LAGO DI COMO A PRAIA DOS MILANESES – Itália

Como é linda!!!

O Lago de Como é um lago de origem glacial, localizado na Lombardia, bem pertinho de Milão. É o terceiro maior lago da Itália, sendo um dos mais profundos da Europa. Localizado entre os Alpes e o vale do Rio Pó, faz divisa com a Suíça. O Lago de Como é circundado por montanhas altas e por serras baixas com muitas árvores, dando um toque ainda mais especial ao lugar. Conhecida também como a Praia dos Milaneses. Alem da cidade de Como, existem outras pequenas cidades: Lecco, Bellagio, Menaggio, Cernobbio, Varenna e Colico facilmente acessadas através de barcos.

Como é bem acessível por todos os meios de transporte público. Se for de avião, existem 3 aeroportos próximos à cidade, o de Milão Linate, Milão Malpensa e de Orio a Serio. De trem é muito prático. Saindo da Estação Central de Milão,os trem para Como partem de hora em hora. Os tickets podem ser comprados no dia a um valor de 4,80 euros. A estação de Como é a  Como S. Giovanni.

Na Estação Central de Milão tem vários funcionários que auxiliam os turistas. Antes de embarcar observe no quadro de horários o número e o horário do seu trem e se dirija para a plataforma que ele irá parar.

Caso prefira fazer os percursos de carro ou queira se deslocar para locais mais distantes, uma boa solução é locar um carro. Faça isso pela Rentcars, ainda no Brasil e fique livre de pagar IOF, já que poderá pagar em reais no cartão de crédito. De Milão à Como a rodovia é a Autoestrada A9 Milão – Como – Chiasso.

Assim que desembarcamos da estação fomos em direção ao Lago,  logo avistamos vários barcos atracados e o Lago majestoso e calmo. A paisagem é deslumbrante! Andando às margens do Lago pela direita, se vai em direção ao funicular que leva os habitantes e os turistas para uma pequena comunidade, Brunate, nela é possível ter uma vista panorâmica de Como espetacular.

A Estação Funívia de Brunate é bem antiga. O funicular  leva cerca de 7 minutos para chegar à parte mais alta. Muitos habitantes das duas cidades usam esse meio de transporte e fizemos a subida com vários deles.

Na estação tem banheiros públicos e uma lanchonete. Na Fonte del Pissarottino, possui um ponto panorâmico no qual se pode admirar o Lago, a Villa d’Este, Villa Erba e o Monte Rosa. O funicular funciona das 6:00 da manhã às 22:30 e aos sábados até as 24:00 horas.

Em Brunate, tem um ônibus circular que leva os passageiros para a parte mais alta. Mas, é possível ir andando, com uma grande subida, mas quem se importa com a bela vista que a caminhada proporciona. Em Brunate, alem da vista lindíssima, tem  várias lojinhas de lembrancinhas que  ficam cheias de turistas,  igrejas, casarões e até um Farol.

Ainda que Como seja uma cidade pequena ela é muito maior que as vilas que estão ao redor do Lago. É nela que o trem chega, portanto é passagem obrigatória no roteiro de qualquer um. Como é muito fácil de visitá-la a pé e essa é a melhor opção.  A culinária é ótima, com produtos de peixes, queijos, doces e o famoso gelato italiano.

Dizem que essa região era habitada pelos gauleses e comenses. Daí o nome da cidade. O centro foi cercado por muros e é rica de igrejas, casarões, casinhas coloridas e floridas, fortalezas e muitas pracinhas charmosas. Como ao redor do Lago tem várias pequenas cidades, o ideal é se alojar em alguma e visitar as outras cidades com calma. Isso se não for um bate e volta de Milão.

Os becos e ruelas de Como é um convite a andar a pé e se sentir como um morador. O ar bucólico da cidade e a sofisticação da cidade se casam perfeitamente e dá um toque todo especial à cidade.

O melhor modo para descobrir as belezas da região e do lago é navegando. São duas as opções de transporte pelo lago: os barcos particulares e os públicos. Os particulares cobram 300 euros por pessoa. Não interessa a quantidade de pessoas que irão no barco. Pode ir até 12 pessoas. Caríssimo!!

Felizmente tem a opção de passear pelo Lago, através do barco público. O valor varia dependendo do percurso. De 1,50 euros a cerca de 15,00 euros. O percurso mais procurado são: Ilha Comacina, Bellagio, Laglio, Tremezzo e Varenna.

Os passeios de barco podem ser de barcos lentos, que são os mais baratos e os mais velozes. O local de partida é o mesmo. Tem que ficar atento ao destino do barco, para não se enganar. Os horários e os preços variam de acordo com a época do ano. Tem um bilhete que é de livre circulação e é válido para o dia todo. Custa cerca de 25,00 euros e com ele  é possível utilizar em viagens ilimitadas.

Durante nosso passeio por Como nos deparamos com este barco, que nada mais é que um barco que limpa o Lago. Sim, ele tem uma tela e vai tirando toda sujeira que encontra. Se é que tem alguma.

O lugar é uma região muito procurada pelos endinheirados. Vários famosos tem ou tiveram casas ali, como George Clooney, Madonna, Gianni Versace, Eroz Ramazzotti e outros. Nos meses mais quentes, o Lago de Como é a Praia dos Milaneses. O lago fica lotado de gente praticando esportes náuticos.

Contornando o lago, as pequenas cidades vão surgindo. Uma das  mais conhecidas é Cernobbio, onde está a estupenda Villa D’Este, construída em 1580, a Villa Erba que é lindíssima, construída como um convento. Os hotéis de luxo estão localizados nesta região. Laglio é conhecida como a vila de Geroge Clooney. Lecco, a cidade do livro “Os Noivos”, que Alessandro Manzoni escreveu e morou nesta cidade.

Varenna é outra localidade que hospeda conferencistas e muitos turistas. Bellagio é conhecida como a “Pérola do Lago”, pela sua beleza. Com muros antigos e muitos hotéis de alto luxo. As sacadas das casas são floridas e as cafeterias são bonitas e organizadas. Colico é a cidade que está mais próxima da Suíça, com várias fortalezas militares e um ótimo vinho local.

Como tem uma parte medieval, que é imperdível. A Corso Vittorio Emanuele, que é a rua do comércio da cidade é um dos pontos de partida dessa região da cidade. Não tem como não avistar a Porta Torre que está do lado da Basílica. Era uma das portas das muralhas de Como.

A Torre é tão alta que é impossível pegar ela inteira em uma foto. Depois de um dia de muita caminhada, o ideal é relaxar em um dos bares nesta pracinha. Um local cheio de turistas e muitas construções belíssimas.

A Catedral de Como reserva uma série de afrescos e uma arquitetura de cair o queixo. A entrada é gratuita e vale muito a pena dar uma voltinha por dentro da igreja.

Enfim, é hora de partir e voltar para Milão. http://andiamoblogviagens.com.br/milao-italia/Basta subir a escadaria que dá acesso a Estação Ferroviária. São vários degraus e fiquei até pensando como as pessoas com dificuldades de locomoção fazem para chegar até a parte alta que está a estação. Mas, com certeza, deve ter uma forma. Fiquei com vontade de voltar!!

QUANDO IR AO LAGO DE COMO

A melhor época para conhecer o Lago de Como é nos meses mais quentes. Final de Março ao início de Novembro. Mas, se o objetivo é nadar ou praticar esportes náuticos, os melhores meses são os de Junho até Setembro.  Dizem que o Lago de Como no inverno também é uma boa opção para os românticos, porem algumas atrações ficam fechadas.

ONDE SE HOSPEDAR EM COMO

Como é uma cidade bem pequena e a maioria de seus pontos turísticos estão concentrados na região central da cidade. Hospedando-se nesta região é muito fácil visitar as atrações e ainda poderá fazer os passeios de barco facilmente. Se quiser aproveitar mais a vista do Lago se prepare porque as diárias serão um pouco mais caras. Faça as suas reservas pelo Booking.com através do nosso blog. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias.

Booking.com

O QUE FAZER EM COMO

  • Subir no Teleférico
  • Visitar Brunate
  •  Piazza Duomo
  • Villa Olmo
  • Passeios de Barco

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para a Europa é obrigatório. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

4 comentários em “LAGO DI COMO A PRAIA DOS MILANESES – Itália”

Deixe um comentário