LAGES A MAIOR CIDADE DA SERRA CATARINENSE- SC

Olá viajantes, vamos pra Lages?

 

Lages é  a maior cidade da Serra Catarinense, fundada por tropeiros e bandeirantes em 1677, com mais de 150 mil habitantes, localizada na antiga rota das longas expedições em que se conduziam as tropas de gado do Rio Grande do Sul para São Paulo. Nos anos 80 iniciou o turismo rural na região. Os fazendeiros abriram as portas de suas casas para receberem os turistas. Sendo hoje uma grande atração na região.

Chegamos em Lages vindo de Urupema, a cidade mais fria do Brasil. Nosso objetivo era conhecer a Serra Catarinense. Iniciamos nossa viagem por Florianópolis, onde locamos um carro assim que chegamos no aeroporto.

Para fazer os percursos entre as cidades a melhor forma é mesmo de carro. As distâncias não são longas, mas é fundamentar estar de carro. Uma boa opção para quem chega de avião é locar pela rentcars, uma plataforma onde é possível encontrar várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção.

Conhecida como a Capital do Turismo Rural e a Terra da Festa do Pinhão, Lages oferece vários pontos turísticos na cidade. Assim que chegamos  fomos para a praça principal a praça João Ribeiro, onde está localizada a Catedral, a prefeitura e algumas construções históricas e prédios modernos.

A Igreja Matriz de Lages é a construção mais imponente da praça, em  estilo neo-gótico, foi construída toda em pedras alaranjadas e vitrais alemães. Construída pelos franciscanos é mesmo uma belíssima obra.  Infelizmente estava fechada e não deu para conhece-la por dentro.

Visitas:                                                                                                                                            Terça a sábado das 8:00 às 11:30 e das 14:00 às 20:00

Do lado da igreja está a Prefeitura de Lages. Um prédio muito bonito, com belas sacadas, em blocos de laje e com vários detalhes. Não é muito grande, mas chama a atenção pela beleza. Na rua entre a igreja e prefeitura acontece uma pequena feira e em frente está a praça João Ribeiro, organizada, limpa, com bancos e é um convite à sentar e admirar a beleza dessas construções e ver o vai e vem das pessoas.

De lá seguimos para outra praça que é outro ponto turístico da cidade e que possui um dos mais bonitos monumentos. A Praça Vidal Ramos Sênior Filho, o monumento Carro de Molas, fica dentro de um fonte. Este local foi no passado, o ponto principal da cidade, onde os habitantes e comerciantes faziam seus negócios ao ar livre.

Seguimos para outro local um pouco mais afastado da região central e não muito bonito. Mas, que é muito importante para a cidade. Fica em uma pequena colina. O Monumento Boi de Botas.

Foi um apelido que os lageanos receberam durante a Revolução Farroupilha. Esse monumento representa um fato histórico que ocorreu, quando uma carroça puxada por bois que estava levando canhões, atolou na lama e foram socorridos pela comitiva lageana. Dizem que foi exatamente nesse local.

Outros dois monumentos são: o Monumento ao Tropeiro que fica numa região cheia de araucárias  e o Monumento aos Imigrantes que fica em um canteiro na região central. Passamos por eles e acabei não tirando fotos.

De lá seguimos para o Morro da Cruz. Localizado num dos pontos mais altos da cidade, o Morro da Cruz é palco de lindas encenações na Semana Santa.  A população tinha costume na sexta-feira da paixão, colher marcela antes do por do sol, fazer orações e depois quebrar jejum com um piquenique no alto do morro.

Construída no ano 2000, são 500 degraus em homenagem aos quinhentos anos do descobrimento do Brasil. Subir a escadaria tem que ter pique, principalmente se estiver com o tempo curto, como era o nosso caso. Mas, não desiste. Tem a possibilidade de ir de carro.

Essa fica junto com o Morro da CruzO mirante lá do alto oferece uma ampla vista panorâmica de Lages. Uma escadaria de 500 degraus da acesso ao topo para quem quiser subir a pé, mas há também acesso para subir de carro.

O local está à mais de 1000 metros de altitude e venta muito em qualquer época do ano. Nele existe a possibilidade de fazer vários esportes mais radicais ou mesmo só observar a beleza da cidade. A vista lá do alto é mesmo deslumbrante.

Lages possui várias atrações rurais, cavalgadas, picnics, cachoeiras, etc. Nos meses de Abril e Julho o pinhão é a atração da cidade, ele aparece na culinária ou mesmo na decoração. É também quando ocorre a maior festa da cidade a Festa do Pinhão. Visitamos de passagem por uma propriedade rural, a Pousada Rural Sesc, com vários chalés e muitas atrações. Um bom lugar para se hospedar. Não foi o nosso caso. Pois, seguimos viagem para São Joaquim.

QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR LAGES

Durante todo o ano é uma boa opção visitar a maior cidade da Serra Catarinense. Durante o inverno (de junho a agosto) faz frio podendo chegar a  temperaturas negativas nos dias mais extremos, podendo até gear. É a época que os turistas mais apreciam. Em Junho é quando ocorre a Festa do Pinhão, um evento que dura 10 dias. No verão a temperatura é agradável e existe a possibilidade de aproveitar mais os passeios rurais e os banhos de cachoeira.

ONDE FICAR HOSPEDADO EM LAGES

Lages é bem servida de hotéis na cidade e na zona rural. Não ficamos hospedados na cidade. Apenas, conhecemos a Pousada Rural Sesc e nos deu a ideia de como deve ser agradável passar os dias por lá. Nos falaram muito bem do Hotel Fazenda Pedras Brancas. Caso vá fazer suas reservas, faça aqui através do Blog no Booking.com e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada à mais em suas diárias.

O QUE FAZER EM LAGES

  • Morro da Cruz
  • Igreja Matriz
  • Prefeitura
  • Praça João Ribeiro
  • Centro Cultural e Memorial Nereu Ramos
  • Museu Batalhão Ferroviário
  • Igreja de Santa Cruz
  • Convento Franciscano
  • Sociedade Islâmica de Lages
  • Parque Jonas Ramos
  • Salto do Rio Caveiras (fora da cidade)
  • Parque de Aventuras Pedras Brancas (fora da cidade)

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

4 comentários em “LAGES A MAIOR CIDADE DA SERRA CATARINENSE- SC”

Deixe um comentário