BELÉM – Pará

Belém,

 

Uma das maiores e mais antigas cidades do norte do país. Fundada em 1616 pelos portugueses. Com uma cultura plena e diversificada, sendo este tópico  a grande atração da cidade. Com bons restaurantes, museus, história, tradição  e bela arquitetura.  Os pontos turísticos famosos são facilmente visitados à pé, estão localizados pelos bairros da Cidade Velha e de Campina.  Próximo à Belém existem 39 ilhas e várias delas merecem uma visita e o barco é uma ótima oportunidade de sentir a brisa agradável da baía Guajará.

Para chegar a cidade, a melhor opção é o avião. O Aeroporto Internacional de Belém é um dos mais movimentados da região Norte. http://www4.infraero.gov.br A duração do voo do Rio ou São Paulo é de cerca de 3:30 horas. Localizado a 16 km do centro da cidade e com várias opções de transporte urbano.  Há micro-ônibus  para o centro da cidade a cada 30 minutos.

Caso opte por alugar um carro para andar pela cidade ou mesmo chegar até ela,  prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção.

Belém do Pará está distante cerca de 2.800 km de São Paulo, 3.050 km do Rio de Janeiro, 1.900 km de Brasília e 2.600 km de Belo Horizonte. Partindo do Sul, pegar a BR-153 (Belém-Brasília). Se partir da região Norte, o acesso é feito pela BR-316 e PA-391. A viagem é longa e cansativa, com vários pontos de retas longas, o fluxo de caminhões é intenso.

O ideal é iniciar o passeio turístico pela cidade de Belém, no Complexo Turístico Feliz Lusitânia  que abriga o Forte do Presépio, a praça Dom Frei Caetano Brandão, a Casa das 11 Janelas, a Igreja de Santo Alexandre (Museu de Arte Sacra) e a Catedral Metropolitana de Belém. O Monumento a Dom Frei Caetano da Anunciação Brandão está localizado na área marco do nascimento da cidade de Belém.

O Núcleo Cultural Feliz Lusitânia está aberto à visitação pública de terça a domingo, das 10h às 20 horas. Aos feriados, a visitação acontece das 9h às 13h. Para os espaços abertos, com vista para a Baía do Guajará, que funcionam 24 horas, o acesso é livre.

No Forte do Castelo, o turista tem acesso a uma vista privilegiada para a baía do Guajará. Os canhões originais estão em destaque no pátio interior. De lá também é possível avistar o famoso Mercado Ver-o-Peso.

Lá dentro, o belíssimo Museu do Forte do Castelo  exibia uma exposição  centrada na colonização da Amazônia brasileira, com peças de cerâmica dos índios e gravuras lindíssimas. Amei!!

Depois de apreciarmos a exposição, conhecermos o Forte e apreciarmos a bela vista da baía, nos dirigimos à Casa das Onze Janelas.

Originalmente projetado pelo arquiteto italiano Antonio Landi, no século XVIII. O local, possui um grande acervo de arte contemporânea. A Casa das Onze Janelas é um edifício histórico e que está bem preservado. Mesmo para aqueles que não são  muito ligados em museu, tem um jardim de frente a baía que já é uma atração.

Horário de Funcionamento: Terça a Sexta: Das 10:00 às 18:00 e sábado e domingo das 9:00 às 14:00.

Depois de visitar a Casa das Onze Janelas, basta atravessar a praça e já estará na Catedral Metropolitana de Belém, também conhecida por Catedral da Sé. https://arquidiocesedebelem.com.br A catedral é parte importante da tradicional celebração do Círio de Nazaré, tida como a maior procissão do mundo ocidental; é de lá que, depois de uma missa, que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré parte em procissão até a  Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

De lá seguimos para o famosíssimo Mercado  Ver-o-Peso. Fica nas proximidades e é claro!! A visita obrigatória de Belém. Oferece os mais variados sabores e aromas do Pará. Reúne centenas de barracas. O ambiente é perfeito para experimentar as exóticas frutas típicas e as delícias regionais.  Mas, principalmente, pela área dedicada às “poções mágicas” naturais.

A Estação das Docas foi a próxima parada.  É um complexo de lazer adaptado do antigo porto fluvial de Belém. Fica, por isso, junto à baía do Guajará.

No mesmo complexo estão três pavilhões distintos, um com lojas de roupas e artesanatos regionais, outro gastronômico e o outro para exposições.

Ao final da tarde, nada melhor do que parar para descansar, sentar e tomar um drinque e comer algo  com o rio como pano de fundo e o sol no horizonte. Vale a pena!! O site é: http://www.estacaodasdocas.com.br/

Seja durante o dia ou à noite, os restaurantes e bares são uma ótima opção. No pôr do sol, a dica é ir para o lado de fora, seja no calçadão ou em um dos bares. O difícil é escolher qual é o melhor.

A Estação das Docas conta ainda com um terminal de passageiros. Dali saem os barcos turísticos que percorrem a Baía do Guajará. Há opções para ver o pôr do sol, o amanhecer, além de conhecer ilhas próximas de Belém. Os barcos são super charmosos!!

Não tão distante da Estação das Rocas, está o Theatro da Paz. Um teatro extraordinário, uma relíquia da época da borracha nas regiões de Manaus e Belém. As visitas são guiadas e se pode admirar a bela escadaria de mármore, lustres, bustos, estátuas de bronze, piso em mosaico, parede e teto pintados representando a Grécia, Tudo impecável. O site é: http://theatrodapaz.com.br

A Basílica de Nazaré, fica à uma boa caminhada do Theatro da Paz. Fomos a pé, mas o calor da cidade não ajuda muito. Foi erguida no lugar onde o caboclo José Plácido encontrou, em 1700, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Confira a programação e os horários de funcionamento no site: https://arquidiocesedebelem.com.br/

Dentre os vários parques da cidade o que eu mais gostei foi o  Mangal da Garças. O parque parece um Jardim botânico. Possui lagos, onde as garças, marrecos e outras aves vivem livres. http://www.mangaldasgarcas.com.br/

Andar pela cidade requer alguns cuidados. Muitas pessoas, me alertaram quanto a insegurança. Uma pena! A cidade tem muito o que conhecer, mas  vários prédios estão bem maltratados.

O centro histórico e vários bairros da cidade estão com  os esgotos a céu aberto. A cidade é um vai e vem enorme de pessoas e ambulantes nas calçadas e ruas. O trânsito é bem congestionado.

Apesar disto, Belém é uma agradável surpresa. Sem ser considerada uma cidade bonita, no entanto tem seus atrativos e com várias belas atrações. Vale a pena conhece-la. Sem contar que ela é base preferencial para ir a vários outros encantadores lugares.

Um dos lugares mais procurados da região de Belém são as Praias da Ilha de  Mosqueiro. A 72 km do centro da capital, no mês de julho as praias fluviais lotam de turistas. Com mais de 20 praias, todas aptas ao banho. É possível ir de ônibus, carro ou barco.

O QUE FAZER EM BÉLEM

  • Igreja de Nossa Senhora das Mercês
  • Mangal das Garças
  • Museu Emílio Goeldi
  • Feira do Açaí
  • Estação das Docas
  • Theatro da Paz
  • Basílica de Nossa Senhora de Nazaré
  • Mercado Municipal de Belém
  • Mercado Ver-o-Peso
  • Catedral Metropolitana de Belém
  • Casa das Onze Janelas
  • Forte do Castelo
  • Forte do Presépio
  • Ilha do Marajó
  • Ilha do Mosqueiro
  • Ilha do Combú
  • Ilha do Algodoal

QUANDO IR A BELÉM

Em Belém faz calor o ano inteiro. A época das chuvas, chamada de “inverno”, vai de dezembro a abril. Já o “verão”, melhor período para os passeios, acontece entre junho  e novembro. No mês de outubro é realizado o Círio de Nazaré, maior evento da capital. Nesta época os preços ficam bem elevados.

ONDE SE HOSPEDAR EM BELÉM

O centro histórico é onde estão os principais pontos turísticos e existem várias opções de hotel. Porem, durante a noite, as ruas ficam bem desertas e inseguras, fique atento! Faça as suas reservas pelo Booking.com através do nosso blog e encontre excelentes ofertas, isso não acarretará nada a mais em suas diárias.

Booking.com

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

 

 

3 comentários em “BELÉM – Pará”

  1. I was just looking for this info for a while. After 6 hours of continuous Googleing, finally I got it in your site. I wonder what is the lack of Google strategy that don’t rank this type of informative sites in top of the list. Normally the top sites are full of garbage.

Deixe um comentário