CAMPOS DO JORDÃO EM 2 DIAS – São Paulo

Campos do Jordão,

Um município na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, onde é comum a arquitetura de estilo suíço,  florestas de pinheiros, parques e  montanhas.  Batizada de “Suíça Brasileira” e com certeza faz jus ao título.  A cidade fica à altitude de 1 628 metros, sendo portanto, o mais alto município brasileiro,  sua população é de cerca de 60 mil habitantes.

A entrada da cidade é marcada por um lindo portal, que merece ser fotografado. Todo turista dá uma paradinha. Chegamos ao aeroporto de Congonhas ainda pela manhã. De lá seguimos de carro até Campos do Jordão, distante 173 quilômetros da cidade de São Paulo. Sua principal via de acesso é a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro.

Caso opte por alugar um carro, para andar pela cidade, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção

Assim que entramos na cidade já observamos sua linda arquitetura.  Baseada em construções europeias e seu clima mais frio que a média brasileira, atrai turistas nacionais e internacionais, principalmente durante a estação do inverno.

Assim que chegamos e almoçamos nos dirigimos ao nosso hotel. Que por sinal excelente! Não é tão próximo ao centro, mas de carro isso não foi problema. Como não era época de alta temporada, conseguimos um preço muito bom.  Surpreende pela sua beleza, um prédio tipo um castelo, excelente estrutura, decoração que lembra o período Medieval, adega subterrânea e piscina aquecida.  O site é: https://www.nacionalinn.com.br


Booking.com

Faça suas reservas através do nosso site no Booking.com e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias e ainda poderá encontrar excelentes ofertas.

Pela cidade circula um charmoso bondinho turístico, a bilheteria se encontra na Estação Emílio Ribas, no centro da cidade. Com assentos de madeira, leva os turistas até o portal da cidade, seguindo em linha reta pelos trilhos que cortam a Campos do Jordão. O passeio dura em torno de 1 hora. Percorrendo um percurso de 8 km. As crianças apreciam muito.

A Estrada de Ferro, inaugurada em 1914, transportava os doentes para os sanatórios de Campos do Jordão, onde o ar era considerado mais puro. Em alguns dias da semana é possível embarcar no Trem Maria Fumaça e ir até Santo Antônio do Pinhal. Um belo percurso de duas horas e meia.

Nosso hotel era bem próximo ao Palácio  Boa vista. Inaugurado em 1964 para servir de residência de inverno do governador do estado de São Paulo. Atualmente possui um acervo fenomenal, como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e outros famosos. É possível fazer uma visita guiada. Infelizmente, no dia que estivemos lá estava fechado.

Do lado do Palácio, tem o Café Palácio, que é bem bonito e possui um terraço com uma vista sensacional. Local ideal para tomar um café e apreciar a região. Possui uma lojinha com algumas lembrancinhas também.

O Palácio fica aberto das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 h. Os ingressos são 5 reais, crianças e maiores de 60 anos pagam meia-entrada.  Funciona de quarta-feira à domingo. O site é: http://www.palacioboavista.com.br/

Próximo ao Palácio Boa Vista está um dos mais importantes museus nesse gênero no mundo. O Museu Felícia Leiner. Localizado em uma área de aproximadamente 35 mil metros quadrados, em meio a  Mata Atlântica. A escultora polonesa, que escolheu Campos do Jordão para morar, possui 85 de suas obras em granito, bronze e cimento branco, dispostas em ordem cronológica.

A área expositiva é composta por vários passeios que formam um circuito onde o visitante pode escolher de acordo sua  capacidade física ou interesse. Na recepção é distribuído um mapa, onde  vem tudo explicadinho. O trajeto fácil é o verde, 360 m, o trajeto intermediário é o amarelo 740 m e o trajeto difícil é o vermelho, 278 m.

O local oferece acompanhamento na visita por profissionais preparados para desempenhar função educativa, sendo esse acompanhamento espontâneo. Estacionamento gratuito. Aberto de terça-feira à domingo das 9:00 às 18:00. Ingresso: 10:00 reais inteira e meia-entrada para crianças e maiores de 60 anos. Professores não pagam.

Ainda no  Museu Felícia Leiner se é possível avistar a Pedra do Baú,  um conjunto de rochas da Serra da Mantiqueira. Localizado no município de São Bento do Sapucaí.  O ponto culminante  da Pedra do Baú é de 1964 metros de altitude. A vista da Pedra do Baú a partir do museu, chega a ser mais bonita do que quando se está nela.

Caso seja do tipo que gosta de aventura, é possível chegar pertinho da Pedra do Baú. Porem, não é possível escalá-la sem guias. Em São Bento do Sapucaí, existem agências que fazem esse tipo de serviço, com passeios de quadriciclo ou de bugue.

Outro espaço belíssimo conhecido do público em geral, pois é onde ocorre o Festival de Inverno, é o Auditório Claudio Santoro. Ele divide espaço com o Museu.  O auditório tem capacidade para receber até 814 espectadores. Sua arquitetura moderna mistura elementos rústicos com grandes paredes de vidro que valorizam a luz natural e a paisagem das araucárias.  Se não for possível assistir a um espetáculo, mesmo assim vale a pena uma visita. Confira a programação através do site: https://museufelicialeirner.org.br/

Depois do Museu Felicia Leiner, chegou a hora de curtir a cidade e a noite em Campos do Jordão. Fomos direto para o Bairro Capivari, onde aquelas fotos tradicionais de Campos do Jordão, com  casinhas em estilo europeu, bares, lojinhas e restaurantes bem transados estão. Não são muitas ruas e se é possível percorrer facilmente à pé. A cidade é um convite aos casais românticos!

Não tem como negar! Grande parte do que o turista espera encontrar está na Vila Capivari. Várias ruas são apenas para pedestres, deixando o passeio ainda mais tranquilo para andar com as crianças e elas gostam muito porque as ruazinhas são repletas de lojas de chocolate.

Entretanto, o local vem acompanhado de preços nem sempre convidativos, principalmente em alta temporada. Os valores nessa região são bem salgados. Um almoço ou jantar não sai por menos de 50,00 reais por pessoa. Mas, pesquisando com calma se é possível algo mais em conta, tipo rodízio de foundue.

Devido a concentração de restaurantes e barzinhos, a concorrência é grande e cada um quer agradar de alguma forma o cliente. Uma das mais comum é o fogareiro próximo às mesas e mantas para aquecer. Com certeza em época de frio, faz muita diferença!! Outros centros comerciais  são os  que estão próximo a Igreja de São Benedito, pertinho da estrada de ferro. No inverno funciona a Pista de Patinação no gelo.

Um dos locais  na Vila Capivari é o Pátio Paris. Muito Agradável, com várias opções de restaurantes. Possui área interna com música ao vivo e externa, onde há alguns restaurantes um ao lado do outro e banheiro limpo. É um espaço Gourmet. Com várias opções: italiano, hamburgueria, crepperia, e o mais cobiçado de todos, o rodízio de foundue.

Iniciamos nosso segundo dia andando pela Vila Inglesa em Campos do Jordão, vale a pena uma parada com foto no Hotel Vila Inglesa. É um verdadeiro ícone de Campos do Jordão, inaugurado a mais de 60 anos.  Ao longo do tempo, seu estilo normando se tornou uma grande influência e marca registrada da hotelaria e  de Campos do Jordão. Sinônimo de elegância e sofisticação. Já foi cenário de vários filmes e tem orgulho de ter recebido em 1962 a seleção brasileira, tendo Garrincha e Pelé como hóspedes. O site é: https://www.hotelvilainglesa.com.br/hotel

Próximo ao Hotel Vila Inglesa do outro lado da avenida que atravessa a Vila Capivari, está o famoso Teleférico. No Parque do Capivari, aos pés do Morro do Elefante, é o primeiro teleférico construído no Brasil, um dos cartões-postais de Campos do Jordão.

Em 5 minutos  subirá 560 metros até o Morro do Elefante, de onde você terá uma das visões mais bonitas da cidade.  Mas a entrada e saída da cadeira é um pouco rápida, pois elas continuam rodando. Uma self é fundamental, já que você estará sozinho na cadeira. As cadeirinhas são individuais suspensa em cabo tracionado.

O valor do teleférico a partir de 20/06/2019 é de 25 reais. Funciona de quarta-feira a segunda-feira, das 10:00 às 17:00. A idade mínima é de 10 anos. O site é:http://www.efcj.sp.gov.br/index.php/servicos-teleferico-e-parques

Quem não quiser se aventurar com o teleférico, pode aproveitar o lago com os pedalinhos, fazer comprar nas lojinhas da região ou fazer o percurso até o Morro do Elefante de carro. Lá alem de bela vista de Campos do Jordão tem o Parque dos Elefantes, uma atração gratuita. Se bem que é mais direcionado ao público infantil.

Nos hotéis é em alguns pontos da cidade se pode adquirir gratuitamente o mapa turístico da cidade. Isso ajuda muito. A cidade é cheia de morros e com o GPS, ele às vezes te direciona para locais bem estranhos. Isso ocorreu com a gente. Nas atrações turísticas também existem os mapas em placas grandes e bem explicadinhas.

De carro ou de teleférico, vale muito a pena fazer subir ao Morro do Elefante. A vista da cidade é mesmo muito bonita. Principalmente na Primavera, quando a cidade fica toda florida e verde.

Não tem como falar em Campos do Jordão e não falar em chocolates. Em toda esquina tem uma lojinha com várias opções. A Cacau Show, também está presente. A loja é enorme e tem um andar que é outlet, com vários chocolates em promoções a preços muito bons.

Para quem aprecia cerveja não pode deixar de ir na fábrica  Baden Baden. A cervejaria já faz parte do roteiro turístico de Campos do Jordão. Afinal, foi lá que se fabricou a primeira cerveja gastronômica do  país. É possível fazer uma visita guiada, o Baden Baden Tour. Faça o seu agendamento pelo site: https://www.badenbaden.com.br/microcervejaria/badenbadentour/

Para os que estão com crianças é uma boa a Floresta Encantada. É um parque com casinhas de tamanho pequeno com um tema infantil específico, nos finais de semana os funcionários se vestem com fantasias.  É possível entrar nelas, incentivando o imaginário da criançada. Para os que estão com crianças é uma boa atração. O site é: https://www.netcampos.com/passeios-campos-do-jordao/parque-da-floresta-encantada.html

Aberto de segunda a sexta a um valor de 5,00 reais e nos finais de semana e feriados 10,00 reais. Crianças de até 3 anos não pagam.

Outro local que as pessoas gostam de ir para almoçar e tomar um chopp de vinho é a Ducha de Prata. Uma série de quedas d’água artificiais, construídas com a intenção de transformar a região como local de banhos.O passeio é de fácil acesso, está a 1,8 km do centro de Campos do Jordão. Se não quiser ir de carro, basta pegar o Trenzinho da Montanha, que sai em frente do Teleférico.  Abre diariamente das 9:00 às 18:00 horas. A entrada é gratuita.

O QUE FAZER EM CAMPOS DO JORDÃO

  •  Amantikir
  • Pico do Itapeva
  • Palácio da Boa Vista
  • Bairro de Capivari
  • Horto Florestal
  • Ducha de Prata
  • Vila Inglesa
  • Teleférico
  • Morro do Elefante
  • Pedra do Baú
  • Museu Felícia Leirner
  • Mosteiro das Monjas Beneditinas
  • Auditório Cláudio Santoro
  • Borboletário
  • Parque da Floresta Encantada

QUANDO IR PARA CAMPOS DO JORDÃO

É um destino muito procurado no inverno (Maio a Agosto) em virtude das baixas temperaturas. Com isso os preços sobem.  Na segunda quinzena do mês de Agosto é quando os preços começam a cair. No entanto ir em outra época também é uma boa opção. Afinal, a cidade é cheia de locais abertos que propiciam um passeios a pé.

ONDE SE HOSPEDAR EM CAMPOS DO JORDÃO

Vila Inglesa e Capivari são os melhores bairros, os mais próximos de atrações turísticas. Capivari é o coração do centro da cidade, onde estão os bares e restaurantes. Na alta temporada o trânsito fica bem intenso. Como a cidade é pequena os taxis não são caros e caso fique um pouco afastado isso não será problema.

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

No site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem. 

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

5 comentários em “CAMPOS DO JORDÃO EM 2 DIAS – São Paulo”

  1. Cidade maravilhosa! Uma viagem inesquecível e excelente para as famílias que buscam por beleza da natureza e tranquilidade.
    Suas dicas fazem toda a diferença!!!
    #JaqueroMais😍

  2. Realmente é uma cidade lida, um pedacinho da Europa.
    Clima muito agradável para quem decide fugir um pouco do calor.
    Viagem inesquecível.

Deixe um comentário