MAR MORTO – Israel

Mar Morto é surreal,

O Mar Morto, que banha Israel, a Cisjordânia e a Jordânia, é um lago salgado cujas margens estão a mais de 400 m abaixo do nível do mar, sendo o ponto mais baixo em terra seca do planeta. Sua famosa água hipersalina facilita a flutuação, e a lama negra rica em sais minerais é usada em tratamentos terapêuticos e estéticos nos resorts da região. O deserto ao seu redor oferece muitos oásis e locais históricos.

Para chegar até Israel, saindo de São Paulo, o percurso é um pouco longo e não há voos diretos. A viagem tem duração de 13 horas com escalas em países da Europa. O aeroporto mais utilizado e importante de Israel é o Aeroporto Internacional de Ben Gurion. https://www.telaviv-airport.com/

A origem do nome do Mar Morto deve-se ao fato de esse mar não oferecer condições para a manutenção de espécies de seres vivos, tanto animais quanto vegetais. Por isso, na impossibilidade de haver vida, diz-se que ele é morto.

Isso acontece em razão da elevada quantidade de sal. Essa ocorrência resulta da intensa taxa de evaporação da região, que faz com que a água evapore e os sais não. Como o Rio Jordão joga continuamente uma carga de sais minerais no Mar Morto, a sua salinidade elevada mantém-se.

O Mar Morto se encontra totalmente isolado, sendo abastecido somente pelo Rio Jordão e outros afluentes. Trata-se, então, de um lago de água salgada, inclusive com um nome alternativo: Lago Asfaltite.

O Mar Morto não está “morto” porque, de acordo com descobertas da década de 1990, existe  vida nele. Mas a vida, nesse caso, resume-se a uma bactéria que consegue sobreviver nesse ambiente. Então, tecnicamente, há vida, embora quase todas as espécies do planeta não consigam sobreviver ao seu ambiente pouco favorável.

O deserto que faz fronteira com o Mar Morto é o deserto da Judéia. Esse é um deserto pouco povoado. Quando se vai de Jerusalém ao mar Morto a estrada atravessa o deserto da Judéia. O Mar Morto está secando por causa da sua elevada taxa de evaporação e da utilização excessiva das águas do Rio Jordão, que diminui o seu abastecimento. Em sua superfície, o Mar Morto tem seis vezes mais sal por metro quadrado do que os oceanos.

Existe um projeto chamado Canal da Paz que visa à construção de um aqueduto para levar as águas do Mar Vermelho para o Mar Morto para conter a sua diminuição; A presença de sais minerais e também a existência de uma “lama negra” que se forma em alguns depósitos fazem com que as águas do Mar Morto sejam bastante nutritivas para a pele, tornando-o um verdadeiro SPA a céu aberto.

A região do Mar Morto fica há 117 km de Jerusalém e a 170 km de Tel Aviv. O ideal é ir de carro, assim  terá mais autonomia durante a sua viagem.  Há ônibus saindo de Jerusalém (linha 486) e Tel-Aviv (linha 421), passando pelo oásis de Ein Gedi e pelas ruínas de Massada.

O Mar Morto é famoso por suas propriedades medicinais. Os cosméticos feitos com a água e o sal do local são famosos em todo o mundo. Inclusive, há quem viaje ao local por motivos médicos, para tratar de alguma doença da pele.

A quantidade de sal no Mar Morto é tão acentuada que interfere na sua densidade de suas águas. Por causa disso, um corpo precisa ser extremamente denso para afundar nele. A prova disso é o fato de qualquer pessoa conseguir flutuar normalmente em suas águas.

Apesar dos cosméticos serem conhecidos, a lama do Mar Morto é um dos produtos mais famosos. Possui muitas propriedades medicinais e vários banhistas passam a lama no corpo. Nem todas as praias possuem a lama em estado natural. Mas, é possível comprá-la.

Entretanto, ao entrar no Mar Morto é necessário  seguir algumas recomendações, para não acontecer nenhum acidente.  A principal recomendação é flutuar apenas de costas e não tentar flutuar de barriga para baixo. Nadar nem pensar, você pode se afogar. Na minha opinião a melhor praia para flutuar é a Ein Bokek, sem contar que é uma praia pública.

Está localizada na região sul do Mar Morto, a 116 km de Jerusalém e a 170 km de Tel Aviv Bem mais distante que as praias do extremo norte: Kalia Beach, Biankini Beach e Neve Midbar Beach, que estão a 46 km de Jerusalém.

Porém, vale a pena ir até Ein Bokek, porque além da praia ser pública, sua estrutura é muito boa. Não abuse de biquinis muito pequenos. Mas, as praias em Israel são mais parecidas com as do Brasil e você pode utilizar sunga/biquíni sem nenhum constrangimento. Mas, é bom evitar ficar andando pra todo lado de biquini, leve uma canga e não se esqueça das chinelas, a areia é muito quente.

Antes de entrar na água, é importante estar atendo a algumas precauções:
1. Use  protetor solar e de óculos escuros.
2. Não molhar o rosto com a água do Mar Morto, já que se deve evitar o contato da água com seus olhos.
3. Não engolir água. E há uma orientação de se procurar ajuda médica imediata em caso de ingesta.
4. Se você tiver algum ferimento no corpo, por mais imperceptível que seja, você sentirá ardor no local assim que entrar na água. Evite depilar 3 dias antes de ir.
5. Assim que sair do Mar Morto vá direto para o chuveiro e se enxague bem.
6. Vá de chinelas até próximo ao Mar Morto. A areia é muito quente e dura.
7. Não faça xixi no Mar Morto. A ardência é terrível.
8- Não entre se estiver grávida. Dizem ser perigoso!!
Várias dessas e outras orientações estão em placas por todo lado.

Se não estiver hospedado no Mar Morto, meio período já é o suficiente. Já que não é ideal a permanência longa na água. Sempre que sair deve se enxaguar muito bem. Felizmente tem vários chuveiros e banheiros para se trocar. Se não levar toalhas tem também lugar que é possível alugar. Outro inconveniente é a temperatura externa. Por volta de 50 graus.

ONDE FICAR NO MAR MORTO EM ISRAEL

  • Neve Midbar Beach
  • Biankini
  • Kalia Beach
  • Mineral Beach
  • Ein Bokek

ONDE SE HOSPEDAR NO MAR MORTO

Deve ser muito bom ficar hospedado em um dos vários hotéis que estão localizados em frente ao Mar Morto. Mas, prepare o bolso. Os hotéis são em sua maioria de quatro e cinco estrelas.

Faça suas reservas aqui pelo blog e nos ajude na divulgação, isso não acarretará nada à mais em suas diárias e terá a possibilidade de encontrar excelentes opções de preços.

Faça suas  reservas pelo Booking.com e tenho certeza que dará tudo certinho.

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para  Israel é obrigatório. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

Deixe um comentário