FOZ DO IGUAÇU – Paraná

Foz do Iguaçu,

É  um município do estado do Paraná.  Com uma população de 264.044 habitantes, conhecida  mundialmente pelas Cataratas do Iguaçu, que está entre as 7 Maravilhas da Natureza. Possui também a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo em tamanho e primeira em geração de energia. Com uma temperatura agradável durante o ano todo, com média de 20 graus e uma vegetação exuberante da Mata Atlântica é um local ideal para conhecer.  Faz fronteira com o Paraguai e a Argentina.

A cidade tem diversos atrativos, mas o mais importante com certeza são as cachoeiras. O Rio Iguaçu que faz divisa entre o Brasil e a Argentina, é o grande responsável pelas Cataratas do Iguaçu. A maior parte fica do lado argentino, mas a melhor vista fica do lado brasileiro. O ideal é conhecer as duas partes. Do lado do Brasil é o Parque Nacional do Iguaçu e do lado da Argentina é o Parque Iguazú.

Fomos de avião e o Aeroporto de Foz do Iguaçu é o mais importante meio de chegada. Localizado a pouco mais de 10 km do centro da cidade. Seus principais voos são oriundos de São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Lembrando que no aeroporto o passageiro terá que passar na alfândega. Quem preferir ir de carro, Foz do Iguaçu está a 640 km de Curitiba, a 940 km de Florianópolis e a 990 km de Porto Alegre. A melhor opção de locação de carros é pela Rentcars.com. Nela se é possível fazer uma cotação segura entre várias locadoras.

Andar de carro em Foz é bem fácil, pois a cidade é bem sinalizada. Outra opção são os táxis que não possuem preços exorbitantes. Os transfers e as agências de turismo estão por todo lado e até mesmo no aeroporto ou hotéis já se pode contratar uma. Existe uma linha de ônibus urbano que passa próximo aos hotéis e que vai até o parque.

NOVA TABELA Ingresso PNI 1ºNov2016 fromSiteCatSA 251016

Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu, reserve um dia inteiro. No parque existem várias atrações e em qualquer horário as fotos ficam lindas. Nos meses de junho e julho são meses mais frios e o fluxo de água não é tão grande. Mas, mesmo assim não perde em nada a sua beleza. O ideal é comprar os ingressos com antecedência. A fila para comprar no dia é enorme. O site é: http://www.cataratasdoiguacu.com.br/

Não foi sempre que o Parque Nacional do Iguaçu, foi aberto à visitação. Afinal, era uma propriedade particular. Depois que Santos Dumont visitou o local e se encantou, o local ganhou incentivo para ser uma área pública. Fazer a Trilha das Cataratas, com 1200 metros, ouvindo o barulho de sua queda é uma experiência única, que palavras não exprimem a realidade. Durante o percurso se depara com animais da região e se pode observar as Cataratas pelos mirantes, momento especial para tirar suas fotos.

Andando pelas passarelas, dá até um certo medo! Elas ficam bem próximas das quedas e no precipício chamado Garganta do Diabo, o ângulo ainda fica mais extraordinário. Na época de cheia, as passarelas podem até ser fechadas. O transporte dentro do parque é feito em um ônibus de dois andares, nele se pode parar em várias estações, que é escolhido pelo turista. Como: restaurante Porto Canoas, a Estação Macuco Safari e a Estação da Trilha das Cataratas. Outras atividades no parque são:

  • Caminhada
  • Contemplação
  • Rafting
  • Rapel
  • Trilha de bicicleta
  • Arvorismo
  • Avistamento de fauna
  • Passeio de barco e caiaque

Do lado argentino, o passeio é mais selvagem e cansativo. Com três trilhas de 1700 metros, 650 metros e 2080 metros. Esta última é a que leva à Garganta do Diabo. O transporte é feito por um trenzinho, que demora pra passar. Os dois parques, o brasileiro ou o argentino, são de pura beleza e agrada a todos os gostos. Não se esqueça de ir com sapatos confortáveis e se prepare para subir e descer rampas e alguns degraus. Molhar é algo que ninguém escapará. Se prepare, as gotículas estão por todo lado!!

Tanto a Fauna como a Flora da região é rica e está presente por todo lado. Passeando pelas passarelas é possível olhar para baixo e ver vários jacarés.

Independentemente do passeio que vá fazer, o importante é estar próximo das Cataratas do Iguaçu, não importa se do lado argentino ou brasileiro, de qualquer ângulo as Cataratas são lindas.

Se prepare para andar no dia da sua visita. O ideal é fazer as principais trilhas e usufruir de toda a sua beleza. O percurso não requer guias, já que é bem sinalizada. Sem contar é claro que o barulho das águas é bem alto e é só seguir.

O Gran Aventura é um passeio de aventura que o parque do lado argentino oferece. O barco passa por quedas d’águas que é impossível não se molhar todo. O barulho das quedas é ensurdecedor e a emoção é incrível. Um passeio imperdível, tanto do lado brasileiro como do lado argentino. A vantagem do lado argentino é que o preço é bem mais barato.

O Macuco Safari, é um dos passeios mais interessantes no Brasil. Famoso pelas manobras radicais que os barcos fazem, a oportunidade de estar bem pertinho das quedas d’águas e se sentir encharcado das águas do Rio Iguaçu é para os que gostam de aventuras. Durante o passeio todos devem permanecer sentados. Fotografar só antes de chegar perto das quedas d’águas. Mas, não se preocupe o barqueiro avisa antes. O banho é inevitável. A capa de chuva protege parcialmente.

O volume de água na época das cheias é mesmo de assustar. As Cataratas do Iguaçu recebem anualmente mais de 1 milhão de visitantes, sendo mundialmente reconhecidas pela sua beleza.

O restaurante que fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu é uma opção que o turista não deve perder. O buffet é livre, benfeito e variado, 45 reais. Mas, mesmo que não vá para o almoço, uma ida a varando do restaurante, de onde se vê e escuta o som das cataratas, vale muito a pena!! Os quatis, que são vários por todo lado, aproveitam a presença dos turistas para engrandecer ainda mais o passeio.

O Parque das Aves alem de ser um museu de pássaros com animais vivos é também um lugar onde a interatividade do ser humano com os animais é ponto importante.  O lugar mantém pesquisas e atividades para reabilitar aves a voltarem a viver sozinhas depois de terem sido capturadas. O Parque das Aves é próximo das Cataratas do Iguaçu  e dá para conhecer os dois no mesmo dia.

Estar em Foz, uma boa oportunidade também é ir a Itaipu. Conhecer esta obra faraônica construída em parceria com os dois países, Brasil e Paraguai.

Este é um passeio que os estudantes de engenharia apreciam muito e que está no currículo de várias universidades. Existem vários grupos de diferentes regiões do Brasil.

Itaipu é o símbolo da harmonia entre Brasil e Paraguai. Conhecer a maior geradora de energia do mundo é um passeio e tanto! Visitar a hidrelétrica é conhecer uma das grandes obras construída pelo homem.

Itaipu oferece diversos passeios, sendo os principais a visita panorâmica (1:30 de duração), o circuito especial (2:30 de duração) e a iluminação noturna da barragem, que oferece um jogo de luzes muito bonito.

Paraguai e Brasil dividem não apenas a energia produzida pelas vinte turbinas, mas o número de funcionários que trabalham em Itaipu. Foi a obra da hidrelétrica que fez com que a cidade de Foz do Iguaçu crescesse. Tudo lá é dividido igualmente entre brasileiros e paraguaios.

 

Para fazer qualquer passeio na Usina é necessário adquirir os ingressos. Para garantir sua visita é melhor comprar com antecedência pela internet. O site é: https://www.turismoitaipu.com.br/

Em acordo entre o Brasil e Paraguai, em 1973, os dois países assumiram a missão de mudar o curso do Rio Paraná para produzir energias. Estavam, na verdade, mudando o curso da história de duas nações, trazendo desenvolvimento, tecnologia e inovação. Mas, alem de seu gigantismo ela se preocupa pelas causas ambientais e sociais.

Dar um pulinho na Argentina já que Foz fica tão perto é uma boa oportunidade. A cidade de Puerto Iguazú é a escolhida por todos. O destaque fica por conta da vida noturna e de uma feirinha que fica no final da principal avenida da cidade.  Nela se pode comprar vários bons produtos argentinos.

      

Para quem gosta de fazer compras, o Paraguai já foi um grande atrativo. Hoje em dia ainda é, mas bem menos frequentado por brasileiros, devido ao alto preço do dólar. É muito fácil chegar até a Cidade do Leste, onde tudo acontece. Basta  atravessar a Ponte da Amizade. A cidade é feia e bagunçada. A melhor maneira de comprar é nas grandes lojas, evite as ruas. Procure ir de carro, ônibus ou transfer. Atravessar a ponte a pé, não é recomendável.

O QUE FAZER EM FOZ DO IGUAÇU

  • Gran Aventura
  • Cataratas do Iguaçu
  • Parque Iguazú
  • Restaurante Porto Canoas
  • Parque das Aves
  • Porto Iguazú
  • Mesquita Muçulmana
  • Cidade do Leste
  • Itaipu Binacional
  • Duty free de Puerto Iguazú
  • Passeio de Helicóptero

QUANDO IR A FOZ DO IGUAÇU

Se a ideia é ver as quedas d’água em seu potencial máximo e com  volume, vá na época das chuvas que é o verão. Nos meses de Setembro, Outubro e Novembro são meses de alto índice pluviométrico e as comportas de Itaipu estarão abertas. Se quiser ver as belezas mais definidas é no inverno. Maio, Junho, Julho e até Agosto são meses de pouca chuva. De qualquer forma Foz do Iguaçu recebe turistas o ano inteiro.

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.


Comparar

No site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Faça suas reservas pelo Booking.com através de nosso Blog. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias e ainda encontrará excelentes ofertas.



Booking.com

Qualquer dúvida entre em contato com a gente:

Email: luci@andiamoblogviagens.com.br

Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

3 comentários em “FOZ DO IGUAÇU – Paraná”

  1. Needed to put you that little remark to say thank you over again for your marvelous tricks you’ve contributed on this site. This has been wonderfully open-handed with people like you to convey freely what exactly a number of people might have offered as an e-book to end up making some money for themselves, even more so considering the fact that you could possibly have tried it if you considered necessary. The secrets additionally acted to provide a good way to be certain that other people online have the same keenness just like my personal own to understand lots more in terms of this matter. I’m sure there are lots of more pleasant periods up front for folks who check out your website.

Deixe um comentário