PARAÚNA – Goiás

Olá viajantes,

Paraúna não é uma cidade muito antiga. Datada de 1900, nasceu da Fazenda São José, a partir de três famílias. O primitivo nome do povoado era “Bota Fumaça”, posteriormente São José do Turvo.

Com a emancipação do distrito de São José do Turvo, foi então assinada a Lei de 1930 que criou o Município de Paraúna, nome este que deve-se a junção  da língua tupi-guarani: “PARA” que significa RIO e “UNA “que significa PRETO.

No entanto, essa Lei não prevaleceu e somente voltou à ter efeito após 4 anos. Assim, para efeito de comemoração, ficou definido a data quatro anos após sua emancipação.

Segundo IBGE Paraúna tem uma população estimada de 11.221 pessoas, numa região dominada pela agricultura e pecuária. Localizada a  160km de Goiânia e 350km de Brasília-DF. com rodovia em bom estado de conservação e boa sinalização.

Suas formações rochosas, é a grande atração da cidade. Não tem como conhecer as formações sem estar de carro.  Caso opte por alugar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção.

Para chegar até elas, são 22 quilômetros desde a cidade, sendo  uns sete de estrada pelo asfalto da GO-050 e outros 15 de estrada de chão arenoso. Carros de passeios mais baixos sofrem. Não tem sinalização. Fomos pelo GPS e a estrada de chão estava sendo  patrolada e é  tudo muito confuso.

Paraúna tem um grande potencial turístico, pelas belezas naturais que possui  e uma história cercada de mistérios e misticismo. Existem muitas histórias contadas pelos moradores sobre extra terrestres e seres estranhos. Logo na estrada já dá para avistar a Serra da Portaria e as formações rochosas que estão na Serra das Galés.

Com certeza a mais famosa das formações é a Cálice de Pedra, que é o símbolo da cidade. Mas não é a maior. Uns acreditam que essas formações foram feitas pelos povos Incas ou Maias, outros que foram esculpidas pela ação da água, que em tempos remotos ocupava a região, outros que foi a ação do tempo e tem os que acreditam que foram seres extra terrestres.

É  uma verdadeira galeria a céu aberto esculpida pelos milhares de anos. É realmente  uma experiência que nos faz sentir pequenos.   Leve água e protetor solar, pois a trilha, apesar de curta, é de areia fofa e com muito sol na cabeça. No caminho tem um reconfortante rio com local de camping e churrasco. Vale a pena dar uma pausa.

A Serra das Galés,  impressionam pela semelhança com animais, pessoas e objetos. É uma espécie de cultura megalítica milenar. As formações em arenito caracterizam figuras como a Pedra da Tartaruga, o Cálice de Pedra, a Esfinge, o Índio, o Lorde Francês, a Máquina de Escrever e outros que podem surgir de acordo com a imaginação de cada um.

Segundo os geólogos a formação rochosa é de idade permo-carbonífera, com cerca de 290 milhões de anos. Faz um bom tempo hem!!

Mas o seu patrimônio natural não agrada apenas aos estudiosos. O município também é repleto de grutas, quedas d’água e outras paisagens. No nosso caso fomos apenas no Parque Estadual de Paraúna e voltamos para a cidade. Que não deixa ter o seu charme. Como este belíssimo casarão que está bem no centro da cidade.

Paraúna é um local propício para aventuras, com ótimas trilhas para ciclistas e motociclistas, e paredões perfeitos para prática de rapel. Possui também um belíssimo Cristo com uma capelinha. Dizem que à  noite tem uma iluminação especial. Não ficamos para ver. Já que estávamos em um bate e volta de Goiânia.

A Capela Nossa Senhora da Guia está no Morro da Igrejinha, fundada em 1944, por uma senhora que recebeu a graça de ver seu filho e outros jovens dispensados da II Guerra Mundial.

Na Capela acontecem as tradicionais missas e novenas sempre na primeira quinzena do mês de agosto. Ao lado está o Cristo Redentor, construído  em 1975, que tem mais de 10 metros de altura e é o ponto turístico mais visitado da cidade. Lá do alto é possível ter uma vista especial da cidade. É possível subir de carro.

Caso opte em fazer os passeios com um guia especializado, aí vai uma lista de guias credenciados de Paraúna.

André – (64) 99645-5294
Edneudes – (64) 99921-1877
João – (64) 99994-7728
Ronaldo – (64) 99653-8381
Walber – (64) 99644-5538

Lá do alto o Cristo Redentor, assim como a Capela é tudo muito bem cuidado. Não tinha ninguém. Era em um domingo e a cidade estava completamente vazia.

A cidade possui um belo lago, onde ao lado tem pista de caminhada, jardim e parquinho. A cidade é limpa e florida.

Bem pertinho do lago está o Estádio de Paraúna e uma igreja em excelente estado de conservação. Você poderá conhecer um pouco da história dos principais pontos turísticos da bela cidade de Paraúna-GO, no espaço do turista, clicando no  link: https://www.parauna.go.gov.br/espaco_turista

Na saída da cidade está a Vinícola Serra Galés. Atualmente, a propriedade produz mais de 300 toneladas de uva por ano, destinadas à produção do suco de uva 100% natural Cálice de Pedra, dos vinhos Cálice de Pedra e do vinho Muralha. Não deixe de visitar e fazer umas comprinhas, dizem que os preços são excelentes e é um vinho do Cerrado Goiano.  Quando estivemos lá, infelizmente estava fechada.

  • O QUE FAZER EM PARAÚNA

  • Serra das Galés
  • Igrejinha
  • Morro do Cristo Redentor
  • Lago da Cidade
  • Igreja Matriz
  • Ponte de Pedra (distante 60 km)
  • Cachoeiras do Cervo e do Desengano
  • Trilhas
  • Tirolesa
  • Camping
  • Muralha de Pedra
  • Serra da Portaria
  • Parque Estadual de Paraúna
  • Vinícola das  Galés

QUANDO VISITAR PARAÚNA

Qualquer época é sempre bom visitar Paraúna. No entanto, nos meses de chuva que vai de Novembro a Fevereiro não é uma boa opção, a estrada para ir ao Sítio Arqueológico tem 15 km de terra e você poderá encontrar problemas, no mais não tem nada que impeça, pois os meses são chuvosos, mas não frios. Nos meses de Julho e Agosto são períodos de muita seca. Não esqueça de levar água e filtro solar.

ONDE SE HOSPEDAR EM PARAÚNA

Geralmente os turistas fazem um bate e volta de Goiânia. Mas, caso sua opção seja em dormir e aproveitar mais a natureza da região, uma opção de hospedar são os hotéis: Hotel Cristo Redentor e o Hotel Serras de Paraúna. São hotéis simples, mas com tudo que o turista necessita.

 Faça suas reservas através do nosso site no Booking.com e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias e ainda poderá encontrar excelentes ofertas.

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

3 comentários em “PARAÚNA – Goiás”

Deixe um comentário