BENTO GONÇALVES A GARIBALDI – SERRAS GAÚCHAS –

Bento Gonçalves a Garibaldi de Maria Fumaça,

 

A distância entre as cidades gaúchas  de Bento Gonçalves e Garibaldi  é de 15 km.O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é curto. Mas ir de Maria Fumaça é um passeio mais longo, mas que vale a pena cada minuto. A região do  Vale dos Vinhedos está localizada na Serra Gaúcha e abrange os municípios de  Garibaldi, Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul.  Famosa por suas paisagens encantadoras e pela produção de vinho e espumantes do país, a região concentra o melhor do enoturismo brasileiro.

Chegamos em Bento Gonçalves vindo de Porto Alegre. Alugamos um carro previamente e pegamos no aeroporto http://www4.infraero.gov.br/aeroportos/aeroporto-internacional-de-porto-alegre-salgado-filho/  a distância até Bento Gonçalves é de 121 km. A duração da viagem  é um pouco longa devido a topografia da região. Mas, quem está com pressa em um local tão bonito como as Serras Gaúchas.

Caso opte por alugar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção. É possível fazer o percurso de ônibus também, ou mesmo contratando um transfer.

Ficamos hospedados no Farina Park Hotel, um belíssimo hotel localizado na região de Farroupilhas, bem pertinho de Bento Gonçalves. http://www.farinaparkhotel.com.br/Faça as suas reservas aqui pelo blog no Booking.com e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias.

Booking.com

Depois de um excelente café da manhã, nos dirigimos a Bento Gonçalves que estava à 5 km do Hotel. Fomos direto para a Estação Ferroviária para fazermos o famoso passeio de Maria Fumaça até Garibaldi. Posso  garantir que é um passeio imperdível!!

O trem do vinho, como é carinhosamente conhecido, é uma das grandes atrações da Serra Gaúcha, um passeio turístico-cultural que preserva viva as tradições de nossos antepassados, através de apresentações artísticas de música italiana, gaúcha e degustações de vinho, espumante e suco de uva. Além disso, a empresa tem uma grande preocupação em manter viva e preservada a cultura ferroviária.

Para adquirir os ingressos, basta se dirigir à estação. Estávamos em Janeiro e não tivemos problemas para adquirir. Mas, caso prefira comprar com antecedência é melhor adquirir via internet. Existem várias agências que oferecem o passeio de Maria Fumaça, almoço, Epopéia e uma vinícola e até o transfer do hotel. O site de uma delas é: https://compradeingressos.com.br/

A Maria Fumaça percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa em um percurso de 23km, realizado em aproximadamente 1h30min. As três cidades foram colonizadas por imigrantes italianos e preservam seus costumes e tradições, retratados no passeio de Trem.

A rede ferroviária chegou à região no início do século XX,  proporcionando uma base econômica sólida para os municípios da região. A linha entre Carlos Barbosa/Garibaldi/Bento Gonçalves começou a ser construída em 1909. Transportou passageiros até a metade dos anos 70 e cargas até a metade dos anos 90. Suas atividades turísticas iniciaram em 1992 pela empresa Giordani Turismo. É possível escolher o seu passeio pelo site:  https://www.giordaniturismo.com.br/

Hoje, restam somente alguns exemplares em todo o mundo. Três dessas raridades estão em Bento Gonçalves, uma exposta na estação férrea e as outras duas percorrendo os nossos trilhos.

A locomotiva é acesa com lenha e durante o trajeto o fogo é alimentado com briquete (serragem compactada) e movida a água. Este processo é realizado de forma sustentável pela Giordani Turismo utilizando água proveniente de captação pluvial. A paisagem é de tirar o fôlego. Principalmente na primavera com as hortênsias todas floridas.

O passeio é muito agradável e você se sente realmente numa viagem no tempo. A organização e a logística do passeio é muito boa. Os vinhos e espumantes servidos são bons e as atrações são agradáveis de assistir e o importante é aproveitar e relaxar.

Na estação de Bento Gonçalves, onde iniciamos o passeio, foi oferecido vinhos brancos e tintos e ao soar o sino da locomotiva,  todos embarcam. O percurso é  repleto de alegria, músicas e danças  que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos.

Aproveite e dê uma de turista e aproveite as ótimas opções nas lojinhas das estações, como malhas, roupas personalizadas do passeio, artesanato, vinhos e sucos de uvas. Tem a foto antiga também, onde se pode ter uma ideia de como seria viver na época dos imigrantes.

Entre todos os carros o único que possui assentos de madeira é o de n° 215, nele já foram gravadas várias reportagens e filmes como O Quatrilho e O filme da minha vida.

A cidade de Garibaldi é bem bonitinha,  guarda, em sua arquitetura antiga, nas igrejas que representam o centro dos povoados, nos capitéis de beira de estradas do interior, pedaços de história de sua origem e de seu povoamento. Privilegiada em belezas naturais.

Colonizado por imigrantes italianos, teve forte influência da cultura francesa, transmitida pelas congregações religiosas de origem francesa. Além disso, veio a receber o aporte dos sírio-libaneses, no que diz respeito ao comércio.Um município com diversidade econômica e cultural, rico de história e memória.

A recepção em Garibaldi acontece ao som de música gaúcha e italiana, enquanto todos degustam vinhos e suco de uva tinto. Novo embarque, com destino ao final do passeio. A Giordani Turismo recepciona os turistas na cidade de Carlos Barbosa com um show de música italiana.

Hoje Garibaldi é conhecida como a capital brasileira do espumante. A cada estourar é celebrado o trabalho de obstinados, que a cada ano perseguem o ciclo das uvas. Esse trabalho tem como pioneira a família Peterlongo, que em 1913 elaborou o primeiro espumante brasileiro, em Garibaldi.

Na Estação de Carlos Barbosa ficam muitos ônibus esperando o pessoal chegar para levar de volta à Bento Gonçalves. A volta é bem rapidinha e muito confortável.

Chegando em Bento Gonçalves fomos ao Parque Cultural Epopeia Italiana, que é um palco de um grande espetáculo cênico. É baseado na história real de Lázaro e Rosa e tantos outros imigrantes italianos. Para quem é descendente é uma oportunidade e tanto. Não tem como não se emocionar ao lembrar de tudo que nossos antepassados passaram em nossas terras.

Durante a apresentação, o visitante deixa de ser um mero espectador e torna-se parte da história, interagindo com o personagem pelos cenários que são réplicas do passado. O passeio inclui degustação de vinho, suco de uva e biscoito colonial.

Os artistas que encenam os dramas vividos pelo casal é excelente, tanto no figurino, maquiagem, idioma, que é um italiano aportuguesado, e dramatização. 

O cenário também é bem bonito e eles procuram ao máximo a interação entre os visitantes. Vale a pena assistir, sendo ou não descendentes de italianos. Afinal, tem que dar uma de turista!!

Aproveitamos um dia de sol para visitar as Serras Gaúchas, o Caminho do Vinho ou das Pedras, em Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Foi uma manhã muito proveitosa e agradável. O passeio dura em torno de 3 a 4 horas entre o passeio de Maria Fumaça e a Epopeia Italiana.

Agora partimos para o Vale dos Vinhedos. Estávamos de carro e foi muito fácil, as distâncias não são longas e a paisagem é linda. A Rota dos Espumantes fica entre Gramado http://andiamoblogviagens.com.br/gramado-rio-grande-do-sul/ e Garibaldi. A Vinícola de Peterlongo é uma das mais conhecidas. Foi a primeira vinícola brasileira a obter o direito de uso do termo champagne no Brasil. O ingresso pode ser adquirido na portaria e o tour é de cerca de 1 hora. Outras vinícolas dessa região são: Chandon e Adolfo Lona.

Próximo a Bento Gonçalves ficam concentradas as maiores vinícolas brasileiras: Casa Valduga, Miolo, Salton e a famosíssima Aurora. Outras vinícolas familiares também estão espalhadas na região não tão famosas mas de igual beleza. Não tivemos tempo de ir em todas. Nosso roteiro era em seguir para Gramado.

QUANDO IR A BENTO GONÇALVES E GARIBALDI

Essa região do Vale dos Vinhedos ou Serras Gaúchas, podem ser visitadas o ano inteiro. As estações são bem divididas e cada uma tem as suas peculiaridades. No Verão é a época mais festiva, pois as parreiras ficam cheias, na Primavera as flores ficam floridas, no Outono e Inverno as paisagens vão mudando e as folhas ficam secas e amarronzadas, dando um toque todo especial de Inverno europeu. No entanto, o uso de roupas adequadas é extremamente necessário. No Inverno a temperatura pode cair abaixo de zero.

O QUE FAZER EM BENTO GONÇALVES E GARIBALDI

  • Passeio de Maria Fumaça
  • Epopeia Italiana
  • Estação Ferroviária de Bento Gonçalves
  • Estação Ferroviária de Garibaldi
  • Vinícola Aurora
  • Vinícola Casa Valdugo
  • Vinícola Miolo
  • Vinícola Salton
  • Vinícola Peterlongo
  • Vinícola Chandon
  • Centro de Garibaldi
  • Farroupilhas
  • Carlos Barbosa
  • Caminhos de Pedra

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

 

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

 

4 comentários em “BENTO GONÇALVES A GARIBALDI – SERRAS GAÚCHAS –”

  1. I simply want to tell you that I’m newbie to blogging and site-building and honestly savored this blog. Most likely I’m planning to bookmark your blog . You definitely come with outstanding articles and reviews. Many thanks for sharing with us your web page.

  2. I feel that is among the such a lot vital info for me. And i am happy reading your article. However should remark on some common things, The web site taste is ideal, the articles is truly nice : D. Just right task, cheers

Deixe um comentário