TRIESTE – Itália

Vamos pra Trieste,

Trieste é a capital da região de Friul-Veneza Júlia, no nordeste da Itália. É uma cidade portuária que ocupa uma faixa de terra estreita entre a costa do Mar Adriático e a fronteira com a Eslovênia, no Planalto Cársico, de formação calcária. As influências que a cidade tem é de uma riqueza incrível:  italiana, austro-húngara e eslovena. Por todo lado que se anda é nítido essa mistura de influências, o que faz com que a cidade traga em seu visual algo de clássico. 

Chegamos em Trieste vindo de Roma de trem. Em um trem excelente o Frecciarossa. Saímos de Roma às 13:35 e chegamos em Venezia Mestre às 17:23. Em Venezia Mestre saímos às 17:51 e chegamos em Trieste Centrale às 19:44. Pagamos cerca de 89 euros. Mas, é possível encontrar preços bem mais camaradas com antecedência de 3 meses. 

A cidade tem uma orla linda e extensa. Não é uma cidade muito pequena, sendo de médio porte. Suas principais atrações estão relativamente próximas. Dependendo do seu condicionamento físico é possível visitá-los em 1 dia. No entanto, tem algumas que precisam de transporte pra chegar até elas, como é o caso do Castelo Miramar. 

É possível também percorrer os principais pontos da cidade  pegando um ônibus de turismo https://www.civitatis.com/br/trieste/onibus-turistico-trieste, que ainda tem áudio guia e wi-fi disponível à bordo.

A gastronomia da cidade é mesmo uma delícia. É possível encontrar vários produtos típicos da região em várias lojinhas e em uma feirinha que acontece aos domingos próximo à praça principal da cidade.

Em Trieste também tem um canal, tipo o de Milão. O Grande Canal,  é um canal navegável localizado no coração do Borgo Teresiano, bem no centro da cidade.  Aproximadamente a meio caminho entre a estação ferroviária e a Praça Unitá dell’Itália. Foi um elemento chave do novo plano urbanístico que levou à construção do Borgo Teresiano. 

Servia de carga e descarga dos produtos trazidos pelos navios que iam para os armazéns da região. Hoje em dia, como já não tem mais essa necessidade,  o Grande Canal ganhou o propósito de ser um dos principais pontos turísticos da cidade. 

A região fica linda à noite, com as construções ao redor iluminadas e as luzes refletindo em suas águas. Vale à pena dar uma passadinha por lá ao entardecer. 

A Piazza dell’ Unitá d’Itália é onde tudo acontece. Aos domingos é mesmo uma festa, com eventos e muita gente passeando, tomando sol, um drinque ou com as crianças. Muito imponente, também é conhecida por ser a maior praça da Europa localizada próxima ao mar.

A praça é rodeada, em três lados, por belos edifícios e todos são muito bem conservados. Os mais importantes deles são: o Palácio do Município de Trieste o Palazzo della Giunta Regionale del Friuli Venezia Giulia e a Prefeitura.

 Para completar toda essa beleza, temos a bela vista do mar.  Aliás, a Piazza dell’Unità d’Italia  passou a ser assim denominado apenas em  1955, após o fim da experiência histórica do Território Livre de Trieste. Anteriormente era chamada de Praça de São Pedro, depois Piazza Grande. 

Para se ter uma ideia, nessa praça já aconteceram shows de artistas famosos mundialmente onde comportou mais de 15000 pessoas.  Esse local é altamente recomendado para quem estiver em Trieste. 

Indo para a região do Castelo San Giusto, está uma das construções mais antigas de Trieste. Datado por volta de 33 aC e que ainda está de pé e por incrível que parece muito bem conservado, o Arco di Riccardo. Um portão romano que fica entre prédios residenciais. 

Chegando ao Castelo de San Giusto, se prepare porque nessa região você terá a possibilidade de conhecer vários pontos turísticos lindos de Trieste e costuma estar sempre com várias excursões. Localizado em uma colina de mesmo nome. Era na verdade uma fortaleza.

Ele passou por várias reformas e foram incorporados diversos prédios anexos, desde a sua construção no século XV. Nessa região está uma igreja que  na verdade é  uma junção de duas basílicas.  A união foi feita no ano 300.


Propriedade do município desde a década de 30 do século passado, a Castelo de San Giusto é considerado por muitos como o símbolo  mais importante de Trieste. A localização é estratégica. Afinal, está  no morro mais alto da cidade de onde era possível controlar com facilidade tudo o que acontecia. Principalmente o que vinha do mar. 

Dentro da estrutura, que o município utiliza para eventos e eventos culturais, existem dois museus: o Museu Cívico, que abriga, entre outras coisas, uma rica coleção de armas (armaduras, espadas, punhais, pistolas, etc.) e o Lapidário, um espaço de museu onde 130 achados de pedra da época romana são mantidos, incluindo monumentos funerários e esculturas em baixo-relevo.

É possível subir na torre do Castelo à um preço simbólico. São cerca de 99 degraus em uma escada bem estreita e com degraus escorregadios. No entanto, a vista lá do alto é mesmo lindo e vale à pena conferir. 

Voltando para a Praça Unitá dell’Itália se passa pelo gueto judaico, onde moravam vários judeus antes da Guerra e um pouco mais abaixo está a  Igreja de San Spiridione, uma igreja ortodoxa Servia. Sua arquitetura bizantino-ortodoxa é bem inusitada de ser encontrada na Itália. O destaque é a sua cúpula dupla abobadada e as duas torres sineiras. O lado de fora é ornado por diversos mosaicos e o lado de dentro por uma iconostase (uma espécie de biombo, que separa os fiéis e o clero) coberta de ouro e prata, que vieram diretamente da Rússia!

O QUE VISITAR EM TRIESTE

  1. Piazza Unità d’Italia;
  2. Castello di Miramare;
  3. Castello di San Giusto; 
  4. Cattedrale di San Giusto; 
  5. Grande Canal;
  6. Igreja Paroquial Santo Antônio Taumaturgo;
  7. Igreja Sérvia Ortodoxa de San Spiridione;
  8. Molo Audace;
  9. Borsa Vecchia; 
  10. Arco di Riccardo;
  11. Viale XX Settembre.

QUANDO IR A TRIESTE

A cidade tem um clima mediterrâneo, com verões quentes e invernos frios. A melhor época para visitar Trieste é durante a primavera ou o outono, quando as temperaturas são mais agradáveis.

ONDE SE HOSPEDAR EM TRIESTE

Trieste tem uma boa variedade de hoteis, desde hotéis de luxo até a albergues e pensões. Se estiver disposto à pagar uma diária mais elevada, o Grand Hotel Duchi d’Aosta, é uma boa dica. Fica situado no centro da cidade, a cerca de 2 km da estação ferroviária central. Outra boa opção é o Hotel Continentale.

próxima.

https://www.booking.com/flexiproduct.html?product=banner&w=468&h=60&lang=pt-BR&aid=1468699&target_aid=1468693&banner_id=63292&tmpl=affiliate_banner&fid=1615324194031&

Faça suas  reservas pelo Booking.com e tenho certeza que dará tudo certinho.

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.

email: luci@andiamoblogviagens.com.br

Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

Deixe um comentário