VITÓRIA – Espírito Santo

Vitória no Espírito Santo,

 

Vitória é a capital do estado do Espírito Santo.  É uma das três capitais do país que se localizam em uma ilha. A Grande Vitória possui cerca de 2 milhões de habitantes. Alem da ilha maior que é do tipo fluviomarinho, ainda estão próximas outras 34 ilhas. Já ganhou o título em 2015, pela ONU, como a segunda melhor cidade brasileira para se viver e em 2017, como sendo a terceira melhor capital brasileira.

Chegamos em Vitória, através do aeroporto Eurico de Aguiar Salles. Um aeroporto muito bom e organizado. O site é:  https://www.aeroportovitoria.net/  locamos um carro e nos dirigimos a cidade. Caso opte por alugar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção.

O aeroporto de Vitória é o melhor do  estado do Espírito Santo e opera voos nacionais de passageiros e internacionais de carga. No início do ano de 2018, após 16 anos de espera, a obra de reforma do aeroporto, foi entregue  aos moradores. Não é difícil sair do aeroporto, basta ir seguindo as indicações.

As lanchonetes e os pequenos restaurantes ficaram bem bonitos e é tudo muito limpo e organizado. Nos dirigimos ao balcão da locadora ao qual foi feita a locação do nosso carro e nos dirigimos ao ponto onde uma Van nos levaria para o pátio, onde iríamos pegar o carro.

O local é coberto e bem em frente ao portão de desembarque. Não tem erro. Vitória não é uma cidade com muitos pontos turísticos, mas há lugares interessantes para conhecer.  Como a cidade é antiga, no centro histórico pode-se encontrar edifícios antigos e bonitos.

Nos dirigimos para o Parque Pedra da Cebola, que já fica próximo do aeroporto. Por ter uma pedra em formato de cebola. Ganhou esse nome. Um parque bem bonito, com uma fazendinha, aves e bastante espaço verde. O Parque Pedra da Cebola fica na Mata da Praia, e pode ser visitado de terça a domingo, das 5:00h às 22:00h. A entrada é gratuita.

De lá fomos para a Ilha do Boi. Uma pequena ilha, residencial, com águas calmas e claras. É um local muito agradável. Nela está o Clube Ítalo brasileiro do Espírito Santo. Um clube tradicional da região.

Para chegarmos a Praça do Papa, passamos pela Ponte da Passagem, cruza o Rio Santa Maria e liga as avenidas Nossa Senhora da Penha e Fernando Ferrari. Foi inaugurada há oito anos, levou três anos para ser construída, tem 270 metros de extensão, é a primeira ponte estaiada do Espírito Santo e custou mais de R$ 65 milhões na época. Muito bonita de se ver.

Localizada no bairro Enseada do Suá, a praça fica do lado da Baía de Vitória. Com uma vista privilegiada, ganhou este nome desde 1991, quando o Papa  João Paulo II visitou Vitória. A Cruz do Papa ficou como símbolo. Nesta região possui várias opções de lazer: ciclovia, skate, patins, restaurantes e uma unidade do Projeto Tamar em Vitória.

Um dos símbolos e cartões postais de Vitória e Vila Velha é a Terceira Ponte, essa grande obra de engenharia que une as duas cidades vizinhas. Um dos melhores pontos para admirar essa obra e vê-la bem de pertinho é no Pier da Enseada do Suá. Em qualquer hora a vista é linda, mas no final do dia é ainda mais bonita.

Uma das praias mais famosas é a Praia de Camburi, cartão postal da cidade. A orla tem quase cinco quilômetros e se estende por três dos melhores bairros de Vitória. O calçadão é excelente e possui ciclovia. Um local muito bonito e agradável. Com vários quiosques e barraquinhas, a faixa de areia é larga com espaço para todo os gostos e clientela.  Porem, alguns pontos da praia não são próprias para banho. Mas, é bem sinalizada e basta ficar atento às placas. No final da praia é por onde saem as escunas que fazem os passeios pela baía de Vitória.

 

O centro de Vitória é pequeno e pode ser visitado em um dia. A parte histórica é dividida em parte alta e baixa. A maioria dos monumentos estão na parte alta. Evite  ir  nos fins de semana, que pela lógica é a melhor opção para conhecer um centro histórico. Mas, não achei seguro.

O ponto alto da visita ao centro de Vitoria com certeza é o Palácio Anchieta. O palácio foi construído no século XVI. É a sede administrativa do governo, desde 1798, mas já foi igreja e escola. Depois de uma restauração que terminou em 2009, abriu à  visitação. Essa visita guiada é um programa cultural muito bom e é gratuito. A entrada fica do lado direito do prédio, a entrada principal é apenas para o governador e outras autoridades. A visita começa com um vídeo sobre a história da construção, depois segue para a sala da galeria dos ex-governadores. Um dos fatos mais interessantes é um pátio onde no centro existe um poço, que era a única fonte de água da antiga igreja e da escola. As visitas acontecem de 30 em 30 minutos. Entre aí no site e veja tudo sobre a visitação: https://www.es.gov.br/governo/palacio-anchieta

De frente ao  Palácio Anchieta está o Porto de Vitória. O porto tem instalações públicas e arrendadas. Sua história está profundamente relacionada com o crescimento da cultura cafeeira. Na época, o embarque de cargas era feito no atracadouro denominado Cais do Imperador – simples cais de madeira (trapiche) que ficava onde hoje se localiza a escadaria do Palácio Anchieta. Datam de 1881 os primeiros estudos para a construção do Porto de Vitória.

Do lado direito do Palácio Anchieta está um belo edifício. O Palácio Domingos Martins que já abrigou a Assembleia Legislativa, foi construído em 1606 e abrigava, de início, a antiga Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia. Por 88 anos funcionou ali a Assembleia Legislativa. A área se destacou no cenário cultural e político de Vitória. O prédio é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura. Hoje funciona o Palácio da Cultura Sônia Cabral, dedicado às artes e a música.

Em frente a antiga Assembléia está um prédio muito bonito e antigo, com uma escadaria belíssima com uma placa onde se comemora os 150 anos da imigração alemã no estado.

Próximo da antiga Assembléia se encontra a Catedral de Vitória, ainda  na cidade alta.  Foi construída em 1918, ocupando o lugar da antiga igreja de Nossa Senhora da Vitória, que foi construída em 1551. A igreja está bem conservada e fica em um local alto e bonito.

Outra preciosidade do centro histórico de Vitória é a Capela de Santa Luzia. Fica nos fundos da antiga Assembléia.  É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Desde 1996 abriga o escritório técnico do Instituto no Espírito Santo. O site é: http://www.vitoria.es.gov.br/cidade/capela-de-santa-luzia é a igreja mais antiga de Vitória

As praias mais frequentadas de Vitória são: Camburi, Canto, Curva da Jurema e Ilha do Boi. O  ponto mais importante nos arredores de Vitória não está na capital, mas é tão pertinho, que vale a pena visitar. Basta atravessar a ponte e já estará no Convento da Penha. Lindo! Dê uma olhadinha no post aqui do blog:

O QUE VISITAR EM VITÓRIA

  • Catedral Metropolitana de Vitória
  • Capela de Santa Luzia
  • Igreja e Colégio do Carmo
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário
  • Igreja de São Gonçalo
  • Teatro Carlos Gomes
  •  Convento de São Francisco
  • Palácio Anchieta, o Palácio do Governo.
  • Praias
  • Palácio Domingos Martins

ONDE SE HOSPEDAR EM VILA VELHA

A hotelaria em Vila Velha é voltada principalmente para turismo, eventos e congressos. A melhor região para se hospedar é a Praia do Canto, onde estão os melhores bares e restaurantes. Outro ponto é a Praia de Camburi, principalmente se for na avenida beira-mar, onde existe um excelente calçadão. Fizemos as reservas pelo Booking.com e deu tudo certo. Faça suas reservas através do nosso site no Booking.com e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias e ainda poderá encontrar excelentes ofertas.


Booking.com

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem. 

 

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

 

6 comentários em “VITÓRIA – Espírito Santo”

Deixe um comentário