CUIABÁ – Mato Grosso

Olá Viajantes,

Devo dizer que Cuiabá tem seus encantos mas, também vários problemas como toda grande cidade do Brasil.  Especificamente  em Cuiabá a herança de ter sido escolhida para sediar a Copa do Mundo em 2014 ainda mostra os seus vestígios. Deveria ser para o bem, mas na verdade deixaram (os políticos) a cidade com obras que parecem não ter fim e isso traz transtornos para o trânsito e para a vida da população. Obras estas iniciadas e inacabadas devido a corrupção que tomou conta do nosso país. Muito triste!!  Esqueçamos os políticos  e vamos aos pontos que nos interessa, os atrativos de Cuiabá.

 

Orla do Rio Cuiabá

Mais do que ponto de partida para o turismo ecológico em Mato Grosso, Cuiabá e Várzea Grande possuem cultura, história, gastronomia e muito verde. Centro Geodésico da América do Sul , ela está localizada nas coordenadas 15°35’56”,80 de latitude sul e 56°06’05”,55 de longitude oeste. Demarcado pela Comissão Rondon , em 1909 , o centro geodésico da América do Sul na praça Moreira Cabral, onde também fica a Camara Municipal de Cuiabá. Para marcar o local foi construído um obelisco de aproximadamente 20 metros de altura todo revestido em mármore branco. Este obelisco foi erguido de forma a preservar o marco original, o qual se encontra hoje protegido por vidros, sendo plenamente visível. Portanto Cuiabá está no centro da América do Sul. Importante demais!!!! http://www.camaracba.mt.gov.br/index.php?pag=tur_item&id=2
SMLXL

 Centro Geodésico da América do Sul

SMLXL

 Obelisco onde está o Centro Geodésico da América do Sul

O calor na cidade é bem intenso e tem uma explicação para isso. Na cidade me falaram que é devido a localização da Chapada dos Guimarães ser próxima a Cuiabá e a cidade ficar em uma parte mais baixa onde se concentra o calor. Para entender o calor  só mesmo sentindo na pele.

SMLXL

 Mercado do Povo

A culinária cuiabana é mesmo uma delícia e tem muito peixe. O prazer de degustar o peixe frito, à sombra é claro, na beira do rio é muito bom. O Mercado do Porto é gigante e lá se encontra muitas opções de peixes e especiarias da região. É preciso comer, andar, respirar a cidade. Não há um dia se quer que  não te presenteie com um belo pôr do sol.

SMLXL

 Centro histórico

O Centro Histórico de Cuiabá uma área histórica, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Fundada em 1719 , com a descoberta de ouro pelos paulistas, Cuiabá transformou-se em uma das maiores cidades do Brasil em menos de duas décadas. Mas, passada a corrida do ouro, a cidade teve um grande declínio.  Cuiabá guarda em suas ruelas muitas relíquias do período colonial. O centro histórico ainda precisa ser revitalizado. Mas, foi feito uma réplica linda na orla do Rio Cuiabá que retrata muito bem o que é.

SMLXL

 Centro Histórico

SMLXL

 Centro Histórico

SMLXL

 Centro Histórico

SMLXL

 Centro Histórico

SMLXL

 Centro Histórico

A Orla do Rio Cuiabá foi toda revitalizada para a Copa do Mundo e devo concordar que a Copa do Mundo ajudou neste processo. Ficou lindíssima e é um local que recomendo, com bons restaurantes e muito agradável para caminhar e apreciar o fluxo do rio Cuiabá.

SMLXL

 Orla do Rio Cuiabá

SMLXL

 Restaurantes na Orla do rio Cuiabá

SMLXL

 Rio Cuiabá e a razão da cidade ter fama de ser verde

Em frente a Orla do rio Cuiabá, além do calçadão, dos bares e restaurantes, tem o prédio que já foi o Mercado de Cuiabá e hoje funciona como um centro cultural com um excelente restaurante de comida regional e posso garantir, muito gostoso!! http://www.tudotemos.com/br/cuiaba/regionalissimo
SMLXL

 Antigo mercado

SMLXL

 Restaurante Regionalíssimo de comida típica

SMLXL

 Comida típica cuiabana. Saborosíssimas!!

Cuiabá tem  um patrimônio histórico riquíssimo e passear por suas igrejas é conhecer um pouco mais a história da cidade. Uma boa opção é a Nossa Senhora do Bom Despacho, que iniciou sua construção em 1858.  Foi toda recuperada em 2004 com verbas federais e estaduais. Tenta lembrar a Notre Dame de Paris. Na época de sua construção o padre era francês e deu suas sugestões.

SMLXL

 Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho ou do Bom Parto

SMLXL

 Museu de Arte Sacra

A igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é um dos marcos de fundação da cidade, tendo sido construída em torno de 1730, próximo ao córrego da Prainha, em cujas águas se descobriu as minas de ouro que impulsionariam a colonização da região. Hoje esse  córrego fica sob um canteiro de uma das principais avenidas de Cuiabá. Não se vê o córrego. A igreja fica no alto de um morro.

SMLXL

 Igreja do Rosário e Capela de São Benedito

Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus é uma catedral-basílica católica, sede da arquidiocese de Cuiabá. Inaugurada em 1973, a atual catedral foi construída sobre a antiga. De vários pontos da cidade se avista a torre com o relógio e é bem bonita.

SMLXL

 Torre da Catedral Metropolitana

Além das igrejas católicas tem uma mesquita com uma torre gigante e bem bonita. Pois em Cuiabá tem muitos descendentes árabes.
SMLXL

 Mesquita de Cuiabá

O SESC em Cuiabá é bem atuante e tem o SESC  Arsenal, inaugurado em 1832, como Arsenal de Guerra da Capitania de Mato Grosso, tornou-se um símbolo da nacionalidade brasileira e demonstrou a determinação das Forças Armadas. Em 1989 o SISTEMA FECOMÉRCIO/SESC/SENAC-MT adquiriu, através de uma permuta com o Exército. O belo prédio hoje abriga um espaço para o lazer, bares, restaurante, apresentações musicais, teatro, biblioteca, sala de dança, galeria de artes com jardins e a qualidade SESC. O piso da entrada foi adaptado com balas de canhão. A sociedade cuiabana agradece. http://www.sescmatogrosso.com.br/sesc-mato-grosso/

SMLXL

 SESC Arsenal

SMLXL

 Piso da entrada do SESC Arsenal com balas de canhão.

SMLXL

 SESC Arsenal

Casa do Artesão é administrada pelo SESC, que atento aos grandes talentos artísticos que Mato Grosso tem para oferecer ao Brasil e ao mundo, organizou um espaço de excelência. Ali se é possível encontrar o que há de melhor no segmento de artesanato em madeira, couro, cipós e com fibra de tucumã etc. Antigamente no local funcionava uma escola e hoje as antigas salas de aulas são destinada a exposição dos produtos.

SMLXL

 Casa do Artesão

SMLXL

 Casa do Artesão

Outro local bem legal de visitar com um prédio muito bonito e com várias atrações, é o Palácio da Instrução

SMLXL

 Palácio da instrução

Outro ponto muito visitado é a Arena Pantanal,  (Complexo Esportivo do Verdão) é onde ocorreu os jogos durante a Copa do Mundo. O estádio ficou bem bonito e numa região que tem uma vista bonita da cidade. Hoje no local funciona uma escola estadual, Escola Estadual Gov. José Fragelli. Se pode fazer a visita ao estádio gratuitamente.

SMLXL

 Arena Pantanal.

SMLXL

 Arena Pantanal

Cuiabá tem a parte moderna e chique. Isso se deu depois da corrida do pessoal do Sul e Sudeste que foram em busca de preço de terras mais barato. Hoje o Mato Grosso é um dos estados que mais produz soja e outros grãos sem falar no rebanho que é muito forte no estado. Com isso a riqueza circulou com mais intensidade, trazendo progresso e modernidade a cidade. Tem vários shoppings e condomínios fechados de luxo.

SMLXL

 Frente do  Pantanal Shopping

SMLXL

 Pantanal Shopping

SMLXL

 Parque das águas. Um show de luzes e água que acontece às 20:00 e 21:30

SMLXL

 Praça João Bueno em frente a Casa do Artesão

O aeroporto de Cuiabá fica na cidade de Várzea Grande que é unida a Cuiabá. Prefira usar Uber, o taxi em Cuiabá é muito caro, 55 reais do aeroporto ao centro e de Uber 18 reais. Não deixe de conhecer a Chapada dos Guimarães http://andiamoblogviagens.com.br/chapada-dos-guimaraes-mato-grosso/ e o Pantanal http://andiamoblogviagens.com.br/pantanal-mato-grosso/ que estão próximos a cidade.


Pontos Turísticos de Cuiabá

  • Centro Histórico de Cuiabá
  • Centro Geodésico da América do Sul
  • Sesc Arsenal
  • Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus
  • Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho
  • Igreja do Rosário e São Benedito
  • Casa do Artesão
  • Parque Mãe Bonifácia
  • Parque Massairo Okamura
  • Parque Zé Bolo Flô
  • Zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Parque Tia Nair
  • Horto Florestal Tote Garcia
  • Parque Municipal Morro da Luz – Antonio Pires de Campos
  • Sesi Park
  • Museu Histórico de Mato Grosso
  • Cine Teatro Cuiabá
  • Museu da Caixa D’água
  • Museu da Imagem e do Som
  • Museu do Rio e Aquário Municipal
  • Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
  • Museu Rondon
  • Museu de Pedras Ramis Bucair
  • Museu de Pré-história Casa Dom Aquino
  • Parque das Águas
  • Orla do Rio Cuiabá
  • Arena Pantanal

Melhor época para visitar a cidade

Como Cuiabá não tem inverno rigoroso. Não se tem uma época melhor ou pior. Qualquer época sempre terá seus encantos. Durante os meses de outubro a fevereiro as chuvas são mais frequentes, mas nada que atrapalhe a visita a cidade.

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem. 


Comparar

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
luci@andiamoblogviagens.com.br
Nos siga na nossa página do Facebook: andiamo
No Instagram: andiamo_blog

Faça suas reservas pelo Booking.com, através do nosso Blog e nos ajude na divulgação.  Isso não irá lhe custar nada e você poderá encontrar excelentes ofertas.



Booking.com

 

7 comentários em “CUIABÁ – Mato Grosso”

  1. I simply want to mention I am newbie to blogging and definitely savored your page. More than likely I’m going to bookmark your website . You definitely come with wonderful well written articles. Thanks a lot for sharing your website.

  2. I would like to thnkx for the efforts you have put in writing this blog. I am hoping the same high-grade blog post from you in the upcoming as well. In fact your creative writing abilities has inspired me to get my own blog now. Really the blogging is spreading its wings quickly. Your write up is a good example of it.

  3. Thanks for any other magnificent article. Where else may just anyone get that type of information in such a perfect way of writing? I have a presentation subsequent week, and I’m at the search for such info.

Deixe um comentário