SÃO JOAQUIM A CIDADE DA MAÇÃ – Santa Catarina

Olá Viajantes,

São Joaquim a cidade da maçã é conhecida nacionalmente por ser uma das cidades mais frias do Brasil. Localizada na Serra Catarinense com  27 mil habitantes, a 1360 m de altitude.  Sua temperatura no inverno é bem próxima a  cidade mais fria do Brasil, Urupema,que fica localizada á 77 km.  São Joaquim é conhecida como a “Cidade da Neve”. No inverno, torna-se um berço de frio e beleza, proporcionado pela paisagem em conjunto com a neve.

As nevascas geralmente ocorrem entre junho e agosto, estendendo seu branco lençol sobre os montes, telhados, montanhas, planaltos, vales e taipas centenárias, proporcionando, assim, uma visão emocionante. Também ocorrem freqüentemente, no município, fortes geadas, que contribuem para o embelezamento do cenário local.

Para receber os visitantes, além do calor humano do joaquinense, a cidade conta com vários hotéis e pousadas aconchegantes, aquecidas pelo calor das lareiras e fogões a lenha. Sendo um dos grandes produtores de maçã, o município oferece outro espetáculo aos visitantes com a florada e a colheita da maçã.

A cidade tem  como principal atração as temperaturas negativas, geadas e neve. Isso pode ocorrer ou não. Quando ocorre as pessoas vão para a praça central comemorar e vivenciar a neve. As outras atrações da cidade pode não ser tão interessantes como de outras cidades da Serra Catarinense. Mesmo assim é interessante dedicar ao menos 1 dia para conhece-la.

Nosso objetivo era conhecer as principais cidades da Serra Catarinense. Chegamos de avião por Florianópolis, locamos um carro e seguimos para Uburici, que é onde estão os principais pontos turísticos da Serra.

 Distante apenas 59 km de São Joaquim, depois de ficarmos 3 dias em Uburici, seguimos para Urupema, http://andiamoblogviagens.com.br/urupema-a-cidade-mais-fria-do-brasil-sc/   Lages e depois voltamos para São Joaquim e de lá descemos a Serra para o litoral. O ideal é descer pela Serra do Rio do Rastro, que é lindíssima. Possui 280 curvas em apenas 12 km.

É interessante e o mais viável seguir pela Serra Catarinense de carro. As estradas são boas, bem sinalizadas e a vista linda, repleta de Araucárias.  São Joaquim fica a cerca de 240 km de Florianópolis. Para chegar até lá o ideal é ir pela BR 282 e, depois, a SC 430.  Antes de chegar na cidade está o Snow Valley. Um local lindo e que vale a pena conhecer. Veja tudo aqui no Blog: http://andiamoblogviagens.com.br/snow-valley-sao-joaquim/

Caso opte em locar um carro prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção.

Confira algumas distâncias de São Joaquim:

  • Florianópolis: 240 km
  • Urubici: 61 km
  • Serra do Rio do Rastro: 55 km
  • Florianópolis via Serra do Rio do Rastro: 270 km

Como nossa  visita à São Joaquim seria de apenas um dia, fomos direto para a Praça João Ribeiro, que é onde está a Matriz, o Termômetro, o Letreiro, algumas esculturas e um pequeno lago com fonte, que costuma ficar congelado nos dias mais frios e uma praça limpa e organizada. A cidade é pequena e tem indicações por todo lado dos pontos turísticos.

Em seguida fomos para a Praça Cesário Amarante, localizada na mesma avenida da Praça João Ribeiro, a poucas quadras. Melhor ir a pé. Não costuma ter lugar para estacionar nessa praça. Nela está os bancos e o correio da cidade, ficando bem mais movimentada que a da Matriz. A Casa do Turista está nessa praça e  já é uma atração. Os funcionários oferecem dicas, mapas e informações da região.

De lá fomos para a Casa do Vinho, uma loja especialista em vinhos tem também algumas lojinhas de souvenirs. Pegamos o carro e seguimos para o Mirante da Cidade. Colocamos no GPS para chegar até lá. Não é lá essas coisas. Nem recomendo ir. A vista não é tão bonita e o local é meio abandonado.

Mesmo assim fomos até lá. Estava ventando muito. Não tinha sinalização e até pensamos que estávamos no caminho errado.  Tem uma ruazinha  que desce para a cidade. Mas é só para pedestres. Como a cidade é pequena não tem muito o que ver. Enfim, faz parte né!

 

A próxima parada foi na Estação Experimental da Epagri, onde está plantada a primeira árvore de maçã fuji do Brasil. Estava tudo fechado e não conseguimos conhecer a tão famosa árvore. Acho que era horário do almoço. O local fica próximo ao Parque de Exposições onde acontece todos os anos a Festa Nacional da Maçã. Num dos pavilhões do parque está a Exponeve, uma feira permanente de artesanato e produtos típicos da região. Os preços são bem convidativos.

A  Festa Nacional da Maçã, acontece no mês de Maio.  O evento, valoriza os produtores e a cultura da região, conta com uma vasta programação para todos os públicos.  Seja nos shows regionais e nacionais, no Rodeio Nacional, nas amostras de vinhos e queijos, no concurso de qualidade da maçã ou nas exposições, os visitantes tem a oportunidade de conhecer a fundo a cultura local da Capital Nacional da Maçã.

Atualmente São Joaquim possui cerca de 1.870 produtores. A produção da fruta ainda é a primeira economia do município. Um outro evento na cidade e que é muito bonito é a época da florada das cerejeiras e macieiras. O nascimento das flores dura apenas alguns dias, tornando o espetáculo único. A fase da florada da macieira também é uma das mais bonitas e representativas para São Joaquim.

Depois de ficarmos um tempo admirando a exposição fomos para o Portal da Cidade de São Joaquim que é lindíssimo. Tanto para quem sai quanto para quem chega na cidade. Já era caminho para a Vinícola Villa Francioni, que está localizada a cerca de 14 km.  Uma vinícola muito boa e com bom atendimento. Veja como foi nossa experiência aqui no blog: http://andiamoblogviagens.com.br/vinicola-villa-francioni-sao-joaquim-sc/

Como já era tarde e estávamos cansados fomos para o nosso hotel que já havíamos reservado o  Chalé Alto da Serra  Foi uma surpresa e tanto. O hotel  é muito bom e confortável. Com apenas 6 acomodações sendo que cada uma é única em sua decoração temática por cores, sua arquitetura em forma de chalé, integra uma atmosfera romântica e aconchegante.

QUANDO IR A SÃO JOAQUIM

A melhor época para visitar São Joaquim é no inverno, quando pode ocorrer temperaturas negativas. Isso acontece entre os meses de junho e agosto, mas não todos os dias. As geadas são constantes e a ocorrência de neve, geralmente acontece uma ou duas vezes ao ano e com pouca intensidade. No verão é época da colheita da maçã, que acontece entre o final de janeiro até o início de março. No verão os termômetros passam pouco dos 20ºC. Já nas estações mais frias a média é de 10ºC, com registros de até -3°C. Maio e abril são os meses com menos chuva, enquanto janeiro e fevereiro costumam ser mais chuvosos.

ONDE FICAR EM SÃO JOAQUIM

São Joaquim é servida por bons hotéis e pousadas e os preços em média não são caros. Faça sua reserva aqui pelo Blog através do site do Booking.com e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada à mais em suas diárias.

O QUE FAZER EM SÃO JOAQUIM

  • Igreja matriz
  • Praça João Ribeiro
  • Praça Cesário Amarante
  • Belvedere
  • Vinícola Villa Francioni
  • Mirante dos Pinheiros
  • Portal turístico de São Joaquim
  • Snow Valley
  • Casa do Vinho
  • Cascata do Pirata
  • Parque Nacional da Maçã

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

7 comentários em “SÃO JOAQUIM A CIDADE DA MAÇÃ – Santa Catarina”

  1. I like what you guys are up too. Such intelligent work and reporting! Carry on the superb works guys I¦ve incorporated you guys to my blogroll. I think it’ll improve the value of my website 🙂

  2. I was very pleased to find this web-site.I wanted to thanks for your time for this wonderful read!! I definitely enjoying every little bit of it and I have you bookmarked to check out new stuff you blog post.

  3. Hello, Neat post. There’s a problem together with your site in internet explorer, would check this?K IE nonetheless is the marketplace leader and a huge component to people will omit your excellent writing because of this problem.

Deixe um comentário