SÃO LUIZ – Maranhão

Ola Viajantes,

São Luís do Maranhão ou simplesmente São Luís. Capital do Maranhão, sendo a única capital brasileira fundada por franceses em 1612. Tantas influências trouxe a cidade uma rica cultura, inúmeros belos edifícios e uma culinária maravilhosa.

Chegamos em São Luís vindo de Brasília. O Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado é bem organizado e fica um pouco distante do centro da cidade. Mas, bem servido de táxis e ubers. Outra boa opção são os transfer. No nosso caso tínhamos o transfer que já estava incluso em um pacote para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

A arquitetura e história são os grandes destaques da cidade. Na parte antiga da cidade, existem belos casarões dos séculos 18 e 19 que retratam o passado deixados pelos colonizadores.

Iniciamos nosso city tour pelo Centro Histórico, precisamente no Palácio dos Leões. Pegamos um Uber do nosso hotel que não era muito próximo e o calor na cidade é bem intenso. Já que iríamos fazer o Centro Histórico à pé, nada melhor que poupar nossas energias. Sim! o Centro Histórico deve ser feito caminhando.

O Palácio dos Leões, atual como a  sede do Governo, fica localizado na Avenida Dom Pedro II e abriga na entrada duas esculturas enormes de leão. Daí o nome!

Quando foi erguida pelos franceses, em 1612, a construção foi batizada de Fortaleza de São Luís. Posteriormente foi transformada em palácio.  Possui arquitetura imponente e muito bonita. A visitação é gratuita e é feita regularmente durante o dia. Vale a pena!!

Visitação: Terça a sexta-feira 9h às 18h, Sábado e domingo 9h às 17h

No interior as salas mantêm mobiliário e decorações ainda da época dos franceses do século 18 e 19. Mas, apenas uma parte do edifício fica aberta à visitação. As visitas também dependem da disponibilidade da agenda do Governador. O site é: http://www.sectur.ma.gov.br/palacio-dos-leoes/#.XbigblVKjIV

Realmente é um dos pontos altos dos pontos turísticos de São Luís. Tudo muito organizado e o pessoal de apoio à visitação são excelentes. Sem falar que é tudo gratuíto, como a maioria dos museus de São Luís.

Assim que saímos do Palácio, já estávamos de frente a Igreja da Sé ou Catedral Metropolitana. Ela é considerada um dos monumentos mais antigos do Maranhão e foi denominada Igreja de Nossa Senhora da Vitória, em homenagem a Nossa Senhora, protetora dos portugueses na Batalha de Guaxenduba.

Como o dia estava muito quente, demos uma pausa para saborearmos o mais famoso guaraná do Maranhão. O Guaraná Jesus!! Uma delícia! Os elementos gráficos inspirados nos azulejos coloniais portugueses de São Luís levam as cores rosa e azul na marca “Jesus”, que é  à assinatura do seu criador.

Assim que saímos da Igreja da Sé, nos dirigimos ao Escritório de Atendimento aos Turistas, que fica localizado do outro lado da rua. Pegamos algumas orientações e um mapa. Nos dirigimos a escadaria de 35 largos degraus em pedras de lioz, datada do século 18.

Grande parte do acervo cultural de São Luís está reunida no Centro Histórico, tombado pela Unesco e que ocupa quase todo o bairro de Praia Grande. Possui cerca de três mil construções.

Para circular por ali e encontrar tudo aberto, o ideal é entre terça e sábado, à tarde. Infelizmente, a preservação dos imóveis deixa a desejar.

A quantidade de comércio na região é enorme e o Mercado Praia Grande é repleto de produtos típicos e lembrancinhas da cidade. Uma construção de 1820 e fachada colonial é realmente bem interessante.

Bem localizado, fácil de chegar, as ruas são charmosas e com muita variedade de produtos. São Luís é repleta de atrações culturais, o folclore do Bumba-Meu-Boi é uma das manifestações mais bonitas do país e atrai turistas nos meses de junho e julho. No entanto, durante o ano inteiro quem domina a cidade é o Reggae.

A Feira da Praia Grande também é conhecida como Casa das Tulhas. Em algumas sextas-feiras de noite acontece apresentações de uma dança típica maranhense, o Tambor de Crioula. Estando por lá dizem, que é imperdível!! Não conseguimos ver!

No Solar Gomes de Souza, um prédio histórico, está o Museu Histórico e Artístico do Maranhão. Um local repleto de móveis e utensílios antigos. O Museu funciona de terça à sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 16h. Cobram um ingresso bem baratinho.

Os famosos azulejos portugueses  também estão presentes nas fachadas dos prédios do Centro Histórico e eles alem de embelezarem, tem a função de amenizar o calor da região. Ao refletir a luz solar, ameniza o calor. As poucas árvores que estão lá à anos, são bem disputadas pelos turistas e moradores.

São Luís do Maranhão contém o maior acervo de azulejos portugueses fora de Portugal. Na Rua Portugal e Rua do Giz se pode notar essas lembranças deixadas pelos portugueses.

Na parte baixa do Centro Histórico está o Teatro João do Vale, em uma bucólica praça. Antigo galpão comercial da Praia Grande foi conhecido inicialmente como Teatro Canarinho. Após reforma, foi adaptado para abrigar as atividades de laboratório do curso de formação de atores do Centro de Artes Cênicas do Maranhão/CACEM.  Homenageia em seu nome o músico, cantor e compositor maranhense João do Vale.

Subindo a  Rua da Feira Praia Grande, está o Museu do Reggae. Esse na minha opinião o melhor!!  É o primeiro museu temático de Reggae fora da Jamaica e o segundo do mundo.

Apelidada de Jamaica brasileira, São Luís é conhecida como a capital do reggae por ser responsável pela introdução do ritmo musical no país. Foi trazido nos anos 70, graças a comunicação do estado com o Caribe por meio de rádios e porto.

Ainda hoje, o reggae é bem presente e é possível ouvir as pedradas nas tradicionais radiolas em festas espalhadas por São Luís e região.

São paredões de potentes caixas de som inspirados nos sound systems jamaicanos. Uma curiosidade é que no Maranhão, o reggae é dançado a dois. Uma das maneiras de retratar a sensualidade da música de origem caribenha.

Nesse espaço ao lado do Museu do Reggae é onde ocorre as grandes festas do rítmo durante a noite. Fica repleto de pessoas e tem até aula para iniciantes na dança. Tudo gratuito.

Saímos do Centro Histórico e nos dirigimos a região das praias. Pegamos um Uber, atravessamos a ponte Governador José Sarney, popularmente conhecida como Ponte do São Francisco, que passa sobre o Rio Anil. Ela liga os bairros ao Centro Histórico. Nosso objetivo era o Letreiro mais famoso da cidade, Ilha do Amor!! e o Espigão.

Em frente ao Letreiro está o Espigão da Ponta d’Areia é uma região linda para conhecer, principalmente se for no por do sol. As fotos ficam lindas!  O lugar tem 527 metros de calçadão. Ideal para uma caminhada, bicicleta ou patins. Várias lanchonetes e lugar para crianças brincar.

Em frente ao Letreiro está um marco histórico do período de resistência portuguesa às invasões estrangeiras, o Forte de Santo Antônio. Hoje um centro cultural que conta com o Museu de Embarcações e o Museu da Imagem e Som.

Visitação: Terça a Sexta-feira 10 às 19h, Sábado e Domingo 10 às 20h

É bom saber também que as praias de São Luís são quase todas impróprias para banho. Ainda sim, não deixe de notar as peculiaridades desse mar. De acordo com sua geografia singular e sua localização próxima a Linha do Equador, a tábua de marés no Maranhão vária com mais frequência, mudando de seis em seis horas. É uma das maiores variações do mundo, pois normalmente a maré muda de 12 em 12 horas.

Voltando do nosso passeio por São Luís, observamos essa linda lagoa, a Lagoa da Jansen. Na verdade faz parte de um parque ecológico, que fica no meio da área urbana de São Luís. Além de uma linda paisagem, conta com quadras esportivas, local de caminhada e alguns restaurantes. Depois de um dia cansativo, vale a pena fazer uma visita.

O QUE FAZER EM SÃO LUÍS

  • Museu histórico e artístico do Maranhão
  • Convento das Mercês
  • Casa da Festa
  • Casa do Maranhão
  • Lagoa da Jansen
  • Museu do Reggae
  • Praia Ponta d’Areia
  • Praia de Calhau
  • Praia de Olho d’Água
  • Espigão
  • Centro Histórico
  • Igreja da Sé
  • Palácio dos Leões
  • Casa das Tulhas
  • Museu da Gastronomia do Maranhão

QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR SÃO LUÍS

A melhor época é nos meses de junho a setembro, neste período o tempo está firme, com nenhuma chuva. Além disso, em junho acontece as principais festividades da cidade. Na época das chuvas, fica mais complicado para andar à pé e conhecer os seus pontos turísticos, mas mesmo assim ainda é possível visitar a cidade.

São Luis tem uma rede hoteleira variada, possui hospedagens para todos os gostos e bolsos.  Os hotéis estão por várias regiões da cidade. O ideal é ficar próximo ao centro e poder andar a pé pela cidade. Ao fazer suas reservas procure um que tenha piscina, principalmente se for no verão. Os passeios podem ser cansativos e ter uma piscina para relaxar é uma boa ideia.

Faça as suas reservas pelo Booking.com através do nosso blog e nos ajude na divulgação,isso não acarretará nada a mais em suas diárias.

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

No site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

3 comentários em “SÃO LUIZ – Maranhão”

  1. You can certainly see your skills within the work you write. The world hopes for more passionate writers like you who are not afraid to mention how they believe. At all times follow your heart.

Deixe um comentário