CASTRIES – Santa Lucia

Olá Viajantes,

Castries é a capital da ilha de Santa Lúcia.  Localizado em uma planície aluvial e é construído sobre terras recuperadas. A sede do governo e de várias empresas estão sediadas na cidade. Tem um porto que recebe navios de carga e muitos de cruzeiros. Possui uma população de cerca de 70 mil habitantes.

Castries é servido por 2 aeroportos o George Charles Airport ao norte  da ilha e Hewanorra International Airport no sul e onde chegam os vôos maiores.  Entre os dois aeroportos de carro, pode demorar até 1 hora e 30 minutos. Várias companhias aéreas fazem o percurso vindo dos Estados Unidos. Do  Brasil existe a necessidade de conexão em Bogotá ou na Cidade do Panamá.

Brasileiros não precisam de visto para entrar. No nosso caso estávamos em um cruzeiro através do navio Celebrity Summit e partimos de San Juan em Porto Rico, por isso precisamos de visto americano. Veja aqui nossa experiência no navio:http://andiamoblogviagens.com.br/celebrity-summit-caribe/

Mesmo não precisando de visto é necessário um passaporte válido por pelo menos 6 meses e o Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela. Um detalhe muito importante é que no país é proibido andar de roupas ou acessórios que tenham estampas de camuflagem. Caso isso ocorra a pessoa pode ser punida com meses de reclusão.

A ilha é relativamente grande e possui muitas montanhas. As estradas são estreitas e para ir de uma ponta a outra de carro o percurso leva 2 horas. A mão é inglesa, caso opte por locar um carro, prefira fazer pelo  pelo site da Rentcars.com uma maneira prática de saber qual locadora é melhor, sem contar que poderá pagar em reais ainda no Brasil, ficando livre de IOF.

Castries foi fundada pelos franceses em 1650 como um ancoradouro seguro, Carenage. Depois do furacão que devastou a ilha em 1780, resolveram construir sobre a montanha que domina a região a Morne Fortune, fortificações e um porto naval, sendo mais tarde o único porto do Caribe capaz de manter toda a marinha britânica.

A cultura de Santa Lúcia é fortemente influenciada por costumes africanos, indianos e claro franceses e ingleses. O idioma oficial é o inglês e o francês. Mas, uma das línguas secundárias no país é o crioulo santa-lucense, que aliás é falado por quase toda a população.

Desembarcamos no porto de Castries e fomos direto ao Centro de Informações Turísticas, pegamos algumas informações e um mapinha da cidade. Um dos pontos mais famosos da cidade são os famosos Pitons. Dois montes gêmeos de grande beleza, o Gros Piton e o Petit Piton, 2 formações rochosas vulcânicas. Para chegar até lá seriam 2 horas. Optamos em não ir e conhecermos o centro da cidade e algumas praias.

O Pointe Seraphine, onde desembarcamos é muito organizado, limpo e com várias lojas Duty Free, alguns bares e uma equipe turística de táxis coletivos e vans, para fazerem passeios e excursões para vários locais da ilha. Contratamos um taxista que nos levou à praia mais próxima. Caso prefira ir de Van coletiva, o valor é de 7 dólares, para fazer um passeio mais longo são 25 dólares por pessoa. Os passeios que o navio oferecia eram em torno de 100 dólares por pessoa. Uau!! Fiquem atento.

As lojinhas do porto são organizadas e possuem várias opções de compras de souvenirs e muitas lojas de joías, perfumes, cosméticos, etc.

Alguns turistas descem apenas para ficar nos bares, que são bem charmosos e organizados para degustar algum peixe ou beber a famosa cerveja Piton. tomar um drink caribenho com frutas da região, um  Rum ou Bacardi que são bebidas muito apreciadas no Caribe.

Outra opção para chegar até a cidade ou fazer algum passeio de barco pela ilha, é através do Ferry, bem rápido e a vista é bem bonita. A saída é através do porto e bem organizado, o valor é bem baratinho, 6 dólares.

Existem os Water Taxi, que são barquinhos que fazem o percurso em grupo. O pagamento é feito no guichê, que tem antes de embarcar. Foi nessa ilha que Marie-Joseph-Rose nasceu, ela foi a esposa de Napoleão Bonaparte e chegou a ser a Imperatriz da França.

O nosso taxista nos levou para Reduit Beach, uma belíssima praia. Não demoramos muito à chegar, em torno de 15 minutos. A água é mais esverdeada que as demais ilhas do Caribe. Com uma temperatura muito agradável e águas calmas.

St Lucia é uma ilha com muito verde e com várias opções de lazer. O trânsito é bem congestionado, mesmo o centro da cidade sendo pequeno. Combinamos o horário de voltar e fomos curtir a praia. As cadeiras e guarda sol são alugadas, como não queríamos permanecer por muito tempo, resolvemos andar pela praia.

Depois de um tempo fomos para o centro da cidade. Um fato interessante que nos foi passado e que eles tem muito orgulho de Santa Lúcia possuir dois vencedores do Prêmio Nobel. Um em Economia e outro em Literatura. Se for pensar na quantidade de moradores que não ultrapassa 180 mil habitantes, realmente é algo de se orgulhar.

Ao descermos no centro, notamos que a ilha apesar do luxo dos hotéis, possui várias habitações simples, seus habitantes são amáveis e receptivos e aparentemente segura. A concentração de hotéis, estão em sua maioria em Castries, Gros Islet, Soufriere e Rodney Bay.

No centro tem uma feira de frutas e verduras, dizem que o sabor de tudo que se planta na ilha  é mais acentuado devido ao solo vulcânico. A aparência é boa, mas não experimentei. Sendo  os principais,  o cacau, a baunilha e a banana.  A ilha produz  chocolates famosos no mundo inteiro, fazendas de produção de cacau que são abertas à visitação e até massagens usando chocolate. Infelizmente, não deu tempo de apreciar.

Depois de andarmos pelas ruas do centro, fomos para o Mercado que fica em frente ao mar. Um mercado de produtos típicos, confecções regionais e lembrancinhas da ilha. Produtos bem coloridos e à um preço bem camarada. É proibido fumar e vejam que engraçado é proibido cuspir também.

Comprei até algumas cangas para levar de presentes. Os preços eram excelentes e as cores vivas e de tecidos muito bons. Bem mais barato que nas lojas do Duty Free do porto.

Em frente ao mercado tem uma bela avenida larga e em frente um calçadão que dá de frente para o outro porto da cidade, não foi nesse que desembarcamos. Quem desembarca nesse já está no centro da cidade. Porem, o Seraphine é mais organizado e bonito.
.

O Ferry-boat que faz a travessia é um charme. Vale a pena fazer o percurso. O vai e vem é bem intenso e não demora muito para fazer a travessia até o outro porto.

Em vários locais observamos a bandeira do país tremulando em prédios públicos ou em praças. Ainda que a França tenha deixado marcas em vários pontos como: gastronomia,  língua, arquitetura e religião, a Inglaterra também tem sua participação. Tanto é que a mão é a inglesa no trânsito e também nos jogos de críquete que é bem apreciado por esse povo.

Santa Lúcia é membro da Comunidade Britânica, até a rainha já passou pela ilha em visita. A ilha é montanhosa e em alguns lugares para dar acesso a parte alta tem escadarias bem íngremes.

Os hotéis estão espalhados pela ilha em estilo clássico e muitos com grande glamour. Os turistas endinheirados e pessoas famosas vão em busca de tranquilidade e discrição e isso a Ilha oferece em grande quantidade e ainda com um toque de classe e natureza exuberante.

Não ficamos hospedados na cidade porque estávamos em um cruzeiro. Caso opte por se hospedar, prefira fazer suas reservas pelo Booking.com através de nosso blog. Isso não acarretará nada a mais em suas diária.

A moeda do país é o Dólar do Caribe Oriental. Mas, não tivemos problemas em pagar com o dólar americano. Os passeios e o comércio aceitaram muito bem. Cartão de crédito também é aceito em todos os lugares. 

Por estar fora de circuítos mais badalados, a ilha ganhou essa fama de impessoal, com discrição. Por este fato as celebridades gostam de se refugiar nessas belíssimas mansões encrustadas nas montanhas, cercadas de verde e com muita paz. Assim, foi com Amy Winehouse e tantos outros. É nas paisagens incríveis da Ilha de Santa Lúcia que vários filmes foram filmados, como  a série de Piratas do Caribe.

Hora de partir, vai ficar saudades, pena que ficamos apenas 1 dia. O local merece mais dias e com uma hospedagem em um de seus belos hotéis do lado dos Pitons. Quem sabe em uma outra oportunidade.

O QUE FAZER EM SANTA LUCIA

  • Trilhas
  • Sulphur Springs Park
  • Banhos de lama
  • Banhos em águas termais
  • Diamond Falls
  • Jardim Botânico
  • Visitação ás Fazendas de Cacau
  • Mergulho
  • Praias

QUANDO IR A SANTA LUCIA

O clima é tropical, com temperaturas médias  de 27 graus. Faz calor o ano todo. A estação mais chuvosa, vai de Junho a Novembro. Os furacões quase nunca passam por lá.  Estivemos em Dezembro e o clima estava perfeito.

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

2 comentários em “CASTRIES – Santa Lucia”

  1. I don’t even know the way I ended up here, but I thought this submit was once great. I don’t know who you are however certainly you are going to a famous blogger should you aren’t already 😉 Cheers!

  2. I loved as much as you’ll receive carried out right here. The sketch is tasteful, your authored material stylish. nonetheless, you command get got an nervousness over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come more formerly again as exactly the same nearly very often inside case you shield this hike.

Deixe um comentário