BLUMENAU – SC

Olá Viajantes,

Blumenau é a Capital Brasileira da Cerveja e onde acontece a maior Oktoberfest do mundo fora da Alemanha. Fundada em 1850 e localizada no Vale do Itajaí, com fortes  traços da colonização alemã. Encanta seus visitantes com sua  arquitetura, a cidade é bastante limpa, florida, bem arborizada, com alguns morros cobertos pela Mata Atlântica e cortada pelo rio Blumenau.

Não há aeroportos na cidade de Blumenau.  A opção mais próxima é o Aeroporto Internacional de Navegantes, distante 55 km. No nosso caso optamos por ir até Florianópolis de avião, que está à 150 km e de lá seguimos de carro pela Serra Catarinense e depois para Blumenau.

Para chegar de carro a partir de Florianópolis, o acesso é pela BR-101 até o trevo de Itajaí, de lá  seguir pela  SC-470. Locamos nosso carro pelo site do Rentcars. Uma excelente operadora de aluguel de carros que faz uma cotação automática por várias locadoras.

A região é sede de indústrias de tecidos, malharia e cristais. Há várias lojas que vendem estes produtos de qualidade à preços camaradas. Nos meses de Outubro se realiza a segunda maior Oktoberfest  do mundo, atrás apenas da de Munique na Alemanha. Veja aqui no blog um post sobre como foi nossa experiência: https://andiamoblogviagens.com.br/oktoberfest-a-maior-festa-alema/  mas a alegria nessa época contagia a cidade inteira.

Blumenau possui vários  pontos turísticos e museus muito interessantes e que merecem ser visitados. Neles  é possível conhecer mais sobre a origenm de Blumenau. Comece pela Rua XV de Novembro. Por lá, será possível ver alguns dos principais cartões postais da cidade, como o Castelinho da Havan e o edifício da Prefeitura de Blumenau. Outra belíssima construção é a Catedral São Paulo Apóstolo, com uma torre, com seus 45 metros de altura, na tonalidade rosa do granito ao natural.  Acima da arcada, três aberturas em círculo formam o campanário com seus três sinos acionados eletricamente.

Logo à frente seguindo pela Rua XV de Novembro, que já foi conhecida como Rua da Linguiça e Rua do Comércio, ganhou o nome atual após a Proclamação da República, está a prefeitura de Blumenau e o Relógio das Flores. A prefeitura em estilo da arquitetura enxaimel é um dos pontos prediletos da cidade. Aos domingos, o local permanece fechado para os carros e a população usufrui com as crianças, ciclistas e tem até uma feirinha. Uma maravilha!!

Do lado da prefeitura de Blumenau está a primeira locomotiva de Blumenau. Importada da Alemanha em 1908, chegou ao Brasil a bordo do Vapor Klobenz que também trazia oitocentas toneladas de material para a Estrada de Ferro Santa Catarina. Nessa região ainda existem vários outros museus e o Teatro Carlos Gomes.

De lá seguimos de carro para a Igreja Evangélica Luterana do Espírito Santo na Rua Amazonas. Os imigrantes iniciais da Colônia em Blumenau eram luteranos somente depois que os italianos começaram à chegar é que os católicos se instalaram. Inaugurada em 1877, pertence à Comunidade Luterana de Blumenau. https://www.luteranos.com.br/paroquia/blumenau-centro

Pessoas luteranas prezam a tradição cristã que se origina na Reforma do século XVI. O nome da Igreja mostra a sua identidade de fé. O nome traduz, no contexto brasileiro, a tradição cristã que tem a sua origem no movimento reformatório protagonizado por Martim Lutero. A igreja está localizada em uma colina e para acessar tem uma escadaria enorme, de todos os lados ela é muito bonita. Tem como subir de carro e estacionar no fundo.

Anexo à Igreja está o cemitério, onde estão sepultados vários imigrantes colonizadores e seus descendentes de confissão Luterana. Ele é todo florido e muito bem cuidado.

Nossa próxima parada seria a Praça Hercílio Luz. Para chegar até lá atravessamos o rio pela  ponte Aldo Pereira de Andrade, construída com material importado da Alemanha e inaugurada em 1931. No passado serviu de passagem para o trem que ia de Blumenau a Itajaí. Próximo à ponte tem um  Mirante, que marca o ponto de chegada dos 17 primeiros imigrantes.

São várias as pontes de Blumenau, cerca de304 pontes, as mais importantes são : Ponte Desembargador João Pedro da Silva, Ponte Engenheiro Udo Deeke, Ponte Aldo Pereira de Andrade, Ponte Engenheiro Antônio Vitorino Ávila Filho, Ponte José Ferreira da Silva, Ponte Lauro Muller, Ponte Adolpho Konder, Ponte Irineu Bornhausen, Ponte Governador Vilson Pedro Kleinubing e tantas outras.

Finalmente chegamos na Praça Hercílio Luz, principal entrada da cidade no inicio da colonização. As margens do rio Itajaí-Açu. O nome é uma homenagem ao primeiro governador do estado. A Praça nos tempos da colônia, era o principal ponto de reuniões da cidade que não parava de crescer. Compreende o Marco dos Primeiros Imigrantes, o Monumento Voluntários da Pátria, o Museu da Cerveja, o Biergarten (Jardim da Cerveja) e o Monumento com Poema de Lindolf Bell.

É onde está o letreiro Sou Blumenau todo colorido e que não tem quem não queira uma foto nele. As cervejarias locais são várias e de qualidade. Produzem respeitando a “Lei de Pureza” alemã. Blumenau divulga o Vale da Cerveja como uma das principais atrações turísticas de Santa Catarina.

O Museu da Cerveja conta a história dos mais de 6 mil anos da bebida em todo o mundo. A maior parte das peças ali exibidas são das cervejarias Fieldman e Brahma. Estava tudo abandonado até que a Fundação Cultural de Blumenau e a Momento Engenharia Ambiente os restauraram, ampliaram e revitalizaram.

É uma visita bem rápida e possui um belo jardim em frente ao museu. Localizado às margens do rio, no final da tarde é uma boa opção sentar e degustar uma cerveja artesanal apreciando  a bela vista que a região proporciona. A visita é gratuita.

O QUE VISITAR EM BLUMENAU

  • Museu da Família Colonial
  • Museu de Hábitos e costumes.
  • Museu Hering
  • Mausoleu Dr. Hermann Bruno
  • Glas Park Museu do Cristal.
  • Museu da Cerveja
  • Prefeitura de Blumenau
  • Relógio das Flores
  • Catedral São Paulo Apóstolo
  • Igreja Evangélica Luterana do Espírito Santo
  • Castelinho da Havan
  • Rua XV de Novembro
  • Praça da Paz
  • Teatro Carlos Gomes
  • Cemitério dos Gatos
  • Praça Hercílio Luz

QUANDO VISITAR BLUMENAU

As semanas de alta temporada em Blumenau ocorrem durantes os meses de férias escolares (dezembro, janeiro e junho) e feriados. Outra época é em outubro, quando a cidade costuma receber o famoso evento do Oktoberfest que tende a lotar os hotéis da região.

ONDE SE HOSPEDAR EM BLUMENAU

A melhor região para se hospedar é próximo a rua XV de Novembro. Ficando nesta região vários pontos turísticos poderão ser conhecidos à pé. Caso queira ir para a Oktoberfest, outra região que também tem bons hotéis. No entanto, ficará afastado do centro da cidade. Nós ficamos no Hotel Glória, um excelente hotel e pagamos 172,00 pela diária com café da manhã. https://hotelgloria.com.br/

Fizemos as reservas pelo Booking.com e deu tudo certinho. Faça você também através do nosso blog e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada à mais em suas diárias.

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

 

 

1 comentário em “BLUMENAU – SC”

Deixe um comentário