SANTO ÂNGELO A CAPITAL DAS MISSÕES- RS

Santo Angelo,

É considerada a Capital das Missões, cidade com belezas arquitetônicas e cultura relacionada com as tribos guaranis e a cultura missioneira. Fundado em 1706, Santo Ângelo é o maior município da região das Missões, com mais de 80 mil habitantes. Foi o último município dos Sete Povos das Missões a ser fundado, consagrado pelo Anjo Custódio das Missões.

Chegamos em Santo Ângelo vindo de Porto Alegre de avião pela Gol. Um vôo que é bem rápido e um custo de cerca de 170 reais. Nosso objetivo seria passar 2 dias em Santo Ângelo e seguir viagem para São Miguel das Missões. Um local também imperdível. Dá uma olhadinha aqui no post: https://andiamoblogviagens.com.br/sao-miguel-das-missoes-as-ruinas-rs/

Santo Ângelo Custódio foi o último povoado do período reducional no Rio Grande do Sul, local este em que atualmente se encontra a cidade de Santo Ângelo. Devido a muitos fatores, resta somente os alicerces desta majestosa obra feita pelo povo guarani e projetada pelos padres jesuítas.

Nosso hotel era bem pertinho dos pontos turísticos e deu pra gente conhecer todos à pé. Eles estão localizados em sua maioria na praça principal, Praça Pinheiro Machado.  A Catedral de Santo Ângelo foi construída inspirada no templo da Redução de São Miguel Arcanjo.

A memória deste período é destaque em museus., memoriais e janelas arqueológicas as quais fazem o visitante ter uma noção do que foi o período jesuítico, como também o repovoamente deste território.

A “Capital Missioneira”, título este dado pelo fato de ser a maior cidade da região, possui uma vasta infraestrutura para receber seus visitantes e também conta com a genuína hospitalidade missioneira. Por todo lado que se anda tem lembranças desse período dos jesuítas.

Há mais de 300 anos se desenhou uma história que reuniu nativos do sul da América com jesuítas de várias procedências. o resultado foi a Província Jesuítica dos Guaranis com seus 30 povoados. A forma de vida e sociedade comunitária foi uma experiência única na humanidade, considerado por muitos pensadores da época como a mais perfeita sociedade cristã de todos os tempos.

Essa história é o berço da cultura gaúcha e o passado está presento no dia a dia do povo e a mística missioneira pode ser vivenciada por aqueles que visitam as Missões.

A Praça Pinheiro Machado,   situada em frente à catedral Angelopolitana e à prefeitura é repleta de monumentos, a cada cantinho tem uma escultura, uma placa e todos tem um significado. O portal dividido em 30 partes, sendo cada um com um nome dos 30 povos das Missões e a data de sua fundação é mesmo muito significante.

Durante nossa visita tivemos a oportunidade de ver vários estudantes com as professoras estudando sobre a história da cidade e alguns fotógrafos que aproveitam a bela paisagem para fazer seus ensaios fotográficos. È realmente muito bonito e bem planejada.

A igreja por dentro é majestosa e muito bonita. Devido ao fato da cidade ter-se desenvolvido no local do Sítio Arqueológico, várias edificações foram erguidas sobre suas fundações, não sendo possível uma exposição total a Céu aberto.  Assim, neste centro Histórico janelas arqueológicas mostram uma parcialidade dos vestígios arquitetônicos da antiga redução de Santo Ângelo Custódio.

A prefeitura da cidade fica do lado da Catedral Angelopolitana. Bem pertinho está situado o Sítio Arqueológico que tem por limites a Rua 7 de Setembro, a Avenida Marechal Floriano, a Rua 15 de novembro e a Avenida rio Grande do Sul. Toda essa área é protegida.

Do outro lado da praça quase em frente a Prefeitura está o Museu Municipal Dr. José Olavo Machado, o prédio que abriga o Museu Municipal constitui-se numa das mais antigas edificações do período pós-jesuítico. Construído entre os anos de 1870 e 1880; Compõe o Centro Histórico. Nele é possível observar características coloniais portuguesa.

Depois de aproveitarmos ao máximo a Praça Pinheiro Machado, fomos para o Museu Ferroviário, que fica à uns 10 minutos de caminhada. Prédio que abriga o Museu Ferroviário constitui-se numa das mais antigas edificações da cidade, sendo inaugurado em 1921. Serviu como estação ferroviária por 48 anos. A exposição permanente do Museu Ferroviário conta com mais de trezentos objetos. sendo o telégrafo um dos que mais se destaca.

Em 1984, uma medida concreta de valorização do local foi tomada, sendo o prédio a partir daí tombado pelo Patrimônio Histórico e Arquitetônico. Nele ainda é possível conhecer um dos vagões utilizados na época.

Instalado no prédio da antiga Estação Ferroviária encontra-se também o Memorial Coluna Prestes, sendo  o primeiro no país a homenagear a Coluna Revolucionária, cuja organização ocorreu no local em 1924, sob a liderança de Luiz Carlos Prestes. Ao lado, encontra-se o “Coluna Invicta” do artista carioca Mauricio Benites.

Prestes era capitão do exército, tendo sido transferido para o 1 Batalhão Ferroviário de Santo Ângelo, onde entrou em contato com outros militares que conspiravam contra o governo federal.

Também no mesmo prédio encontra-se  o Mirante Olga Benário, que era uma revolucionária que defendia o comunismo e lutava para acabar com as desigualdades. Subindo uma pequena escada na parte alta do prédio, está a exposição que conta a vida de Olga.

Logo à frente do Museu Ferroviário está esse belíssimo monumento ao guarani Sepé Tiaraju. Supõem que ele nasceu em uma aldeia indígena e ficou órfão ainda na infância. Sepé Tiaraju se tornou líder dos Índios Guaranis e os liderou conta as forças espanholas na Guerra Guaranítica de 1753 a 1756. Ele morreu em combate e seu corpo nunca foi encontrado.

 

QUANDO IR A SANTO ANGELO

Como as chuvas são bem distribuídas durante todo o ano. Não tem uma melhor época para visitar a cidade.

O QUE FAZER EM SANTO ANGELO

  • Catedral
  • Prefeitura
  • Museu Municipal
  • Museu Arquológico
  • Rua Missioneira
  • Calçadão da 25 de Julho
  • Praça Leônidas Ribas
  • Muonumento ao Índio
  • Memorial Coluna Prestes
  • Centro Municipal de Cultura
  • Museu Marechal Rondon
  • Cascata do Comandaí
  • Centro de cultura Missioneira
  • Monumento à Coluna Prestes

ONDE SE HOSPEDAR EM SANTO ÂNGELO

A cidade tem bons hotéis. Por ser uma cidade com muitos eventos religiosos é interessante fazer sua reserva antes de ir. O Villas Hotel é o melhor hotel da cidade. O site é: https://www.villashotelrs.com.br/ localizado em uma área da cidade mais afastada e tranquila. Nós ficamos no Turis Hotel, que é uma boa opção pra quem quer ficar perto dos pontos turísticos e com um excelente custo/benefício. O site é: http://ww1.santoangeloturishotel.com/ pagamos uma diária de 180,00 reais para o casal.

Faça  as reservas pelo Booking.com que tenho certeza que dará tudo  certinho. Através  do nosso blog  nos ajudará na divulgação. Isso não acarretará nada à mais em suas diárias.

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

Deixe um comentário