CUSCO – Peru

Olá viajantes!

Cusco é de perder o fôlego literalmente, alem da altitude sua beleza é estonteante. Cusco ou Cuzco em espanhol, quer dizer umbigo ou melhor o “Umbigo do Mundo”. É a cidade mais procurada por turistas no Peru. Já foi a capital do Império Inca e o maior centro administrativo e cultural Localizada nos Andes no Vale Sagrado dos Incas com 300 mil habitantes, situada a 3400 metros de altitudes ao nível do mar. Seu fundador foi Manco Capac no século XI ou XII não se sabem a precisão. Os espanhóis destruíram seus monumentos, mas ainda existem alguns vestígios como o Templo do Sol

SMLXL

 Vamos começar com a vista da Cidade, acredite vocês irão se apaixonar assim como eu!

 Os monumentos e prédios hoje existentes na cidade já são da época do domínio espanhol. Porem, foram construídos em cima dos que já estavam lá.

SMLXL

  Plaza de las Armas

Chegando a Cusco é importante mastigar folhas de coca, melhora e muito o desconforto da altitude. Tem por todo lado, já no aeroporto na área de desembarque existem várias bandejas com folhas de coca. Não é enfeite é coisa séria e será útil para o seu bem estar na cidade. Ter o Mal de Altitude, é muito ruim. Afinal, poderá perder passeios e vir de tão longe para ficar deitado na cama de um hotel. Affff!! Chato né! Nos hotéis, alem das folhas de coca tem o chá de coca. Posso garantir que não é tão ruim. No primeiro dia procure fazer coisas mais tranquilas, beba bastante líquido e assim que chegar na cidade, procure repousar um pouco.  O Soroche, como os peruanos chamam o Mal de Altitude, os sintomas são: dor de cabeça, tonturas, mal estar, enjoo, fadiga, cansaço, respiração ofegante, taquicardia.

SMLXL

Plaza de las Armas

A cidade é ponto de partida para conhecer Machu Picchu, mas ela é muito mais que isso. É realmente linda e a impressão que temos é que estamos em qualquer cidade da Espanha. O povo é acolhedor e hospitaleiro. A comida é sensacional, doces maravilhosos e muita roupa colorida e bonita e diferente. Uma cidade encantadora!!! Tem um post aqui no blog sobre Machu Picchu, dê uma olhadinha http://andiamoblogviagens.com.br/machu-picchu-peru/

SMLXL

 Plaza de las Armas e a Catedral ao fundo

Compramos as passagens de avião pela Avianca que foi o preço  mais barato na época.  https://www.avianca.com.br/web/home/destinos  a Latam e Copa também fazem o trajeto. https://www.latam.com/pt_br/  https://www.copaair.com/pt/web/br  Alguns tem conexão em Lima ou em Bogotá. O aeroporto de Cusco Velazco Astete  http://www.corpac.gob.pe/Main.asp?T=4160   é bem próximo do centro e muito  movimentado, com turistas do mundo inteiro.  Vários hotéis oferecem o transfer gratuito aeroporto-hotel. Ficamos hospedados no hotel Taypikala hotel que é bem pertinho da Plaza de las Armas e muito fácil de se locomover site: http://www.taypikala.com/website/main.php

SMLXL

 Plaza de las Armas, ao fundo restaurantes que oferecem uma boa vista da praça

A Plaza de Las Armas é o ponto principal da cidade, seja durante o dia ou a noite. Ela é linda e você anda pela cidade e sempre volta a este ponto. Nela estão as agências que provavelmente você irá contratar para seguir viagem e garanto, é mesmo a melhor opção. Fiz a cotação para fazer o passeio do Vale Sagrado, ingressos a Machu Picchu, viagem de trem, etc. Com a agência de turismo ficava mais barato e muito mais prático sem contar que teríamos guia para ir explicando tudo direitinho, almoço, transfer e tudo mais. Fizemos essa programação com a agência Fabulous Peru Tours, site: http://fabulousperutours.com/  e deu tudo certo! Outras agências que são bem recomendadas: http://www.perujamuytravel.com/         http://www.qorianka-tours.com/esp/index.phphttp://www.setours.com/   e se quiser comprar os ingressos a Machu Picchu por conta própria o  site é: https://www.ticket-machupicchu.com/

SMLXL

 Catedral de Cusco

A Catedral de Cusco reúne características do estilo gótico, renascentista maneirista e do barroco. Ladeada por duas torres sólidas, suas grandes portas laterais são maneirista e, a central, discretamente barroco. Neste site tem várias informações a respeito. https://www.cuscoperu.com/pt/viagens/cusco/igrejas-e-conventos/basilica-catedral-de-cusco

SMLXL

Trajes típicos  da região

Uma boa notícia é que os preços em Cusco são muito bons. Nada que assuste! Na Plaza de las Armas estão as casas de câmbio também. Geralmente as agências de turismo aceitam pagamento em dólar ou no cartão. A cidade fervilha durante a noite e não pense que é só com jovens. Presenciei várias crianças com a família às 2:00 da manhã, brincando com bola ou passeando com os pais pelas ruas movimentadas de Cusco. A cidade é bem segura e isso foi destacado o tempo todo pelos funcionários do hotel. Acho que por ser brasileira eles sabiam dos meus receios. Existem muitos pubs e boites.

 Monumento no centro da Plaza de las Armas

Um monumento dourado representando o Inka Pachakuteq está no meio da Plaza de las Armas, mas antes já esteve um índio americano, causando muita polêmica.

 Ruas de Cusco

Andar pelas ruas de cusco sem destino é uma delícia. A cidade é pequena e muito bem sinalizada. Peque um mapa no hotel e vá descobrir os segredos do povo Inca. Curtir os turistas que são muitos e em sua maioria europeus.


Subida para o bairro San Blás

Um dos bairros mais charmosos de Cusco com certeza é o bairro de San Blás. Lá, a atmosfera é de arte e cultura, sem contar a parte histórica que está presente em cada canto. Uma visita a esta parte da cidade é fundamental e é bem pertinho da Plaza de las Armas, basta subir uma ladeira que fica à direita da Catedral de Cusco. O bairro é de casarões, ruas de pedras, lojinhas e atelier de artes, artesanato e muitas lojas que apresentam roupas de tecidos feitos com lã de alpaca. Se é possível encontrar presentinhos e roupas para todos os gostos e bolsos. Mas, foi o lugar onde vi mercadorias mais bonitas em toda a cidade. Outro ponto alto do bairro são a igreja de San Blás e um monumento Inca, a Pedra dos Doze Ângulos.

Entardecer sobre Cusco.

Uma das características da cidade é fazer nada, como os turistas estão de passagem e dando um tempo para se acostumar com a altitude, eles ficam curtindo e admirando a bela cidade e nada mais bonito que o pôr do sol visto da Plaza de las Armas. É lindo!

Placa comemorativa ao Título da UNESCO

 

Ao percorrer as ruas da cidade de Cusco, seus enormes muros e palácios construídos pelos Incas exibem a colossal arquitetura da capital do  Império Inca. Quando chegaram, os conquistadores espanhóis usaram como base as construções incas de pedra sobre pedra e edificaram sobre elas igrejas, conventos e casarões, formando-se uma simbiose peculiar que deu um caráter único à cidade, que foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade em 1983. Mais informações a este título no site: https://www.peru.travel/pt-br/sobre-o-peru/patrimonio-da-humanidade.aspx

QUANDO IR A CUSCO

 Cusco possui duas estações bem definidas: seca e chuvosa. A estação seca ocorre principalmente entre os meses de maio e setembro, que coincidem com o inverno, e as temperaturas médias ficam na casa dos 10ºC, com sensação de até 0ºC à noite.
Prefira a seca, pois se ocorrer chuvas fortes, o Sítio Arqueológico pode fechar, pois a segurança vem acima de tudo. Durante todo o ano faz frio, um pouco mais ou menos. Mas, necessita de agasalhos.

Dicas

  •  Primeira dica importante: use e abuse dos chás de coca ou mastigue as folhas, pois isso ajudará a evitar o mal de altura. Logo no aeroporto já é oferecido aos passageiros
  • Beba bastante líquidos e durma bem
  • Vacine contra febre amarela, não é obrigatório, porem, importante.
  • Organize um seguro. Afinal, você estará em um ambiente diferente do seu dia a dia e exigirá de você muitas caminhadas com um certo esforço. Vi pessoas descendo em macas do Sítio Arqueológico. Virar o pé num passeio desses é muito constrangedor e sem seguro, piora tudo.

 O QUE FAZER EM CUSCO

  • Plaza de las armas
  • Templo do sol
  • Igreja San Blás
  • Museu Inka
  • Mercado Central de San Pedro
  • Catedral de Cusco
Qualquer dúvida entre em contato com a gente, será um prazer poder ajudar.
luci@andiamoblogviagens.com.br
Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog
 
Por favor, reserve suas diárias no Booking.com através do nosso blog, onde você  encontrará excelentes ofertas e nos ajudará a divulgar o nosso Blog.

 

6 comentários em “CUSCO – Peru”

  1. Thank you a lot for sharing this with all of us you actually know what you’re speaking approximately! Bookmarked. Please additionally seek advice from my site =). We may have a hyperlink exchange agreement among us!

  2. I just want to say I am newbie to blogging and really enjoyed your page. Most likely I’m likely to bookmark your site . You actually come with really good well written articles. Thank you for sharing with us your website page.

  3. Oi Luci, tudo bem?
    quando foi sua viagem ao Peru?
    primeiramente parabéns pelo blog, dicas bem atualizadas com informações que vale a pena.
    continue postando matérias Luci.
    abraço.

Deixe um comentário