Alamo Square
  •  Aquarium of the Bay
  • Academia de Ciencias
  • Chinatown
  • Golden Gate Park
  • Fisherman’s Warf
  • Haight Ashbury

 

QUANDO IR A SÃO FRANCISCO

O clima em São Francisco é influenciado pelas correntes frias do Oceano Pacífico. O clima é ameno durante todo o ano. Raramente chega abaixo de zero. No verão quase não chove, já no inverno as chuvas são mais frequentes. Mesmo no verão pode fazer frio e a névoa e neblina são  constantes. O mês mais quente é o de setembro, nem a famosa neblina acontece. Os meses mais frios são dezembro, janeiro e fevereiro.

COMO ESCOLHER O MELHOR SEGURO VIAGEM PARA OS ESTADOS UNIDOS

Mesmo não sendo obrigatório ter um seguro viagem para entrar nos EUA, contratar esse serviço vai garantir que imprevistos não estraguem sua viagem. Nos Estados Unidos todos pagam pelas consultas de forma privada, uma diária hospitalar pode passar de 3 mil dólares. Já é um bom motivo para não entrar no país despreparado. Não compre sem fazer uma cotação antes. Entre no Seguros Promo, você pode comparar até 4 planos de diferentes seguradoras detalhadamente e encontrar os melhores preços e coberturas do mercado. Analise com calma e dê enfase para os que lhe dê uma cobertura especial às despesas médicas.


EUA

 

Ficamos hospedados no hotel Union Square Plazza Hotel https://www.usphotel.com/ reservamos pelo Booking.com e deu tudo certo. Os hotéis em São Francisco são bem caros e a maioria não oferece café da manhã. Este hotel não é de luxo, mas valeu o custo-benefício. Faça também suas reservas pelo Booking.com através do nosso Blog e nos ajude na divulgação, isso não acarretará nada a mais em suas diárias.



Booking.com

 

Qualquer dúvida entre em contato com a gente, será um prazer poder ajudar.

luci@andiamoblogviagens.com.br

Facebook: andiamo

Instagram: andiamo_blog

 

16 comentários em “SÃO FRANCISCO – Estados Unidos”

  1. Pingback: LOS ANGELES - USA - andiamoblogviagens

  2. Pingback: HIGHWAY 1 - Califórnia - USA - andiamoblogviagens

  3. Pingback: HIGHWAY 1 - Califórnia - USA - andiamoblogviagens

  4. Pingback: MIAMI SEM CARRO - Estados Unidos - andiamoblogviagens

  5. Pingback: MIAMI SEM CARRO - Estados Unidos - andiamoblogviagens

  6. Pingback: LAS VEGAS - Estados Unidos - andiamoblogviagens

  7. I simply want to say I am all new to blogs and honestly loved this blog. Almost certainly I’m want to bookmark your blog post . You really come with wonderful writings. Thanks a bunch for sharing with us your web site.

  8. Incredible, exceptional web site file format! Precisely how long have you . kumpulan vlogger terfavoritever been blog to get? you’ve made blogging and site-building look straightforward. The glance of this site is usually superb, while beautifully since the content material!

  9. Someone always make considerably blogposts I would personally state.. aplikasi android rekomendasi saham terbaru Right here is the brand new My partner and i seen your website web site therefore a lot? We astonished with all the exploration you’ve made to build this kind of offered amazing. Wonderful task!

Deixe um comentário