PIRÂMIDES de TEOTIHUACAN – México

Olá viajantes,

Hoje vamos falar de uma cidade, que já esteve entre as dez maiores  do mundo entre os séculos III e V.  Duzentas mil pessoas habitavam esta cidade. Bem maior que qualquer cidade europeia da época. Centro urbano da Mesoamérica pré-colombiana, está a 50 km da Cidade do México. Com edifícios piramidais, residências para mais de uma família, vários murais bem preservados e a Avenida dos Mortos é um deleite passar por suas ruas e sentir a atmosfera da cidade. Prepare o fôlego, suas pirâmides são com escadarias longas e íngremes.

SMLXL

 Pirâmide do Sol

A cidade vem da época de 100 a.C,  seus monumentos foram construídos continuamente até por volta de 250 d.C. A cidade cresceu muito e chegou a ser a sexta maior cidade do mundo por volta de 500 d.C., mas logo depois foi incendiada e saqueada, não se sabe o motivo que sua população desapareceu.

SMLXL

 Construções ao longo da Avenida dos Mortos

A cidade desapareceu como cidade por volta dos século VII e VIII. Para chegar ao Sítio Arqueológico Teotihuacán, a maneira mais utilizada é de excursão de ônibus e bem mais prática também, além de que a maioria das excursões oferecem a visita a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, que não é muito fácil de acessar por conta própria. Se pode contratar uma excursão na recepção do hotel, no Zócalo em frente a Catedral na Plaza de la Constituicion ou em agências de turismo. Os preços são bem camaradas e vale a pena! Veja o post sobre a Cidade do México aqui no Blog: https://andiamoblogviagens.com.br/mexico-city-mexico/

SMLXL

 Pirâmide da Lua

Se pode chegar até ela de ônibus público também, mas é um pouco complicado e como a cidade é gigante tudo anda cheio e o trânsito nem sempre flui bem. Para facilitar a entrada dos visitantes existem vários portões e cada um está próximo de uma atração. São 5 portões: Portão 1 para a Ciudadela, Portão 2,4 e 5 entrada para a Pirâmide do Sol, que é a maior atração, Portão 3 para a Pirâmide da Lua, que também é uma excelente opção, pois após a visita à Pirâmide da Lua que é menor ao ver a do Sol se fica encantado. A Pirâmide da Lua está do lado oposto a Pirâmide do Sol.

SMLXL

 Plaza de la Luna

Depois da Pirâmide do Sol a Pirâmide da Lua é a segunda maior construção da cidade. Na frente da pirâmide está uma parte mais saliente com quatro corpos escalonados com paredes em talud-tablero, onde existe canais de drenagem. É a Plaza de la Luna. É onde tudo começa na cidade principalmente a Avenida dos Mortos. Não se sabe se a Pirâmide da Lua tinha um templo no seu topo, mas tudo indica que sim.

 

SMLXL

 Na parte alta da Pirâmide da Lua, de  frente a Plaza de la Luna e ao fundo a Pirâmide do Sol

A Pirâmide da Lua é menor que a do Sol, porem se encontra em uma parte mais alta. Foi encontrado pelos arqueólogos junto a ela, uma estátua que era a deusa da Agricultura.

 

SMLXL

 Escadaria da Pirâmide da Lua

Para subir até o topo da Pirâmide da Lua, não necessita de tanto preparo físico, basta ir devagar e se apoiando no cabo de aço que serve de corrimão, respeitando a mão de subida e descida. Muitos turistas sobem e ficam na parte alta da Pirâmide admirando toda a cidade. A vista é mesmo muito linda. A Pirâmide tem 45 metros de altura. Todos os templos que estão próximos a Pirâmide da Lua estão voltados para a Plaza de La Luna. Na parte de trás estão os quartos, pequenas praças e pátios,  que se supõem era onde viviam os sacerdotes e pessoas importantes da cidade, com uma fina arquitetura e com belos murais que se podem ser  vistos no Portão 3.

SMLXL

Palácio de Quetzalpapálotl

O Palácio de Quetzalpapálotl é o edifício mais luxuoso e importante da cidade, também conhecido como Borboleta Quetzal. Deve ter sido a residência de alguém importante, está muito bem decorado com murais de cores vibrantes vermelhas, representando como deveria ser decorado os palácios de Teotihuacana. Tem um pátio bem bonito que é chamado de Pátio dos Pilares.  http://arqueologiamexicana.mx/mexico-antiguo/palacio-de-quetzalpapalotl-teotihuacan-estado-de-mexico

SMLXL

 Na Cidadela existem vários vendedores ambulantes e o sol é escaldante

Bem no início da Avenida dos Mortos está a Ciudadela, os espanhóis que a descobriram, julgaram que este espaço era uma instalação militar, mas na verdade são casas onde viviam os sacerdotes e governantes e bem pertinho está o palácio de Quetzalcóatl. Hoje é muito utilizado por vendedores ambulantes.

SMLXL

 Um dos painéis explicativos sobre como viviam na época. Existem vários destes com detalhes explicativos.

No Complexo Sur se é possível visitar uma casa típica de Teotihuacana,  cujo tamanho depende da função e da rede de drenagem que a mantinha seca e limpa.  A casa conta com um pequeno quarto com um depósito de água,  onde se podia utilizar para armazenar e banhar-se. As casas eram totalmente impermeáveis devido a sua construção com pedras, cal e com tetos de madeira. A cidade contava com serviços de: drenagem para as águas da chuva e poços subterrâneos para obter água potável,  avenidas pavimentadas e edifícios decorados. Como se vê não era tão ruim morar nesta cidade.

SMLXL

 Conjunto de Los Jaguares

Os muros das habitações eram decorados com pinturas com perfis de felinos, onde na altura do nariz formava um rosto de outro grande felino em cujas faces se observa um coração com gotas de sangue. O estilo dos teotihuacanos se baseava em um traço simétrico,  que traz sobriedade aos espaços e imprime um sentido  de direção aos temas. A conservação dos murais é uma das tarefas mais complexas que se realiza o INAH,  mas graças  ao seu trabalho podemos conhecer acerca do mundo teotihuacano.

SMLXL

 Avenida dos Mortos ou Calçada de los Mortos

O principal uso da Avenida dos Mortos, além de cerimônias, pode ter sido para comunicação entre a Pirâmide do Sol e da Lua, pois as pessoas podiam ir da Plaza de la Luna caminhar pelos grandes complexos de La Ciudadela e ir até a Plaza de la Pirâmide del Sol, com uma fantástica visão das duas, avenida larga e plana, com uma extensão de 4 km e 45m de largura.

SMLXL

 Lojinhas de souvenirs

Andando entre as Pirâmides uma pausa para conhecer os produtos típicos da cidade. A pequena feirinha é permanente e apresenta vários produtos atraentes aos turistas como roupas coloridas e muitos brincos de pedras e prata, a preços convidativos. Neste local se é possível utilizar banheiros limpos.

SMLXL

 Templo de la Agriculltura

Foi um dos primeiros prédios a se encontrar pinturas em murais, com simbolismos fortes, com figuras humanas masculinas e femininas, sacerdotes e lembrando estilo egípcio. Seus murais devido ao tempo e a má conservação não são fáceis de serem vistos, muitos estão no Museo Nacional de Antropología do México. O edifício tem 3 etapas construídas, a mais antiga data do ano de 150 aC.  http://www.mna.inah.gob.mx/

SMLXL

 Um esboço dos trabalhos de conservação  do Palácio de Quetzalpapálotl

O Palácio Quetzalpapalotl pode ter sido a residência da elite teothiuacana. Seu nome significa Borboleta Preciosa, devida a suas colunas talhadas que delimitam  o pátio central do edifício as quais formam parte dos pórticos que estão na entrada das habitações principais. Ainda apresenta murais bem preservados, principalmente nas cores vermelhas, que era a cor preferida. A parte baixa do edifício ainda conserva as cores originais. Fica localizado próximo da Pirâmide da Lua.

SMLXL

 Palácio Quetzalpapálotl

SMLXL

 Não tem como se perder, as informações são bem claras

SMLXL

 Entrada do Palácio de Quetzalpapálotl

Para entrar no Palácio tem uma entrada exclusiva e se pode fazer a visitação sozinho ou com guia. Mas, nem tem necessidade do guia pois tudo é muito explicadinho. Tem entrada para portadores de deficiência e a entrada fica bem em frente às lojinhas de souvenirs. Dentro do Palácio a diferença de temperatura é bem notável, com temperaturas mais baixas. As ruínas estão preservadas e é muito interessante. Uma visita a ele é imperdível.

SMLXL

 Mural del Puma

O Mural del Puma foi descoberto em 1963, faz parte de um conjunto arquitetônico chamado Grupo del Mural del Puma. Constitui de um felino com grandes garras e de um amarelo intenso com verde e branco representando um ambiente aquático. Tem uma moldura com círculos verdes que representam pedras preciosas.

SMLXL

 Pirâmide del Sol

Deixamos a visita a Pirâmide del Sol por último. Já que esta é a maior atração da cidade e também a segunda maior pirâmide de todo o país.  Fica no final da Avenida dos Mortos e não tem como não percebe-la. É muito alta e suas escadarias são de cair o queixo. Está em direção exata para onde o sol nasce. Tem 65 metros de altura e anteriormente existiu um templo no seu topo e sob a pirâmide existe uma gruta que foi descoberta em 1971 e através desta gruta se tem acesso a outras salas. Muito interessante e se prepare porque para subir toda a sua escadaria tem que ter muito preparo físico. Mas, lá do alto a vista é maravilhosa! Vá com calma, descansando no caminho e curtindo a atmosfera. Em finais de semana e feriados as filas são gigantescas. Não recomendo!

SMLXL

 Era cedo  e os turistas estavam chegando

A Pirâmide do Sol foi construída  no século II d.C, bem antiga e é composta por cinco plataformas com degraus e uma escadaria fenomenal que leva ao topo. Foi colocado para facilitar a subida dos turistas uma espécie de corrimão com cabo de aço. Facilita muito, os degraus são de quina e um descuido sua canela será atingida facilmente. Nestas escadarias subiam com animais até o topo  para fazerem sacrifícios. Durante o seu apogeu era pintada de vermelho e se destacava na vegetação. Devia ser muito bonita.

SMLXL

 Preparando para a subida

 São 248 degraus e se for andar ao seu redor, na sua base,  não se faz em menos de 15 minutos. São 894 metros. Dizem que é a terceira maior do mundo. A temperatura é mais elevada que na Cidade do México e não existe sombra, melhor mesmo é se proteger com filtro solar, chapéu ou sombrinhas.

SMLXL

 Apresentações artísticas e culturais na cidade.

Bem na base da Pirâmide onde se aglomera maior número de turistas, sempre tem alguma apresentação artística, são grupos folclóricos da região e vale a pena conferir. Durante a noite se é possível fazer a visitação também e a iluminação é similar ao da época, com apresentações artísticas. Lembrando que isto ocorre em calendário especial, dia de festas. Outra programação são os passeios de balão, que sobrevoa as pirâmides. Quem fez gostou muito.

SMLXL

 Estes foram mais espertos e levaram sombrinhas para amenizar o sol escaldante e o clima seco

Está aberto a  visitação todos os dias das 8:00h da manhã às 17:00 horas inclusive às segundas-feiras. O custo da entrada é de 57,00 pesos, mas se for de excursão  o preço já está incluso no preço total do passeio. Não se esqueça de levar água, chapéu, filtro solar.

QUANDO IR

Em qualquer época do ano é muito bom visitar a cidade. Quando aqui é inverno no México é verão. Mas, sempre faz frio e o clima muda muito durante o dia. As noites são sempre frias. As manhãs também são frias e durante o dia costuma esquentar muito. Os meses de chuva são no verão principalmente nos meses de junho a setembro.

O QUE VISITAR NA CIDADE

  • – Pirâmide de la Luna
  • – Plaza de la Luna
  • – Avenida dos Mortos
  • – Ciudadela
  • – Lojinhas
  • – Mirador Arqueológico
  • – Palácio de Quetzalpapálotl
  • – Palácio de Quetzalcóatl
  • – Conjunto de Los Jaguares
  • – Patio del Pilares
  • – Complexo Sur
  • – Murais
  • – Pirâmide del Sol

Qualquer dúvida entre em contato com a gente será um prazer poder ajudar.

luci@andiamoblogviagens.com.br

Entre na nossa página do Facebook: andiamo

Nos siga no Instagram: andiamo_blog

Ao fazer suas reservas, prefira o Booking.com onde você irá encontrar excelentes ofertas com total segurança. Por favor, reserve pelo nosso blog, onde você poderá nos ajudar na divulgação e não pagará nada por isso.



Booking.com

 

55 comentários em “PIRÂMIDES de TEOTIHUACAN – México”

  1. Definitely believe that which you said. Your favorite justification seemed to be on the net the simplest thing to be aware of. I say to you, I definitely get annoyed while people think about worries that they plainly don’t know about. You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the whole thing without having side-effects , people can take a signal. Will probably be back to get more. Thanks

  2. I simply want to mention I am just all new to blogging and really liked your web-site. Most likely I’m likely to bookmark your blog post . You amazingly have amazing stories. Many thanks for sharing with us your web-site.

  3. I’ve been having issues with my Windows hosting. It has set me back quite a bit while making the next list. This is the current list that I have. I should add another list in less than a week. I’ll let you all know when the next list is ready. Thank you for your patience.

  4. I would like to thank you for the efforts you’ve put in writing this website. I’m hoping the same high-grade site post from you in the upcoming as well. In fact your creative writing skills has inspired me to get my own website now. Actually the blogging is spreading its wings fast. Your write up is a great example of it.

  5. Howdy very cool blog!! Guy .. Excellent .. Amazing .. I will bookmark your blog and take the feeds additionally…I’m satisfied to search out numerous useful info right here in the put up, we’d like work out more strategies on this regard, thank you for sharing. . . . . .

  6. Good info! Interesting informations over here. It’s pretty worth enough for me. In my opinion, if all website owners and bloggers made good content as you did, the internet will be a lot more useful than ever before. I could not resist commenting. I’ve spent 3 hours searching for such informations. I’ll also share it with some friends interested in it. I have just bookmarked this website. Finished with the task done, I will enjoy some model sexy cams. Thanks!! Greetings from Florida!

  7. I am really enjoying the theme/design of your site. Do you ever run into any internet browser compatibility problems? A couple of my blog audience have complained about my site not operating correctly in Explorer but looks great in Opera. Do you have any tips to help fix this issue?

  8. Good info! Interesting tips over this web. It is pretty worth enough for me. In my opinion, if all website owners and bloggers made good content as you did, the net will be a lot more useful than ever before.| I couldn’t refrain from commenting. I have spent 1 hour looking for such infos. I’ll also share it with some friends interested in it. I have just bookmarked this website. Finished with the job done, I will enjoy some online homo cams. Gracias!!!Greetings from Monterrey!

  9. Good info! Interesting information over here. It’s pretty worth enough for me. In my view, if all website owners and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.| I couldn’t refrain from commenting. I have spent some hours looking for such infos. I’ll also share it with some friends interested in it. I have just bookmarked this web. Finished with the job done, I going to visit some online homo cams. Thank you very much!!Greetings from Los Angeles!

  10. I am trying to find a free Dreamweaver alternative and it looks like Kompozer is good. But I could not find any feedback with using this program for wordpress templates. I wanted to know if anyone has used it and how well it works. Thanks in advance..

  11. I’m sorry it has taken me so long to make a new list. There were some problems making this list. I also was away from the computer for awhile. I hope you all have had a good month. It’s been almost a month since the last update. The next list won’t take that long to make. At least I hope it won’t.

  12. Thanks pertaining to revealing the following effortlessly folks you truly determine what you’re talking about! Book marked. Please likewise seek advice from this site Is equal to) kumpulan youtube terbaik. We could have a very hyperlink trade agreement concerning all of us

  13. I have been surfing online more than 3 hours these days, yet I by no means found any interesting article like yours. It’s pretty price enough for me. Personally, if all web owners and bloggers made good content material as you probably did, the internet will be a lot more useful than ever before.

  14. Thank you for every one of your efforts on this site. Kim take interest in conducting investigation and it’s really easy to understand why. All of us learn all of the lively means you provide worthwhile things on the website and in addition encourage contribution from some others on this area of interest so my girl is undoubtedly becoming educated a great deal. Take pleasure in the rest of the new year. You’re the one doing a fabulous job.

  15. Somebody essentially help to make seriously articles I would state. This is the very first time I frequented your web page and thus far? I surprised with the research you made to create this particular publish extraordinary. Wonderful job!

  16. My brother recommended I would possibly like this web site. He was totally right. This publish actually made my day. You cann’t imagine simply how a lot time I had spent for this information! Thanks!

  17. I just want to mention I am just newbie to blogging and site-building and certainly loved you’re web-site. Very likely I’m going to bookmark your site . You absolutely have exceptional writings. Thank you for sharing with us your web-site.

  18. I blog often and I truly thank you for your content. This great article has truly peaked my interest. I am going to take a note of your blog and keep checking for new details about once per week. I subscribed to your RSS feed too.

  19. I am really inspired together with your writing talents as smartly as with the format for your weblog. Is that this a paid theme or did you modify it yourself? Either way stay up the excellent quality writing, it’s rare to see a nice weblog like this one these days..

Deixe um comentário