ZAGREB – Croácia

Zagreb,

A capital da Croácia  é marcada pela arquitetura austro-húngara dos séculos XVIII e XIX. Muitos turistas vão ao país e não vão á capital pensando que por não ter praias como várias outras mais famosas cidades praianas do pais, não terá muito o que fazer. Se enganam!! Zagreb é uma cidade linda e que tem muito o que conhecer.

No centro, a Cidade Alta abriga a Catedral de Zagreb, de estilo gótico e com duas torres, e a Igreja de São Marcos, datada do século XIII e com telhado de azulejos coloridos. Nas proximidades fica a rua de pedestres Tkalčićeva, repleta de cafés. Na Cidade Baixa está a praça principal, Ban Jelačić, além de lojas, museus e parques.

Chegamos em Zagreb de ônibus vindo da linda capital da Eslovênia, Liubliana. Dê uma olhadinha aqui no blog sobre ela. Tenho certeza que irá se apaixonar. Assim como nós. https://andiamoblogviagens.com.br/liubliana-eslovenia/

Pegamos um ônibus com as passagens previamente compradas ainda no Brasil pelo site da Flixbus uma empresa totalmente confiável e com preços muito bons e ônibus confortáveis: https://www.flixbus.com.br/

Saímos de Liubliana às 10:30 e chegamos em Zagreb às 12:50.  Pagamos 163,00 reais para duas pessoas e com direito à levar bagagens de mão e de porão. Assim que desembarcamos nos dirigimos ao nosso hotel. Não era muito distante, cerca de 1500 metros. Logo nos deparamos com uma cidade viva e com, transporte público eficiente, boas rodovias, prédios suntuosos, povo bonito e educado. A grande maioria de seus edifícios públicos e igrejas estão em reforma. Creio que quando tudo estiver pronto, a cidade ficará ainda mais linda.

Assim que deixamos nossas bagagens no hotel, nos dirigimos para o Teatro Nacional da Croácia. Fica no meio da bela Tito Square de um gramado bem cuidado, construído de acordo com o projeto de dois arquitetos.  Inaugurado 14 de outubro de 1895, a data me ficou na memória porque é dia do meu aniversário. O prédio tem uma grande fachada  e é testemunha de espetáculos e grandes atuações de talentos nacionais e internacionais. Lindíssimo!!

Assim que esgotamos nossa admiração pelo Teatro de Zagreb e a bela praça que o circunda, e olha que foi um bom tempo. Gostamos muito dessa região. Nos dirigimos para a  Praça Ban Josip Jelačić

Essa praça está pertinho das grandes atrações turísticas e das ruas mais atraentes para fazer compras e comer. Os bares e restaurantes da região são muito bons e charmosos. Vale à pena conferir. Os preços em relação ao real equiparam aos nossos. Lembrando que a Croácia utiliza o euro desde início de 2023. No comércio em geral está os valores na moeda antiga e no euro. Acho que é para os consumidores irem se acostumando com o valor da nova moeda.

Essa praça tem uma história relacionada ao nome da capital da Croácia. Dizem que  o vice-rei estava procurando por água para suas tropas e cavalos na região onde hoje é a Praça ban Josip Jelačić. Quando enfiou sua espada no solo, água começou a brotar. Ele imediatamente ordenou que seus soldados aproveitassem gritando “Zagrabite!”, que traduzindo é  “Recolher” ou “Descansar”. Daí surgiu o nome Zagreb!! Até hoje é possível visitar a Fonte Manduševacque. Ela está nessa praça em frente à estátua dele e de seu cavalo. Ah! e ainda jorra água. Quando estivemos lá estava uma chuvinha fina e fria. Mas, deu pra gente conhecer bem a região.

A atmosfera animada e vibrante daPraça Josipa Jelačić é parte integrante da vida em Zagreb. Os turistas visitam a praça para apreciar a arquitetura histórica, fazer compras e desfrutar da vida noturna agitada dos arredores. Bem pertinho está o Mercado Dolac, o Palácio do Governo e a Torre Lotrščak

De lá seguimos para a Catedral de Zagreb, que infelizmente está em obra. Mas, mesmo assim deu pra ver sua grandiosidade. Fica no alto de uma colina e é gigante. É a maior construção sacra do país. É dedicada à Assunção da Virgem Maria, Santo Estevão e São Ladislau. Já foi reconstruída várias vezes. Mas, ainda mantem seu estilo original.

Bem em frente à catedral tem um lindo obelisco. Que na verdade é o Monumento da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria. Ao redor várias lojinhas de souvenirs e lembrancinhas da cidade de Zagreb, tem até uniforme da seleção de futebol da Croácia.

Descendo um pouco e virando à direita está o  Portão de Pedra de Zagreb que é uma herança preservada da época Medieval. Importante marco turístico e cultural, serve como entrada para o centro histórico. Construído no século XIII como parte da muralha que cercava a cidade.  Durante a era moderna, o portão foi usado como prisão e estúdio de arte. Mas, no dia  30 de maio de 1731, um grande incêndio atingiu a cidade.

Quando as chamas foram extintas, jazia intacta entre as cinzas uma imagem de Virgem Maria com o menino Jesus. Desde então, a Virgem da Porta de Pedra foi proclamada Padroeira da Cidade, e ganhou uma capela de devoção ali mesmo, na passagem de um lado para o outro da cidade.É comum as pessoas pararem por ali para fazerem suas preces.

Logo em frente ao Portão de Pedra na Praça  São Marcos está a famosa Igreja de São Marcos. É uma das mais antigas construções  de Zagreb, mas passou por uma reforma que modificou profundamente a estrutura do prédio original. Atualmente também está em reforma.

Sua fachada atual remonta ao século XVII, enquanto o telhado de cerâmica colorida, que apresenta o brasão de armas de Zagreb e do Reino da Croácia, foi adicionado no final do século XIX. É, sem dúvida nenhuma, a principal atração turística de Zagreb.

Na Rua Tkalčićeva que tem esse nome  em homenagem  famoso historiador e padre croata – Ivan Krstitelj Tkalčić, a Rua Tkalčićeva é uma das ruas mais atraentes de Zagreb. Com seus bares, cafeterias e restaurantes instalados em casinhas coloridas tornando o ambiente muito acolhedor.

Possui uma vida animada tanto durante o dia como à noite. Dizem que antigamente era uma região de prostíbulos. Tem até uma janela com uma estátua de uma mulher com os seios à mostra.

Cada cantinho dessa região é decorada com cuidado e zelo pelos seus proprietários para atrair ainda mais a atenção de seus visitantes e o melhor, com uma deliciosa variedade no cardápio.

Descendo a rua em direção à parte baixa da cidade está o Museu dos Relacionamentos Terminados. Trata-se de um museu único  no mundo. Seu acervo é composto principalmente por artefatos pessoais e presentes que foram doados por pessoas de todo o mundo, que queriam se livrar de objetos que representavam relacionamentos terminados. O museu foi pensado para abrigar objetos pessoais que sobraram após romperem o relacionamento de anos.

A Kula Lotrscak ou Torre Lotrscak é um dos lugares mais antigos da cidade, a torre foi construída no século XIII. Para chegar até ela é possível pegar um funicular. Mas, ele é tão rápido e curto que resolvemos ir à pé mesmo. Aliás, ele é o menor funicular do mundo. .

A vista lá do alto é mesmo linda. Dá para ver os telhados das casas e o centro antigo de Zagreb. Antigamente essa torre  tocava toda meia-noite para marcar o horário de fechamento dos portões da cidade, já que as pessoas não tinham relógio, ou quando se aproximava algum inimigo. Todos os dias, às 12 horas é disparado um canhão que serve para sincronizar todos os sinos das igrejas  e também para manter a tradição.

QUANDO VISITAR ZAGREB

A alta temporada em Zagreb, Croácia, corresponde ao ápice do verão europeu nos meses de julho e agosto, mas o tempo é adequado para visitar o país de abril a setembro. Janeiro é o mês mais frio e em maio e junho é quando mais chove. Nós fomos em junho e pegamos uma chuvinha fina e fria. Mas, nada que nos atrapalhasse à conhecer a cidade.

O QUE FAZER EM ZAGREB

  • Catedral de Zagreb
  • Igreja de São Marcos
  • Praça Josipa Jelačić
  • Portão de Pedra
  • Museu dos Relacionamentos Terminados
  • Torre Lotrscak
  • Rua Tkalčićeva
  • Mercado Dolac
  • Parque Maksimir
  • Jardim Botânico
  • Teatro de Zagreb

ONDE SE HOSPEDAR EM ZAGREB

A dica é se hospedar próximo ao Centro da cidade, de modo que precise andar pouco para cumprir sua lista de o que fazer em Zagreb. Faça suas reservas aqui pelo blog e nos ajude na divulgação, isso não acarretará nada à mais em suas diárias e terá a possibilidade de encontrar excelentes opções de preços.

Faça suas  reservas pelo Booking.com e tenho certeza que dará tudo certinho.

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

Deixe um comentário