LAGOA SANTA – Goiás

Olá Viajantes,

Escondida no sudoeste goiano, a cerca de 440 km da capital, a pequena cidade de Lagoa Santa é famosa por sua imensa lagoa natural de águas cristalinas e termais, com temperaturas entre 29 e 31 graus.

O município de Lagoa Santa surgiu entre os anos de 1880 e 1890. Dentre os desbravadores sertanistas que penetraram a região em busca de novas terras estava o mineiro, Vergílio Ferraz.

Certo dia resolveu sair para caçar com dois nativos da região, chegando às  margens do Córrego Fundo, encontraram uma lagoa de águas quentes, hoje denominada Fazenda Córrego Fundo e Fazenda Sossego. Resolveram banhar-se na lagoa, sentiram sinais de melhoras em seus corpos e descobriram o poder medicinal das águas. Daí a origem do nome do município, Lagoa Santa.

Decorridos alguns dias, Vergílio mandou buscar sua esposa, Luisinha, e seus cinco filhos, que passaram a residir na região, no local chamado Imóvel Jaborandi, hoje Fazenda Caçula. Os descendentes de Vergílio e da família Moraes construíram uma simples pensão no campo para abrigar os visitantes de todo o país, que vinham em busca das propriedades curativas da lagoa, surgindo aí o primeiro comércio do povoado.

Em 1998 Lagoa Santa, que era um distrito de Itajá (GO), foi desmembrada e se tornou um município.

Além das águas termais, o que chama atenção na lagoa é a paisagem. A lagoa com suas águas transparentes e quentes, a vegetação, a passarela de madeira e os peixes e pássaros é mesmo uma combinação lindíssima.

A Lagoa Santa, o espelho d’água, fica no Thermas Lagoa Santa, de propriedade da INDAIATUBA. É um complexo turístico hidrotermal, inaugurado em 1990, constituído de apartamentos, centro de convenções, balneário composto de piscinas e toboágua, quadras esportivas, campo de futebol, bosque, pista de cooper, pomar, trilhas e plataforma de pesca. quem se hospeda nele tem acesso livre à lagoa.

Quem não quiser ficar hospedado no Thermas Hotel, há varias opções de estadia na cidade, como hotéis e pousadas, com preços baixos e bem atrativos. No entanto, eu aconselho à se hospedar no Thermas Hotel Lagoa Santa.

Para entrar na lagoa, o preço varia de acordo com o dia da semana. Aos finais de semana custa R$30 e nos feriados prolongados custa R$40. De segunda a quinta é ainda mais barato.  Idosos e estudantes pagam meia. No entanto tem hora para entrar e para sair, enquanto os hóspedes podem desfrutar da Lagoa o tempo todo.

A cidade, faz parte do Roteiro das Águas de Goiás, que compreende cerca de 40 municípios goianos. A cidade conta com um lago e fica a margem do rio Aporé, bem na divisa de Goiás com Mato Grosso do Sul.

Sua população estimada em 2014 era de 1 406 habitantes. É bem pequena! O centrinho da cidade tem uma lagoa onde é circundada por uma pista de caminhada. Ao lado está a rua comercial onde é possível comprar algumas lembrancinhas.

Quem estiver com criança a cidade oferece a opção do Balneário Kin Gin. O site para contato é: http://balneariodoakira.com.br/contato-2/  um clube aquático com cinco piscinas, toboágua, churrasqueiras, áreas verdes, lanchonete, restaurante e playground. Não fomos!! Nossa criança estava muito feliz em curtir a Lagoa Santa.

Acredita-se que as águas da Lagoa Santa possam tratar diversos problemas de saúde como: reumatismo, problemas renais, estomacais, de pele e muitos outros; além de servir também como grande fonte de relaxamento e renovação das energias perdidas com o desgaste físico e psíquico do dia-a-dia das pessoas.

 

Distâncias entre cidades:
Rio Verde – 197 km
Goiânia – 357 km
Brasília – 526 km
O acesso é feito pela cidade de Rio Verde, via BR-164, BR-152, GO-206 e GO-302

Lagoa Santa não tem transporte público. Os percursos são feitos todos a pé. Para as pessoas que gostam de caminhar pela cidade, uma volta será suficiente.

Caso opte por alugar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção. Pode ser vantajoso para quem pretende conhecer outras cidades.

Dentro da Lagoa, o visitante pode observar a grande diversidade de peixes que parecem desfilar por entre os nadadores.

Ao olhar para as árvores, muitas aves cantam e exibem seus mais variados padrões de coloração.

Pelas trilhas, além das aves em plena atividade nas proximidades de cada crepúsculo ainda pode-se constatar a presença de sapos, rãs e pererecas, assim como alguns lagartos e até mesmo serpentes, além de um curioso e brincalhão hóspede, o macaco-prego.

O QUE FAZER EM LAGOA SANTA

  • Caminhadas pelas trilhas do bosque
  • Balneário Kin Gin
  • Camping Rei Inca
  • Rio Aporé ou Rio do Peixe
  • Rafting e bóia cross
  • Passeio de lancha
  • Mergulhar na Lagoa Santa
  • Turismo Rural

ONDE SE HOSPEDAR EM LAGOA SANTA

Nos hospedamos no Hotel Thermas Lagoa Santa. Fizemos nossas reservas pelo Booking.com. A diária ficou em cerca de 300 reais com café da manhã e almoço. Existem outros hotéis próximos a Lagoa a preços bem mais camaradas. Faça você também suas reservas aqui pelo blog e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias.

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR LAGOA SANTA

Normalmente, Lagoa Santa recebe o maior número de turistas na época de férias escolares, nos meses de julho, dezembro e janeiro. Em Junho, Julho e Agosto o nível da água não está tão alto e a Lagoa fica ainda mais transparente. Mas, em qualquer época é uma boa ideia visitar a cidade.

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

 

 

2 comentários em “LAGOA SANTA – Goiás”

  1. Appreciating the hard work you put into your blog and detailed information you present. It’s good to come across a blog every once in a while that isn’t the same old rehashed material. Great read! I’ve bookmarked your site and I’m including your RSS feeds to my Google account.

Deixe um comentário