PISA A CIDADE DA TORRE – Itália

Pisa,

 

Uma comunidade da região da Toscana na Itália, com quase 100  mil habitantes. Famosa pela sua Torre, a Torre de Pisa, que se manteve inclinada por muitos e muitos anos. Fazendo da cidade uma referência turística.  Diz a tradição que foi no Porto de Pisa que São Pedro desembarcou para pregar o Evangelho, tendo daí seguido para Roma.

Próxima á várias cidades famosas da Itália, dificilmente o turista dorme em Pisa. Geralmente faz um bate-e-volta de Gênova ou Firenze http://andiamoblogviagens.com.br/firenze-italia/. Já estive 2 vezes na cidade, uma vez vindo de Firenze e outra vindo de La Spezia, uma cidade base para Cincle Terre. Tem um post aqui no Blog dê uma olhadinha: http://andiamoblogviagens.com.br/cincle-terre-italia/

Alguns turistas preferem locar um carro, para aproveitar para conhecer as belas pequenas cidades e lindas colinas da Toscana com ritmo  mais lento. Caso opte em locar um carro, prefira a Rentcars. Uma excelente operadora, onde se é possível pagar em reais pelo cartão de crédito ainda no Brasil. Fugindo das taxas de IOF.

O ideal é chegar ainda na parte da manhã em Pisa. Chegando por volta de 10 horas, não encontrará a principal parte da cidade ainda tão cheia. Sem falar que Firenze está a apenas 83 km. Quem estiver de trem, a estação Pisa Centrale está um pouco distante da Torre. Mas, é muito simples chegar até lá. Basta pegar o ônibus em frente a estação, pegar um táxi ou se animar e estiver com tempo dá para ir a pé, cerca de uns 20 a 30 minutos de caminhada. O percurso é bem agradável e basta seguir a Via Francesco Crispi.

Quem fizer este percurso poderá admirar a bela ponte sobre o Rio Arno que corta a cidade de Pisa e de Firenze. Ao chegar na Piazza dei Miracoli ou Praça dos Milagres, com certeza você achará mesmo que é um milagre a beleza de seu complexo arquitetônico, a Torre, o Duomo, o Battistero e o Camposanto que é o cemitério.

Não temos como negar que a Torre é o ponto máximo da cidade, um símbolo do país conhecido em todo o mundo. É sensacional a história da torre, que a cada ano se inclinava. Até que finalmente um projeto de restauração conseguiu amenizar a inclinação.

A Torre di Pisa foi construída entre os séculos XII e XIV, ela ficou inclinada  já na época da sua construção. Engenheiros que analisaram sua inclinação dizem que ela nunca irá cair. Já foi indicada como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Subir ao topo da torre tem um custo de €18 por pessoa, o horário das visitas é das 9h00 às 19h00, todos os dias de março a outubro. Já no período de inverno, entre novembro e fevereiro o horário é reduzido, das 9h30 às 17h00.

A Catedral de Santa Maria Assunta, fica na praça. Foi construída em 1064. É contemporânea da Basílica di San Marco em Veneza. http://andiamoblogviagens.com.br/veneza-italia/  A visitação a catedral é gratuita e se prepare para enfrentar as grandes filas, principalmente no verão.

Os horários de visitas no inverno é das 10:00 às 12:45 e das 15:00  às 16:45. Nos finais de semana ela abre só à tarde. Nas outras épocas do ano abre todos os dias das 8:00 às 20:00 horas.

A fachada da Catedral possui 4 fileiras de colunas muito bonitas. Dentro da igreja o púlpito possui figuras e atrás do altar tem um  mosaico de Jesus.

Em 1153, iniciou a construção do Batistério, um monumento em formato redondo, com uma cúpula que se destaca pela sua beleza. É o maior batistério da Itália. Pela falta de orçamento na época de sua construção, se observa que possui vários materiais diferentes.

Para visitar o batistério você precisará comprar ingresso que  dará direito a visitar também o Museo dell’Opera del Duomo, custando €5 por pessoa. O horário de visitas é: de novembro a fevereiro das 10:00 às 16:30, e de março a outubro das 9:00 hr às 18:30 hr.

Para chegar à praça, existem algumas entradas muito bonitas. Recentemente foram descobertas mais de 30 embarcações em excelente estado de conservação,  no subsolo de Pisa. Isso se deve aos sedimentos depositados ao longo do tempo pelo Rio Arno. Há 20 séculos o estuário encontrava-se a 4 km do mar. Atualmente a cidade encontra-se a 17 km do litoral. Estudos indicam que isso pode ter sido também um dos motivos da inclinação da Torre.

O Camposanto, o edifício retangular de 130 metros que está ao lado da Catedral, é um cemitério, que dizem possuir uma terra especial que fazia com que os corpos fossem decompostos em 24 horas. Havia nele belíssimos afrescos, que foram destruídos durante um bombardeio na Segunda Guerra Mundial. As obras danificadas podem ser observadas no Museo delle Sinopie, também na cidade de Pisa.

Dizem que, ainda quando estavam construindo o 3º andar, já era possível ver a inclinação. Apesar disso, a obra deu seguimento, com vários arquitetos tentando reparar o erro. Em vão! Foi concluída em 1350, com uma inclinação de quase 1,5m. No decorrer de sua existência várias tentativas foram realizadas, algumas com um certo sucesso, outras nem tanto.

Um fato ocorrido ali entrou pra história. O cientista Galileu Galilei utilizou a Torre de Pisa para fazer seu experimento mais famoso, sobre a velocidade de queda dos objetos. Ele a utilizou porque era um dos monumentos mais altos da época.

Não é muito fácil tirar uma foto da torre. Principalmente para quem está perto dela. A melhor forma não é de perto e sim um pouco mais distante, de preferência pegando a Catedral e a Torre juntas.

Apesar do grande fluxo de turistas e vendedores em sua maioria imigrantes, a segurança é bem real. Os visitantes podem se sentir a vontade para apreciar a beleza da Torre e de todo esse Patrimônio Mundial da Unesco.

Estando na Piazza del Duomo ou Piazza dei Miracoli, se observa uma Muralha Medieval no seu entorno. Do Século XII, ela circula o Centro Histórico da cidade.

Alem dos belos monumentos por todo lado se encontra esculturas não tão famosas como a Torre, mas também muito admiradas pelos turistas.

Uma pequena estátua da famosa loba com Rômulo e Remo sendo amamentados está por lá também. A estátua em bronze  está bem próxima da torre de Pisa. Localizada no meio de um gramado, não é possível ter acesso próximo a ela.

A Torre de Pisa possui cerca de 300 degraus e a subida pode provocar vertigem em algumas pessoas, por causa da inclinação do edifício.  A subida a Torre é feita em pequenos grupos e isso causa uma enorme fila. Os ingressos podem ser comprados na hora ou pelo site.

Após a visita e muitas fotos, agora é hora de  explorar a extensa feirinha que há em frente à Capela.  Muitos souvenires, casacos, echarpes e camisetas  com a  famosa pose de amparar a Torre de Pisa. Os preços nem sempre são convidativos. Mas, estando lá, vale a pena comprar uma lembrancinha.  Passando pelo portal da muralha, a feira continua do lado de fora.

ONDE FICAR EM PISA

Pisa tem acomodações para todos os bolsos e oferece grandes redes hoteleiras. Porem,  uma opção barata e prática é ficar em Firenze e fazer um bate-e-volta. Se bem que os hotéis de Pisa são mais em conta.  Facilmente encontrados no site do booking.com. Faça suas reservas através do nosso blog e nos ajude na divulgação.

Booking.com

QUANDO IR A PISA

Qualquer época é uma boa opção visitar a cidade. Mas, no inverno o frio é bem rigoroso. A melhor época é entre Abril e Junho e Setembro e Outubro. Nos meses de Julho e Agosto é bem quente e muito cheia de turistas. As filas são gigantes.

O QUE FAZER EM PISA

  • Museo delle Sinopie
  • Museo dell’Opera del Duomo
  • Piazza dei Cavalieri
  • Palazzo della Corovana
  • Chiesa di San Francesco
  • Chiesa di San Nicola
  • Chiesa di Santa Maria della Spina
  • Borgo Stretto
  • Palazzo dei Medici
  • Palazzo Reale
  • El cantiere delle navi antiche di Pisa

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Viajar para a Europa é obrigatório. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
luci@andiamoblogviagens.com.br
Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

 

6 comentários em “PISA A CIDADE DA TORRE – Itália”

  1. I am not positive the place you’re getting your info, but great topic. I needs to spend some time finding out more or figuring out more. Thanks for great information I used to be searching for this info for my mission.

Deixe um comentário