MENDOZA – Argentina

Mendoza,

Mendoza é a capital da província que também se chama Mendoza, no oeste da Argentina. Mendoza é uma cidade na região argentina de Cuyo, além de centro da região vinícola do país, famosa pelos Malbecs e outros vinhos tintos. Em suas muitas e excelentes vinícolas ou bodegas, é possível fazer degustações e passeios. A cidade tem ruas largas e arborizadas, sendo um lugar tranquilo e longe da correria dos grandes centros.

A cidade possui muitas atrações, principalmente para os amantes de vinho. As boas vinícolas são repletas de cenários fantásticos que  encantam seus visitantes. Sem contar que está localizada aos pés da Cordilheira dos Andes.

A cidade já foi destruída no século passado. Mas, se reconstruiu e hoje nos oferece toda a infra estrutura necessária.  Fundada no século XVI e com a chegada dos imigrantes europeus, a produção de vinho cresceu e ganhou fama mundial. Isso fez com que a cidade passasse a receber um número cada vez maior de pessoas e se desenvolvesse em relação ao turismo.

O aeroporto de Mendoza fica pertinho do centro da cidade, a 20 minutos de carro. Logo em frente à saída do aeroporto tem um ponto de taxi e é possível pagar no cartão de crédito. É possível sair do aeroporto de Remis  também.

Se preferir pagar preço fechado (e, possivelmente, viajar num carro melhorzinho), vá até o guichê do remis Aerotransfers. Remises são carros com motoristas que funcionam sem taxímetro. Tem a opção dos transfers também segue o site: https://www.easytravelshop.com.br/

A altitude (entre 900 a 1800 metros), o tipo de solo e o clima ideal para a vinicultura ajudaram a impulsionar a produção. A qualidade e a variedade dos vinhos foram se tornando um atrativo, principalmente pela possibilidade de conhecer todo o processo, do plantio à degustação.

Localizada próximo  à fronteira com o Chile, estando bem mais perto de Santiago do que de Buenos Aires. Distâncias de Mendoza até outras cidades:

  • Santiago do Chile – Mendoza: 360 km
  • Buenos Aires – Mendoza: 1.050 km
  • Bariloche – Mendoza: 1.210 km

Mendonza é uma cidade grande. A região metropolitana é a quarta mais populosa da Argentina. O centro de Mendoza também tem seu charme: as praças e o Parque General San Martín. Se você escolher um hotel bem localizado no centro, quase não vai precisar usar transporte algum dentro da cidade. Todos os serviços estarão a uma caminhada rápida de distância.  Use a Plaza Independência como referência de boa localização.

Para usar ônibus em Mendoza você vai precisar comprar um cartão Red Bus. Existem cartões descartáveis ou recarregáveis, à venda em quiosques pelo centro. Não deixe de conhecer o imponente e bem cuidado parque de Mendoza.

Fica perto do Centro e tem belos caminhos a serem percorridos. O mais interessante leva ao monumento em homenagem ao Libertador General San Martín. Pra chegar até lá, é bom estar com o preparo físico em dia. Dentro do parque também está o Zoológico de Mendoza e o Estádio Malvinas Argentinas. O acesso ao parque é gratuito.

A cidade de Mendoza, na Argentina, é famosa pelas centenas de vinícolas e pela temporada de neve. O destino tem atrações para todos os gostos em qualquer época do ano. No verão, as videiras estão carregadas e o clima é mais quente. No inverno, há a possibilidade de visitar estações de esqui. Embora a visita às vinícolas de Mendoza seja o carro-chefe dos roteiros de quem viaja para a região, há atrativos históricos, culturais e lugares ao ar livre que também valem uma visita. O jeito mais rápido e barato de conhecer a região andina perto de Mendoza, é fazer uma excursão de um dia.

O principal passeio vendido nas agências da cidade se chama Alta Montanha. Eu fiz esse tour no conforto de um micro-ônibus e pude ver algumas das paisagens mais bonitas da região, como a Puente del Inca e o Cristo Redentor de Los Andes, na divida com o Chile. Reserve pelo site da Civitatis e faça suas reservas. Foi tudo perfeito!! https://www.civitatis.com/pt/mendoza/

No passeio, também é feita uma parada na estrada para admirarmos a grandiosidade do Aconcágua, montanha mais alta da América do Sul, com 6.962 metros de altitude. É uma excelente opção para quem não quer gastar muito e quer ver os Andes de perto. Recomendo!!

A produção de vinhos é a principal atividade econômica de Mendoza e o que mais leva turistas pra cidade. É possível conhecer muitas bodegas ou vinícolas. 

A região possui  excelentes bodegas, fica até difícil selecionar as melhores. No entanto, a visita a Catena Zapata vale muito à pena. Uma vez que ela foi eleita em 2023 a Melhor Vinícola do Mundo. Sendo também a mais antiga vinícola familiar da Argentina.

São mais de 1200 bodegas, sendo pelo menos 120 delas abertas à visitação. É mesmo uma Disney de vinhos!! Cada visita tem um charme particular que ficará pra sempre em sua memória.

Existem dois tipos de vinícolas: familiares e comerciais. Nas charmosas  familiares, há maiores chances de ser recebido pelo proprietário e fazer uma visita bem mais exclusiva. Já nas comerciais há salões gigantescos recheados de barris e você poderá ver a produção daquele vinho.

Para quem não quer perder tanto tempo de passeio, uma excelente opção são os piqueniques. Ao ar livre, com bons vinhos, o visitante poderá descansar com vista para o vinhedo e desfrutar dos mais saborosos queijos, embutidos e pães.

Além de bons vinhos, a maioria das  bodegas têm prédios  que valem a visita pela arquitetura do lugar. Tudo é muito bem cuidado e muitas delas tem ao fundo a Cordilheira dos Andes. Os salões onde os vinhos são servidos já é uma atração à parte também.

As maneiras mais comuns de chegar às bodegas são: carro alugado, remis (carro com motorista) ou excursão. Outra escolha comum é a excursão; pacotes em grupo são mais em conta, ao mesmo tempo que não permitem liberdade de escolha das bodegas a serem visitadas. As excursões personalizadas são mais caras, porém bem exclusivas. Nós optamos pelo ônibus Vitivinicola. É um ônibus que faz o percurso das vinícolas e aguarda a degustação e te leva de volta a Mendoza. Uma maravilha! Você não precisará de se preocupar em dirigir. O site é: https://busvitivinicola.com/

O QUE FAZER EM MENDOZA

  • Parque General San Martín
  • Museu Histórico General San Martín
  • Museo del Pasado Cuyano
  • Praça da Independencia
  • Praça España
  • Praça Itália
  • Praça Chile
  • Praça San Martín
  • Vinícolas de Mendoza

QUANDO VISITAR MENDOZA

Na primavera e no outono, as temperaturas são mais agradáveis que no verão, quando o clima fica muito quente, podendo chegar aos 40 graus. Já no inverno, o melhor período para quem quer esquiar é nos meses de junho, julho e agosto.

ONDE SE HOSPEDAR EM MENDOZA

A hotelaria não é o que a gente imagina. A maioria dos hotéis fica abaixo das expectativas. Nós ficamos em um hotel próximo à Praza Independencia. Um hotel 3 estrelas com café da manhã. Hotel Puerta del Sol. O site é: https://www.hotelpuertadelsol.com.ar/

Faça suas reservas aqui pelo blog e nos ajude na divulgação, isso não acarretará nada à mais em suas diárias e terá a possibilidade de encontrar excelentes opções de preços.

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

Deixe um comentário