ESCÓPIA – Macedônia do Norte

Escópia,

Skopje ou Skopie  é a capital e a maior cidade da Macêdonia do Norte. Era conhecida no período romano sob o nome de Escupos, dentro da antiga Iugoslávia sob o nome (sérvio) Escoplie (Skoplie), e durante o domínio do Império Otomano, sob o nome de Uscube (Uzkub) ou Uscupe (Uzkup).

A cidade desenvolveu-se rapidamente após a Segunda Grande Guerra Mundial. É uma cidade moderna, que preserva monumentos culturais do passado. É um importante  centro siderúrgico e industrial.

Chegamos em Escópia vindo de Tirana na Albânia. Veja aqui no blog um post sobre essa cidade que está se abrindo para o mundo: https://andiamoblogviagens.com.br/tirana-uma-surpresa-agradavel/

Nossa viagem entre Tirana e Escópia fez parte do nosso roteiro pelos Balcâs. Um roteiro não muito fácil de se fazer, devido a logística que é um pouco complicada porque não tem muitas opções de ir de trem. No nosso caso fizemos a maior parte de ônibus e deu tudo certinho. Comprei as passagens pelo site da Flixbus ainda aqui no Brasil.  Saímos de Tirana às 8:00 e chegamos em Escópia às 15:20. Pagamos 214,00 reais para duas pessoas. O site é: https://www.flixbus.com.br/

Chegamos na rodoviária e já compramos as passagens para irmos pra Sofia na Bulgária e nos dirigimos à pé para o nosso hotel. Não era muito distante, cerca de 2 km. O percurso é muito agradável e fomos seguindo o rio que corta a cidade. Passamos inclusive pelo navio/hotel que fica localizado no rio. Muito interessante!

A cidade é linda! Com muitos monumentos para apreciar. Nesse percurso até o hotel passamos por uma avenida de pistas e calçadas largas. Onde de um lado fica o rio e do outro bares e restaurantes super charmosos, baratos e com comidas de qualidade. Estava uma garoa fina e um friozinho delicioso.

Nosso hotel era muito bem localizado e tinha uma vista privilegiada da Praça Macêdonia a mais bonita da cidade, onde tem uma belíssima estátua de Alexandre o Grande. Em 1963, Escópia foi destruida por um terremoto e a cidade foi praticamente toda destruída. Com ajuda internacional ela conseguiu se reconstruir e hoje seus monumentos possuem uma aparência de novo. Muitos criticam por achar que perdeu suas origens. Mas, na minha opinião achei tudo lindo.

Para onde você olha, tem uma estatua. É um arco como o de Paris, uma estátua com um cavaleiro, uma bailarina, um leão, tem até estátua dentro do rio. Nos falaram que o governo da Macedônia lançou um plano de revitalizar a cidade toda, espalhando a história da cidade por todo lado.

O Arco da Macedônia, como toda cidade antiga e histórica, Escópia não poderia deixar de ter seu arco. Localizado próximo a praça da Macedônia o arco está longe de ter a fama de outros arcos europeus, mas pela sua localização vale a pena conhecer.

Apesar de ser uma cidade grande, dois dias são o suficiente para conhecer Escópia. Se não tiver muito tempo é possível até em 1 dia. O centro histórico é facilmente conhecido à pé e é desta forma a melhor maneira de conhecer. A cidade é dividida entre a parte que fica ao redor da praça principal e a do outro lado do rio, que me pareceu mais antiga e muito bonita também.

Ao entardecer as luzes começam à acender e Escópia fica ainda mais bonita.  Na Praça Macedônia que está  a estátua gigante do Alexandre, se ilumina e fica de cair o queixo. Alexandre é muito importante por lá. Afinal, a Grécia alega que ele nasceu numa região de mesmo nome que fica lá na Grécia.  Por conta dessa briga, a Macedônia teve que adotar o nome de Republica da Macedônia do Norte para que fosse aceita na ONU e acabasse com essa confusão.

As pontes com suas estátuas e lustres ganham tonalidades diferentes e é uma delícia andar por essas ruas. A cidade é muito segura e é possível andar tranquilamente. No dia que estávamos lá estava acontecendo um jogo e vi várias crianças e mulheres indo com seus maridos para o estádio. Eles gostam muito de futebol e não sei como, mas conseguiram eliminar a Itália da Copa do Mundo de Futebol de 2022.

Bem pertinho da Praça Macedônia em uma rua lateral existe até um touro como em Nova York.  Não entendi o objetivo do touro. Acho que está relacionado à uma loja que estava próxima. Mas, em todo caso os turistas gostam de pegar na cabeça dele pra lhe atrair sorte.

Escópia é a cidade natal da Madre Teresa. Á uma curta distância de caminhada da Praça Macedônia é possével conhecer o memorial construído em sua homenagem fica ao lado da igreja onde ela mesma foi batizada.

A cidade possui várias pontes cada uma mais bonita e bem preservada que outra. A Ponte de Pedra é uma ponte que cruza o Rio Vardar bem ao lado da Praça Macedônia, conectando-a com o Old Bazaar, uma parte mais antiga e  diferente da cidade. A construção da ponte original ocorreu há mais de 500 anos.

A ponte de Arte é  uma ponte de pedestres com estátuas dos maiores artistas, músicos da Macedônia e outros artistas relacionados a arte no país. Foi construída bem recentemente, como parte da revitalização do centro de Escópia.

A Ponte da civilização de Macedônia,  localizada entre a ponte de Pedra e a ponte da Arte, a ponte está em frente ao Museu Nacional de Arqueologia e apresenta dezenas de personalidades da história da Macedônia.

Com mais de 6.000 peças, o museu Arqueológico da Macedônia é um novo museu que impressiona por sua beleza externa e possui em seu acervo algumas obras como a estátua de Vênus Boadicea e a cópia do sarcófago de Alexandre.

Por todo lado que se ande ou atravesse as pontes sempre é possível notar esse suntuoso prédio do Museu de Arqueologia da Macedônia. É mesmo lindíssimo e a ponte que leva até ele também, com umas partes em vidro que lhe dá um charme todo especial.

Escópia também possui uma Fortaleza que fica no alto da cidade, próximo ao Old Bazaar. A vista de lá é linda e a região é super agradável para caminhar e encontrar lugares legais. Tem até um bar com uma cervejaria bem famosa por lá.

Assim que atravessamos a Ponte de Pedra  chegamos à um dos  maiores e mais antigos bazares dos Balcãs, e foi por séculos o centro comercial da região. A região é muito antiga e bonita, parece que parou no tempo. Com ruazinhas fazendo curvas e cheias de lojinhas, bares e restaurantes. Nessa região é possível ver algumas mesquitas e vários muçulmanos.

Para aqueles que não são adeptos de caminhar, uma boa opção são os patinetes elétricos que estão por todo lado na Europa e na Macedônia do Norte também. Muito prático e fácil de utilizá-lo.

QUANDO VISITAR ESCOPIA

  • De janeiro a março o clima é o pior possível. Apresenta-se como exemplo 12°C como temperatura máxima em março e chove em março cerca de 58mm.
  • De abril a julho o clima é bom. À hora do almoço, estão 29°C em média e pode esperar 46mm de chuva/mês durante este período.
  • No mês de agosto oclima é muito bom. Apresenta-se como exemplo 31°C como temperatura máxima em agosto e chove cerca de 5% do tempo em agosto.
  • De setembro a outubro o clima é agradável. Ao início da noite, a temperatura média é de 12°C e pode esperar 61mm de chuva/mês durante este período.
  • Em novembro o clima é aceitável, mas ainda é OK. A temperatura máxima este mês é de 24°C e, em novembro, esperam-se 3 dias de chuva.
  • Em dezembro o clima é muito mau. Ao início da noite, a temperatura média é de 2°C e chove cerca de 51mm todos os meses.

O QUE FAZER EM ESCÓPIA

  • Old Bazaar
  • Praça Macedônia
  • Ponte de Pedra
  • Ponte da Arte
  • Ponte da Civilização da Macedônia
  • Memorial de Madre Tereza
  • Fortaleza de Escópia
  • Estátua de Alexandre, o Grande
  • Arco da Macedônia

ONDE SE HOSPEDAR

A melhor região para se hospedar, com certeza é o centro da cidade. De preferência, próximo à Praça Macedônia. Dessa região é possível andar por quase todos os pontos turísticos à pé. Nós ficamos no Hotel Square e pagamos cerca de 300,00 reais. Fizemos as reservas pelo site do Booking.com e deu tudo certinho.

Faça suas reservas aqui pelo blog e nos ajude na divulgação, isso não acarretará nada à mais em suas diárias e terá a possibilidade de encontrar excelentes opções de preços.

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário