MATERA, a cidade dos Sassi – Itália

Olá Viajantes,

Matera é uma cidade italiana da região da Basilicata, província de Matera, com cerca de 60.524 habitantes. A cidade é famosa por seu centro histórico, conhecido como Sassi di Matera, classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1993. É uma das cidades mais antigas (desde a Idade da Pedra) e fascinantes do mundo é um museu a céu aberto. Não tem como não se  impressionar, principalmente quando pensamos como os habitantes viveram em casas tão rústicas, as casas-cavernas ou casas-grutas. Por outro lado de uma beleza impactante, com uma arquitetura única, onde suas casas foram escavadas nas rochas.

Vista dos Sassi di Matera

A cidade é um verdadeiro set de filmagem de produções de Hollywood. Um dos filmes mais famosos entre tantos, está Paixão de Cristo, de Mel Gibson, e a nova versão de Ben Hur.Conhecida também como cidade subterrânea, visitá-la é uma volta ao passado, afinal ela é do período Paleolítico. Pensa!!!! Parece que tudo está intacto, mesmo depois de séculos. Chegamos em Matera de carro, vindo de Bari, cerca de 70 km. A primeira impressão é de arrepiar. A cidade é surreal!! Logo na chegada tem um Belvedere onde se pode avistar grande parte dos Sassi ou casas-cavernas. A cidade é escavada na pedra à beira de um grande precipício. Dividida em dois barros: Sasso Caveoso e Sasso Barisano, um virado para o sul e o outro para o norte. Devido a grande quantidade de monges que se refugiaram na região, após serem expulsos de suas cidades, a cidade tem cerca de 150 igrejas rupestres.

Matera já foi considerada a “Vergonha Nacional”, felizmente conseguiu se reerguer e mudou essa situação tornando Patrimônio da Unesco em 1993.  Até os anos 50 era uma miséria total, mortalidade infantil altíssima, falta de higiene, não tinham saneamento, animais sendo criados dentro das casas-grutas e muitas doenças. Os mais antigos nem gostam de lembrar. Em 1952 o governo ordenou que as casas fossem desocupadas e os habitantes transferidos para outras habitações construídas pelo governo. Assim, Matera se tornou uma cidade fantasma. Porem, com o investimento de restauro na década de 80 com os Sassi e o título de Patrimônio da Unesco tudo se transformou e hoje muitas casas-grutas são lojas, restaurante e hotéis

Uma das igrejas em estilo Barroco

Igreja de S. Agostino  – XVI – XVIII

A Igreja de S. Agostino e o convento, foram construídos pelos monges da Ordem de S. Agostino, já foi destruído em 1734 por um terremoto, foi restaurado e hoje é a sede da  Superintendência de Patrimônio Arquitetônico e Ambiental.

Uma das charmosas ruelas que levam à parte alta da cidade

Na cidade alta  tem várias construções bem bonitas e é bem agitada durante o dia e principalmente no final da tarde até a noite. Hoje a cidade está concorrendo ao prêmio de Capital da Cultura Europeia. Um título de muita importância e irá trazer ainda mais investimento para a cidade.

 Vista do Sassi di Matera

A Itália é mesmo um país maravilhoso! Com uma incrível capacidade de se levantar e ser exemplo mundial.  Quando pensamos que a menos de 70 anos atrás, essa cidade era uma miséria geral e hoje sendo indicada para ganhar um prêmio de tanta importância. Cidades como:Florença, Bolonha e Gênova também já foram capitais europeias da cultura.

A igreja de Santa Maria de Idris no Monte Errone

A miséria de Matera foi divulgada através do escritor Carlo Levi, que a descreveu como um inferno, no livro Christ Stopped at Eboli , publicado em 1945.  Levi descreveu o horror que ele presenciou,  “Nunca vi em toda a minha vida uma imagem da pobreza” despertando assim uma atitude drástica dos governantes da Itãlia, que aproveitaram o Plano Marshall, que veio para restaurar a Itália no pós-guerra, utilizando a verba para novas habitações para os moradores de Matera. http://www.sassiweb.it/matera/musei-a-matera/domenico-ridola/biografia-domenico-ridola/vita-e-opere-carlo-levi/

Parque della Murgia.  Grutas e Cavernas esculpidas nas rochas

As cavernas eram escavadas aleatoriamente, formando assim um labirinto. Até 2019, quando será divulgado o prêmio da cidade ganhadora,  tudo irá mudar positivamente. Quando estive lá no mês de maio, tinham muitas obras já sendo feitas em prol deste prêmio e os moradores locais estão com muitos planos com a vinda de mais turistas para a região. Para visitar o Parque della Murgia, se pode ir a pé, não é tão difícil, mas tem algumas subidas e se deve ir seguindo as trilhas. A melhor vista dos Sassi é deste lado. Muitos turistas fazem este percurso e nos hotéis e no Centro de informações turísticas eles fornecem um mapa para seguir. Foi nesta região mais alta que foram filmados as cenas da Crucificação de Jesus e do Sermão do Monte das Oliveiras do filme Paixão de Cristo, Mel Gibson!

  Foto de divulgação do Caveoso Hotel

Escolhemos um hotel que não poderia ser diferente. Super recomendável, um hotel-caverna, Caveoso Hotel. Já que iríamos conhecer Matera, uma cidade totalmente diferente e única, portanto a hospedagem deveria ser assim e isso  transformou a visita numa experiência única também. Para chegarmos até o Hotel que fica em uma pequena praça, só mesmo com GPS, um verdadeiro labirinto. Estacionamos o carro em um pequeno estacionamento que é utilizado pelo hotel apenas para descer com a bagagem. Dê uma olhadinha no site do hotel:  http://www.caveosohotel.com/  Após isso, levamos o carro para um estacionamento pago, na parte alta da cidade. O estacionamento oferece um motorista que levaria a gente de volta ao hotel e na hora que precisássemos  era só ligar que ele traria o carro, a um preço de 20 euros. Achamos melhor fazermos por conta própria. Teríamos mesmo que andar a pé para conhecer os Sassi, já que em muitos percursos é impossível usar o carro.

Um dos quartos do  Caveoso Hotel, um hotel-caverna

A restauração do hotel é incrível, pois preservaram a arquitetura do prédio,a história e a cultural de uma maneira que tudo ficou muito confortável. Os quartos são bem frios e tem um aparelho para tirar a umidade do local, estamos falando de caverna. Tudo muito  confortável e de aparência muito rústica condizente com o ambiente. Lençóis e travesseiros excelentes. A iluminação é indireta e muito suave. O serviço não tem como ser mais atencioso. Café da manhã com produtos fresquíssimos e muito bem servido.

Santa Lucia alle Malve

Santa Lúcia alle Malve é uma igreja gruta de Matera, um antigo local monástico que sediou, entre o século VIII eo século XVI, as comunidades religiosas de mulheres pertencentes à ordem beneditina. Do alto da igreja se tem uma linda vista de Matera. http://www.oltrelartematera.it/ita/web/item.asp?nav=5

Placas indicativas do itinerário turístico

Assim que chegamos, no hotel e no escritório de informações turísticas, nos forneceram o mapa da cidade. Isso facilita muito, pois os Sassi são como um labirinto com muitas subidas e descidas. Existem vários itinerários a serem percorridos. Vai da disponibilidade e condição física do turista. Um outro lado da cidade que é um cenário natural lindíssimo, chamado de Parque Regional Arqueológico Histórico Natural das Igrejas Rupestres de Matera é sem dúvida nenhuma uma oportunidade de se sentir no tempo das cavernas, sem contar a vista incrível de Matera. São 150 igrejas rupestres, grutas, canyons profundos, cascatas e trilhas pré-históricas.

Palazzo Lanfranchi

Desde os anos oitenta, o edifício deu espaço aos escritórios da Superintendência de Patrimônio Artístico e Histórico de Basilicata e, a partir de 6 de maio de 2003 , tornou-se sede do Museu Nacional de Arte Moderna e Medieval de Basilicata. Antigamente foi um  Seminário diocesano, um Convento e posteriormente um Liceo Clássico.

 Piazzetta Pascoli com o Palazzo Lanfranchi ao fundo

O Palazzo Lanfranchi, fica aberto todos os dias, das 9 às 20h. O bilhete custa 3 euros. Vale muito a pena entrar, com exposições lindíssimas principalmente as medievais. http://www.artibasilicata.beniculturali.it/index.php?it/99/museo-nazionale-palazzo-lanfranchi

 Igreja do Purgatório

A Igreja do Purgatório no centro de Matera , tem um um portal exterior em madeira de uma caveira.  Seu interior, tem altares com lindas pinturas. Uma visita é uma boa dica.

  Matera na parte alta.

O governo incentivou o renascimento de Sassi ao subsidiar o trabalho de restauração.  A designação da Unesco em 1993 e a filmagem de Paixão de Cristo , estrelado por Mel Gibson em 2004, ajudaram a colocar Matera no mapa, mas o turismo cresceu muito  após 2014, quando a cidade ganhou sua tentativa de se tornar a capital européia de cultura para 2019. Matera agora atrai cerca de 600 mil visitantes por ano. Os administradores querem fazer de Matera um turismo controlado e especial.

 Uma das belas fontes de Matera na parte alta da cidade

 Casa Cava

Casa Cava organiza concertos, eventos culturais e multimídia no coração de Matera. Da época  da Idade Média a Casa Cava é localizada perto da igreja de San Pietro Barisano e é um labirinto de túneis, telhados, cavernas, igrejas e muros antigos. Em 2011,construíram um auditório capaz de acomodar quase cento e cinquenta pessoas. Agora, existem dez salas subterrâneas que enchem todos os dias com sons de vozes e música e com os cheiros e sabores da cafeteria. https://www.casacava.it/

Palombaro Lungo

O Palombaro Lungo é uma enorme cisterna escavada na Piazza Vittorio Veneto, utilizada nas primeiras décadas do século passado para a coleta de água. A cisterna foi construída em 1846 como uma reserva de água para os habitantes dos Sassi.  Depois do século XVII quando a  cidade alta começou a se desenvolver, foi criado um sistema  inovador para abastecer a cidade com água. É aberta a visitação e é  uma enorme cisterna subterrânea, com capacidade para armazenar 5 milhões de litros d’água. Ela fica debaixo da praça e só perde em tamanho para a de Istambul na Turquia. Aqui no Blog tem um post bem legal sobre Istambul. Gente é uma cidade linda! https://andiamoblogviagens.com.br/istambul-turquia/

Palombaro Lungo

O tanque tem 15 metros de profundidade. É possível visitar a cisterna percorrendo um caminho a cerca de 17 metros de profundidade  e que permite desfrutar os ambientes desta maravilhosa obra de engenharia hidráulica. O bilhete custa 3 euros e a visita tem que ser guiada,  com número limitado de visitantes  e dura 25 minutos.

Uma das praças da parte alta de Matera

Em Matera foram gravados muitos filmes, entre os mais famosos estão O Evangelho segundo São Mateus (1964), de Pier Paolo Pasolini e A paixão de Cristo, (2004) de Mel Gibson. Afinal, Matera já é um set de filmagem natural. Mas, foram filmados outros filmes:

  • 1953: A Loba, de Alberto Lattuada
  • 1972: Non si Sevizia un Paperino, de Lucio Fulci
  • 1974: Allonsanfàn, de Paolo e Vittorio Taviani
  • 1975: El árbol de Guernica, de Fernando Arrabal
  • 1979: Cristo si è fermato a Eboli, de Francesco Rosi
  • 1981: Três Irmãos, de Francesco Rosi
  • 1985: O Rei David, de Bruce Beresford
  • 1995: O Homem das Estrelas, de Giuseppe Tornatore
  • 2006: Maria Madalena, de Abel Ferrara
  • 2006: The Nativity Story, de Catherine Hardwicke
  • 2006: The Omen, de John Moore
  • 2016: O Jovem Messias, de Cyrus Nowrasteh
  • 2016: Ben-Hur, de Timur Bekmambetov
  • 2017: Mulher Maravilha, de Patty Jenkins
  •  Piazza del Sedile

A Piazza del Sedile já foi a região mais central e importante de Matera. No passado, ela representava o coração político da cidade e hoje é um lugar muito frequentado, principalmente durante as noites de verão. A praça hoje é cercada por lojas e bares.

Um dos túneis antigos de Matera, ligando a parte alta com o Sasso Caveoso.

 Várias casas-grutas do Sasso Caveoso

Tem várias casas-grutas que hoje viraram museu, podem ser visitadas e desta forma ter a oportunidade de viver a verdadeira atmosfera da época, descobrindo como era a vida dos habitantes de Matera. Os móveis e utensílios são verdadeiramente da época. Com guias que explicam tudo como funciona, inclusive a convivência com animais.

 Santa Lúcia alle Malve uma das várias igrejas rupestres

Santa Lúcia alle Malve é uma igreja gruta de Matera, um antigo local monástico que sediou, entre o século VIII eo século XVI, as comunidades religiosas de mulheres pertencentes à ordem beneditina. Ela contém várias pinturas com representações sagradas.

Uma experiência única e que ficará para sempre na memória é a de saborear um jantar em uma antiga casa transformada em restaurante. Uma boa massa, um vinho da casa, uma paisagem surreal e uma atmosfera inesquecível.

Matera a noite, a iluminação é maravilhosa

Uma cidade diferente de tudo que imaginei.  Realmente inesquecível! Quando pensamos que  pessoas viviam em situações sub-humanas e que em tão pouco tempo conseguiram se reerguer sem destruir  o passado e hoje tendo vidas dignas, não tem como não se apaixonar por esse país. A Itália é mesmo linda. Matera tem um lado rústico, pré histórico e medieval e um outro animado, jovem e cheio de vida. Uma das cidades que recomendo visitá-la. Fui embora com gostinho de quero mais. Quem sabe para ve-la receber o prêmio de Capital Européia da Cultura em 2019.

 Ape italiana, transporte utilizado por alguns turistas

Um dos transporte muito utilizado pelos turistas que não querem andar pelas subidas e descidas de Matera  é esta simpática vespa adaptada para qualquer pessoa utilizar . O preço é de 5 euros por pessoa.

Quando ir a Matera

Matera pode ser visitada em qualquer período do ano, mas nos meses de julho e agosto são muito quentes. Procure evitar. Em julho no dia 02 tem a festa da protetora da cidade e a cidade fica lotada, mas é uma festa popular e deve ser bem interessante.

Como chegar a Matera

O aeroporto mais próximo a Matera é o de Bari, do qual dista 66km. Uma vez em Bari, independente de como você chegar, as opções são as seguintes: Transfer, trem ou carro. De trem, basta ir até a estação central de Bari e pegar o trem até Matera. Muito fácil e simples. De carro, basta locar o carro com antecedência e no aeroporto de Bari já se dirigir a Matera. Esta é uma boa opção, pois entre Bari e Matera passará por cidades imperdíveis como: Polignano a Mare, Fasano, Alberobello, Monopoli.

O que visitar em Matera

  • Piazza Vittorio Veneto
  • Palombaro Lungo
  • Catedral de Matera
  • As casas-grutas
  • San Nicola dei Greci e Madonna delle Virtù
  • Museu da Escultura Contemporânea de Matera
  • Piazza del Sedile
  • Castelo Tramontano
  • Palazzo Lanfranchi
  • Santa Lucia alle Malve
  • Santa Maria de Idris
  • Parco della Murgia

Qualquer dúvida entre em contato com a gente será um prazer poder ajudar.

luci@andiamoblogviagens.com.br

Entre na nossa página do Facebook: andiamo

Nos siga no Instagram: andiamo_blog

Ao fazer suas reservas, prefira o Booking.com onde você irá encontrar excelentes ofertas com total segurança. Por favor, reserve pelo nosso blog, onde você poderá nos ajudar na divulgação e não pagará nada por isso.



Booking.com

 

 

29 comentários em “MATERA, a cidade dos Sassi – Itália”

  1. I simply want to say I am just newbie to blogging and site-building and certainly liked this website. Likely I’m want to bookmark your blog . You absolutely come with beneficial well written articles. Thanks a lot for sharing your website page.

  2. I’ve been having issues with my Windows hosting. It has set me back quite a bit while making the next list. This is the current list that I have. I should add another list in less than a week. I’ll let you all know when the next list is ready. Thank you for your patience.

  3. Cool one! Interesting information over this website. It is pretty worth enough for me. Personally, if all web owners and bloggers made good content as you did, the web will be a lot more useful than ever before. I couldn’t refrain from commenting. I have spent 1 hour looking for such tips. I’ll also share it with a couple of friends interested in it. I have just bookmarked this web. Now with the job done, I will watch some online gay cams. Gracias!!! Greetings from Californa!

  4. My brother recommended I might like thi website. He was once entirely
    right. Thiss submt truly mafe my day. You cann’t consider just
    how so much time I had spent for this information! Thank you!

  5. Please let me know if you’re looking ffor a article author for your weblog.
    You have ssome really good posts and I think I would be a
    goo asset. If you ever want too taake some off the loaad off, I’d really like to
    write some content ffor your blog in exchange for a link back to mine.
    Please send me an email if interested. Thanks!

  6. Good one! Interesting info over here. It is pretty worth enough for me. In my opinion, if all webmasters and bloggers made good content as you did, the internet will be a lot more useful than ever before. I couldn’t resist commenting. I have spent 3 hours trying to find such article. I’ll also share it with a couple of friends interested in it. I’ve just bookmarked this website. Finished with the search done, I going to visit some online sexy men cams. Gracias!!! Greetings from Orlando!

  7. Fascinating blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere? A theme like yours with a few simple tweeks would really make my blog shine. Please let me know where you got your design. Many thanks

  8. Hey very cool web site!! Man .. Beautiful .. Amazing .. I will bookmark your blog and take the feeds also…I am happy to find numerous useful information here in the post, we need develop more techniques in this regard, thanks for sharing. . . . . .

  9. I think this is among the most important information for me. And i am glad reading your article. But should remark on some general things, The website style is great, the articles is really nice : D. Good job, cheers

  10. We have master some good stuff below.. video vlogger terfavorit Surely value bookmarking for revisiting. I actually delight the way a good deal effort you placed to build such terrific informative website.

  11. Its such as you learn my mind! You seem tto grasp soo much about this,
    such as you wrote the ebook in it or something. I feel that yyou just could do with sopme % to power the message house a bit, however other than that, this is great blog.

    An excellent read. I will ertainly be back.

  12. This is very interesting, You are a very skilled blogger. I have joined your rss feed and look forward to seeking more of your magnificent post. Also, I have shared your web site in my social networks!

  13. A powerful share, I simply given this onto a colleague who was doing slightly evaluation on this. And he in actual fact bought me breakfast because I found it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the treat! However yeah Thnkx for spending the time to debate this, I feel strongly about it and love reading more on this topic. If possible, as you change into expertise, would you thoughts updating your blog with more particulars? It is highly useful for me. Big thumb up for this weblog publish!

Deixe um comentário