ABU DHABI – Emirados Árabes

Olá Viajantes,

Abu Dhabi ou Abu Dabi é a capital dos Emirados Árabes Unidos e o maior de todos os Emirados.  Tem um litoral de 400 quilômetros, divididos em três regiões.  Na cidade estão os edifícios parlamentares, onde o líder político reside, a maioria dos ministérios, as embaixadas, a Universidade Zayed e faculdades de alto conhecimento tecnológico.

Abu Dabi está no Golfo Pérsico, em uma ilha a 250 metros do continente. Ligada por pontes bem projetadas e com várias pistas, tendo uma que liga a outra ilha, a Ilha de Reem, que possui várias camadas e tem 27 pistas. Algo inimaginável para os nossos padrões brasileiros. A cidade está sempre com planos fabulosos de construções. Um ano depois de visitá-la, ao retornar irá notar novas construções. É o paraíso dos engenheiros!!

                                     

Para chegar a Abu Dabi, se prepare!! São muitas horas de voo. Existem várias companhias que fazem o percurso. A Etihad Airways https://m.etihad.com/pt/ com sede na cidade faz Guarulhos a Abu Dhabi direto em 15 horas de voo. A Emirates https://www.emirates.com/br famosa por aqui pelo luxo da primeira classe, faz o percurso com conexão em Dubai. Várias outras companhias também operam com destino a cidade. Pensando em economia a Ethiopian Airlines https://www.ethiopianairlines.com é a grande opção. O inconveniente é a conexão  em Addis Abeba, capital da Etiópia. Porem, a companhia oferece hotel caso a conexão tenha duração de mais de 5 horas. Este foi o nosso caso!

Compramos um pacote em um site de compras coletivas, onde estava incluso o aéreo e o  hotel. Saiu bem em conta. Ficamos um pouco receosos se iria dar tudo certo. Felizmente, correu tudo bem e valeu o custo-benefício. Recomendo! O site é https://www.hotelurbano.com/

Brasileiros para entrarem nos Emirados Árabes precisam de visto. As companhias aéreas, geralmente oferecem esse serviço. Caso não consiga ou queira resolver por conta própria não é difícil. Tem também várias empresas que atuam nesse ramo. https://visto-dubai.com  No meu caso não tive necessidade por ser cidadã européia, tenho a cidadania italiana. Chegando no país tem a fila dos que tem o visto e dos que não tem. Pode ser tirado na hora também. Mas, nos informaram que é mais complicado e pode ser que seu visto seja negado e você já esteja no país. Pode causar um transtorno e tanto!! Para tirar o vista ainda no Brasil precisa do passaporte, foto 3×4, voucher da reserva do hotel, cópias das passagens aéreas, ida e volta e seguro viagem.

O Aeroporto da Etiópia, o Aeroporto Internacional de Addis Abeba Bole é o mais importante da Etiópia. Durante o voo já é possível notar a diferença cultural. Parece que brasileiros gostam mais de banho que o resto do mundo. No aeroporto tem dois locais destinados ao momento das orações, um masculino e outro feminino. Possui algumas cadeiras tipo espreguiçadeiras, que são  bem confortáveis e úteis, ainda mais depois de um voo longo. Porem, são sujas e a impressão que se tem é que estamos em um hospital público.

                            

Para embarcar é necessário a Carteira Internacional de Vacinação, já no Aeroporto de Guarulhos é exigido. Sem ela não embarcaríamos!! Aluguel de Carro nos Emirados Árabes só com Carteira de Motorista Internacional, fornecido pelo Detran. Para andar pela cidade tem metrô e o transporte público é viável, os táxis não cobram preços exorbitantes, mas caso queira ter mais liberdade de ir e vir, alugar um carro é uma boa opção.  Faça isso pela Rentcars, ainda no Brasil e pague em reais, sem o acréscimo de IOF.

Para conhecer Abu Dhabi, o ideal são 2 dias. As atrações ficam distantes uma das outras. Possui muitos espaços culturais e desportivos. A cidade vem crescendo muito a cada ano e já é mais rica que Dubai. Possui wifi gratuito nos shoppings e isso facilita a vida de todos. Entre tantos projetos está o da construção do Museu Louvre Abu Dhabi. Podemos ter uma ideia da grandiosidade de como será.

A  Sheikh Zayed Grand Mosque é o  ponto máximo da cidade. https://www.szgmc.gov.ae  Ela é grandiosa e linda. Aberta a visitação e se pode fazer a visita com guias especializados que lhe oferecem a oportunidade de saber um pouco mais sobre a cultura muçulmana.  O traje dos visitantes é algo que deve ser respeitado com rigor e a segurança nesse aspecto é total. Não é permitido adentrar a Mesquita com trajes que não siga as regras do islã. Mas, não se preocupe. Eles emprestam uma roupa adequada para o visitante ocidental. Horário das visitas guiadas: de domingo a quinta, às 10:00h, 11:00h e 17:00h; sextas, às 17:00h e 19:00h; sábados, às 10:00h, 11:00h, 14:00h, 17:00h e 19:00h. E o melhor a entrada é gratuita.

 

A Mesquita é nova, inaugurada em 2007, a pedido  do Sheikh Zayed bin Sultão Al-Nahyan. Revestida em mármore e com detalhes em ouro, cristais e vidros. A decoração é perfeita, com mosaicos bem estilizados e o chão maravilhoso. Dentro dela está o maior tapete persa do mundo. Ela é tão gigantesca que pode ser avistada de vários pontos da cidade.

Os detalhes em ouro são trechos do alcorão e enfeitam algumas de suas mais de mil colunas, 80 cúpulas brancas  e quatro minaretes com mais de 100 metros de altura. Nos jardins, possui uma pequena mesquita, onde está o corpo do xeique que ordenou a construção. Neste local são recitados trechos do alcorão por 24 horas.

A mesquita fica a uns 20 minutos de carro do centro de Abu Dhabi e esse trajeto pode ser feito de taxi, Uber e ônibus. Localizada mais ao sul da ilha onde está o centro da cidade. O ideal é ir pela manhã, onde poderá observar sua clareza, pois com a incidência dos raios solares ela fica ainda mais branca  e ao entardecer, quando as luzes se acendem dando um toque todo especial aos ricos detalhes.

A Mesquita é quase uma afirmação dos governantes de Abu Dhabi: “Sim, vamos crescer e vamos nos modernizar, mas nunca esqueceremos quem somos”.

Não é permitido adentrar a mesquita de sapatos. Tem um local próprio para guarda-los. Acreditem!! é um pequeno compartimento aberto. Ninguém pega o sapato do outro, por mais caro que seja!! Que diferença!!

Andando pelos seus corredores se percebe que tudo foi pensado meticulosamente, impressionando os turistas e fiéis. Suas várias colunas são exatamente iguais, os desenhos e gravuras combinam de uma maneira incrível com o piso que também é de mármore. O silêncio predomina mesmo com grande quantidade de turistas. O maior tapete do mundo é de uma grandiosidade assustadora, ainda mais quando se sabe que foi feito no local por mais  de 1200 artesãos.

Dar um passeio em torno do Flagpole, o mastro gigante com 123 metros de altura que pode ser visto por cerca de 60 quilômetros de distância é mesmo impressionante. Este gigantesco mastro de bandeira já foi o mais alto  do mundo quando foi construído em 2001. Perdeu o título para o mastro de bandeira Raghadan, na Jordânia, em 2004. Porem, é um marco e um belo passeio, pois o local oferece uma das mais bonitas visão do horizonte da cidade.

Para ver a cidade da parte alta, uma opção é Observation Deck at 300, que fica no 74 andar da  Etihad towers. https://www.jumeirah.com a vista é linda e fica aberto a visitação das 10:00 às 19:00, a compra do ticket pode ser feita na recepção. O ideal é ir no final da tarde e esperar o inicio da noite. Para quem gosta de roda gigante, em Abu Dhabi tem uma gigantesca, não poderia ser diferente. A Marina Eye, fica no final da Marina, não tem como não avistá-la.

Próximo a Mesquita tem um prédio atípico, com uma inclinação de 18 graus. Considerado o prédio mais inclinado do mundo. A Capital Gate é a torre da ADNEC, uma empresa de exposições. Desafia a gravidade com sua inclinação de 18 graus. Bem mais inclinada que a Torre de Pisa. Possui 35 andares e 160 metros. Nela está um hotel de luxo, uma piscina gigante, salões e escritórios. Foi indicada para o Livro dos Recordes Guinness, como o edifício mais inclinado do mundo.

Aldar HQ Al Dar Headquarters, é outra construção espetacular.  Um edifício redondo com vistas espetaculares para a cidade e para o mar.  Com 23 andares e 110 metros de altura. Ganhou o título como sendo um dos edifícios de escritórios corporativos mais deslumbrantes do mundo por seu design e funcionalidade. Recebeu em 2008, outro prêmio, o de Melhor Design Futurístico.

Um local super recomendado para os turistas é um hotel. Isso mesmo!! Um hotel, o Emirates Palace Abu Dhabi, https://www.kempinski.com o hotel cinco estrelas que tem visual espetacular, digno dos mais luxuosos palácios dos Emirados Árabes. A diária chega a quase mil reais. É possível fazer um passeio guiado pelo hotel, desde que a reserva seja feita com antecedência pelo site.

É realmente um palácio. Imponente e belíssimo, por dentro é todo em dourado. Foi construído nos moldes tradicionais árabes. Seu interior é todo folheado a ouro.

Não é necessária nenhuma reserva para conhecer o hotel.  Chegando lá, o segurança irá perguntar algo. Só diga que irá conhecer e será facilmente liberado. Poderá ter acesso a várias partes comuns do hotel, mas em nem todas poderá fotografar.

Abu Dhabi Corniche é um dos  locais mais procurados pelos turistas brasileiros.  São 8 quilômetros de passeios a beira-mar em uma bela avenida larga  com ciclovias e espaço para pedestres. A Corniche Beach possui praias limpíssimas. Porem fique atento ao local permitido, o acesso é diferenciado com  áreas reservadas a família, pessoas sozinhas ou praia pública. Este é o melhor local para se hospedar. A arquitetura da cidade é incrível, onde construções antigas e modernas se casam perfeitamente.

Para ter acesso à praia e usufruir de um certo conforto como: cadeira de praia, guarda-sol é só pagar 10 AED, não é caro. Podemos usar biquíni, claro que não vi ninguém de fio dental.  Os homens  com sungas ou bermudas. Havia algumas muçulmanas na praia,  com roupas típicas do seu país.

O Parque Ferrari World é o ponto central dos amantes da Formula 1. Possui uma montanha-russa que é considerada a mais rápida do mundo, chega a 240 km/h.  O destaque do parque é a Ferrari. Onde se pode até ter a experiência de dirigir uma Ferrari  de verdade ou em um simulador. A atração está localizada ao lado do Circuito de Fórmula 1 Yaz Marina.

O parque oferece ainda brinquedos com simuladores 4D, shows temáticos, exposição de carros, espetáculos de acrobacias com carros e troca de pneus e várias atrações para as crianças que ainda não podem radicalizar nas curvas do autódromo. Se você for fã da Ferrari, prepare-se para gastar um pouco nas lojas do parque, onde há todo tipo de lembrança, souvenir, acessórios e roupas com a marca da escuderia italiana.

Seus donos afirmam que o empreendimento é o maior Parque Temático coberto do mundo.  Apenas três de suas atrações encontram-se ao ar livre, as duas montanhas-russas e o elevador com queda livre.

Atração é o que não falta!!! O site é: https://ferrariworldabudhabi.com

A montanha-russa mais rápida do mundo, a Formula Rossa, que chega a atingir a impressionante velocidade de 240 km/h, é o ponto principal. O parque é um programa para toda a família, com brinquedos para todas as idades.

Outra boa opção para quem não quer dirigir é o ônibus de turismo, aqueles de dois andares. O ônibus tipo hop-on hop-off ou Big Bus tour. Eles fazem várias paradas na cidade e oferecem uma visão geral de Abu Dhabi. Quem estiver em Dubai e quiser conhecer Abu Dhabi, eles fazerm o trajeto desde lá. A estrada entre Dubai e Abu Dhabi é sensacional e a velocidade permitida é de 140 km por hora e o percurso pode ser feito em 1:30 h.  Os táxis cobram em média 125 dólares para fazer o percurso, já o ônibus convencional cobra 30 dólares.  Tudo vai depender do tempo disponível que você terá para conhecer Abu Dhabi.

             

Não esqueça de contratar o seguro para a sua viagem. Ninguém sabe o que pode acontecer, sem falar que é obrigatório para os Emirados Árabes. Faça uma cotação e prefira o que lhe oferece melhor cobertura em assistência médica.


Contrate

QUANDO IR A ABU DAHBI

Abu Dhabi tem um clima desértico quente. O céu é azul durante todo o ano. Nos meses de junho, julho, agosto e setembro pode ocorrer tempestades de areia e é a época mais quente chegando aos 40 graus facilmente.

O QUE FAZER EM ABU DHABI

  • Abu Dhabi Corniche
  • Sheikh Zayed Grand Mosque
  • Parque Ferrari World
  • Emirates Palace Hotel
  • Yas Marina Circuit
  • Yas Viceroy Hotel
  • Marina Mall
  • Tiara – restaurante giratório
  • Souk Qaryat Al Beri
  • Souk at Central Market
  • Forte Qasr Hosn
  • Flagpole – O maior mastro de bandeira do mundo
  • Etihad Towers
  • Iranian Souk
  • Abu Dhabi Theatre
  • Capital Gate
Faça as suas reservas pelo Booking.com através de nosso Blog e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias.



Booking.com

Qualquer dúvida entre em contato com a gente pelo email:

luci@andiamoblogviagens.com.br

Facebook: andiamo

Instagram: andiamo_blog

 

7 comentários em “ABU DHABI – Emirados Árabes”

  1. Excelente blog sobre viagem.
    Relembrei minha viagem para Abu Dhabi.
    Excelente dicas.
    Tem todos os pontos turísticos.
    Parabens

  2. I just want to tell you that I am just all new to blogging and site-building and honestly loved your website. Almost certainly I’m likely to bookmark your blog . You absolutely come with really good writings. With thanks for sharing with us your website.

  3. I keep listening to the news update lecture about receiving boundless online grant applications so I have been looking around for the best site to get one. Could you tell me please, where could i find some?

Deixe um comentário