MONTE ALEGRE DO SUL – São Paulo

Olá Viajantes,

Monte Alegre do Sul é realmente uma grande surpresa. Considerada uma das cidades mais belas do interior paulista. Lá existem várias famílias provenientes da Itália, dando à ela um toque todo especial na gastronomia. A cidade conta com  estâncias hidrominerais, banhada pelo rio  Camanducaia, cachoeiras e vários pontos turísticos.

Chegamos em Monte Alegre do Sul vindo de Amparo, que também faz parte do Circuito das Águas Paulista. São cidades próximas entre si e é possível conhece-las fazendo um bate e volta entre elas. Localizada a cerca de 130 km de São Paulo sendo o ideal ir de carro para aproveitar melhor a região. Pois, a cidade não tem ligação direta de ônibus de São Paulo, havendo a necessidade de fazer uma conexão em Amparo.

 Locamos nosso carro pelo site do Rentcars. Uma excelente operadora de aluguel de carros que faz uma cotação automática por várias locadoras.

A cidade é bem pequena com menos de 10 mil habitantes. No entanto, foi elevada ao Status de Estância Hidromineral pelas suas fontes de água natural. Mas, suas atrações não param por aí, sua arquitetura colonial bem conservada é uma atração à mais nessa linda cidade.

Assim que chegamos na cidade a primeira atração está na entrada da cidade, a Cidade das Artes. São pequenas edificações e a réplica do Santuário do Senhor Bom Jesus que  abrigam uma exposição permanente, com releituras de obras de grandes artistas, como Vincent Van Gogh, Salvador Dali, Portinari, Tarsila do Amaral, entre outros.

O objetivo é estimular o conhecimento cultural e ampliar o acesso da população a esse tipo de conteúdo, além de trazer mais um atrativo turístico ao município.

Descendo em direção à cidade já avistamos o Mirante do Cristo que fica à direita da entrada da cidade. De lá é possível avistar a cidade. Localizado a uma altura de quase 900 metros de altitude e é possível acessá-lo  com carro, bicicleta ou caminhando. Fica aberto todos os dias, das 9h às 18h.

Seguindo pela avenida que leva ao centro da cidade, chegamos na Praça Bom Jesus. Nela está os casarões construídos em taipa de pilão e tijolos de barro na segunda metade do século XIX e primeira do século XX, com arquitetura clássica preservada tornam o Centro Histórico de Monte Alegre do Sul um dos locais mais charmosos da cidade.

A Praça é um convite à sentar nos seus bancos, admirar e aproveitar a tranquilidade que a cidade oferece. Possui alguns comércios, restaurantes, lanchonetes, cafeterias e sorveterias.

O Santuário em homenagem ao Bom Jesus, fica no alto da praça e possui uma pequena escadaria. Projetado pelo italiano Henrique Mondelli, em 1909. O Santuário foi construído em arquitetura neoclássica e reúne elementos da Renascença e do Barroco.

Como toda cidade do interior paulista, não pode falta o Coreto. Esse aí, fica na Praça Bom Jesus, bem em frente à igreja. Está todo pintado e conservado, com algumas luminárias. Imagino como deve ser à noite. Um convite ao passado.

Bem Pertinho do santuário na Praça Sebastião Carvalho, está a Locomotiva Mogiana. O trem, desativado em 1966, era utilizado no transporte de passageiros da extinta Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. A locomotiva e o vagão de passageiros datam de 1910 e foram restaurados em 1996. Hoje, encontram-se exposição permanente na antiga Estação da Mogiana, atual Centro Cultural José Peschiera.

Ao lado do Trem da Mogiana no prédio da antiga estação que agora funciona o Centro Cultural, está uma   exposição dedicada ao jogador de futebol Mauro Silva, campeão do mundo pela Seleção Brasileira em 1994, e que começou sua carreira nos clubes de Monte Alegre do Sul. A visitação é gratuita.

Em Monte Alegre do Sul, assim como em todas as cidades do Circuito das Águas Paulista, você encontra diversas fontes de água mineral. Na cidade existem duas fontes. Uma fica um pouco mais afastada e essa é do lado da Locomotiva. Aproveite e deguste dessa fonte de água Mineral, possui grandes benefícios para a saúde.

Na saída da cidade assim que deixamos o centro da cidade passamos pelo Pontilhão da Mogiana,  sobre o Rio Camanducaia. Todo em estrutura metálica, foi importado dos Estados Unidos em 1887. Até hoje é uma das principais vias de acesso ao centro da cidade..

O QUE FAZER EM MONTE ALEGRE DO SUL

  • Balneário Municipal
  • Locomotiva Mongiana
  • Mirante do Cristo Redentor
  • Santuário do Senhor Bom Jesus
  • Cachoeira das Andorinhas
  • Centro Cultural José Peschiera
  • Cidade das Artes
  • Fazenda Experimental
  • Fontes de Àgua
  • Lago dos Patos
  • Memorial Mauro Silva
  • Mirante de Cruzeiro
  • Pontilhão da Mongiana
  • Portal de entrada
  • Praça Bom Jesus

ONDE SE HOSPEDAR EM MONTE ALEGRE DO SUL

Em Monte Alegre do Sul é possível se hospedar em alguns bons hotéis. O hotel Ypê das Montanhas é um exemplo, ele está em uma área verde enorme e com várias atrações. O site é: https://www.ypedasmontanhas.com.br/ diárias de 250,00 reais. Outra opção mais urbano é a Pousada do Lago o site é: https://www.pousadadolago.net/

Faça  as reservas pelo Booking.com que tenho certeza que dará tudo  certinho. Através  do nosso blog  nos ajudará na divulgação. Isso não acarretará nada à mais em suas diárias.

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

 

 

 

1 comentário em “MONTE ALEGRE DO SUL – São Paulo”

Deixe um comentário