LAGUNA, A CIDADE DE ANITA GARIBALDI – SC

OLÁ VIAJANTES, VAMOS PRA CIDADE DA ANITA GARIBALDI

Laguna, a cidade de Anita Garibaldi, a famosa Heroína dos Dois Mundos. O nome da cidade veio da lagoa que banha o município. Capital da República Juliana, estado extinto denominado Província de Santa Catarina. Tombada pelo IPHAN, com seiscentos imóveis, é o polo turístico mais importante do sul  do estado. 

Fundada em 1676, a cidade é quase um museu a céu aberto, com casario colonial que faz o visitante viajar no tempo. Para quem deseja ir de avião, a melhor opção é desembarcar no Aeroporto Internacional de Florianópolis (Hercílio Luz), que fica a 130 km de distância. Depois é só locar um carro e ir pela rodovia que é muito boa.

Fizemos as reservas pela Rentcars uma excelente operadora de aluguel de carros que faz uma cotação automática por várias locadoras. Pode ser uma boa escolha já que Santa Catarina é repleta de boas praias e belas cidades.

Para chegar à cidade nos deparamos com essa belíssima ponte, que atravessa a Lagoa de Imaruí.  O nome é em homenagem à sua heroína, ponte Anita Garibaldi é a sexta maior ponte do Brasil, com 2815 metros de extensão. É uma ponte suspensa em formato estaiado.

Assim que chegamos fomos direto para o centro histórico. Nosso tempo na cidade seria curto e precisávamos aproveitar o máximo. É necessário pelo menos um período para conhece-lo. Afinal, são várias construções preservadas em estilo gótico e clássico, dando um charme todo especial à região.

Com ruas de pedras e casarões coloridos, coloque um calçado confortável e descubra a cidade percorrendo suas ruas. No centro tem uma  Doca, tipo um porto de pequenas embarcações.  No passado também esteve ancorado, o navio Seival, conduzido por Giuseppe Garibaldi. Essa região é repleta de comércio e pessoas andando. Um lindo local e é onde está o Letreiro de Laguna.

Além de história e belos cenários, a cidade é famosa também por ser muito festiva. Entre as festas mais famosas está o réveillon e o carnaval de Laguna, que é um dos mais famosos do estado. Nesse ano estão comemorando o Bicentenário de Anita Garibaldi, devido à Pandemia as comemorações serão um pouco acanhadas, muitos eventos  on-line.  Mas, a cidade continua linda!!

Um outro ponto muito interessante de Laguna nessa região é o Marco de Tordesilhas de Laguna. Na década de 70 foi erguido para lembrar desse fato histórico. O tratado firmado em 1494 entre Portugal e Espanha, tinha como objetivo resolver os conflitos territoriais entre as duas  nações. A linha  começava ao norte de Belém do Pará e terminava ao sul em Laguna. 

Depois de andarmos por essa região, nos deslocamos um pouco acima para conhecer outra região que nos surpreendeu ainda mais. Fomos em direção ao Museu Anita Garibaldi.

Antigamente funcionava como Paço do Conselho. Sua construção foi iniciada em 1735  e era a Casa de Câmara e Cadeia, abrigava no piso superior a Câmara de Vereadores e no térreo, o corpo da Guarda Municipal. Foi na Câmara que se proclamou a República Catarinense Livre e Independente, em 1839, que com as forças farroupilhas e a ajuda de Giuseppe Garibaldi, político e militar revolucionário italiano, tomaram a Vila e proclamaram a República Juliana. 

Em frente tem uma bela estátua de Anita Garibaldi, hoje com máscara!! O  prédio do Museu guarda acervos indígenas, peças de porcelanas, utensílios domésticos e móveis, acervos discográficos de um músico famoso da região e claro!! documentos e peças sobre a Guerra dos Farrapos, Revolução Farroupilha e da vida de Anita e Giuseppe Garibaldi. 

https://www.laguna.sc.gov.br/

De lá seguimos para a Fonte da Carioca. É a única das 3 fontes que existiam na cidade, preservada, ainda hoje. Localizada ao pé do morro, a fonte é abastecida de água mineral. A estrutura foi construída por escravos, em 1863. Ainda hoje abastece a população e muitas  pessoas enchem seus  galões de água. Dizem que quem bebe dessa água sempre volta a Laguna. Nós enchemos nossas garrafinhas.

Ao lado da Fonte da Carioca está uma casa que  nos lembra a arquitetura de uma Quinta Portuguesa. Uma casa branca de janelas azuis, com azulejos pintados a mão. A famosa  casa Pinto D’Ulysséa. Primeira residência em Laguna com água encanada. Atualmente, o local abriga departamentos municipais.

Para encerrar nosso passeio do dia fomos para a Praça Vidal Ramos. Inaugurada em 1915,  seu nome é uma homenagem a um antigo governador do Estado. Com um belíssimo chafariz construído por Marcos Gazola na área central, continua sendo um dos atrativos da região. Com  árvores que  foram trazidas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, é considerado um dos locais mais bonitos de Laguna.

Na Praça Vidal Ramos é possível ver uma linda homenagem a visita da bisneta de Anita Garibaldi à Laguna.

Uma placa com o mapa e um pouco  da história da cidade. Com os pontos turísticos mais interessantes e tudo mais. Muito útil!!

Em frente a praça está a imponente Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos. Inicialmente existia uma pequena capela que foi construída em 1696, a atual é de meados de 1735. Possui em seu interior uma imagem do santo em madeira que por todos os lados que a pessoa fica os olhos do santo o acompanha.

Ao lado da igreja, tendo  apenas a rua que as separa, está a Casa de Anita Garibaldi. Foi nessa casa que Anita Garibaldi vestiu-se para o seu primeiro casamento, em 1835. A casa típica  construída por volta de 1711, atualmente funciona como museu, com um acervo que lembra a trajetória de Anita e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Nesse link é possível fazer uma visita virtual sensacional por dentro do museu. http://www.ronaldoamboni.com.br/360/casadeanita.html
Ao redor da praça as construções são preservadas e com muita vegetação. É um local que merece algum tempo para admirar e curtir o local. Os casarões são antigos e alguns com mais de um andar. Devo confessar que a  Anita morava em um local muito agradável. Mas, imagino que na época estava tudo muito tumultuado. Ela foi uma guerreira!!

No outro dia iniciamos nosso passeio pelo Morro da Glória. Localizado no Centro Histórico,  com 128 metros de altura, área de preservação ecológica e uma das vistas mais belas da cidade. Antes de chegar no mirante passa por uma estátua enorme de oito metros de Nossa Senhora da Glória. 

A vista é espetacular! Vale muito à pena ir até lá. Quando fomos o mirante estava em reforma e fechado. Mas um funcionário permitiu que a gente desse uma entrada rápida para fazermos algumas fotos.

Seguimos para as praias. Laguna tem várias praias, algumas com vários prédios, outras mais desertas. As Baleias Franca são responsáveis por um espetáculo único no litoral  entre julho e novembro.  Neste período é comum ver as baleias acompanhadas dos filhotes.  Em 1995, a baleia franca foi declarada como Monumento Natural do Estado de Santa Catarina. Se estiver por lá nessa época vale à pena se organizar para presenciar este espetáculo.

Pescar sempre foi muito mais fácil na cidade de Laguna do que em qualquer outro lugar do Brasil. Não bastasse a generosidade da natureza, que atrai várias espécies de peixes e camarões para a região, há também um fenômeno raro: a ajuda dos golfinhos, uma cooperação com os pescadores. Laguna tem o título de Capital Nacional do Boto Pescador. São botos catalogados que vivem na lagoa e que cercam os cardumes que entram e  os afugenta em direção aos pescadores. Lindo né!!

Outro ponto muito interessante da cidade e que é avistado de vários ângulos é o Moles da Barra ou quebra-mar de pedras com 2 Km de extensão. É um ótimo local para pescar com os golfinhos, surfar ou no nosso caso apenas contemplar a paisagem.

QUANDO VISITAR LAGUNA

Laguna é uma cidade que é possível visitar  em qualquer época do ano. O verão é a época mais movimentada, ideal para quem quer curtir as belas praias da região. No inverno as águas são geladas, mas como a cidade tem tantas outras atrações isso não é problema. Nós fomos no inverno, pois iríamos conhecer a Serra Catarinense e dedicamos 2 dias para Laguna. Valeu muito à pena!!

ONDE SE HOSPEDAR EM LAGUNA

O Balneário Mar Grosso é a praia mais estruturada de Laguna, e é onde se concentra grande parte dos hotéis da cidade. Nós ficamos no Hotel Flipper na Av. Senador Galotti, pagamos 200 reais a diária com café da manhã. O site é: https://flipperhotel.com.br/

Faça suas reservas através do nosso site no Booking.com e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias e ainda poderá encontrar excelentes ofertas.

O QUE FAZER EM LAGUNA

  • Centro Histórico
  • Casa da Anita
  • Museu Anita Garibaldi
  • Fonte da Carioca
  • Baleias Francas
  • Biblioteca Municipal
  • Cais do Antigo Porto
  • Mercado Municipal
  • Casa Pinto D”Ulyssea
  • Farol de Santa Marta
  • Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos
  • Marco do Tratado de Tordesilhas
  • Mirante do Morro da Glória
  • Molhes da Barra
  • Mar Grosso
  • Praça Vidal Brasil
  • Pesca com os Botos
  • Praia da Cigana
  • Praia da Galheta
  • Praia da Tereza
  • Praia do Cardoso
  • Praia do Gi
  • Praia do Gravatá
  • Praia do Ipuã
  • Praia do Iró
  • Praia do Manélome
  • Praia do Seis
  • Praia do Tamborete
  • Praia do Mar Grosso
  • Praia dos Molhes

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 comentários em “LAGUNA, A CIDADE DE ANITA GARIBALDI – SC”

  1. Excellent beat ! I wish to apprentice while you amend your site, how could i subscribe for a weblog web site? The account helped me a applicable deal. I were tiny bit familiar of this your broadcast provided brilliant clear idea

Deixe um comentário