FAZENDA JABUTICABAL – Goiás

Olá Viajantes,

Fazenda Jabuticabal está sediada no Distrito de Nova Fátima, em Hidrolândia (Goiás, Brasil). É pioneira no cultivo de jabuticabeiras no estado de Goiás iniciando suas atividades em 1947. Hoje são aproximadamente 42 mil Jabuticabeiras.

Não é preciso ir até a cidade de Hidrolândia! Na BR-153 em Aparecida de Goiânia, pegue a saída à direita no KM 515 (sentido sul). Vá até a rodoviária de Aparecida de Goiânia e pegue a terceira saída à direita. Iniciando a GO-319 ande 15 km até o distrito de Nova Fátima. Continue por mais 4 km de estrada de chão e chegará na Fazenda Jabuticabal.

Rodovia GO-319, KM 18, Distrito de Nova Fátima, Hidrolândia – GO

Goiânia está bem próxima à capital do país. Ligada por pistas excelentes. Se a opção escolhida for o aluguel de carro, prefira fazer pela Rentcars, um site muito interessante que faz um orçamento pelas várias locadoras, lhe indicando o melhor custo-benefício.

Em 1947, após a Segunda Guerra Mundial, Antônio Batista da Silva, plantou os primeiros pés de jabuticaba, naquela que seria a Fazenda Jabuticabal

Em 1960 a Fazenda Jabuticabal começa a receber seus primeiros turistas para apreciar jabuticabas. Inicia aí o Ecoturismo na Fazenda. 

Na década de 80, em uma entrevista para um jornal, o reporter sugere um desafio para o proprietário. Quem chupasse uma jabuticaba de cada pé, ganharia a fazenda. Este fato ainda é comentado nos dias de hoje, porém não passa de uma brincadeira. Mesmo porquê ninguém conseguiria chupar tantas jabuticabas em um dia.

A fazenda jabuticabal vem recebendo turistas a mais de 50 anos e o público só aumenta a cada ano que passa. A Fazenda Jabuticabal abre as portas sempre nos meses de setembro e outubro. É cobrado um valor na portaria onde possibilita o acesso às dependências da propriedade e que te da a liberdade de usufruir do pomar de jabuticabas o dia todo.

A Fazenda Jabuticabal é a sede da Fazenda, onde encontra as jabuticabeiras mais velhas e onde tudo começou, você pode se deliciar com muita jabuticaba e conta também com o restaurante.

Já a Vinícola Jabuticabal é onde se produz os vinhos e outros produtos, e também conta com muitas jabuticabeiras para se deliciar a vontade, além de ter um rio de água cristalina que passa dentro da propriedade que pode tomar banho e também pescar. A Vinícola Jabuticabal é onde tem o mirante e restaurante com vista panorâmica para as jabuticabeiras.

No restaurante é servido comida por quilo, não tem serviço a La carte. Caso queira levar jabuticaba é cobrado um valor à parte. Não é permitido fazer churrasco. É permitido apenas a entrada de alimentos prontos e bebidas somente em lata.

No restaurante não é permitido entrada de animais. Nos demais locais, apenas animais de pequeno porte. É possível pescar no rio e o que for pescado pode levar pra casa sem nenhum custo. Caso queira se deslocar sem caminhar é possível andar nos veículos da propriedade, próprio para levar os visitantes nas áreas mais distantes, à um valor estipulado na portaria.

Fazenda Jabuticabal e a Fazenda e Vinícola Jabuticabal. São lugares diferentes, apesar de estarem a1 km de distância uma da outra. É bom saber que em ambas você poderá se deliciar e comer quantas jabuticabas conseguir.

Geralmente os visitantes passam o dia na Fazenda e muitos levam redes, cangas para forrar e descansar. Caso não leve, na portaria tem a opção de alugar uma rede por 15 reais.

Tanto na Fazenda Jabuticabal, quanto na Vinícola Jabuticabal tem a possibilidade de avistar a quantidade de pés de Jabuticabas através do Mirante. São muitas e muitas jabuticabeiras. Elas são divididas por setores. As que estão no ponto, as que estão verdes, etc. Mas, não se preocupe que haverá jabuticabas para todos.

Mesmo para quem não vá entrar na Vinícola, é possível entrar no Restaurante, nas lojinhas de produtos derivados da Jabuticaba, no lago e no Mirante. Para acessar aos pés de Jabuticabas e ao rio é necessário pagar ingresso. Durante os outros meses que não são abertos à visitação, o local é utilizado para eventos e excursões.

Nas lojinhas, tanto na Fazenda Jabuticabal, quanto na Vinícula Jabuticabal, a variedade de produtos é enorme, sendo o mais procurado o famoso vinho de Jabuticaba. Todos à preços convidativos. 

Não deixe de apreciar esse belíssimo mural feito pelo artista Fábio Gomes, retrata a história de uma figura importante da região.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

08:00H AS 18:00H
ABERTO TODOS DOS DIAS (SEGUNDA À SEGUNDA)

0 a 4 anos: Entrada Livre
5 a 9 anos: R$ 17,50
10 anos acima: R$ 35,00

QUANDO VISITAR A FAZENDA E VINICULA JABUTICABAL

A Fazenda Jabuticabal abre as portas sempre nos meses de setembro e outubro. É cobrado um valor na portaria onde possibilita o acesso às dependências da propriedade e que te da a liberdade de usufruir do pomar de jabuticabas o dia todo.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

4 comentários em “FAZENDA JABUTICABAL – Goiás”

Deixe um comentário