VILA VELHA

Vila Velha,

É o mais antigo município do Espírito Santo. Sendo o mais populoso do estado, inclusive supera a capital Vitória. É o maior centro comercial do estado e possui um grande porte industrial. Distante a 5 km da capital do estado. Com 32 km de litoral e belas praias, as quais constituem importantes ícones turísticos e paisagísticos.

Chegamos em Vila Velha, através do aeroporto de Vitória, um aeroporto muito bom e organizado. O site é:  https://www.aeroportovitoria.net/  locamos um carro e nos dirigimos a cidade. Caso opte por alugar um carro, prefira utilizar o site da Rentcars.com. Uma excelente escolha já que é feito automaticamente uma pesquisa por várias locadoras, lhe oferecendo a melhor opção.

Não é difícil sair do aeroporto, basta ir seguindo as indicações para a Terceira Ponte, que por sinal é uma bela construção, sendo inclusive cartão-postal da cidade. Ela divide Vitória de Vila Velha. É a quinta maior ponte em extensão do Brasil. Foi construída para desafogar as duas primeiras pontes. Possui 3,33 km de extensão.

É a principal ligação de Vitória com Vila Velha e o litoral sul do Espírito Santo e depois de sua construção, Vila Velha passou por um intenso crescimento na construção civil, dando outra dimensão à sua então condição de cidade-dormitório. Já durante o percurso da ponte se é possível avistar o belo Convento da Penha.

Alem das belas praias a cidade tem um pequeno centro histórico muito antigo, datado de logo após o descobrimento do ;Brasil. Afinal, o município foi fundado em 1535. O fundador foi um português e sua estátua e seu nome está por vários pontos da cidade, Vasco Fernandes Coutinho.  

Fomos direto para o centro histórico, conhecido também como Sítio Histórico da Prainha. Lá estão várias construções históricas, como a 38º Batalhão de Infantaria, a Escola de Aprendizes Marinheiros, o Forte Piratininga, o Museu Homero Massena, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, o obelisco a Vasco Fernandes Coutinho, a Praça da Bandeira e o Museu Etnográfico conhecido como Casa da Memória, que possui documentos valiosos sobre a colonização do município.

A Casa da Memória fica localizada em uma esquina de uma praça, a Praça Tamandaré,  onde está localizada a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Muito fácil de ser localizada. Ao entrar na Casa da Memória uma funcionária vem atender a todos com muita educação e boa vontade. Dá algumas explicações e depois deixa o turista a vontade para fazer fotos e visitar o restante. É bem pequena e não demora muito para visitá-la.

O restante da casa possui vários cômodos com painéis apresentando muitas informações históricas, como a árvore genealógica de Vasco Fernandes Coutinho, 1º donatário da Capitania do Espírito Santo, e a carta do Rei de Portugal doando a capitania, as bandeiras anteriores do Brasil, dados da exploração via navegação dos portugueses e as tecnologias utilizadas, alguns objetos, o início da colonização de Vitória, as batalhas com os índios e a trajetória dessa nossa terra até sua formação como estado da federação.

Estátua de corpo inteiro do Capitão Donatário do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho.  O material usado nessa estátua  foi desenvolvido pelo próprio escultor, Hippólito Alves, com pó de minério, calcita e resina, resultando em uma imitação e resistência bem próxima ao bronze, medindo aproximadamente dois metros. http://www.vilavelha.es.gov.br/

Continuando a visita nos deparamos com um canhão muito antigo. Foi resgatado  em escavações da construção da sede da Caixa Econômica Federal, na Rua Princesa Isabel, no centro de Vitória, o Canhão Quinhentista é um canhão imperial, peça de artilharia usada pelos portugueses a partir do Século XV.  Esse canhão pertenceu à Fortaleza Nossa Senhora do Monte do Carmo, também conhecida como Forte da Vila ou Forte do Carmo e atualmente pertence ao Exército Brasileiro.

Outro símbolo emblemático e muito charmoso da história de Vila Velha é o Bonde 42. Circulava por dez quilômetros de trilhos por toda a cidade, atingia a velocidade de 30 km por hora. Comportava aproximadamente 50 pessoas sentadas, 36 em pé na lateral e cerca de 20 pessoas de pé no meio do carro.

A Casa da Memória foi construída no final do século XIX (datada em 1893) e é tombada pelo Conselho Estadual de Cultura. É uma das últimas estruturas do século XIX. Bem em frente a Casa da Memória tem uma âncora gigante em exposição permanente.

Assim que sair da Casa da Memória é só seguir em frente e já estará defronte com a Igreja Nossa Senhora do Rosário. A Igreja Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga do Estado e a quarta igreja mais antiga do país, construída em 1551. Sua fachada, reconstruída no século XVIII, exibe o brasão de Portugal.

Esta igreja é um marco da colonização do solo capixaba.  Passou por várias reformas no decorrer dos anos. No ano de 2015 foi iniciada uma reforma que durou um ano, resgatando as pinturas e o retorno do coro em estrutura de madeira.

Saindo da Igreja é hora de seguir para o Convento de Nossa Senhora da Penha, um dos mais antigos do país, erguido em 1558. Basta seguir até o final da rua da igreja e virar a direita, já estará de frente a entrada principal do Convento.

A subida é bem íngreme, mas é uma estradinha bem bonitinha e arborizada. O site do Convento é: http://conventodapenha.org.br/conhecendo-o-convento/

Para apreciar as belezas naturais do alto, Tem que chegar ao topo. A construção é um dos cartões-postais do estado. Uma capelinha está no caminho antes de chegar ao topo.

O convento Nossa Senhora da Penha, oferece  uma vista panorâmica da cidade de Vila Velha e da capital Vitória. É um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil. O local já passou por várias reformas e ampliações, e hoje o complexo abrange uma área de 632,226 m², onde alguns outros atrativos estão alocados, como a Gruta do Frei Pedro Palácios, um Museu e uma lojinha de alimentos e presentes.

Não deixe de ver o Convento Nossa Senhora da Penha durante a noite. Ele tem uma iluminação que o deixa mais imponente ainda. É lindo! Mesmo passando pela Terceira Ponte é possível avistar sua beleza.

No Campinho, que é um espaço em frente à escadaria para subir é possível ter uma bela vista  do mar e da cidade de Vitória.  Pode acontecer de ter  fila de carros na entrada, quando o estacionamento fica cheio. Quando isso acontece, tem que aguardar a descida de outros para liberar a vaga. Alguns desistem e sobem a pé ou aguardam para subir de micro-ônibus.

O Convento abre as portas às 5:15 e a primeira missa é realizada às 6:00 h, o lugar tem uma vista espetacular. Existem dois caminhos para chegar lá: o dos jesuístas (uma trilha onde apenas pedestres podem passar) e um “novo caminho” (passam carros e há vans para levar as pessoas também), ambos chegam até o Campinho.

Gruta do Frei Pedro Palácios é um vão formado pela natureza no monte onde fica o Convento da Penha. Segundo alguns historiadores, foi a primeira residência do frei Pedro Palácios. Ao lado da gruta, sobre uma pequena pedra, há uma imagem de Nossa Senhora da Penha.

A vista de Vila Velha e Vitória  é maravilhosa.  A igreja talhada  em cedro, trabalho de um  escultor português, realizado entre os anos de 1874 a 1879. No altar-mor fica a imagem da Virgem da Penha, daí o nome do Santuário. É originária de Portugal de 1569. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Estando em Vila Velha não deixe de visitar a fábrica de chocolates Garoto, principalmente se estiver com crianças. Está entre as 10 melhores fábricas do mundo. É possível fazer uma visita guiada ou então fazer umas comprinhas de chocolate.

As belas praias de Vila Velha atraem os moradores da vizinha Vitória, que chegam ao destino através das pontes que ligam as duas cidades. A praia mais frequentada é a da Costa, emoldurada por calçadão, ciclovia, quiosques, bares, restaurantes e rede hoteleira. A Praia Barra do Jucu é da turma do surf.  Na Praia da Sereia, o movimento é das famílias, por conta das águas calmas.  As praias da Baleia, Itapoã e Itaparica também são excelentes.

QUANDO IR A VILA VELHA

A melhor época para visitar Vila Velha é mesmo no verão. No inverno costuma ventar muito. Porem, no inverno quase não chove. Mas, a água fica bem fria. No outono e primavera, o clima oscila bastante. Mas, é uma boa opção, pois os hotéis estão a preços mais camaradas e as estradas mais tranquilas.

O QUE FAZER EM VILA VELHA

  • Casa da Memória
  • Museu Vale
  • Batalhão de Infantaria
  • Fábrica de Chocolates Garoto
  • Igreja do Rosário
  • Morro do Moreno
  • Convento da Penha
  • Farol de Santa Luzia
  • Praia da Costa
  • Praia Itapoã
  • Praia da Baleia
  • Praia da Barra do Jucu
  • Praia da Sereia

ONDE SE HOSPEDAR EM VILA VELHA

A hotelaria em Vila Velha é voltada principalmente para turismo, eventos e congressos.  Existem várias opções de hospedagem de todos os gostos e bolsos. Dependendo da época do ano se é possível ficar em excelentes hotéis a preços justos.  Fizemos as reservas pelo Booking.com e deu tudo certo. Faça suas reservas através do nosso site no Booking.com e nos ajude na divulgação. Isso não acarretará nada a mais em suas diárias e ainda poderá encontrar excelentes ofertas.


Booking.com

SEGURO

Você sabia que grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual? Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens, perda de documentos, acompanhamento de menores e honorários advocatícios.

Comparar

O site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil, os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Com o cupom ANDIAMO5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem. 

 

Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar.
email: luci@andiamoblogviagens.com.br
Instagram: andiamo_blog

Facebook: Andiamo

 

19 comentários em “VILA VELHA”

  1. Olá Andiamoblogviagens

    Gostaria de divugar nossos brindes, estamos com preços excelentes em canetas a partir de R$ 0,85 para 1000un, com impressão em 1 cor.

    Segue link do site/produto abaixo, caso não for vc a pessoa responsável pela compra, favor encaminhar para a mesma .

    https://www.fissarebrindes.com.br/brinde/Caneta-Plastica-01097T-caneta-plastica-caneta-escola-estudante-aluno-professor-faculdade-aulas-brinde-esferografic-1324

    Grata
    Gabrielly

  2. Andiamoblogviagens, Avalie seu Site agora!

    Se você estivesse no lugar do seu Cliente, que nota você daria para seu negócio, considerando que o seu Site é a imagem da sua empresa na Internet?

    Se o seu Site não transmite 100% de credibilidade, por que você acha que os clientes comprariam de sua empresa?

    Escolha seu horário e aumente suas vendas: https://cetrosites.youcanbook.me/

    https://cetrosites.com.br

    Whats: (44) 9 9903-3333
    Clarice

  3. Olá, tudo bem?

    Um site rápido, eficiente e com a identidade da sua empresa é o melhor cartão de visitas que você pode oferecer ao seu potencial cliente e atingir seus objetivos de negócio. Cada vez mais, é preciso chamar a atenção do seu público oferecendo-lhe segurança, comodidade e conforto ao conhecer sua empresa.

    Mesmo para quem tem loja física, ter um endereço online é importante para as vendas. Cerca de 97% das pessoas buscam informações online antes de comprar em lojas físicas* (*CNDL/SPC Brasil).

    A INLINE TECNOLOGIA tem a equipe necessária para implantação das melhores práticas na criação e desenvolvimento de:

    Sites;
    Blogs;
    Portais;
    Landing Pages;
    E-commerce;
    CRM;
    ERP;
    E-mail Marketing;
    Entre outros;

    Caso você ainda não tenha um site para sua empresa, entre em contato pelo email contato@inlinetecnologia.inf.br que teremos o prazer em lhe atender.

    Atenciosamente,

    InLine Tecnologia

  4. Oi, tudo bem?

    – Seu site está preparado para atender seu público?

    – Ele está ajustado para vender seu produto ou serviço?

    – Seu site está otimizado rankear no Google?

    – Seu site abre em todos os dispositivos móveis?

    Desculpa essa quantidade de perguntas, mas esses são pontos extremamente importantes e necessários para um bom website.

    Caso você não esteja satisfeito com seu site, ou mesmo estando, acredita que ele pode ficar ainda melhor, posso te ajudar!

    Temos planos de website moderno, leve e elegante à partir de R$ 499,00 e ainda você pode parcelar!

    Faça-nos uma consulta, acesse http://www.sitepraontem.com.br

    Ahhh, também temos planos de divulgação e funil de vendas com captação de leads e criação de listas de interessados!

    Grande Abraço, estou à disposição!

    Carlos Eduardo Monteiro

    —————

    Não tenho interesse em melhorar meu site:
    http://www.sairdalista.site?u=http://www.andiamoblogviagens.com.br&c=1fba9e9962b88E04746

  5. Olá Andiamoblogviagens,

    Nós somos fabricantes de tintas de efeitos especiais e temos a tinta que faltava para a personalização de seus produtos, a Tinta de Efeito Cromado.

    Agora é possivel dar o aspecto do cromo químico em praticamente toda e qualquer superfície, este é um anuncio da tinta que estamos vendendo no mercado livre: https://bit.ly/3i7JSvP

    Esse é nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/wpaints

    Podera tambem acessar nosso site ou pode me chamar no Whats

    http://www.welckman.com.br ou WhatsApp (16) 99628 5666

    Boas Vendas
    Alexandre Mariano

  6. Olá Andiamoblogviagens, tudo bem? Aqui é o Thiago!

    Andiamoblogviagens, Quer Conhecer o Método Caseiro para Acabar com a EJACULAÇÃO PRECOCE em poucos dias?

    Esse Método é tudo o que o seu corpo precisa para ACABAR definitivamente a Ejaculação Precoce da sua vida! Você nunca mais vai passar vergonha na cama.

    Você pode comprar esse programa com total tranquilidade, não coloque a sua vida sexual em RISCO com remédios milagrosos ou maluquices da web.

    Andiamoblogviagens, viste nosso site https://brplr.com/acabando-com-a-ejaculacao-precoce/ e descubra como!

    Te vejo em nosso site!
    Thiago

  7. This is really interesting, You are an excessively skilled blogger. I’ve joined your feed and look ahead to seeking more of your fantastic post. Also, I’ve shared your site in my social networks!

  8. What’s Happening i’m new to this, I stumbled upon this I have found It absolutely helpful and it has aided me out loads. I am hoping to give a contribution & aid other users like its helped me. Great job.

Deixe um comentário