ATENAS – Grécia

Olá viajantes,

Atenas  é a capital e a maior cidade da Grécia e é uma das cidades mais antigas do mundo. Afinal está  habitada há 3400 anos. Um centro artístico, estudantil e filosófico desde a Antiguidade, além de ser amplamente considerada como o berço da civilização ocidental e da democracia. Atualmente, é uma metrópole com suas dificuldades de cidade grande,  o centro econômico, financeiro, industrial, político e cultural da Grécia. Está localizada em uma região estratégica, fácil de acessar tanto a parte ocidental como oriental do planeta, tem o maior porto de passageiros da Europa. A herança da era clássica ainda é evidente na cidade, representado por antigos monumentos e obras de arte, monumentos romanos, bizantinos e otomanos. Durante a Segunda Guerra Mundial foi ocupada pela Alemanha Nazista e esteve mal nos últimos anos da guerra. Depois da guerra começou a crescer novamente. A Grécia entrou para a União Europeia em 1981. Foi ameaçada por várias vezes de ser excluída, devido a problemas financeiros.

Bandeira da Grécia

Chegamos em Atenas de avião pela Aegean Airlines com uma passagem em promoção sem direito a bagagem, apenas uma malinha de 8 kgs. Caso contrário teríamos que pagar para despachar.  Estávamos vindo de Budapeste e saímos as 9:40 da manhã e chegamos às 12:35. O aeroporto de Atenas é bem organizado e muito fácil de se deslocar. É distante de Atenas, cerca de 30 km. O nosso hotel era muito bem localizado próximo a Praça Syntagma.

SMLXL

 Zappeion no Jardim Nacional

Do aeroporto ao hotel de metrô seriam 8 euros (40 minutos), de ônibus 6 euros ( mais ou menos 1 hora) e taxi 60 euros. Optamos pelo ônibus. Próximo ao portão de desembarque do lado de fora do aeroporto já avistamos o quiosque de compra dos bilhetes do ônibus. A linha é X95. Tem uma pequena fila e logo entramos no ônibus. Não é lá essas coisas, mas a nossa parada seria o ponto final na Praça Syntagma. Muito prático! http://www.zappeion.gr/en/index.asp

 

SMLXL

 Arco de Adriano

Descemos na Praça Syntagma e já deu para sentir o clima da cidade. Muito agitado,

estava cheia de pedestres e o trânsito bem intenso. Mas, nada que assuste a qualquer brasileiro que more em cidade grande . Os gregos são muito simpáticos e gostam de ajudar. Deixamos as malas no hotel e já fomos pra rua. Antes, pegamos um mapa da cidade e algumas explicações com o recepcionista. Muito fácil de andar e  fizemos quase tudo a pé.

SMLXL

 Jardim Nacional de Atenas

Na Praça já se encontra o Parlamento Grego que é um prédio que toma toda a parte superior da praça, seguindo por ela se chega ao Jardim Nacional de Atenas https://rail.cc/pt/atenas/jardim-nacional-de-atenas/l3603  que é gigante com 15,5 hectares. É público e se pode visitá-lo desde o amanhecer até o escurecer. Ele fecha literalmente quando começa a escurecer. O guarda começa a apitar e procure uma saída, do contrário pode ficar preso por lá e não tem iluminação.

SMLXL

Ruínas antigas dentro do Jardim Nacional de Atena

  Dentro do Jardim  Nacional se encontra ruínas, colunas e mosaicos, bustos em bronze e o prédio do Zappeion, que é lindíssimo com várias salas para reuniões e eventos.

SMLXL

 Um dos bustos que estão no Jardim Nacional, são governadores e filósofos gregos

SMLXL

 Dentro do Jardim Nacional de Atenas

SMLXL

 Troca da guarda no Parlamento Grego

Depois de visitarmos o Jardim Nacional de Atenas, o Zappeion, o Templo de Zeus, as ruínas, os bustos e conhecer o Arco de Adriano, isso tudo é facilmente feito a pé, voltamos para a Praça para assistir a troca da guarda que é bem interessante e junta uma pequena multidão de turistas para assistir. É bem diferente do que já vimos, pois o uniforme dos guardas é bem digamos assim, de vanguarda, para os nossos tempos. Fazem algumas evoluções ao som de instrumentos de banda.

SMLXL

 Praça Syntagma a noite com o Parlamento ao fundo. A fonte muda de cor

Em seguida descemos para a Praça Syntagma onde a noite fica ainda mais cheia. Agora com turistas e pessoas da cidade. Lá, realmente a “praça é do povo”, coisa que a muitos anos nós brasileiros não podemos usufruir. Jantamos em um restaurante charmoso e com uma comida deliciosa. Localizado em frente ao ponto de ônibus que vem do aeroporto. O restaurante tinha  uma particularidade incrível,  um pianista tocando em um piano lindo vermelho.

No outro dia levantamos bem cedo e seguimos para a parte principal da viagem, a Acrópole, que quer dizer cidade alta. Não foi difícil de encontrar, pedimos orientação para o recepcionista do hotel e seguimos por ruas e becos encantadores do Bairro de Plaka.

SMLXL

 Ruas de Plaka

SMLXL

 Lojinha de souvenirs

SMLXL

 Azeitonas em conserva. Super prático para trazer na bagagem. Alem de serem deliciosas.

 Não tinha fila para comprar os ingressos, mas para entrar sim. Preço 20 euros. Prepare-se o calor é intenso e não tem muita sombra. Leve uma garrafinha de água. Fomos em maio, que ainda está “fresquinho”. Fica localizada em uma colina a uns 100 metros de altitude em relação ao centro da cidade. Indo no verão se prepare porque a subida é castigante.

SMLXL

 Fila para entrar na Acrópole

Não é difícil chegar a pé, desde que esteja hospedado no centro da cidade. Acrópole também é facilmente acessível de metrô, através da linha 2 e também por ônibus: linhas 040, 230, 106, 126, 134 e 135. http://odysseus.culture.gr/h/3/gh351.jsp?obj_id=2384

 

SMLXL

 Já dentro de Acrópole no Templo Athena Nike

Acrópole é  a região mais alta do centro da cidade, cerca de 100 metros, onde antigamente era santuário para vários deuses, entre eles Atena, que é de onde vem o nome de Atenas. Lá se tem a sensação que voltamos ao passado, a era antiga. Com vários monumentos desta época e alguns bem preservados. Esta região é muito importante para a humanidade. Os historiadores ficam fascinados!! e nós nos remetemos aos tempos de escola. O primeiro Templo é o de Athena Nike, http://www.theacropolismuseum.gr/en/content/temple-athena-nike fica bem pertinho da entrada. Foi construído para Nike, que em grego significa vitória.

SMLXL

O Templo de  Parthenon

Um dos monumentos mais visitados pelos turistas em Acrópole é o Templo de Parthenon. Construído para adoração a deusa Athena, a deusa da sabedoria,  é da data de 447 a 438 antes de Cristo, durante o comando de Péricles. Este templo já foi incendiado e explodido pelos turcos. Nem sempre foi Templo pagão, já foi igreja cristã no século V e, posteriormente, uma mesquita turca. Continua em restauração, muitos dos seus acervos estão no Museu de Acrópole e no British Museum de Londres.

SMLXL

 Vista de Atenas, o Templo de Zeus e o Arco de Adriano

Uma pausa para admirar a vista da parte alta da Acrópole. Se avista boa parte da cidade de Atenas. Mas, o mais bonito é ver o Templo de Zeus e o Arco de Adriano e o Jardim Nacional de Atenas bem verdinho.

SMLXL

O Templo Erechtheion

O Templo Erechtheion dividiu a adoração à deusa Atena com o deus Poseidon. Não tem quem não a admire, com suas 6 estátuas de mulheres com túnicas, chama atenção dos turistas. Estas estátuas não são as verdadeiras, são cópias. As originais estão no Museu da Acrópole. Apenas 5 a outra está no  British Museum em Londres.

SMLXL

Vista de cima do Teatro de Herodes Atticus

O Teatro de Herodes Atticus  http://odysseus.culture.gr/h/2/gh251.jsp?obj_id=6622 está bem preservado, em condições melhores que o outro teatro que tem na Acrópole.  Foi construído por Herodes Ático, para comemorar a memória de sua falecida esposa Regilia. As obras começaram possivelmente em torno de 174.

SMLXL

 Teatro de Dionísio

O Teatro de Dionísio foi o mais importante dos teatros da Grécia antiga, é considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia. Seu nome é devido a Dioniso, deus do vinho. Tinha capacidade para cerca de 15000 pessoas. Tragédias clássicas de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes foram apresentadas neste teatro.

 

SMLXL

 Vista de Acrópole

Já na saída uma última admiração desta grande pedra que é uma colina onde se localiza Acrópole. Sensacional!!!

Saindo pela parte de fora de Acrópole em direção ao Museu, nos deparamos com esta bela igreja.

SMLXL

 Meponeion

Continuando a caminhada, cerca de 300 metros, está o Museu da Acrópole. Este museu foi construído a pouco tempo na década passada e inaugurado em 2009. Antes o museu ficava na Acrópole. Durante a construção foi encontrado várias ruínas arqueológicas e isso foi totalmente preservado, construindo o Museu por cima e colocando pisos de vidros, para que o turista possa admirar e nada seja destruído. O Museu é preparado para terremotos e tudo que estava no antigo foi levado para ele. Basicamente o que está exposto são acervos do Parthenon. São três andares de pura beleza. As paredes são de vidro e se pode admirar vários pontos belíssimos de Atenas e da Acrópole. A bilheteria fica no térreo e o bilhete da Acrópole serve para acessar ao mesmo.

SMLXL

 Museu da Acrópole

Depois do museu alguns metros a frente do lado esquerdo se encontra essa belíssima igreja. Em uma paisagem bucólica dentro da cidade, na vizinhança do Templo do Zeus Olímpico , no único lugar ainda restante do vale do rio Ilissos, é a igreja de St. Fotini’s. Foi erguida exatamente ao lado do leito do rio, que hoje em dia ainda é visível, mas sem água. A localização já era sagrada na antiguidade, pois aqui havia um templo de Hecate. Durante a ocupação turca, uma igreja cristã ficou aqui e ela é muito bonita.

SMLXL

 Igreja St. Fotini’s Orthodoxa

Continuando a caminhada agora em busca do famoso Estádio  Panatenáico, sede dos primeiros jogos olímpicos da era moderna, em 1896. Poderíamos ir de transporte público pegando a linha 3 do metrô (descendo na estação Evangelismos) mas optamos em ir a pé. Não é muito distante. Se bem que depois de caminhar pela Acrópole, para alguns será melhor ir de metrô. Toda em mármore é mesmo de ficar estarrecido com tanta beleza. Os ingressos custam 3€ (adultos) mas a vista do lado de fora já compensa e muito!! O estádio foi construído no mesmo lugar onde aconteciam, em 330 a.C., as competições Panateneias. É um autêntico símbolo dos Jogos Olímpicos e ponto de partida da chama olímpica, que viaja até às cidades anfitriãs em cada edição da competição mundial.

SMLXL

 Estádio Panatenáico – 2500 anos de história. Estádio dos primeiros jogos Olímpicos Moderno

Dedicamos o outro dia para conhecer Atenas de uma forma mais descontraída sem se preocupar com pontos turísticos. Afinal, o dia anterior foi bem cansativo. Andamos por ruas e ruas do bairro Plaka e ele é tudo que dizem e um pouco mais. Com lojinhas e restaurantes bem bonitinhos e uma boa noticia, os preços são convidativos. Tem algumas igrejas bizantinas e a Catedral Metropolitana de Atenas, que é ortodoxa, localizada na Praça Mitropóleos. No final da tarde os garotos  jogam futebol na pracinha.

SMLXL

Catedral Metropolitana de Atenas no Bairro de Plaka

SMLXL

 Parte interna da Catedral Metropolitana de Atenas

Na Ágora Romana, bem ao lado da praça Monastiraka está a Biblioteca de Adriano.  http://odysseus.culture.gr/h/3/eh355.jsp?obj_id=2370  A construção de 132-134 a.C., tem uma única entrada e é bem suntuosa, com quatro colunas de mármore bem bonitas. A praça é movimentada com várias lojinhas e nas ruas que dão acesso a ela é um movimento enorme de camelos e vendedores. Tem também um mercado e uma estação de metrô por onde o tráfego de pedestres é intenso. Me senti um pouco insegura, coisa de brasileiro, mas pelo sim ou pelo não, melhor se prevenir nesta região.

SMLXL

 Praça Monastiraki

Alem de lojinhas bem pitorescas e mercado, em Atenas tem um shopping estilo brasileiro que fica localizado no Bairro Plaka. Estive lá, mas os preços são de cair o queixo. Não recomendo.

No dia seguinte iríamos partir para Myconos, (dê uma olhadinha aqui no Blog, o post de Myconos) pelo porto Pireaus ou Pireus, fica a 12 kms do centro da cidade. https://andiamoblogviagens.com.br/mykonos-grecia Se é possível chegar por trem, metrô ou .  táxi. Estávamos em 4 pessoas e o táxi a um valor de 20 euros foi mais vantajoso.

SMLXL

 Porto Pireaus

SMLXL

 Tchau Atenas!! Até a próxima. Aqui eu volto!!!

O que fazer em Atenas

  • Templo de Zeus Olímpico
  • Museu da Acrópole
  •  Acrópole
  • Partenon
  • Monastirak
  • Plaka
  • Praça Syntagma
  • Parlamento Grego
  • Parque Nacional
  •  Zappeion
  • Estádio Panatenaico
  • Arco de Adriano

QUANDO IR

Eu particularmente prefiro os meses de abril, maio, junho, setembro e outubro. Os meses de julho e agosto são muito quentes e de alta temporada e os meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro são muito frios.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente será um prazer poder ajudar.
luci@andiamoblogviagens.com.br
Entre na nossa página do Facebook: andiamo

Nos siga no Instagram: andiamo_blog

 

Fiquei hospedada no Arethusa Hotel e valeu a pena, pela localização e custo-benefício.

Ao fazer suas reservas, prefira o Booking.com onde você irá encontrar excelentes ofertas com total segurança. Por favor, reserve pelo nosso blog, onde você poderá nos ajudar na divulgação e não pagará nada por isso.



Booking.com

 

7 comentários em “ATENAS – Grécia”

  1. hey there and thank you to your info – I have definitely picked up something new from proper here. I did however experience a few technical points the usage of this website, since I skilled to reload the website a lot of times prior to I may just get it to load correctly. I have been brooding about if your web hosting is OK? Now not that I am complaining, however sluggish loading cases instances will often impact your placement in google and can injury your high-quality ranking if ads and ***********|advertising|advertising|advertising and *********** with Adwords. Well I am including this RSS to my e-mail and could glance out for much more of your respective fascinating content. Make sure you update this once more soon..

  2. I just want to say I am just very new to blogging and certainly enjoyed you’re web site. Probably I’m planning to bookmark your website . You amazingly come with impressive stories. Bless you for sharing with us your blog.

  3. I simply want to tell you that I am very new to blogs and seriously savored your web blog. Likely I’m want to bookmark your website . You amazingly come with perfect article content. Thanks a lot for sharing with us your web-site.

  4. I have been surfing online more than three hours today, yet I never found any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me. In my opinion, if all webmasters and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.

Deixe um comentário