BARCELONA – Espanha

Olá viajantes,

Barcelona é a capital da Catalunha, na Espanha  e é o segundo município mais populoso do país, com quase 5 milhões de habitantes  em toda a sua região metropolitana. Possui uma rica herança cultural e um  polo cultural sendo um destino turístico importante para a Espanha e Europa.  Maravilhosa! Merece alguns dias para que se possa admirá-la e ser explorada com calma. Com várias obras arquitetônicas de Antoni Gaudí, já ganhou o título de Patrimônio Mundial da UNESCO. Barcelona é tudo que dizem e muito mais.

 

Chegamos  de trem vindo de Madri e logo já tive a grata surpresa de ser remanejada para um hotel de luxo.  O hotel que havíamos reservado reprogramou seus hóspedes e colocaram alguns em um hotel 4 estrelas da mesma rede. http://www.hotelsantamartabcn.com/  Fiz as reservas pelo Booking.com e deu muito certo!  Faça você também suas reservas através do nosso Blog, isso não acarretará nada a mais em suas diárias e nos ajuda na divulgação.



Booking.com

Há duas línguas oficiais o espanhol e o catalão. Se bem que só ouvi o catalão.  Barcelona é um dos principais centros turísticos, econômicos, comerciais e culturais do mundo. O ramo da moda também é muito atuante e  seus habitantes são elegantes e bem vestidos. São diversas as obras do arquiteto Antoni Gaudí, espalhadas pela cidade lindas, encantadoras e coloridas que só se vê em Barcelona. Alem disso são os principais pontos turísticos. Eles tem muito orgulho disso.


Para chegar  em Barcelona por avião geralmente tem conexões em Lisboa ou Madri. O  aeroporto utilizado para quem vem do Brasil é o Aeroporto de Barcelona El Prat   http://www.aena.es/es/aeropuerto-barcelona/index.html   que fica localizado em uma cidade próximo a Barcelona. Para chegar ao centro tem os ônibus Aerobus, muito prático e confortável que vai até ao centro em cerca de 40 minutos.  Caso prefira locar um carro, utilize os serviços da Rentcars, poderá fazer as suas reservas no Brasil e pagará em reais, fugindo das taxas de IOF.

Viemos de Madri de trem AVE, muito rápido e econômico. São 500 quilômetros em pouco mais de 2:30 horas. Comprei os bilhetes no Brasil pelo site e imprimi em casa. O site é: http://www.renfe.com/ Descemos na estação e de lá pegamos metrô para o nosso hotel. O metrô em Barcelona anda bem cheios, mas é eficiente e rápido.

O nosso hotel era bem pertinho da Barceloneta e do Bairro Gótico que é o bairro mais antigo da cidade, com construções da época da Idade Média preservadas e grandiosas. O bairro não tem nada de triste e deprimente, pelo contrário é um bairro alegre e cheio de jovens. É também cheio de artistas de ruas, o que faz com que a região fique ainda mais efervescente.

 As ruas de Barcelona são limpas e amplas, bem sinalizadas e um convite a andar sem rumo. Outra região que vale a pena ser visitada é a parte alta da cidade, Montjuic, que é onde está o Estádio Olímpico que foi sede das Olimpíadas de 1992. De lá a vista da cidade ainda fica mais bonita.  É possível também subir de teleférico. Não subi, infelizmente, mas deve ser uma boa experiência. A noite  ocorre o Show da Fonte Mágica de Montjuic, ao ar livre. Acontece nos fins de semana. Com luzes e músicas. Deve ser muito bonito. Estávamos em Barcelona no início da semana e perdemos esta atração.

Outro monumento que se avista de várias partes da cidade é o Obelisco que está localizado na Praça Sant Joan I na Av. Diagonal. É uma estrutura de bronze e granito. Sua primeira inauguração de 1936 foi dedicada a Pi i Margall,  primeiro presidente da República, Mais tarde, o obelisco foi dedicado à Vitória (1940 a 1979) hoje não encontrei nenhuma menção específica.  Também é conhecido como o La plaza del Cinco de Oros.

 

Caso não queira andar por conta própria e queira algo mais organizado e com segurança, uma boa ideia é o ônibus Hop-on Hop-off, aqueles de turismo de dois andares. Se paga por 24 horas ou 48 horas e pode andar quantas vezes quiser. Os ônibus passam pelos pontos turísticos mais famosos de Barcelona. Você desce visita o tempo que quiser e retorna para o ponto onde um próximo ônibus passará. Possui ar condicionado, fone de ouvido com todas as informações turísticas em vários idiomas. Pode adquirir o ticket em qualquer ponto que ele passa.

 Ainda no Bairro de Montjuic, está a maior atração de Barcelona, na minha opinião, é claro!!  O MNAC, ou seja Museu Nacional de Arte da Catalunha. É um museu situado no Palácio Nacional ou Palau,  cuja missão é preservar e expor a coleção de arte catalã. http://www.museunacional.cat/ca

Com estilo modernista, o Palau foi construído entre 1927 e 1929 para ser o centro da Exposição Universal, ocorrida em 1929. O acervo do MNAC  é riquíssimo e faz com que o visitante se transporte a uma época muito antiga até os dias de hoje,  inclui pinturas, esculturas, artes decorativas, arte românica, gótica, renascentista, barroca entre tantas outras.

Alem do  museu que já é um espetáculo a parte, se pode subir ao terraço do Palau Nacional. Lá do alto, a vista da cidade de Barcelona é indescritível!! O ingresso para o terraço é independente do Palau Nacional. O horário de funcionamento é o mesmo. Abre de terça a domingo. Aos sábados após as 15:00 horas é gratuito.  Neste site tem todos os detalhes para a sua visita: http://www.museunacional.cat/ca Não subi ao terraço, mas do lado de fora já dá para se ter uma bela vista.


Que vista hem!!! Barcelona em si já é uma obra de arte!

Visitar Barcelona e não ir à um dos estádios mais famosos do mundo. O Estádio Camp Nou, ou seja é o estádio do time de futebol Barcelona FC. Mesmo não sendo um amante do futebol é um passeio muito bom. Existe um tour pelo estádio, pelas arquibancadas, o museu e todas as instalações. Os horários se alteram dependendo se irá acontecer algum jogo. Para visitá-lo entre no site e veja os horários de visitação. https://www.fcbarcelona.com.br/ingressos/card/tour quem sabe não arrisque a assista a  um jogo e verá os jogadores que são famosos no mundo inteiro. O estádio também é usado para shows internacionais com cantores famosos mundialmente.

 Outra visita alem do estádio, que é lotada de turistas e tenho certeza que qualquer um sempre tem um parente que ficará feliz em ganhar uma camiseta do time do Barça. É a loja oficial do time. Uma loja gigantesca, que parece um shopping. Com produtos para todos os bolsos e gostos. Tem turistas de todas as regiões da Europa. É de se admirar como um time provoca paixões em tantas pessoas diferentes.  Na rua do estádio tem alguns restaurantes que servem uma comida bem gostosa. Almoçamos em um deles e valeu a pena. Comida e preço bons.

O templo Expiatório da Sagrada Família, também conhecido como Sagrada Família, é um dos pontos altos de Barcelona. Um templo católico desenhado pelo famoso arquiteto Antoni Gaudí, com certeza sua obra-prima. O projeto foi iniciado em 1882, quando o arquiteto tinha apenas 31 anos. Ele trabalhou em sua obra por 40 anos, até ser atropelado com 73 anos na esquina da rua Gran Vía de las Cortes com a rua Bailén. Saiba mais sobre a vida de Antoni Gaudí pelo site: https://www.casabatllo.es/antoni-gaudi/ A construção foi suspensa em 1936, devido à Guerra Civil Espanhola e ainda não terminou. Continua inacabada. Dizem que irá ser concluída em 2026, centenário da morte do seu criador. Outros dizem que a obra não deve acabar, pois é um dos atrativos para trazer turistas para a cidade. Será???

Mesmo inacabada é possível visitar o seu interior, mas por fora já vale a pena!!! o site da Igreja Sagrada Família é: http://www.sagradafamilia.org   O templo foi projetado para ter três grandes fachadas: a Fachada da Natividade, a Fachada da  Paixão e a Fachada da Glória esta última por terminar. Quando a construção terminar a igreja terá  18 torres. Estima-se que poderá levar no seu coro 1500 cantores. Casa tenha a intenção de fazer a visita interna, procure adquirir os ingressos anteriormente pela internet no site acima. As filas são gigantescas.

Barcelona tem uma costa muito bonita e rica, vale uma parte do dia para conhece-la. A praia mais conhecida e movimentada é a Praia de Barceloneta, com suas areias claras e um mar tranquilo.

A praia é  bem pertinho do centro de Barcelona, com barcos super modernos, bonitos e caros. O número de bares e restaurantes é enorme e na parte da tarde a praia fica lotada,

 A noite o melhor passeio é através das Las Ramblas, onde está a estátua de Cristovão Colombo, com mais de 50 metros e apontando para a América. É um ponto de encontro dos moradores e dos artistas. Cheia de bares e restaurantes, artistas de ruas e muitos turistas. Possui cerca de 1 quilômetro, durante o dia também fica bem lotada, pois alem dos restaurantes e bares possui muitas lojas de marcas famosas. Aproveite e experimente uma Paella de frutos do mar.

De lá seguimos  para Paris de Trem noturno.  O hotel era do lado da Estação ferroviária. Fiz a compra dos bilhetes pelo site da Rail Europe, ainda no Brasil imprimimos em casa.  http://www.raileurope.com.br/  Antes de embarcar tem um pequeno cheking, com apresentação de passaporte.  Dentro do trem as cabines escolhidas era de dois beliches, estávamos em dois casais. Saímos no início da noite em Barcelona e chegamos bem cedo em Paris. Descansados e prontos para uma nova jornada, agora na França!!

 PONTOS TURÍSTICOS

  • – Igreja Sagrada Família
  • – Casa La Pedrera ( casa Milá)
  • – Casa Batiló
  • – Parc Guell
  • – Estádio do Barcelona
  • – Las Ramblas
  • – Mercat de la Boqueria
  • – Praia Barceloneta
  • – Museu Picasso
  • – Museu Nacional D’art da Catalunya,
  • – Parc Montjuic,
  • – El Raval

ONDE FICAR

O melhor lugar para ficar é a região das Ramblas. Pois fica bem pertinho da estação e depois de um dia batendo pernas o dia inteiro, nada como chegar em um lugar agradável para jantar. Lá tem vários bares e restaurantes e são bem animados e cheio de gente bonita.

QUANDO IR

 A melhor época é abril/maio/junho ou setembro/outubro quando o clima está bem agradável. Nos meses de julho/agosto é muito quente e úmido. No inverno para nós brasileiros é bem rigoroso, mas não deixa de ser atraente também.
Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
luci@andiamoblogviagens.com.br
Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

 

6 comentários em “BARCELONA – Espanha”

  1. I discovered your blog site on google and check a few of your early posts. Continue to keep up the very good operate. I just additional up your RSS feed to my MSN News Reader. Seeking forward to reading more from you later on!…

  2. Pingback: CAMINHO DE SANTIAGO PORTUGUÊS - Espanha - andiamoblogviagens

  3. I simply want to say I am just beginner to blogs and definitely savored this blog. Almost certainly I’m planning to bookmark your site . You certainly have incredible well written articles. Cheers for sharing your web site.

Deixe um comentário