DUBROVNIK A CIDADE MAIS LINDA DA CROÁCIA

Olá, vamos pra Dubrovinik a cidade mais linda da Croácia

Dubrovnik é uma cidade no sul da Croácia na costa do Mar Adriático. É conhecida por sua Cidade Antiga, cercada por enormes muros de pedra erguidos no século XVI. Seus prédios bem conservados e ruas bem pavimentadas  com pedra calcária, o Stradun (ou Placa) é um passeio público repleto de lojas e restaurantes. Com uma população de cerca de 43 mil habitantes e praias e paisagens espetaculares.

Pela sua beleza natural e urbanística, e pelo que representa para a história, Dubrovnik é conhecida como a pérola do Adriático e Atenas eslava, devido aos seus antigos habitantes terem se sobressaído nas artes e em grandes feitos para a humanidade. É uma cidade rodeada de muralhas  e fortificações, sobre as águas do Mediterrâneo.  Desde 1979 que a região amuralhada está classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

A melhor maneira de chegar até Dubrovnik é pelo Aeroporto Internacional de Dubrovnik, de onde chegam e partem diariamente os voos de todo o continente europeu (como não há voos diretos do Brasil, o indicado é voar até Roma e de lá pegar um voo com menos de uma hora até Dubrovnik). Outras opções mais atípicas é o ferry, partindo da costa italiana;  partindo de Veneza; ou de trem a partir de Trieste. No nosso caso fomos de ônibus de Mostar, https://andiamoblogviagens.com.br/mostar-bosnia-e-herzegovina/ na Bósnia e Herzegovina à Dubrovnik.  Compramos nossas passagens ainda no Brasil pelo site: https://www.flixbus.com.br/

Saímos às 7:00 e chegamos às 10:35. O valor para duas passagens foi 224,00 reais. Compramos pelo site da Flixbus. Mas, a viagem foi feita pela empresa Croatia Bus. Passamos pela imigração umas 4 vezes. Afinal, estávamos na Bósnia e Herzegovina e entramos na Croácia e em seguida saímos novamente da Croácia entramos na Bósnia e andamos um trecho pequeno da Bósnia que fica na costa do Mar Adriático e em seguida entramos novamente na Croácia. Mas, deu tudo certo. Por incrível que pareça nosso passaporte brasileiro é muito bem vindo por lá.

Assim que chegamos fomos à pé para o nosso hotel. A rodoviária de Dubrovnik fica às margens do mar. Na região tem vários barcos que oferecem passeios lindos no Mar Adriático. Vale muito à pena combinar algum passeio desse tipo. No nosso caso não fizemos porque já tínhamos nossa programação que envolvia um dia inteiro de excursão para Montenegro e 2 dias em Dubrovnik.

No primeiro dia fomos  direto para a região das muralhas. Nosso hotel não estava localizado dentro das muralhas. Os preços não estavam muito convidativos. Mas, não tivemos problemas porque era possível ir caminhando até a região das muralhas. Antes de chegarmos pudemos observar como a vista da região é linda e possui várias praças bem cuidadas e floridas.

As muralhas da cidade são o símbolo da cidade. Foram construídas entre o  século XIII e século XVI. Possui cerca de 2 km com 15 torres e 3 portões da cidade: Portão Pile, Portão Ploče  e Portão Buža . A espessura da muralha do lado terrestre é de 6 metros e do lado do mar a metade. Já que o próprio mar oferece proteção.

As muralhas da cidade valem muito a visita. A caminhada ao longo das muralhas oferece uma visão da cidade que só é possível do alto das muralhas. Principalmente do mar. Uma das entradas  e que os turistas mais utilizam é a que fica ao lado do Portão Pile, no início da rua principal. O ingresso custa 35 euros e pode ser adquirido na entrada.

Para fazer todo o percurso das muralhas, você precisará de aproximadamente duas horas. No No entanto, se você achar cansativo ou tiver pouco tempo, poderá fazer apenas metade. Horário de abertura às 8:00 e fecha às 19:30

Não é à toa que toda essa beleza intocável medieval chamou a atenção dos produtores de uma das séries mais famosas da HBO, Game of Thrones, e serviu como cenário para cenas incríveis do seriado. Vale à pena conferir!!!

Entrando pelo Portão Pile, que foi esse o escolhido por nós. Já estará no início da rua principal da Cidade Muralhada de Dubrovnik. A rua principal é o Stradun, que é a rua mais larga e mais longa dentro das muralhas.

Não é muito longa. Mas, de uma beleza espetacular. Possui cerca de uns 300 metros de comprimento. Assim que entramos pelo portão, do lado direito está uma das entradas da Muralha e em frente tem uma fonte, a Grande Fonte de Onofrio, no final está a praça principal, de ambos os lados possui casas de pedra antigas e ruas estreitas e escadarias que levam à parte mais alta da região.

A Fonte de Onofrio de Dubrovnik,  serviu para abastecer a cidade de água potável e como principal ponto de encontro de Dubrovnik. Construída em 1438 por um arquiteto Napolitano que se chamava Onofrio, ele desenhou uma fonte com 16 faces decoradas com diferentes máscaras e a água sai da boca de cada uma delas. E o melhor, ainda hoje a água da fonte é potável, para que você possa encher suas garrafas ou refrescar-se no verão.

O Stradun é a rua principal, como sendo a Avenida Paulista de São Paulo. Desde os tempos remotos e até hoje, continua sendo a rua mais popular do centro histórico. As lojas mais importantes, estão nessa rua. Várias lojinhas de souvenirs, joalherias, cafeterias e confeitarias. Os restaurantes em sua maioria estão nas ruas paralelas.

A rua principal conecta duas praças, e cada uma delas abriga uma fonte. A Grande Fonte de Onofrio e a Fonte Menor que fica  situada próxima à Igreja de São Brás, no fim da rua.

A Fonte Menor de Onofrio também é lindinha e é possível beber de suas águas. Nessa região estão várias construções importantes da cidade: o palácio, a catedral, mosteiro, museu, etc. Costuma estar sempre cheia de turistas. Quando estive lá, caiu uma chuva fina e nos abrigamos dentro da catedral.

Do lado da Fonte Menor está  a estátua de bronze do escritor Marin Držić. Os turistas que vão a Dubrovnik costumam esfregar o nariz da estátua ou sentar no seu colo com o intuito de lhes trazer sorte. Nós não ficamos de fora, é claro!! Não que acredite nesse lenda. Mas, pra participar né!! Afinal, somos turistas também. Marin Držić nasceu em 1508 e faleceu em 1567. É carinhosamente chamado de Shakespeare de Dubrovnik, seus livros relatam de uma forma divertida os acontecimentos de sua época.

 

Pertinho da estátua está um imponente Palácio com arcos lindos e que chamam bastante a atenção. Construído no final do século XV para o reitor eleito da República de Ragusa, hoje o Palácio do Reitor abriga o Museu de História Cultural, repleto de pinturas e brasões de famílias nobres, chaves dos portões da cidade  e até uma masmorra.

O Palácio Sponza que está bem no final da rua principal,  serviu a República de Ragusa, antiga Dubrovnik, como casa da moeda, armaria, escola e alfândega. Às vezes, o pátio do Palácio Sponza abriga exposições temporárias e é um dos lugares favoritos do povo de Dubrovnik celebrar casamentos, shows e outros eventos.

Hoje em dia abriga um memorial aos caídos durante a Guerra da Independência da Croácia.  Aqui estão as fotos dos jovens soldados que lutaram e morreram na Guerra dos Balcãs (anos 90). Muito interessante, pois apresenta vídeos, imagens e fotos da história da Guerra de Independência da Croácia.

São muitas guerras e dominações na região, mas a recente guerra contra a Sérvia ainda segue fresca e os croatas fazem questão de não esquecer. Esse é mais um dos locais que vale a pena conhecer e onde se presta justa homenagem aqueles que lutaram nessa guerra.

Na Croácia, a guerra é principalmente referida como a “Guerra da Pátria” e também como a “Agressão da Grande Sérvia”. A maioria dos croatas queriam que a Croácia deixasse a Iugoslávia e se tornasse um país soberano.  A Croácia declarou independência em 1991.

Possui até uma gruta que as pessoas se arriscam em ir a nado. Tudo é muito bem cuidado e limpo. Quem está hospedado nos hotéis de frente tem direito à cadeiras etc. Para os que não estão colocam toalhas nas pedras e curtem a praia do mesmo jeito.

O QUE FAZER EM DUBROVNIK

  • Cidade Antiga
  • Andar pelas Muralhas de Dubrovnik
  • Stradun
  • Mosteiro Franciscano
  • Pile Gate
  • Fonte de Onofrio
  • Igreja de S.Blas
  • Catedral de Dubrovnik
  • Rector’s Palace
  • Cable Car
  • Banje Beach
  • Sveti Jacov Beach
  • Bellevue Beach
  • Copacabana Beach
  • Antiga Farmácia
  • Game of Thones
  • Torre do Relógio
    Palácio Sponza

QUANDO VIAJAR A DUBROVNIK

Dubrovnik é uma cidade croata com clima clima mediterrâneo, com verões bastantes quentes e praticamente sem chuvas, entre 20ºC e 30ºC, e invernos frios e úmidos, com termômetros de 5ºC a 13ºC. Dessa forma, a melhor época para viajar vai depender da finalidade da sua viagem. Portanto, para quem quer curtir mar e sol o ideal são os meses de junho a agosto. Caso você não queira curtir as praias locais e esteja viajando apenas para conhecer o centro histórico da cidade, o melhor é ir no outono inverno. Mas, se prepare, leve agasalhos  e guarda-chuva.

ONDE SE HOSPEDAR EM DUBROVNIK

A dica é se hospedar próximo a parte das muralhas.. Desta forma você não  precisará de  andar muito para cumprir sua lista de o que fazer. Faça suas reservas aqui pelo blog e nos ajude na divulgação, isso não acarretará nada à mais em suas diárias e terá a possibilidade de encontrar excelentes opções de preços.

Faça suas  reservas pelo Booking.com e tenho certeza que dará tudo certinho.

SEGURO

Não esqueça de fazer o seu seguro. Faça a sua cotação aqui e procure um que lhe ofereça uma boa cobertura em assistência médica. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Europa 2

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar. luci@andiamoblogviagens.com.br Visite nossa página no Facebook: andiamo e nos siga no  Instagram: andiamo_blog

Deixe um comentário