ROTEIRO DE 5 DIAS EM TOKYO – Japão

Tokyo,

 

Uma das cidades mais fantásticas e vibrantes do mundo, com opções para todos os gostos. Um choque cultural em diferentes aspectos para nós ocidentais. A cidade não dorme. É um  enorme burburinho 24 horas por dia. Com excelentes pontos turísticos e uma gastronomia diversificada. Com mais de 37 milhões de pessoas em sua região metropolitana. Devido a sua organização é possível passar de uma estação de trem lotada e complexa à um parque tranquilo, com flores e muito verde.

Chegamos em Tokyo pela Emirates Airlines, uma empresa de grande porte que faz conexão na Etiópia. A viagem como todos sabem é bem cansativa. O aeroporto de Narita que é o mais utilizado nas viagens internacionais está localizado à 60 km do centro de Tokyo.

A melhor opção para sair do aeroporto é de trem. Muito prático e rápido. Se pode ir gratuitamente através do  JR-Pass, que é um passe que lhe dá direito a andar por 7 dias, 14 dias ou 21 dias no Japão ininterruptamente. Esse passe é a melhor opção para andar em Tokyo e no Japão.

Com ele se pode andar pela linha Yamanote gratuitamente, que é uma linha circular de metrô  que passa por vários pontos turísticos de Tokyo. Sem contar que se anda pelos Trem-balas ou Shinkansen sem pagar nadinha. Lembrando que as passagens no Japão são bem caras, até mesmo para os japoneses. Esse passe só pode ser comprado antes de sair do seu país, pois é apenas para turistas.

No nosso caso não pudemos utilizar o nosso passe, porque o escritório que faz a troca do voucher que recebemos pelo correio, estava fechado. Neste caso fomos de ônibus. No guichê que se compra o ticket, a funcionária já nos falou qual a parada que estava próxima ao nosso hotel e deu tudo certinho.

Mas, se for do tipo que gosta de andar de carro. Saiba que é possível e as estradas são excelentes. Caso opte por alugar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção e ainda se paga no cartão de crédito no Brasil sem IOF.

PRIMEIRO DIA

Nosso primeiro dia em Tokyo foi destinado ao Monte Fuji, as previsões nos dizia que teríamos tempo bom e tiramos lindas fotos, tem tudo explicadinho aqui no Blog. http://andiamoblogviagens.com.br/monte-fuji-japao/ clique aí e dê uma olhadinha.

SEGUNDO DIA

No segundo dia, amanheceu chovendo, nesse caso resolvemos fazer o passeio que seria em lugares mais fechados. Nossa opção foi Shibuya (a maior estação do mundo) e a Ilha de Odaiba.

Com o nosso JR Pass, não pagamos nada no metro. A linha era gratuita, assim como quase todas as linhas que andamos em Tokyo. Basta apresentar o passe para o fiscal na entrada das estações. Não precisa passar na catraca, tem um pequeno escritório, onde se apresenta o passe e a passagem é liberada. Geralmente tem uma linha amarela no chão. Muito prático.

Assim que descemos na estação, através da janela já avistamos o maior cruzamento do mundo. Conhecido como “Shibuya Crossing”. Como o dia estava chuvoso não tinha muitas pessoas. Mesmo assim quando o sinal abre sai gente de todo lado.

Já do lado de fora da Estação,  encontramos a estátua do cachorro Hachiko, que virou até filme.  Lembrado por sua lealdade ao dono, e que perdurou mesmo após a morte deste. Ele acompanhava seu dono todos os dias à estação e depois voltava no final do dia para esperar quando ele voltado do emprego. Depois que seu dono faleceu, continuo a fazer o mesmo por 10 anos. Esperando que um dia o mesmo retornasse. Lindo né!!!

Em frente à Estação de Shibuya, não deixe de entrar no Starbucks. Tome um café e aprecie a vista de todo o burburinho do cruzamento. Posso afirmar que vale muito a pena!!

A região é de grande movimento noite e dia e estão presentes as maiores redes de lojas japonesas e as grandes lojas de departamentos. Possui várias galerias com lojinhas e claro muitos letreiros. Não achamos nada de interessante, não estávamos inspirados em fazer compras.

Depois de darmos uma olhada nas lojas de Shibuya, voltamos para a Estação e nos informamos como faríamos para ir para Odaiba, uma ilha artificial pertinho de Tóquio com várias atrações turísticas interessantes e vistas lindas da Rainbow Bridge. Uma região lindíssima e moderna, com praia, ponte, shoppings, parques, roda-gigante e até uma Estátua da Liberdade (bem menor que a de Nova York). É possível conhecer suas atrações a pé.

TERCEIRO DIA

O dia estava lindo. Especial para visitar o Ueno Park. Um dos mais importantes parques de Tokyo e um dos primeiros parques públicos do Japão. O site com tudo que está acontecendo no Parque é: http://www.kensetsu.metro.tokyo.jp

Ao andarmos pelo parque, que é gigante, claro que deveria ter banheiros públicos e para a nossa surpresa, não tem portas. Sim! os banheiros masculinos são assim. Se bem que esses ainda são melhores que os de Amsterdam. kkkk Veja como tenho razão: http://andiamoblogviagens.com.br/amsterdam-holanda/

O local conta com várias atrações, entre elas um zoológico, o Tokyo National Museum, o National Science Museum e o Tokyo Metropolitan Art Museum, que são bons passeios para quem procura uma atração cultural para visitar. Vá de calçados confortáveis, porque se anda muito dentro do parque.

Alem das belas atrações, durante a primavera, acontece o Cherry Blossom Festival. Onde milhares de cerejeiras ficam floridas no local, com isso a quantidade de visitantes é enorme e nós éramos mais um deles. O parque fica lindíssimo e com flores por todo lado. Com certeza é algo que ficará na memória para sempre.

Andando pelo Ueno, não tem como não observar o lindo pagode de Kan ei-ji. Um templo budista de Tendai, fundado em 1625. É um dos marcos do parque e chama a atenção de quem passa por ali. Fica dentro da área do zoológico.

Um dos santuários mais visitados do Ueno Park é o Ueno Toshogu, um santuário xintoísta que foi construído e dedicado em 1627 à memória de Tokugawa Ieyasu. O santuário é designado para as Importantes Propriedades Culturais, e um grande exemplo da arquitetura xintoísta no período Edo.

Depois de andarmos muito dentro do Park, nos deparamos com um curioso mercado de rua. Localizado ao lado do parque em uma rua que se estende por uma ponte. Ao longo dos 400 m da rua se encontra tudo que se possa imaginar, entre comidas, bebidas e bugigangas. Foi nossa última parada no Ueno Park. De lá seguimos para o bairro dos eletrônicos.

Akihabara é o bairro dos eletrônicos de Tokyo. O local reúne diversas lojas de eletrônicos, algumas delas com vários andares, e é o local ideal para quem procura pelos últimos lançamentos do mundo tecnológico, jogos, animes e mangás. Entre as principais lojas da região estão a Laox, Sofmap e a  Yodobashi Camera.

QUARTO DIA

Asakusa, um dos locais mais bonitos de Tokyo. Um bairro histórico com atrações como o templo budista Senso-ji e a rua Nakamise. O bairro é efervescente e tem muito o que conhecer.  A partir dali, você tem uma vista bonita para o Rio Sumida e pode até fazer um passeio de barco ao longo do rio, que possui muitas pontes.

Ao caminhar para o templo, o ideal é ir pela rua Nakamise, um ótimo lugar para fazer compras. Sempre lotada de turistas e moradores e com certeza o  melhor lugar para comprar algumas lembrancinhas  de Tokyo. A variedade é enorme e tem muitos artigos bem bonitos.

Ao caminhar para o templo, o que chama a atenção na entrada do complexo é o portão de entrada, grande, imponente e vermelho, que fica localizado no final da  rua Nakamise. O templo  Senso-ji é o mais popular entre os templos de Tokyo. Também conhecido por Asakusa Kannon Temple, foi concluído em 645 é o templo mais antigo da capital. Guarda a imagem de Kannon, deusa da misericórdia.

Nos arredores do templo, um caldeirão com incensos levanta fumaça por todo lado. Os japoneses acreditam trazerem boa saúde. Do lado do templo também tem um museu com arte japonesa.

Para os que não querem caminhar muito ou desejam ter a experiência de utilizar este estranho veículo, o Riquixá, um meio de transporte de tração humana em que uma pessoa puxa uma carroça de duas rodas, podendo acomodar mais de uma pessoa. Não encarei não!!!

A uma curta caminhada do Templo está a Tokyo Skytree. Com 634 metros de altura, dizem que é a maior torre do mundo. Além da própria torre, construída com tecnologia japonesa para resistir a abalos sísmicos, o elevador também é um diferencial, pois tem capacidade para transportar 40 passageiros e atinge uma velocidade de 600 metros por minuto. Existem vários preços de tickets. O site para os ingressos é: http://www.tokyo-skytree.jp/

Durante a primavera, a orla ao longo do Rio Sumida fica muito bonita, cheia de cerejeiras floridas e pessoas fazendo piquenique sob as árvores. Quem não quiser gastar com ingressos na Torre e quer ver Tokyo por cima, vá as torres gêmeas que funciona a prefeitura e seus observatórios são gratuitos, desde que se consuma algo, pode ser até uma água. Esse foi o nosso caso.

De lá seguimos para o  Palácio Imperial de Tokyo, localizado próximo à Tokyo Station, é a residência oficial da família imperial japonesa. Ele foi construído em 1457.  Sua construção se deu quando a capital japonesa foi transferida de Kyoto para Tokyo e embora o palácio tenha sido destruído durante a Segunda Guerra, ele foi reconstruído de acordo com o modelo original. A ponte Nijubashi, as muralhas e o lago são realmente lindos.

O Palácio ocupa um grande espaço na região central de Tokyo e está cercado por jardins conhecidos como Imperial Palace East Gardens, que podem ser visitados o ano todo (ficam fechados nas segundas-feiras). A parte inferior do palácio, onde vive a família imperial, não costuma estar aberta ao público. Nele é possível ter uma bela vista da cidade.

 QUINTO DIA

Hoje o dia foi dedicado à famosíssima rua Takeshita-Dori ouTakeshita Street, uma loucura! Localizada próximo da estação Harajuku Station.

A região é muito frequentada por jovens e adolescentes e oferece lojas voltadas principalmente para esse público. É um lugar onde se pode ver a cultura pop japonesa.

Bem pertinho dali está  um dos maiores santuários xintoístas de Tokyo, o Meiji Jingu é dedicado ao imperador Jingu e sua esposa. Localizados no meio de um parque enorme.O santuário é marcado pela presença de um torii gigante, com 12 metros de altura, feito com cipreste de mais de 1.500 anos. Logo na entrada, barris de sakê, uma das bebidas mais populares do país, enfeitam o caminho até o santuário.

De lá pegamos o metro para o  Tsukiji Market. Assim que descemos na estação, nos deparamos com essa bela igreja bem diversa de todas que tínhamos visto na cidade. Moderna e grande. Está no bairro de Ginza, o bairro chique de Tókyo.

O Tsukiji Market é o maior mercado de peixes do mundo e estima-se que o lugar venda mais de 2.000 toneladas de animais marinhos todos os dias.  No mercado, acontece diariamente um leilão de atum, em que peças enormes de peixes são vendidas para consumo. O Outside Market, um mercado com produtos mais variados é lotado até o horário do almoço. Lá se é possível ver todo tipo de peixes e frutos do mar e até morangos amarelos.

QUANDO IR A TOKYO

Sempre é tempo de visitar Tokyo! A cidade tem estações bem definidas, o que significa que cada uma delas proporciona uma experiência diferente. No inverno, faz frio de verdade, na primavera, a cidade fica florida, no verão, faz calor e, no outono, o charme das árvores com folhagem colorida encanta a todos. Como está no hemisfério norte, quando é verão no Brasil, é inverno no Japão.

ONDE SE HOSPEDAR EM TOKYO

Fique próximo a uma estação de metro. Afinal, esse é o melhor transporte na cidade. Uma boa dica é ficar próximo a linha Yamanote, a linha de metro circular que atravessa grande parte dos mais importantes bairros de Tokyo. Os quartos dos hotéis são geralmente pequenos, mas muito limpos. Existem dois modos de hospedagem interessantes.  O mais simples deles é o hotel cápsula, que é uma cama em um espaço que é comunitário, assim como o banheiro.  A outra acomodação, completamente diferente da primeira, são os ryokans, hotéis tradicionais, onde se tem a oportunidade de dormir em um quarto oriental, em que a cama é um futon,

Booking.com

Faça suas reservas pelo Booking.com. através do nosso Blog. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias e nos ajuda na divulgação. Sem contar que encontrará excelentes ofertas com total segurança e praticidade.

O QUE FAZER EM TOKYO

  • Shibuya
  • Akihabara
  • Asakusa
  • Ginza
  • Harajuku
  • Palácio Imperial de Tokyo
  • Meiji Jingu
  • Roppongi Hills
  • Shibuya Crossing
  • Shinjuku
  • Shinjuku Gyoen
  • Takeshita-Dori
  • Tokyo Disneyland
  • Metropolitan Government Building
  • Museu Nacional de Tokyo
  • Tokyo Skytree
  • Torre de Tokyo
  • Tsukiji Market
  • Ueno Park

SEGURO VIAGEM

Europa 2

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para o Japão não é obrigatório, mas é melhor se prevenir. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

7 comentários em “ROTEIRO DE 5 DIAS EM TOKYO – Japão”

  1. Excellent post. I used to be checking continuously this blog and I am inspired! Very useful info specially the last phase 🙂 I maintain such information a lot. I used to be seeking this certain information for a very lengthy time. Thanks and good luck.

Deixe um comentário